A A A C
email
Todos os posts escritos por Rita Faleiro - Texto e fotos: Professora Raquel Silva Campos
Retornando 1 resultado para o autor 'Rita Faleiro - Texto e fotos: Professora Raquel Silva Campos'

Sexta-feira, 31/07/2015

Subprojeto "Chaves e a Falta de Água"

Tags: 9ªcre.

 

 

Subprojeto "Chaves e a Falta de Água": segue o relato feito pela professora Raquel Silva Campos sobre a peça realizada pelos alunos do 6º Ano Experimental na Escola Municipal Professor Floriano de Brito, da 9ª CRE.

 

 

O Projeto Político Pedagógico de nossa Unidade Escolar "Vivendo o presente e de olho no futuro" aborda questões ambientais. Surgiu, então, a ideia para o subprojeto a partir de um episódio do personagem Chaves, cujo tema era a falta de água na vila. Isso me despertou e me incentivou a criar a peça, porém, pensei em fazer dublado por conta do tempo de ensaio e da preservação da fala dos próprios personagens.

 

 

Meu primeiro passo foi a escolha dos personagens, através de um TESTE. Cada aluno interessado no personagem da turma do Chaves dramatizava um pedacinho, e os outros alunos escolhiam através da votação quem seria o vencedor, levando em conta alguns aspectos destacados, tais como: a dedicação, o interesse, entre outros.


Escolhidos os personagens, começamos a ensaiar. Embora fossem apenas nove participantes, os outros 30 alunos estavam envolvidos na organização do ensaio. Eles ajudaram a ligar o computador e o projetor, pois, de início, o ensaio foi feito vendo as cenas do episódio para que ficassem bem parecidas. Com fins de divulgação da peça, os demais alunos que não entravam em cena elaboraram um cartaz e confeccionaram o painel do cenário, criaram os acessórios e providenciaram outros objetos indispensáveis, como grampo de cabelo, balde etc.

 

 

Essa iniciativa contribuiu, no decorrer do mês, para uma dedicação especial no ESTUDO e no COMPORTAMENTO da turma. Em contrapartida, dediquei-me também em confeccionar as roupas dos personagens.

 

 

Chegado o dia da apresentação, e com a colaboração e a harmonia de todos, a organização planejada foi atingida, inclusive nos bastidores.

Ao fim da apresentação, foram destacadas as formas de preservação da água, como chamar atenção para algumas atitudes demonstradas na peça, e o que não devemos copiar.

Contamos também com a colaboração e presença dos responsáveis, que relataram estar muito contentes com o desempenho dos alunos na peça, destacando-se o fato de que alunos tímidos superaram o desafio e o cumpriram com total desinibição.

 

 

A apresentação contou com o apoio de toda a comunidade escolar.

A duração da peça foi de aproximadamente 40 minutos e todos permaneceram concentrados até o final, inclusive os alunos da Pré-Escola.

Concluo que podemos e devemos ensinar nossos alunos de diferentes formas, buscando e valorizando cada talento que está em nossas mãos.

 

Raquel Silva Campos
Professora Regente do 6º Ano Experimental

 

 

 

Parabéns aos alunos da Escola Municipal Professor Floriano de Brito pela apresentação da peça, pelo trabalho de equipe e pelo empenho na organização!
 Parabéns à professora Raquel e à equipe da Unidade Escolar pela iniciativa!

 


Contato com a U. E. pelos telefones 2412-0438 e 2412-5364 ou pelo e-mail empbrito@rioeduca.net.

 


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share