A A A C
email
Todos os posts escritos por Rita Faleiro (Texto e fotos: Blog do EDI)
Retornando 2 resultados para o autor 'Rita Faleiro (Texto e fotos: Blog do EDI)'

Sexta-feira, 21/08/2015

Conhecendo e Percebendo a Importância da Alimentação e da Higiene

Tags: 9ªcre, edi, educaçãoinfantil.

 

 

 

No EDI Larissa Rocha Tavares, de maneira lúdica, os alunos do Berçário EI-52  aprendem a importância da higiene e da alimentação através de histórias e experimentos.

 

"O professor por meio da provocação, da intenção e da intervenção interfere no processo de aprendizagem (e, portanto, de desenvolvimento), provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente, mediando as interações da turma e de cada criança com o objetivo a ser (re)descoberto" (MEYER, Ivanise Corrêa Rezende. Brincar e viver: Projetos em educação infantil. p.87).

 

 

A escola é um espaço propício para promover a formação de valores e hábitos saudáveis tanto para uma boa alimentação quanto para uma adequada higiene. Estarmos ofertando vivências para que tais percepções aconteçam, pois elas são muito importantes para o desenvolvimento de nossos pequenos gigantes.

Visando tais percepções, realizamos as seguintes atividades: leitura do livro "O cavalinho escova os dentes", de Michael Dahl e Orol Vidal; escovação do bocão; e colocando em prática o que aprendemos ao som da cantiga "Meus dentinhos eu vou escovar".

 

 

Leitura dos livros "O banho do porquinho", de Michael Dahl e Orol Vidal, e "Brinquei na pracinha", de Sonia Junqueira e Mariângela Haddad, para trabalhar as percepções na higiene do corpo. Não esquecendo o banho da boneca e o banho de nossas crianças na unidade, tão importantes para o bem-estar e efetiva aprendizagem.

 

 

Leitura do livro "O almoço do coelhinho", de Michael Dahl, utilização da canção do coelho: "De olhos vermelhos, de pelos branquinhos", e degustação, observação de frutas e legumes.

Experimentar e perceber os diferentes sabores: azedo/doce etc. Tocar, sentir, cheirar e experimentar frutas, legumes, saladinha de frutas.
Descobrir que dentro da vagem há caroços...

 

 

Os profissionais do PSF Jardim Anápolis vieram certificar se estamos crescendo e nos desenvolvendo direitinho.

 

 

A Equipe do EI-52 agradece a todos que participaram e colaboraram com o desenvolvimento das atividades e vivências tão importantes para crianças e educadoras.

 

"Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos." 

Paulo Freire 

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pelo EDI, acesse o blog.
Contato com a U. E. pelo telefone 2412-3187 ou pelo e-mail edibiancatavares@rioeduca.net.


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/05/2015

A Importância de Jogos e Brincadeiras para a Construção da Identidade

Tags: 9ªcre, edi, identidade.


 

 

 

No EDI Bianca Rocha Tavares, da 9ª CRE, veremos que brincadeira é coisa séria! Seguem as atividades realizadas com os alunos da turma EI-23.

 

 

Aprender por meio do movimento é fundamental para a construção do sujeito. A curiosidade pelas coisas e pelos outros servem de motor para o conhecimento. Dessa forma, as crianças se tornam protagonistas de suas próprias ações, através do estímulo de suas iniciativas e motivações. Para isso, foram proporcionadas atividades que permitissem a necessidade de uma exploração e conhecimento pessoal.

 

Pinça, bolas e tecidos.

 

A autonomia física pode ser observada nos comportamentos motores em espaços novos, abertos, fechados, e na leveza do movimento.

 

Trabalhando a lateralidade.

 

Perceber por meio dos sentidos e das sensações cinestésicas, ou seja, de posturas e movimentos, é o modo fundamental com o qual compreendemos e aprendemos a usar o espaço.

 

Teia de aranha.

 

Atividade com bola de pilates e batatinha quente.

 

Como podemos nos reconhecer, encontrar o reflexo de nossa imagem, de nossos gestos? O espelho nos ajuda a perceber nossa imagem, a nos tornar conscientes de como nossos olhos olham e como sorrimos. Através do espelho, podemos sensibilizar as mudanças do rosto e as formas faciais de expressão.

 

 

Para estimular o desenvolvimento da expressão e comunicação corporal, devemos levar em consideração principalmente a sensibilização corporal da própria imagem, a descoberta da variedade e a multiplicidade das imagens corporais.

 

 

A atividade acima, "Retratos", estimulou a apreciação de características físicas dos colegas. Cada criança produziu um retrato de seu amigo.

 

Cócegas, estimulando a sensibilidade e a interação.

 

“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo."
(Carlos Drummond de Andrade)

 

Para ver mais trabalhos realizados pelo EDI Bianca Rocha Tavares, acesse o blog ou mande um e-mail: edibiancatavares@rioeduca.net.

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

 


                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share