A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE
Retornando 4 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE'

Terça-feira, 05/03/2013

Simplesmente Mulher

Tags: 2ªcre.

 

No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. E a publicação de hoje homenageia as mulheres que colaboram com o avanço da educação carioca.

 

 

O dia 8 de março foi escolhido para celebrar o Dia Internacional da Mulher porque, nesta data, no ano de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência para discutir assuntos que interessavam as mulheres na luta sobre seus direitos.


As mulheres são fundamentais na sociedade que vivemos: trabalham fora, cuidam de filhos, são chefes de famílias e, por vezes, exercem todas estas funções ao mesmo tempo. Neste texto, vamos destacar as mulheres que contribuem com o êxito da escola a cada dia.

São elas: diretoras, coordenadoras, professoras, merendeiras, porteiras, agentes educadoras, garis e mães. Cada uma, desempenhado seu papel, colabora com a educação de nossos alunos.

 

Inicialmente, vamos falar sobre o trabalho realizado pela equipe da Escola Municipal Chácara do Céu. A equipe de gestão desta unidade escolar é formada pela professora Kamilla Broedel, diretora, e pela professora Flávia Sereto, diretora-adjunta.

 

 

 

 

Kamilla Broedel é pedagoga e está à frente da gestão desta escola desde o início do ano de 2012, quando iniciou o desenvolvimento do projeto da feira de trocas “Toma Lá, Dá Cá”.  É uma proposta de trabalho que visa à diminuição do consumismo e contribui para a sustentabilidade.

 

A proposta é bem simples, na verdade. Iniciamos em outubro com as conversas nas assembleias sobre os quereres do dia a dia das crianças e a influência da publicidade. Com a escuta das crianças, conversamos que não necessariamente precisamos comprar as coisas para ter tudo, até porque não vamos conseguir brincar com tudo ao mesmo tempo, e que isso não garante a diversão da brincadeira. Comentamos também que da mesma forma que se brinca com uma boneca ou um foguete comprados, se brinca com um brinquedo trocado ou ainda com um reciclado."


"Assim, esclarecemos aos alunos que na semana das crianças haveria muitas brincadeiras na escola e que elas tinham que trazer brinquedos para trocar. Os critérios eram: o brinquedo não pode estar quebrado, afinal ninguém gosta de nada quebrado, e que fosse um brinquedo que o aluno não brinca muito. Explicamos que um brinquedo que já é sem graça para eles, pode trazer alegria para um colega que ainda não teve esse brinquedo. Pensamos que, desta forma, a brincadeira, que é o foco, é garantida de qualquer forma e que a plasticidade de um objeto 'novo' trocado na mão de uma criança que ainda não o experimentou vai garantir a diversão".

Professora Kamilla Broedel.


 

A escola foi convidada para o mutirão do lixo, que envolvia todas as instituições que atendem a E.M. Chácara do Céu. Foi a oportunidade de realizar a segunda edição da feira de trocas e envolver a comunidade escolar no projeto. Professores e funcionários arrecadaram doações de roupas, sapatos, acessórios e houve o cuidado de separar os objetos que poderiam ser reutilizados.


Todo o evento contou com propostas sustentáveis. A experiência foi ótima e percebemos que as pessoas ainda não estão acostumadas a prática do "escambo". Fica claro que a proposta não é o lucro ou a troca justa, é simplesmente a troca para um mundo melhor, não o lucro. Logo, não existe nenhum tipo de transação comercial, ou seja, não existe o contato com o dinheiro e a troca respeita apenas a vontade de trocar, não dependendo se a troca é compensatória, ou seja, não existe a preocupação do valor da peça.”

Professora Kamilla Broedel.


 

 

 

O projeto da feira de trocas contribuiu para a formação da cidadania dos pequeninos e também para a valorização do meio ambiente. O projeto obteve sucesso e foi selecionado como finalista do concurso Aprender e Ensinar.

 

 

Mulheres em Destaque

 

Algumas unidades escolares da 2ª CRE enviaram para o portal Rioeduca fotos de mulheres que colaboram com o dia a dia de nossas escolas. Também contribuíram com frases que representam a importância da mulher na sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Somos, todos os dias, fortes e sensíveis ao mesmo tempo. Fortes para enfrentar todas as dificuldades do quotidiano, e sensíveis para perceber toda a simplicidade e sutileza que a vida tem a oferecer. Isto é ser mulher!"

Professora Adriana Dornellas, da E.M. Dom Aquino Correa

 

"Mulher, que com o seu trabalho, responsabilidade, carinho e respeito contribuem ativamente para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Mulheres, profissionais, que compartilham os seus saberes na melhor forma de educar, levando o conhecimento aos nossos alunos de mãos dadas com o afeto."

Célia Regina Ximenes, diretora da E.M. Guararapes Cândido

 

"É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem; somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta".

Simone de Beauvoir (Frase enviada pela professora Débora Botelho, Coordenadora Pedagógica da E.M. Pedro Ernesto).

 

Parabéns a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Que continuemos nossa caminhada contribuindo sempre com a educação!

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho _ Professora da Rede e representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/02/2013

Autonomia com a Vida

Tags: 2ªcre, protagonismojuvenil.

 

No ano de 2012, os alunos do projeto Autonomia Carioca, da Escola Municipal Alencastro Guimarães, visitaram o Museu Casa da Ciência e desenvolveram um trabalho interessante sobre a vida de Cândido Portinari.

 

 

A professora Silvane Tavares entrou em contato com o portal Rioeduca e enviou um rico material contando sobre o trabalho realizado com os alunos do projeto Autonomia Carioca.


O tema foi Cândido Portinari, famoso pintor brasileiro. Os alunos foram até a Sala de Leitura da escola e pesquisaram sobre a vida de Portinari. Após a pesquisa, escreveram sobre a vida do artista falando sobre os trechos que acharam mais interessantes em sua biografia.


Os educandos também visitaram a Casa da Ciência, tiveram contato com várias obras do artista e conseguiram fazer uma ligação entre o que haviam lido e o que estavam vendo. Após a visita, eles participaram de uma oficina.


 

 

 

Um momento interessante foi quando os estudantes fizeram uma releitura das obras de Cândido Portinari que retratavam as brincadeiras de crianças. Os alunos receberam o desenho colorido e produziram um fundo preto e branco, utilizando lápis 4B e 6B. Receberam também o desenho preto e branco e produziram um fundo colorido.


Após esta atividade, acreditando que brincadeira e arte caminham juntas, a escola levou os jovens para brincarem na praça a fim de resgatar a cultura das brincadeiras de antigamente. Os alunos se divertiram bastante jogando pião, taco, bola de gude, pique-bandeira, pulando corda, elástico e soltando pipa.


 

 

 

 

 

Em outra etapa deste projeto, a turma conheceu a história do lugar onde Cândido Portinari viveu e foram convidados a falar sobre o lugar onde vivem. Fizeram uma pesquisa e fotografaram coisas que eram agradáveis no local onde residem e também aquelas que não gostavam. Ao final da pesquisa, cada aluno relatou o motivo de suas escolhas e escreveu uma frase que descrevesse esses espaços.

 

 

 

Continuando o projeto, os alunos fizeram a releitura do painel “Guerra e Paz”, em que escolheram uma foto preta e branca que representou a guerra e uma foto colorida que representou a paz, compartilhando com a turma o motivo da escolha.

 

 

 

Para a culminância do projeto, foi realizada uma exposição sobre Cândido Portinari que reuniu os trabalhos pesquisados pelos alunos. Foi um dia muito interessante, pois os jovens receberam os convidados, mostraram e explicaram a pesquisa que fizeram sobre a vida do famoso pintor brasileiro.

 

 

 

 

 

Agradecemos o contato e parabenizamos a Escola Municipal Alencastro Guimarães pela realização deste projeto, que colaborou com a o conhecimento cultural e a educação para a cidadania.

 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar os projetos desenvolvidos por sua escola.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/02/2013

Compartilhando e Renovando o Conhecimento

Tags: 2ªcre, capacitação.

A Semana de Capacitação aconteceu no período de 4 a 7 de fevereiro. Foram dias nos quais os professores puderam participar de cursos de formação continuada e aprimorar seus conhecimentos.

 

 

Este ano os professores da Rede Municipal estiveram à frente dos encontros de formação continuada. Foi a valorização da “prata da casa”, em que professores regentes com boas práticas pedagógicas dinamizaram os encontros.


Na sexta-feira, 01/02, os professores regentes dinamizadores da disciplina de Língua Portuguesa reuniram-se com a professora Gina Bernardino, da equipe de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação.


A reunião aconteceu na Escola de Formação do Professor Carioca- Paulo Freire, com a exibição de um vídeo sobre a Semana de Capacitação 2013 e orientações sobre a dinâmica dos encontros. Os professores presentes puderam participar, conversando sobre as orientações curriculares e os assuntos propostos pela Equipe de Língua Portuguesa.

 


 

 

 

 

O encontro entre professores de Língua Portuguesa da 2ª CRE aconteceu nas dependências do Núcleo de Artes Leblon na segunda-feira, 04/02. Foi dinamizado pela professora Angela Ramos no horário da manhã e, no horário da tarde, pela professora Renata da Silva Pinto,  regente de Língua Portuguesa da Escola Municipal República Argentina, na 2ª CRE, e da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, na 1ªCRE.

 

A professora Renata iniciou o encontro com a poesia “Poema de Moreno”, de Jacob Levy Moreno. Após a leitura, os docentes puderam escolher os versos que mais lhes chamaram atenção e comentar sobre eles.

 

A primeira dinâmica girou em torno do questionamento “O que ensinar em Língua Portuguesa?”. Os professores conversaram sobre o assunto e assistiram ao vídeo preparado para a Semana de Capacitação 2013. No vídeo, a professora Gina Bernardino falou sobre o ensino de Língua Portuguesa e também sobre as provas bimestrais. Além disto, dois professores regentes desta disciplina falavam sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula usando os cadernos de apoio pedagógico.

 

A professora Maria Poyares, coordenadora de disciplina de Língua Portuguesa da Educopédia, falou aos professores sobre esta plataforma de aulas digitais que são preparadas por e para professores da rede.


Este encontro teve como objetivo indicar diversas modalidades de usos dos materiais oferecidos pela SME e foi bastante proveitoso porque os professores puderam adquirir novos conhecimentos e compartilhar suas experiências.


 

 

 

 

 

Ciência Hoje na Escola

 

Na quarta-feira, 06/02, aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica a formação continuada para professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O objetivo foi orientar os regentes sobre um projeto utilizando a revista "Ciência Hoje das Crianças".


Este projeto tem o objetivo de apoio à educação da criança em uma ação de reforço escolar para o ensino de Ciências. Também está integrado ao projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”, pois, após ser utilizada em sala de aula, o aluno leva a revista para casa, contribuindo com o acervo da família.

 

O trabalho é realizado em consonância com o currículo proposto pela Secretaria Municipal de Educação e possibilita aos professores oportunidades de criarem projetos de acordo com a realidade dos alunos e também por áreas de interesse, buscando trabalhar a ciência para a cidadania.


A palestrante do encontro com os professores do 5º ano do Ensino Fundamental foi Maria del Carmen Guadalupe Chude, diretora pedagógica do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação. Inicialmente, os docentes assistiram a um vídeo sobre o projeto e suas ações no ano de 2012. Também foram apresentadas aos professores algumas estratégias didáticas possíveis de serem realizadas utilizando a revista "Ciência Hoje das Crianças".

 


 

 

 

 

Os encontros da Semana de Capacitação proporcionaram aos professores a participação em cursos de formação continuada, nos quais puderam compartilhar e adquirir novos conhecimentos. Agora, sigamos neste ano letivo novinho que temos a nossa frente. Sucesso a todos!

 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar os projetos realizados por sua escola. Entre em contato com o representante do portal Rioeduca em sua CRE.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.


 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 15/01/2013

Escola Municipal Bárbara Ottoni, há 90 Anos na Educação Carioca

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil, eventos.

A Escola Municipal Bárbara Ottoni, localizada no bairro do Maracanã, realizou um projeto durante o ano de 2012 passeando pela história de seus 90 anos.

 

Ao longo de 2012, acompanhamos aqui no portal Rioeduca, em diversas publicações, o desenvolvimento do projeto “Bárbara Ottoni: 90 Anos Brincando com História”. O projeto buscou contar a história da escola através de alguns fatos históricos ocorridos desde sua fundação até seu aniversário de 90 anos em 2012.

 

Essa unidade escolar atende alunos da Educação Infantil. Com eles, a professora Taíssa, a diretora Valéria, a diretora-adjunta Laura, a coordenadora pedagógica, os funcionários e os professores regentes trabalharam os temas históricos escolhidos com muita criatividade, sem deixar de lado as orientações para a Educação Infantil. O resultado foi um trabalho muito interessante, um passeio pela história que incluiu temas como: A Era do Rádio, Semana de Arte Moderna e Tropicalismo.

 

 

Da esquerda para a direita: professora Valéria, diretora-adjunta Taíssa, diretora e Laura, coordenadora pedagógica.

 

 

A ideia de trabalhar o tema surgiu em um centro de estudos no início do ano, já que no mês de novembro a escola completaria 90 anos.  A professora Valéria, diretora-adjunta, contou ao portal Rioeduca um pouco da trajetória desse projeto que comemorou os 90 anos da Escola Municipal Bárbara Ottoni.

 

“O primeiro centro de estudos com os professores serviu para discutir como faríamos uma abordagem histórica dos últimos 90 anos e que linha seguiríamos. O grupo decidiu por uma abordagem em que os fatos históricos fossem trabalhados de maneira que todos pudessem pesquisar, aprender e vivenciar. A coordenadora, professora Laura, preparou textos e sugestões para cada etapa do projeto, que foram previamente escolhidas para serem trabalhadas ao longo do ano como: Era do Rádio, Semana de Arte Moderna, A música de Luiz Gonzaga, Tropicalismo, Movimento Hippie. E para o final, chegaríamos ao ano de 2012, com o aniversário da Escola Municipal Barbara Ottoni em 30 de novembro. Também oferecemos às professoras e aos funcionários um material de apoio sobre cada tema do primeiro semestre chamado “Por Dentro da História”, no qual os temas estavam expostos de maneira histórica com fatos, bibliografia de consulta, sugestões de sites, livros, músicas e filmes.” – Professora Valéria.

 

A participação dos responsáveis foi ativa nesse processo, não apenas assistindo às apresentações, mas também contribuindo com a aprendizagem dos pequenos. Os avós foram à escola participar de atividades junto dos seus netos, falando sobre as brincadeiras que gostavam quando eram crianças e mostrando objetos dos tempos de infância.

Além disso, os responsáveis contribuíram efetivamente na vida diária dos alunos participando em atividades como o relato sobre como era a escola na época que estudaram. Enfim, eles participaram da festa junina, das reuniões com os professores, aprenderam a respeito da história da escola e enviaram material sobre os temas desenvolvidos.

 

 

Participação dos avós dos alunos durante o projeto.

 

 

 

 

Feliz Aniversário, Escola Municipal Bárbara Ottoni!

 

A festa em comemoração aos 90 anos da Escola Municipal Bárbara Ottoni aconteceu com muita alegria no dia 30 de novembro de 2012 na própria escola. Algumas salas de aula foram preparadas para o evento e, nelas, os convidados puderam fazer seus credenciamentos, receber os brindes e visitar uma exposição de trabalho dos alunos.


Além da comunidade escolar, ex-professores, ex-diretores, representantes da 2ª Coordenadoria Regional de Educação e da Divisão de Mídia da Secretaria Municipal de Educação participaram do evento.


 

 

Professores e convidados para a festa de aniversário da escola.

 

 

A festa iniciou com um show de Renato, da dupla Glorinha e Renato, depois o hino nacional foi apresentado pela Banda da Guarda Municipal.


As turmas apresentaram-se em sequência, contando de forma dramatizada a história de Bárbara Ottoni e a criação da escola. Cantaram a música Trenzinho Caipira, de Villa Lobos e Tico Tico no Fubá, de Carmem Miranda. A Semana de Arte Moderna foi representada por um arco-íris. Houve, também, a apresentação das músicas Sem Lenço Sem Documento, de Caetano Veloso e Ao Mestre com Carinho. No final, todos cantaram Parabéns para você com bolo de aniversário para escola. Foram distribuídos folders para todos os convidados, e lembrancinhas com a fachada da escola para todos os responsáveis e alunos.


 

 

Apresentação da banda da Guarda Municipal.

 

 

 

Apresentação dos alunos durante a festa.

 

A equipe também fez uma homenagem ao aniversário da escola através de um coral formado por professoras e funcionários. Ideia sugerida por uma professora nova na escola que surgiu em um centro de estudos. O grupo escolheu para a apresentação a música A Cigarra, de Bia Bedran, que era usada na década de 90 nas festas de final de ano dos alunos. A ex-professora Beth, que regia os alunos na década de 90, regeu o coral das professoras e dos funcionários.

 

 

Coral formado por professores e funcionários da escola.

 

 

Todo o processo de realização do projeto está registrado no blog da Escola Municipal Bárbara Ottoni. Vale a pena conferir cada momento desta festa!

 

http://embarbaraottoni.blogspot.com.br/

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professores e escolas, entrem em contato com o representante do portal Rioeduca em sua CRE. O trabalho de vocês também pode ser divulgado aqui!

 

 

Contato:

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share