A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Retornando 11 resultados para o autor 'Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE'

Segunda-feira, 11/06/2012

Criando para um Mundo Sustentável

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, meioambiente.


No último dia 05 de junho, comemoramos o Dia do Meio Ambiente. Para trabalhar este tema tão importante nos dias de hoje, a C. M. Dr. Sérgio Arouca está desenvolvendo o subprojeto “Criando para um Mundo Sustentável”.

 

 

 

 

O foco deste projeto é a reutilização de materiais e começou no mês de maio, quando em uma reunião, os professores e auxiliares puderam ler e refletir sobre um texto publicado na Revista Pátio, adaptado pela diretora Eliete. O grupo de professores e auxiliares da C. M. Dr. Sérgio Arouca costuma se reunir para ler e estudar antes de iniciar os projetos, a fim de conversar e trocar ideias para que estes tenham um bom desenvolvimento.

 

 

Alunos realizando atividades durante o projeto

 

“A reutilização de materiais conhecidos pelas crianças e as transformações que podemos fazer serão abordadas em nosso subprojeto. De olho na Rio +20 e, ao mesmo tempo, de olho no presente, desde o início do ano já trabalhamos com diversos materiais nesta perspectiva de reaproveitamento. Agora o foco é a criação a partir de materiais que seriam descartados. Em plena ATIVA IDADE...” Mensagem da Direção no blog da creche

 

A turma 31 iniciou as atividades reaproveitando caixas de papelão e ouvindo a história do livro “Meu Mundinho”.

 

 

A turma 41 utilizou caixas vazias e bolinhas para aprender conceitos matemáticos. É uma forma de aprender brincando, pois perceberam que uma caixa de papelão, que poderia ser descartada, foi reaproveitada virando objeto de brincadeira e aprendizagem.

 

 

“Utilizar o corpo e outros materiais conhecidos para desenvolver o trabalho com as crianças pequenas faz parte de uma pedagogia que pode ser chamada de SUSTENTÁVEL: aprender sem consumir, sem gastar papel, sem gastar cola, sem estar sentado numa mesa, aprender com o corpo, usando a lógica, pensando e brincando... sim é possível!” Retirado do blog da creche.


Nota: Informações retiradas do blog da creche

 

Veja outra publicação sobre a C. M. Dr. Sérgio Arouca clicando aqui

 

Conheça mais sobre o trabalho realizado na C.M. Dr. Sérgio Arouca visitando seu blog

http://cmarouca.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é feito por e para professores. Participe divulgando os blogs ou projetos de sua escola. Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE. Clique aqui para conhecê-lo!
 

Gostou desta publicação? Clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe um comentário.
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 04/06/2012

Comemoração dos 78 anos da E. M. Pedro Ernesto

Tags: 2ªcre, patronos, eventos.

 

No dia 04 de maio, a E. M. Pedro Ernesto completou 78 anos e este momento foi registrado com pesquisas sobre a vida do patrono e uma grande festa na escola.

 

Ao longo do mês de abril,  a escola realizou, junto com seus alunos, uma pesquisa sobre a vida de Pedro Ernesto, patrono da unidade escolar.


Os alunos do 5º e 6º anos buscaram, durante as aulas de informática, informações sobre a vida do patrono da escola a fim de divulgá-las para os demais alunos e funcionários. Criaram cartazes com os dados que encontraram e fizeram uma exposição no espaço escolar.
 

Patrono

 

Pedro Ernesto

 

“Médico brasileiro nascido em Recife, PE, de destacada atuação nas áreas da saúde e da educação e no quadro político do fim da República Velha e do Estado Novo. Formado pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro, foi nomeado interventor do Distrito Federal, a cidade do Rio de Janeiro (1931). Organizou e chefiou o Partido Autonomista, que defendia a autonomia do Distrito Federal e com uma administração voltada principalmente para os problemas de educação e saúde, foi eleito prefeito pela câmara municipal (1934). Acusado de envolvimento no levante comunista (1935), foi preso e condenado pelo Tribunal de Segurança Nacional, porém absolvido pelo Supremo Tribunal Militar e libertado após um ano de reclusão. Ingressou na União Democrática Brasileira (1937), mas com a decretação do Estado Novo foi novamente preso e cumpriu pena de prisão domiciliar em Campanha, MG. Novamente em liberdade voltou ao Rio de Janeiro, mas morreu logo depois.”


Informações retiradas de http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2926.html acesso em 27/05/2012

 

A equipe pedagógica da escola fez contato com a neta de Pedro Ernesto, a partir de uma nota no jornal onde ela buscava dados sobre seu avô com o intuito de resgatar e preservar sua memória. Prontamente a senhora Maria Helena Musse aceitou o convite da unidade escolar que leva o nome de seu avô como patrono.


A neta de Pedro Ernesto ficou muito emocionada com a homenagem. Agradeceu o convite e contou alguns fatos curiosos da vida de seu avô, como seu gosto pelas festas carnavalescas.
 

 

Da esquerda para a direita: Professora Elizabeth Mendes, diretora da E. M. Pedro Ernesto,

e a senhora Maria Helena Musse

 

A escola também convidou a banda da Guarda Municipal, que aceitou o convite para fazer uma apresentação no dia da comemoração dos 78 anos da E. M. Pedro Ernesto. A banda fez uma apresentação mostrando aos alunos os instrumentos que são utilizados em suas apresentações musicais.

 

 

Apresentação da banda da Guarda Municipal durante o evento

 

 

Apresentação sobre a vida do patrono da escola feita pelos alunos do sexto ano.

 

A festividade contou com a presença dos responsáveis e um belo bolo para cantar parabéns para escola.

 

 

Momentos da comemoração dos 78 anos da E. M. Pedro Ernesto

 

Parabéns e muito sucesso à equipe da E.M. Pedro Ernesto!

 

Professor, divulgue os projetos ou blogs de sua escola. Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário ou clique em "curtir" para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 31/05/2012

Projeto Horta Escolar Sustentável Jorge Amado

Tags: 2ªcre, projetos, meioambiente.


A horta escolar, que leva o nome do escritor Jorge Amado, é um projeto que está sendo desenvolvido pela E. M. Presidente João Goulart, visando ao aproveitamento de garrafas PET e a conscientização sobre o meio ambiente.

 

O projeto está sendo desenvolvido com o apoio da direção da escola, durante as aulas de Ciências da professora Lucineia, que entrou em contato conosco relatando o projeto.

 

O Que é Horta Escolar?

 

A horta escolar é um espaço usado dentro das dependências da escola para o cultivo de diversas hortaliças e  plantas de crescimento rápido.


A implantação e desenvolvimento de uma horta escolar tem como objetivo proporcionar ações pedagógicas no que tange à exploração da multiplicidade das formas de aprender, integrando as diversas fontes e recursos de aprendizagem, proporcionando uma atividade de observação e de pesquisa para alunos abrangendo variados conteúdos.

 

 

Alunos da Escola Presidente João Goulart montando a horta.

 

 

Garrafa PET, Saúde e Meio Ambiente

 

 

 

 

Atualmente quase todo refrigerante produzido no Brasil são acondicionados em garrafas PET para distribuição e venda à população. A sigla PET significa politereftalato de etileno (Wikipedia, 2012).


Após o consumo do refrigerante, as garrafas PET tornam-se parte do lixo doméstico. No lixo doméstico indevidamente administrado, estas podem se tornar causa de problemas de saúde, pois podem servir de abrigo e local para a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças como formigas, moscas e mosquitos. Podemos citar, como exemplo, o desenvolvimento nas tampas ou nas próprias garrafas, quando expostas as chuvas, do Aedes Aegypti, mosquito transmissor do vírus que causa a dengue, doença que tem levado muitas pessoas a passarem dias acamadas e, em certos casos mais graves, levado ao óbito.


As garrafas PET também, quando jogadas no meio ambiente, tornam-se um grave problema ambiental, pois juntamente com outros lixos, poluem o meio ambiente. A poluição causada por elas é muito grave, devido ao fato de levarem em torno de 200 anos longo tempo, para serem degradadas (Tiago Jokura, 2012). Elas juntamente com outros lixos domésticos entopem bueiros, diminuem a vazão de água e causam enchentes.


 

Como Funciona a Horta Escolar Sustentável Jorge Amado?

 

A horta escolar da E. M. Presidente João Goulart é construída com garrafas PET, constituindo um reaproveitamento do lixo doméstico de seus alunos, ajudando a proteger, assim, o meio ambiente e a saúde da população local.


O nome da horta é “Horta Escolar Sustentável Jorge Amado”, devido ao fato de neste ano estarmos comemorando o centenário de nascimento deste, que é um dos maiores escritores brasileiros, que tinha paixão pela Bahia e pela sua comida típica e fez essa paixão correr solta nos personagens dos seus romances.

 

Jorge Leal Amado de Faria, conhecido como Jorge Amado, nascido em Itabuna/BA em 10 de agosto de 1912 e falecido em Salvador/BA em 6 de agosto de 2001, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.


A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.


Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em fitas gravadas para cegos. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da Língua Portuguesa (Wikipédia, 2012).

 

 

Escritor Jorge Amado
 


Nesta horta escolar serão cultivadas várias hortaliças bastante utilizadas na Bahia, estado natal do homenageado.  Dentre eleas estaão a cebolinha e a pimenta utilizadas em vários pratos da culinária deste estado e, certamente, muito apreciadas pelo querido escritor.

 

 

Alunos participando do projeto

 

 

Objetivos do Projeto

Objetivo Geral

  • Implantação e desenvolvimento de uma horta escolar em nossa escola, visando cultivar hortaliças em geral e em especial algumas hortaliças utilizadas na culinária baiana, estado natal do escritor Jorge Amado, tema do Projeto de Trabalho da nossa escola durante o ano letivo de 2012.

 

Específicos
 

  • Através da realização da horta doméstica, conhecer as hortaliças utilizadas na comida baiana, estado natal do escritor Jorge Amado;
     
  • Conhecer técnicas de cultura orgânica;
     
  • Sensibilizar os alunos sobre problemas de saúde e de meio ambiente que podem ser causados com o descarte indevido das garrafas PET;
     
  • Mostrar aos alunos que a utilização das garrafas PET na horta doméstica ajuda a resolver o problema do descarte destas;
     
  • Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

  •  Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;

  • Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;

 

  • Sensibilizar os pais, através do trabalho desenvolvido pelos alunos, sobre o problema da poluição ambiental;

  • Sensibilizar os pais a cultivarem hortaliças em sua residência, mesmo em locais apertados.

 

 

Resultados do Projeto

 

Nas imagens abaixo, podemos ver os primeiros resultados da horta escolar sustentável. Observamos que as garrafas PET foram utilizadas como recipientes para plantar algumas hortaliças.

 

 

Espaço utilizado para fazer a horta escolar, montagem estrutural, plantio e a apresentação desta.

 

 

Os alunos plantaram: alface, cebolinha, pimenta, hortelã, pimentão e salsa.

 

 

A Horta Escolar Sustentável Jorge Amado da Escola Municipal Presidente João Goulart – projeto em execução.

 

Parabéns à equipe da E.M. Presidente João Goulart pelo desenvolvimento deste projeto de conscientização ambiental.
 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Entre em contato com o representante de sua CRE e divulgue os projetos desenvolvidos em sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 31/05/2012

Projeto Porto Rico de Mãos Dadas com a Família

Tags: 2ªcre, projetos.

 

A  E. M. Porto Rico está desenvolvendo o projeto “Porto Rico de Mãos Dadas com a Família”,  a fim de estimular a participação da família na vida escolar de seus alunos.

 

 

A professora Maíra Guedes, Coordenadora Pedagógica da E. M. Porto Rico enviou um relato contando sobre este projeto de incentivo à participação da família na escola.

 

 

Objetivo:

 

Mostrar aos pais a importância e o poder da parceria entre família e escola. O comprometimento dos pais com a educação dos filhos faz com que os mesmos se sintam amparados e seguros. É percebendo o valor que seus pais dão à escola que os alunos também a valorizarão, respeitarão e cuidarão dela e do seu espaço, não só como patrimônio público, mas também como um ambiente que é seu, um lugar de crescimento e aprimoramento pessoal.

 

 

 

Atividade realizada durante o projeto com a presença dos responsáveis

 

 

Desenvolvimento

 

A homenagem às mães teve como objetivo estreitar os laços entre família e escola.


Para as mães conhecerem bem de pertinho a rotina de seus filhos, nada melhor do que vivenciá-la com eles. Esse dia foi muito especial, pois as mães puderam participar da rotina de seus pequenos, conhecendo os espaços e as professoras. Valorizando assim todo o trabalho escolar.


Entraram na rodinha, tomaram o café da manhã, tiveram aula de Educação Física, brincaram em sala de aula e entenderam porque as nossas crianças são felizes. Aqui, todos falam a língua dos pequenos, pois tudo começa a partir de uma brincadeira.

 

 

Responsáveis conhecendo a merenda da escola

 

O objetivo maior deste projeto foi fazer com que as mães percebessem como seus filhos são bem cuidados com uma alimentação muito especial, balanceada e com o cardápio elaborado pelo Instituto Annes Dias. Quando os responsáveis conhecem o verdadeiro funcionamento da unidade escolar e participam dos eventos, eles passam a sentir-se parte desse processo e responsáveis por ele também.


O resultado dessa experiência foi excelente, os comentários dos responsáveis foram:

“Nossa, gostaria de poder comer bem assim, todos os dias.”


“Que bom que o meu filho pode comer uma comida assim, ele sempre me conta que pede mais.”

 

 

Resultado

 

Após uma manhã de interação entre família e escola, acreditamos que os responsáveis saíram da unidade escolar mais seguros e com a certeza de que seus filhos estão sendo bem tratados, amados e cuidados; sabendo que a E. M. Porto Rico tem um olhar no futuro, acreditando que uma educação de qualidade começa com afeto, compromisso e parceria com a família.

 

 Projeto Leva e Traz

 

Alunos escolhendo livros para levarem emprestados para casa

 

Outra maneira de fazer interação entre família e escola de uma forma bem lúdica é a realização do projeto “Leva e Traz” que terá continuidade até o final do ano. Toda sexta-feira, as crianças escolhem um livrinho de sua preferência para levar para casa e ouvir a história sendo contada por alguém de sua família. Todos estão adorando essa prática maravilhosa de incentivo à leitura e respeitando esse trabalho como um momento muito especial, onde o pai, a mãe ou alguém de casa, separa um tempo só para prestigiar a criança e a atividade sugerida pela escola.


A equipe da E. M. Porto Rico está de portas abertas para ouvir os responsáveis, buscando oportunizar atividades de interação entre família e escola, não só através de eventos, mas também com reuniões individuais sempre que preciso. O olhar atento para a família e o diálogo constante começam na escola.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da E.M. Porto Rico visite seu blog

http://www.emportorico.blogspot.com.br/

 

Professor, divulgue os projetos ou blogs desenvolvidos por sua escola no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário ou clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share