A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Retornando 11 resultados para o autor 'Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE'

Terça-feira, 29/05/2012

Projeto Rio + 20

Tags: 2ªcre, projetos, meioambiente.

 

O projeto “Rio + 20” está sendo desenvolvido pela professora Laura Lo Surdo em suas aulas na E. M. Estácio de Sá. Hoje conheceremos um pouco deste tema tão importante para a conscientização sobre um crescimento sustentável.

 

No mês de junho, nossa cidade sediará um evento mundial que tratará sobre o desenvolvimento sustentável de nosso planeta, a Rio+20. O evento recebeu este nome porque marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio 92.

 


A professora Laura leciona Geografia e aproveitou que o projeto temático de 2012, em sua escola, está voltado para as ações da Rio + 20 para trabalhar o assunto com os alunos. O início do projeto, que está sendo realizado na turma 1901, aconteceu quando foi necessário falar sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global. Como forma de estimular a curiosidade dos alunos, a professora exibiu o vídeo abaixo para que estes pudessem perceber o tema que seria tratado durante as aulas.

 

 

 

 

Na primeira parte do vídeo, os alunos puderam ver um mundo limpo, sem poluição e as calotas polares ainda sem desgelo. Já na segunda parte, o vídeo apresenta imagens de águas poluídas, enchentes e outras situações difíceis. Neste momento começou a discussão na turma partindo da seguinte pergunta: Quem paga por isso? Como evitar isso?


 

A professora e os alunos conversaram sobre o assunto e assistiram a vídeos sobre o Protocolo de Kioto, com o objetivo de compreender o que o mundo está tentando fazer para combater o aquecimento global.


 

Nas aulas da professora Laura, os alunos também conversaram a respeito da Rio+20 e descobriram o porquê deste nome. Conheceram sobre a ECO 92 e sua importância. A partir destas atividades, os alunos criaram logotipos para a Rio+20 e realizaram trabalhos sobre o assunto.

 

 

Cartaz criado pelos alunos nas aulas de Geografia

 

 

Cartaz criado pelos alunos durante o projeto Rio + 20

 

Conheça mais sobre o trabalho realizado na E.M. Estácio de Sá visitando seu blog

http://estacionline.blogspot.com.br/

 


Professor, divulgue também os blogs ou projetos desenvolvidos em sua escola. Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em "curtir" para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 28/05/2012

Projeto Poesia na Sala de Aula

Tags: 2ªcre, projetos, entrevistas.

 

A professora Selma Camargo atua como regente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Desde 2010 desenvolve um trabalho interessante sobre poesias com seus alunos.

 

Selma Camargo é Pedagoga e trabalha na E. M. Francisco Alves. No ano de 2010,  iniciou o projeto “Poesia na Sala de Aula”, com a turma 1503. Em 2011, deu prosseguimento com outra turma de 5º ano do Ensino Fundamental e agora, em 2012, este projeto está sendo desenvolvido com a turma 1201.

 

 

Professora Selma Camargo apresentando o livro da Turma 1201 no Salão do Livro

 

A ideia de trabalhar poesia na sala de aula surgiu há alguns anos, quando Selma percebeu que os textos poéticos eram capazes de despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita.


A professora entrou em contato conosco e enviou um rico material com informações sobre o desenvolvimento do projeto "Poesia na Sala de Aula” ao longo destes três anos.

 

Poesia na Sala de Aula em 2010

 

Rioeduca:  Como surgiu o projeto "Poesia na Sala de Aula” no ano de 2010?


Selma Camargo: Em 2010, a partir do diagnóstico da turma 1501 (5º ano do Ensino Fundamental), verifiquei que os alunos apresentavam grande dificuldade na leitura, interpretação e produção de textos. Em abril, ao abordar o tema Profissões, organizamos uma entrevista com o cantor, compositor e poeta Byafra. Preparamos um roteiro com a participação ativa da turma. No dia da entrevista, todos estavam ansiosos para conhecer o entrevistado. Foi uma atividade dinâmica, criativa e descontraída.

 

 

Alunos e professora Selma na entrevista com Byafra

 

Rioeduca: Como o projeto foi recebido pela turma?


Selma Camargo: A turma gostou tanto da atividade, que toda poesia enviada pelo Byafra se transformava num livrinho e em novas poesias criadas pelos próprios alunos, dentro da sala de aula. Sendo assim, surgiu o nosso Projeto Poesia na Sala de Aula. Produzimos uns 15 Livrinhos, com temas variados e em consonância com o Projeto Político Pedagógico da nossa Escola, e apresentamos em eventos internos e externos. A transdisciplinaridade, sempre presente em nossas oficinas poéticas, fez emergir todo o processo de criação individual e coletivo, contribuindo na formação integral dos alunos.


O cantor, compositor e poeta Byafra, presenteou a turma com uma poesia que pode ser lida no vídeo abaixo.

 

 

Desdobramento do Projeto Poesia na Sala de Aula em 2011

 

Rioeduca: Conte-nos sobre a apresentação e o desenvolvimento deste projeto na turma de 2011.


Selma Camargo: Nosso Projeto começou em março, com alunos dos 12 aos 14 anos apresentando muita dificuldade na leitura, interpretação e escrita de textos; não conseguiam organizar o pensamento, eram muito agitados, dispersos e algumas vezes agressivos; confundiam acontecimentos trágicos com cômicos; possuíam baixa autoestima; tinham medo e vergonha de cometer erros.


No decorrer do ano, as mudanças foram ocorrendo gradativamente. A organização da sala de aula em semicírculo contribuiu para a harmonia e interação do grupo; eles aprenderam a conviver e a respeitar a diversidade de ideias e de interpretação dada às poesias. Nosso Projeto foi bem aceito e todos os alunos participaram ativamente das oficinas poéticas; trabalhamos com as poesias do Maurício Reis e demais poetas consagrados; confeccionamos livros e postamos no Youtube (Byafra Escola). Sendo assim, conseguimos elevar a autoestima dos alunos. Eles foram perdendo o medo de se expressar oralmente e por escrito, tiveram ótimo desempenho nas produções de texto individuais e coletivas. Utilizamos temas atuais e sempre articulados ao Projeto Político Pedagógico da Escola. Investimos na transdisciplinaridade.

 

Rioeduca: Quais atividades marcaram o projeto "Poesia na Sala de Aula” em 2011?

 

Selma Camargo: Apresentamos nosso Projeto no 13º Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para Crianças e Jovens, no período de 06 a 17 de junho de 2011, no Centro de Convenções Sul América.


No dia 18/08/11, houve a Festa do Patrono, no pátio da escola. A turma apresentou todos os livrinhos produzidos em sala de aula e a música “Água é pra fazer feliz e não pra fazer sofrer”, que o Byafra compôs inspirado na produção coletiva “Os meninos e a tempestade”. Os pais e amigos dos alunos, tiveram a oportunidade de apreciar os trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre do ano letivo.


Fomos convidados pela Secretaria Municipal de Educação para expor nosso Projeto na XV Bienal Internacional do Livro, no dia 02/09/2011, no Riocentro. Foi intensa a participação dos alunos e professores  de outras escolas da rede pública municipal  no Stand da SME. Exibimos os vídeos do Youtube e  todos os livrinhos. O Byafra cantou a música “Água é pra Fazer Feliz e Não pra Fazer Sofrer” com nosso amigo Frank Pereira no violão.


Nossos objetivos foram plenamente atingidos  e nossos alunos aproveitaram, ao máximo, as ricas experiências vivenciadas nas oficinas poéticas.

 

 

Apresentação na Bienal do Livro 2011. Neste evento, alunos de outras escolas puderam apreciar o projeto “Poesia na Sala de Aula”

 

Em 2012, a Poesia na Sala de Aula Continua

 

 

Aluna Yasmin Silva contando historinha para a turma

 

Este ano, a professora Selma Camargo, que é regente da turma 1201, também está desenvolvendo com seus alunos o projeto "Poesia na Sala de Aula”. O assunto foi iniciado através da seguinte pergunta: “O que são pontos turísticos”?


A professora e os alunos conversaram sobre os pontos turísticos de nossa cidade, viram fotos e analisaram as características destes locais abordando seus aspectos positivos e negativos.


A turma 1201 também ouviu algumas músicas que falam de nossa cidade: Cidade de Deus, Samba do Avião, Aquele Abraço e outras. Além disto, os alunos desenharam, pintaram e escreveram frases sobre a Cidade do Rio de Janeiro e cada um apresentou seu trabalho à turma. Os trabalhos foram expostos no mural da sala de aula, no Youtube e no 14º Salão FNLIJ.

 

Parabéns à professora Selma Camargo pelo desenvolvimento deste projeto de

incentivo a leitura!

 

Professor, envie para nós os projetos desenvolvidos em sua escola. Queremos conhecê-los e divulgá-los! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em "curtir" para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net



 




 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/05/2012

Projeto Passeando pela História: A Era do Rádio e Semana de Arte Moderna

Tags: 2ªcre, projetos.

 

Neste ano de 2012, a E. M. Bárbara Ottoni, em comemoração aos seus 90 anos, está fazendo um passeio pela história com seus alunos e aproveitou a ocasião para  desenvolver os projetos: “A Era do Rádio” e “Semana de Arte Moderna”.

 

A E. M. Bárbara Ottoni está comemorando 90 anos e já conhecemos um pouco de sua história na publicação anterior: "E. M. Barbara Ottoni: 90 anos - Brincando com a História".


O Projeto proposto para este ano visa um passeio pela história que começou com a vida da patrona, a senhora Bárbara Ottoni, a história da escola e agora a Era do Rádio e a Semana de Arte Moderna.

 

A  Era do Rádio

 

A Era do Rádio foi trabalhada com o objetivo de mostrar o Rádio como meio de comunicação. A coordenadora pedagógica separou material sobre o período histórico e entregou às professoras para que estas pudessem desenvolver o assunto com seus alunos em sala. Os alunos conheceram a vida de Carmem Miranda e aparelhos de rádios antigos.

 

 

 

Os alunos conheceram aparelhos de rádios antigos, ouviram músicas famosas e costruíram o "Rei e a Rainha" do rádio, que ganharam faixas como nos tempos áureos da Rádio Nacional.

 

Durante este projeto, as turmas puderam comparar os rádios antigos aos atuais, aprenderam o que era a radionovela, sonoplastia, construíram rádios diversos, trabalharam a numeração e sequência dos números, verificando a sintonia, descobriram quem eram os reis e as rainhas do rádio, conheceram sobre Carmen Miranda e a sua importância para os artistas da época.

 

 

Semana de Arte Moderna

 

Para conhecer sobre a Semana de Arte Moderna, os alunos fizeram uma visita ao Instituto Moreira Salles. Lá, conheceram uma casa antiga, construída nos anos 40, época de ouro do Rádio, e viram um quadro de Anita Mafaltti e uma escultura de Victor Brecheret.

 

 

Visita ao Instituto Moreira Salles

 

Da mesma forma que no projeto “Era do Rádio”, as professoras receberam material de apoio para trabalhar o tema com seus alunos. As turmas escolheram seus artistas e trabalharam com os pintores Tarsila do Amaral, Vitor Rêgo Monteiro e Di Cavalcanti, com o escultor Victor Brecheret, com o músico Villa Lobos e com os escritores Mario de Andrade e Oswald de Andrade.


Durante as aulas, os alunos usaram diferentes técnicas para fazer uma releitura das obras destes artistas. Usaram: colagem, pintura, desenhos e muitas atividades interessantes.

 

 

Alunos criando releituras através de diferentes técnicas

 

Durante a reunião de responsáveis, foi distribuído um folder com a criação de novas poesias baseadas em poemas de Mario de Andrade e Oswald de Andrade.

 

 

Responsáveis visitando a exposição sobre a Semana de Arte Moderna

 

Parabéns à E. M. Bárbara Ottoni, por proporcionar conhecimento aos seus alunos e a nós leitores, através deste passeio pela história.

 

Assista ao vídeo que mostra o passeio pela história na “Era do Rádio”.

 

Conheça mais sobre o trabalho da E. M. Bárbara Ottoni visitando seu blog

 

Professor, divulgue também o trabalho de sua escola. Queremos conhecê-lo! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.

Clique aqui para conhecê-lo!

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share