A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Retornando 11 resultados para o autor 'Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE'

Segunda-feira, 23/07/2012

Festas Juninas nas Escolas da 2ª CRE

Tags: 2ªcre, artesmusicais, eventos.

 

Nesta publicação, conheceremos um pouco sobre a vida de Luiz Gonzaga e, também, momentos das Festas Juninas que aconteceram em algumas escolas da 2ª CRE, durante os meses de junho e julho.

 

 

De acordo com o site “Sua Pesquisa”, existem duas definições para a origem das Festas Juninas. A primeira diz que são festejos que acontecem no mês de junho e a outra afirma que é uma festa tradicional católica, em países da Europa, que homenageia São João.


Alguns historiadores acreditam que a festa foi trazida de Portugal para o Brasil ainda no período colonial.


As Festas Juninas são comemoradas em todo Brasil, porém, no Nordeste elas ganham mais expressão. Há pessoas que viajam para esta região nos meses de junho e julho para conhecer as tradicionais festas nordestinas e apreciar as comidas típicas da época como: milho cozido, canjica, pé-de-moleque e, também, assistir as famosas quadrilhas.


Neste ano de 2012, comemoramos o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, um ilustre nordestino que influenciou a música e a cultura popular brasileira.

 

 

Luiz Gonzaga

 

Algumas escolas aproveitaram esta comemoração para pesquisar e estudar, junto com seus alunos, a vida deste famoso compositor e cantor que tanto contribuiu com a música de nosso país. Realizaram o “Arraiá do Gonzagão”, onde as canções de Luiz Gonzaga foram tema da festa.


“Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Pernambuco. Desde criança, se interessou pela sanfona e ajudava o pai tocando zabumba nas festas religiosas e feiras.


Saiu de casa para servir o exército e logo depois foi para o Rio de Janeiro, com sua sanfona, tocando em vários lugares, até participar de shows de calouros e conseguir fazer parte de programas radiofônicos, e depois ser convidado para gravar como solista.


Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento etc. Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo o país com "A Vida de Viajante", passando a ser chamado de Gonzagão. Em 1984, recebeu o primeiro disco de ouro com "Danado de Bom". Por esta época, apresentou-se duas vezes na Europa.


Luiz Gonzaga morreu em Recife (PE), em 02 de agosto de 1989.”


Informações retiradas de http://educacao.uol.com.br/biografias/luiz-gonzaga.jhtm acesso em 17/07/2012

 

Visitando os blogs da 2ªCRE, encontrei escolas que registraram em seus ambientes virtuais fotos das Festas Juninas que foram realizadas ao longo dos meses junho e julho. Estes momentos estão reunidos no vídeo abaixo cujo título é: “Festas Juninas nas Escolas da 2ªCRE”.

 


Assista e confira estes momentos alegria!

 

 

 

O portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe enviando o endereço do blog de sua escola ou relatos de projetos que estejam acontecendo, basta entrar em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compatilhá-la com seus amigos no Facebook.


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/07/2012

Projeto Semeando Valores

Tags: 2ªcre, meioambiente, projetos.

O projeto “Semeando Valores” está sendo desenvolvido pela E.M. Mário da Veiga Cabral e faz parte do tema do projeto anual da unidade escolar: “Atitude Sustentável”.

 

 

A Educação Infantil tem como propósito o desenvolvimento integral do aluno, desta forma a escola se propõe a atuar oportunizando o conhecimento e a aprendizagem sobre o mundo em que vivemos com afeto, significando o ato de educar. O projeto “Semeando Valores” começou no primeiro dia de aula e seguirá ao longo do ano letivo de 2012.


A professora Luciana Nogueira, diretora da E.M. Mário da Veiga Cabral, nos enviou um relato contando sobre a justificativa, objetivos e desenvolvimento deste projeto que visa formar cidadãos comprometidos com o meio ambiente e a sustentabilidade.

 

 


Justificativa


“Necessidade do desenvolvimento infantil nos aspectos de socialização, psicomotricidade, respeito à diversidade, proteção do meio ambiente avançando nas possibilidades de articulação das diversas áreas de conhecimento.”

 

Objetivos

  • Estabelecer vínculos afetivos com os adultos, os colegas, o meio ambiente e nosso planeta;

 

  • Desenvolver uma autoimagem positiva e de preservação do meio em que vivemos;

 

  • Conhecer hábitos e atitudes de sustentabilidade;

 

  • Possibilitar o contato da criança com a natureza e a experimentação.

 


 

Desenvolvimento


O primeiro momento do projeto “Semeando Valores” foi uma roda de leitura com os alunos, onde estes puderam ouvir a história e apreciar o livro “João e o Pé de Feijão”. O objetivo desta leitura era identificar valores como: amor, solidariedade e respeito.


Após a leitura foi proposto aos alunos que plantassem um pé de feijão, deixando claro que não seriam feijões mágicos como os da história. Este momento da atividade proporcionou a integração com conteúdos da Matemática e das Ciências.


A professora apresentou aos alunos o material que seria utilizado na plantação dos feijões e depois estes foram colocados no algodão para iniciar o processo de germinação.


Este estágio do projeto despertou a curiosidade dos pequeninos, pois precisavam aguardar o processo de transformação do feijão, que era regado diariamente por eles. É importante ressaltar que nesta fase o objetivo era valorizar a dedicação, o carinho e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente.


A etapa seguinte gerou surpresa, pois foi o momento de ver a plantinha começando a crescer e depois levá-la para casa e, como a ajuda de um adulto, plantá-la na terra para dar continuidade ao crescimento do pé de feijão.

 

 

Atividades realizadas durante o projeto "Semeando Valores"

 

Parabéns a equipe da E.M. Mário da Veiga Cabral, por desenvolver este projeto de incentivo a valorização e cuidado com o meio ambiente.

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da E.M. Mário da Veiga Cabral?

Visite seu blog clicando em http://mariovcabral.blogspot.com.br/

 

Professor, envie para o representante de sua CRE o endereço do blog ou relatos de projetos que estejam sendo desenvolvidos em sua escola. Queremos conhecê-los e divulgá-los!

 

Clique aqui para conhecer o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou da publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/07/2012

Planeta Sustentável – O Futuro Começa Agora

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, meioambiente.

Recentemente o blog da E.M. Guararapes Cândido nasceu para o mundo virtual. Hoje vamos conhecer um pouco da proposta pedagógica desta unidade escolar e algumas publicações de seu portfólio.

 

A criação do blog da E.M. Guararapes Cândido é mais um dos frutos das Oficinas de Blogs que aconteceram no primeiro semestre de 2012 na 2ªCRE.


A professora Celia, diretora da unidade escolar, esteve presente em uma das oficinas e pôde aprimorar seus conhecimentos, o que auxiliou na construção do portfólio virtual da escola.

 

 

Alunos e professores da E.M. Guararapes Cândido

 

Logo no início do blog encontramos algumas palavras sobre a proposta pedagógica da escola.


“Nosso blog tem o intuito de promover e divulgar ações, que integrem escola e comunidade, mostrando para todos as atividades desenvolvidas na nossa escola. Somos uma "Escola do Amanhã". Atendemos da Educação Infantil ao Terceiro Ano do Ensino Fundamental. Fazemos da nossa escola um espaço de aprendizado e alegria. O nosso Projeto Político Pedagógico é focado num "Planeta Sustentável - O futuro começa agora", pois sabemos que o futuro depende do trabalho desenvolvido no presente.” Retirado do blog da escola

 

A escola tem em sua proposta pedagógica a preocupação com o meio ambiente e a formação de cidadãos conscientes para com este. A fim alcançar seu objetivo desenvolveu várias atividades sobre o tema meio ambiente e sustentabilidade. Dentre estas está o passeio que os alunos fizeram à Floresta da Tijuca.


O Parque Nacional da Tijuca foi criado em 06 de julho de 1961 e este ano completa 51 anos. De acordo com as informações do site, é atualmente o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo cerca de dois milhões de visitantes por ano.


Para conhecer mais sobre o meio ambiente e a importância deste parque ecológico, os alunos da E.M. Guararapes Cândido fizeram uma aula-passeio que está registrada no blog da unidade escolar.

 

 

 

Alunos conhecendo o Parque Nacional da Tijuca

 

 

Aprendizado e diversão durante o passeio

 

Outro registro interessante que encontramos no blog da unidade escolar é a publicação “Vai ter com a formiga...”, quando a turma do EI -10 recebeu a visita de uma família de formigas em sua sala. Vejamos como foi:


“Hoje fomos visitados por uma família de formigas. A visita aconteceu no armário da sala da EI-10. Seria um fato isolado se nossas visitantes não estivessem procurando um local seguro para dar continuidade ao seu ciclo de vida. Com um grupo de aproximadamente 20 formigas, cada uma tinha uma "pupa" em sua boca.


A Professora Marina Ripper aproveitou logo a oportunidade para introduzir o tema em sua rotina de aula. Com a parceria do estagiário Cassius, que conversou com as crianças sobre o ciclo de vida e reprodutivo da formiga, comparando-o com o de outros animais incluindo o homem e sobre a importância da formiga para o ecossistema, como por exemplo, o de limpar o meio ambiente.


A exposição do tema estimulou muito os alunos, que interagiram de várias formas o conhecimento adquirido através de um fato inusitado. Como fechamento os alunos produziram desenhos, ilustrando o Ciclo Reprodutivo das Formigas.” Retirado do blog da escola

 

 

Alunos durante a realização da atividade

 

Assista ao vídeo sobre a visita ao Parque Nacional da Tijuca.

 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da E.M. Guararapes Cândido? Visite seu blog!

É só clicar no link abaixo.

http://emcandido.blogspot.com.br/

 

Professor, queremos conhecer e divulgar também o trabalho de sua escola. Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE. Aproveite, este espaço é nosso!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/06/2012

Ambiente Virtual do CIEP Tancredo Neves

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

No blog do CIEP Tancredo Neves encontramos a história do patrono da unidade escolar e registros das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre de 2012. Dentre estas atividades estão o Sarau de Poesias e a palestra sobre Ecologia realizados no mês de junho.

 

O CIEP Tancredo Neves foi inaugurado em 08 de maio de 1985. Atende alunos no horário integral e também possui turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

 

O Patrono

 

 

Tancredo Neves

 

“Tancredo de Almeida Neves nasceu em 1910, na cidade de São João del Rey, Minas Gerais. Era filho de Francisco de Paula Neves e Antonina de Almeida Neves.
Com 18 anos, o jovem Tancredo mudou-se para Belo Horizonte, para cursar a Faculdade de Direito, onde se formou em 1932.


Inicia sua carreira política em 1935, elegendo-se vereador e presidente da Câmara de São João del Rey.
 

Em 1938, casa-se com dona Risoleta Guimarães Tolentino.
 

Em sua longa carreira, elegeu-se deputado estadual, deputado federal e senador. Foi também diretor do Banco do Brasil e primeiro ministro no tempo do parlamentarismo.
Em 1982, elegeu-se governador de Minas Gerais, mas interrompeu o mandato para se candidatar, em 1985, à presidência da República.

No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo foi eleito presidente, na última eleição indireta do país.
 

A posse estava marcada para o dia 15 de março. No dia anterior, às 22h30min, foi levado para o Hospital de Base de Brasília.
 

Durante 38 dias, todo o país só tinha uma preocupação: a saúde do presidente.
 

Na noite do dia 21 de abril de 1985, dia de Tiradentes, o Brasil é informado de sua morte.
Tancredo Neves, patrono de nosso CIEP, permanece como símbolo do maior, mais alegre e mais pacífico movimento popular de mudanças políticas já ocorrido na história do Brasil.(texto de pesquisa feita pelos nossos alunos).”

 

Nota: Texto retirado do blog do CIEP
 

 

Sarau de Poesias

 

Os alunos do CIEP Tancredo Neves comemoraram o Dia dos Namorados, 12 de junho, em grande estilo.


Em um sarau organizado pela Sala de Leitura, os alunos do EJA puderam declamar poesias conhecidas e, até mesmo, de própria autoria.


Os alunos da Educação Infantil lembraram a data confeccionando quadrinhos com flores.

 

 

Alunos participando do Sarau de Poesias

 

 

Atividade realizada pelos alunos da Educação Infantil

 

 

Palestra Sobre Ecologia e Rio + 20

 

Algumas turmas do CIEP assistiram a uma palestra ministrada pela equipe da revista “Nosso Amiguinho”. Naquele momento, os alunos puderam assistir a um filme e debater sobre o tema Ecologia. Além disto, também realizaram atividades envolvendo o tema sustentabilidade.

 

 

 

 

Para conhecer mais sobre o trabalho do CIEP Tancredo Neves, visite seu blog

http://cieptancredoneves.blogspot.com.br/

 

Conheça outra publicação sobre esta unidade escolar "Acolhimento do PEJA no CIEP Tancredo Neves"

 

Professor, seu trabalho e o de sua escola também podem ser divulgados aqui no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share