A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Retornando 31 resultados para o autor 'Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca, na 2ªCRE'

Terça-feira, 28/01/2014

Saúde, Beleza e Reciclagem

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil, creches.

A Creche Municipal Pipa no Céu comemorou o Dia das Mães de uma maneira bem dinâmica e divertida. As mamães passaram a manhã de um sábado participando de várias oficinas.

 

 

A Creche Municipal Pipa no Céu convidou as mães no dia 11 de maio para participarem de uma oficina cujo título foi: “Vida, beleza e saúde”.

O evento contou com atividades diversificadas para atender as mães. No primeiro momento, aconteceu um café da manhã solidário com a participação de todos. Após, alongamento para relaxar com a proposta de introduzir os benefícios da atividade física, sob orientação da PEI e também PI de Educação Física, Michelle Gomes. Em seguida, as mães se dirigiram para as salas onde participaram das oficinas.

 

O objetivo das oficinas foi dar continuidade a um projeto de reciclagem iniciado em 2012, inserindo a sustentabilidade, a qualidade de vida e a alimentação saudável. Esse dia foi composto de diversos momentos com a orientação e a supervisão da Diretora Sandra Pimenta Souza e da Diretora Adjunta Maria Cecília Custóias.

 

 

 

 

As mães puderam participar de uma oficina oferecida pela equipe Natura, supervisionada por Sônia, proporcionando um momento relaxante e de beleza para as mãos. Uma forma de ensinar a massagear e incrementar a vida profissional das mães que trabalham na área de estética.  

 

Dentre as atividades oferecidas na data, destacamos as oficinas:

  • Pintura em tecido, oferecida pela Professora PEI Eliane Felix e a Agente Auxiliar de Creche Thais Motta, propiciando a possibilidade de estimular a criatividade através da arte de pintar em tecido.
  • Produção de pirulitos e bombons de chocolate, oferecida pelas Agentes Auxiliares de Creche Deyze Lucide e Eleni Viana, tendo a participação efetiva da mãe Núbia na preparação e confecção.
  • Oficina de chocolate, pois, além de propiciar uma degustação, possibilitou às mães visualizarem e participarem da sua execução. Após o término da oficina, as mães foram presenteadas com os chocolates.

 

 

 

 

A ideia de continuar com um projeto de valorização da sustentabilidade e meio ambiente foi desenvolvida nas oficinas oferecidas às mães. Foram trabalhadas diversas formas de reaproveitamento de alimentos e materiais usados em casa que, outrora, seriam considerados como lixo. Para a continuação do desenvolvimento deste projeto destacamos:  


• A oficina de EVA com a construção da galinha porta ovo, oferecida pelas mães Jarlice e Patrícia, com a proposta de incentivar a reciclagem de garrafas pets;


• A oficina de construção de embalagens com sucata, desenvolvida pela Professora PEI Evellyn Melo e a Agente Auxiliar de Creche Patrícia Trindade, com a proposta de reutilizar e economizar;


• A Oficina de receitas utilizando cascas de frutas, legumes e verduras, realizada pela Professora PEI Marise Rosa com o auxílio da lactarista Joana Vieira e da Agente Auxiliar de Creche Josiane Lima. Foi ofertado para as mães o livro de receitas e a execução de bolo de cascas de banana com a experiência de aproveitar todos os alimentos. Depois de pronto, as mães puderam degustar e apreciar o bolo;


• A oficina de horta suspensa de ervas para temperos, oferecida pelos Agentes Auxiliares de Creche Claudia Nel e Fernando Lopes, possibilitou às mães visualizarem e participarem da sua montagem. Após a plantação, as mães levaram para casa a sua própria plantação como lembrança.

 

Participação das mães no sorteio de brindes no final do evento.

 

No final do evento, as mães participaram de um sorteio de brindes da Natura e da Creche Municipal Pipa no Céu. Esse momento foi de surpresa, e a alegria estampada no rosto de cada mãe pôde ser percebida, pois a festa foi um grande sucesso. Desta forma, a confraternização foi gratificante para todos.


Algumas mães que participaram do evento deixaram seus depoimentos sobre as atividades deste dia. Vejamos:


"Parabéns pela confraternização do dia das mães. Foram ótimas as oficinas, mas o melhor de tudo foi reunir o ambiente escola e família  em um dia tão agradável". Luana.


"As oficinas foram um sucesso e esperamos que eventos como esse se repitam. Foi muito bom ver e saber que o 'lixo' pode ser transformado em arte através da criatividade". Ana Beatriz.
 

 

16 de maio - Dia do Gari

 

Com o evento realizado pela Creche Pipa no Céu, observamos a importância de aprender sobre o reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados como lixo.


Queremos também, nesta publicação, lembrar do Dia do Gari, que é comemorado em 16 de maio.

 

Deixamos nossa homenagem a estes profissionais que cuidam de nossas ruas e também de nossas escolas varrendo, limpando e recolhendo o lixo, para que possamos viver e trabalhar em um ambiente limpo.


Uma curiosidade que vale a pena saber! De acordo com o portal Smart Kids, a profissão de Gari surgiu no Rio de Janeiro. Tudo aconteceu quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.


Além do que aprendemos com o projeto da Creche Pipa no Céu, podemos cultivar outras atitudes em nosso dia a dia, que podem colaborar com o trabalho destes profissionais como: jogar sempre o lixo na lixeira e fazer a coleta seletiva.

 

Senhor Carlos, gari da E.M. Guararapes Cândido, em seu horário de trabalho.

 

Augusto Rafael e Maria Cristina são os garis do GEC Epitácio Pessoa.

 

Fica aqui a nossa homenagem aos profissionais da limpeza. Obrigada por cuidarem de nossas ruas e escolas!

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/01/2014

Projeto Ciência Hoje na Escola

Tags: 2ªcre.

Escolas de nossa Rede, em parceria com a revista Ciência Hoje das Crianças, realizaram um belo trabalho apresentado em uma exposição científica.


O projeto da revista Ciência Hoje das Crianças está relacionado ao apoio da educação dos alunos em uma ação de reforço escolar para o ensino de Ciências. Essa ação está integrada ao projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”, pois, após ser utilizada em sala de aula, o aluno leva a revista para casa, contribuindo com o acervo da família.


Ao longo do ano letivo de 2013, as turmas da Casa de Alfabetização e as do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental receberam mensalmente um exemplar da revista para serem explorados por professores e alunos durante as aulas. A revista Ciência Hoje para Crianças tem uma linguagem de fácil compreensão e temas interessantes que despertam a curiosidade dos educandos.

 

 

Professores durante a Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje, de Apoio à educação das crianças.

 

Como culminância do projeto, as unidades escolares participaram de uma exposição na qual apresentaram trabalhos realizados de acordo com algum tema registrado nas revistas que receberam.


A exposição aconteceu em dois momentos: o primeiro reuniu as unidades escolares da 2ª CRE no auditório da UERJ, nesse encontro foram escolhidas seis escolas para irem à IV Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje, onde houve a participação de onze CREs; o segundo momento aconteceu na quadra do Grêmio Recreativo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e reuniu escolas de todas as CREs.


Na 2ª CRE, podemos destacar o trabalho da Escola Municipal General Humberto de Souza Mello, que apresentou a animação “Do Samba ao Jongo”. O trabalho foi realizado pelos alunos da turma 1.501, da professora Vera Nacia.

 

 

Alunos da E. M. General Humberto de Souza Mello apresentando no auditório da UERJ.

 

O tema para a animação aconteceu após a leitura da revista Ciência Hoje nº 245, de maio de 2013, que faz um relato do nascimento do samba e suas origens no Jongo. A turma desenvolveu poesias com a orientação da professora contando essa história. E o resultado foi um belo vídeo de animação!


Além da E. M. General Humberto de Souza Mello, outras unidades escolares da 2ª CRE participaram e se destacaram no evento.

 

 

Exposição sobre o "Efeito Estufa", realizada pelos alunos da E. M. Presidente Arthur Costa e Silva.

 

Alunos da E. M. Rodrigo de Mello Franco, expondo o trabalho "A Célula".

 

Confira o vídeo com a animação “Do Samba ao Jongo”, feita pela turma 1.501 da E. M. General Humberto de Souza Mello.

 

 

Parabéns a todas as escolas envolvidas no projeto da revista Ciência Hoje das Crianças!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/01/2014

É um Prazer Ler com Você!

Tags: 2ªcre, edi.

Em maio, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Borel inaugurou a Sala de Leitura, um espaço para os pequeninos entrarem em contato com o mundo mágico da leitura.

 

 

A inauguração da Sala de Leitura do EDI Borel aconteceu no dia 23 de maio. Foi um dia de bastante alegria para os alunos e seus convidados.


No turno da manhã, os alunos participaram de várias oficinas literárias, onde preparam cartazes com belos trabalhos exibidos durante a festa.


A Professora Michele, da turma EI-10, contou a história “A Galinha Ruiva” e confeccionou fantoches com os alunos. As crianças se divertiram muito recontando a história com os seus fantoches.

 

 

Professora Michele e alunos da turma EI- 10.

 

A Professora Georgiana, da turma EI-11, contou para os alunos a história “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque. Inspirado nela, preparou um chapeuzinho amarelo, em que cada um pôde desenhar ou escrever o seu medo e tentar vencê-lo, como fez a personagem da história.

 

 

Professora Georgiana e alunos da turma EI - 11 na leitura do livro "Chapeuzinho Amarelo".

 

Os alunos da turma EI-20, que tem como regente a professora Maria Augusta, dramatizaram a história “A Linda Rosa Juvenil”. Os pequeninos aproveitaram o momento com muita alegria.

 

Apresentação da música "A Linda Rosa Juvenil".

 

A história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado, foi contada pela professora Mariana para os alunos da turma EI-2. Foi um momento de alegria e descontração, pois as crianças adoraram imitar o coelhinho que é personagem do livro.

 

Momento de leitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita".

 

O evento de inauguração da Sala de Leitura aconteceu no horário da tarde. Este momento teve início com a fala da Diretora-adjunta Silvana e, logo após, uma aluna ajudou a cortar a faixa de inauguração do novo ambiente de leitura da escola. Todos puderam, então, conhecer a Sala de Leitura do EDI Borel!

 

Inauguração da Sala de Leitura do EDI Borel.

 

Espaço da Sala de Leitura.

 

A festa contou com a participação de representantes de outras escolas da rede e da 2ª CRE, bem como de muitos pais que prestigiaram este momento importante na vida escolar de seus filhos.


Os pequenos fizeram apresentações com danças e poesias para celebrar a data. Depois, alunos, professores e responsáveis presentes cantaram parabéns para a Sala de Leitura e comeram um delicioso bolo.

 

Apresentação teatral relizada pelos alunos durante o evento.

 

 

Parabéns ao EDI Borel, pela inauguração deste novo espaço de incentivo à leitura!

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/12/2013

Viagem ao Mundo da Leitura

Tags: 2ªcre, riodeleitores.

Durante o ano de 2013, a turma 1.501 da Escola Municipal Pedro Ernesto desenvolveu um projeto de incentivo ao hábito da leitura.

 

A prática frequente da leitura incentiva a proximidade com a escrita, levando o aluno a escrever e a se expressar com maior desenvoltura e facilidade. E com o objetivo de acrescentar cultura e desenvolver bons hábitos de leitura é que foi realizado o projeto “Viagem ao Mundo da Leitura” durante este ano com os alunos do 5º ano.

 

Alunos da turma 1.501 e a professora Renata Carvalho, regente da turma.


O projeto funcionou ao longo do ano letivo, em que os alunos, todas as sextas-feiras, escolhiam um livro na caixa de livros, que fica na sala de aula, o levavam para casa para ler em família e o devolviam na semana seguinte. É importante ressaltar que tanto os empréstimos como as devoluções dos livros eram feitos por alunos da turma, conhecidos como monitores da caixa de livros, com o objetivo de desenvolver a responsabilidade e a autonomia dos educandos


Além dos empréstimos, outros livros foram lidos coletivamente. Esse momento de leitura ficou conhecido como novela literária, pois os livros eram lidos em capítulos pela professora durante uma ou duas semanas. Eram sempre momentos de muita alegria e expectativa por todos.

 

Livros lidos durante as novelas literárias.

 

A culminância do projeto aconteceu com uma grande roda de leitura proposta pelos alunos, foi o “Piquenique Literário”. Nesse dia, os alunos escolheram os livros que mais agradaram durante o ano e se reuniram em uma grande roda com a professora para falar sobre os títulos e o porquê da escolha. Foram momentos muitos agradáveis que mostraram o quanto o projeto foi significativo para a turma.

 

Aluna Sophia apresentando para a turma o livro escolhido.

Aluno Vitor Augusto apresentando aos colegas o livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", de Ruth Rocha.

 

Os alunos deixaram suas opiniões sobre o projeto e também sobre a culminância.

 

“Eu adorei a ideia da caixa de livros. O livro que mais gostei foi 'Classificados Poéticos', de Roseana Murray, porque tinha várias poesias e falava sobre a vida e o amor. Também adorei a ideia de fazer um piquenique para o encerramento do projeto.”
 

Paloma Macêdo Silva, aluna da turma 1.501

 

“Eu gostei muito da ideia de ter uma caixa de livros na sala de aula. Nessa caixa havia livros muito legais. O livro que mais gostei foi o 'Marcelo, marmelo, martelo', da autora Ruth Rocha. Eu gostei desse livro porque ele é engraçado.”


Vitor Augusto de Mattos, aluno da turma 1.501

 

“A caixa de livros era uma atividade que a gente fazia toda sexta-feira, a representante chamava e escolhíamos um livro. Eu gostei muito dos livros 'Tudo por um pop star' e 'Fala sério, amiga', de Thalita Rebouças. A caixa de livros parece uma minibiblioteca e tem muitos livros legais. Em minha opinião, deveria continuar porque é muito legal.”


Manuela Nogueira, aluna da turma 1.501

Muita alegria e leitura no piquenique literário.


Os Benefícios da Leitura

 

A revista Nova Escola dedica uma matéria especial à importância de incentivar os pequeninos a terem bons hábitos de leitura. O texto fala sobre os benefícios da leitura. Vejamos alguns destes benefícios citados na matéria da revista Nova Escola:

 

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo;

 

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação;

 

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos;

 

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.


Parabéns pelo projeto e desejamos que o ano de 2014 também seja de muita leitura!

 

Feliz Ano Novo!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share