A A A C
email
Todos os posts escritos por Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca - 7ª CRE
Retornando 4 resultados para o autor 'Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca - 7ª CRE'

Terça-feira, 16/06/2015

Vivendo de Forma Saudável no Rio de Janeiro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

No primeiro bimestre, as professoras da turma 1303 da Escola Marisa Vargas Menezes desenvolveram o projeto Vivendo de forma saudável no Rio de Janeiro.


O projeto anual da Escola Municipal Marisa Vargas Menezes é Rio de Janeiro: Conhecer, cuidar, formar para mudar. As professoras Ana Paula de Araújo Clemente, professora regente da turma 1303, juntamente com a professora Áurea Sakamoto Pais, de Educação Física, e a professora Fabiana Sá Simões Teixeira, de Inglês, trabalharam juntas para estimular a alimentação e a vida saudável entre seus alunos.

 

 

O Projeto Vivendo de forma saudável no Rio de Janeiro, realizado na turma 1303, teve como objetivos:

 

* Estimular a alimentação saudável;


* Apresentar diferentes verduras e legumes, estimulando o consumo em casa e na escola;


* Mostrar a importância da alimentação saudável e da prática da atividade física, e como elas agem no nosso corpo nas diferentes idades;


* Evidenciar as atividades físicas que podem ser realizadas em vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, ratificando o quanto nossa cidade é maravilhosa;


* Ensinar em inglês o nome de pontos turísticos, atividades físicas e dos legumes e verduras trabalhados ampliando o vocabulário dos alunos.


O trabalho foi iniciado pela professora Áurea, de Educação Física. A partir do dia Mundial da Saúde, ela desenvolveu atividades em sala de aula utilizando o recurso da Educopédia. Depois, realizou os circuitos de atividades físicas na quadra, onde cada aluno passava por todas as estações desenvolvendo exercícios diferentes, vivenciando no total os 30 minutos que é o tempo recomendado pela OMS, como foi apresentado em sala de aula.

 

         Circuito de atividades físicas propostas pela professora Áurea.
 

A professora Fabiana, de Inglês, trabalhou os pontos turísticos do Rio de Janeiro, apresentando os nomes e desenvolvendo frases com os alunos em inglês. Além disso, explorou com os alunos os pontos onde podemos desenvolver atividades físicas.

 

       Cartazes com pontos turísticos do Rio de Janeiro em inglês .


 

Os alunos produziram cartazes com fotos dos pontos turísticos e as frases em inglês com tradução. Esse mesmo trabalho foi feito em cima da alimentação saudável.

A professora Ana Paula, professora regente da turma, desenvolveu atividades em sala englobando o que estava sendo desenvolvido pelas professoras extraclasse através de listagens, gráficos e produções textuais. Explorou o tema que já é trabalhado intensamente na escola que é a alimentação saudável.

 

     Cartaz com amostras e nomes de verduras e legumes.

                         
Foram pesquisados legumes e verduras que os alunos não conheciam e que diziam não gostar, muitos presentes na merenda escolar.

 

                        Em sala de aula, obsevando e conhecendo mais sobre alimentos saudáveis.
 

 

Finalizaram o projeto com os alunos manuseando os alimentos, produzindo cartazes com as professoras, nomeando os alimentos em inglês e apresentando na sala a importância dos temas que foram estudados para termos uma vida saudável.

 

 

 Parabéns para as professoras e alunos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato da escola:

emmarisavargas@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/07/2012

Horta Vertical na E. M. Dom Pedro I

Tags: 7ªcre, projetos, meio, ambiente.

 

A Escola Municipal Dom Pedro I está localizada na Barra da Tijuca e atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A escola está desenvolvendo o seguinte  projeto : Uma Horta na Minha Escola com a orientação da professora Sônia Ignarra.

 

 

 

Com o objetivo de conscientizar os alunos da Escola Municipal D. Pedro I para a importância da preservação ambiental num momento em que o Estado do Rio de Janeiro foi o foco das atenções com a Rio+20, o projeto irá fazer do aluno um ser atuante no seu ambiente escolar.


A partir dessa conscientização ambiental voltada para ações específicas dentro da escola, o aluno perceberá a sua importância como multiplicador das ações sócioambientais sustentáveis dentro da unidade escolar e na sua comunidade.

 


Reaproveitamento das garrafas pet para construção da horta vertical

 

 

A mobilização  da comunidade escolar para colaborar com o desenvolvimento de práticas sustentáveis e a educação ambiental fará do aluno um cidadão sustentável. Nossos alunos estão acostumados ao desperdício e a cultura do consumo fácil. Mudar esses valores é um desafio que precisamos superar rumo ao caminho mais justo, ético e sustentável.


Essa mensagem do Mestre Darcy Ribeiro mostra como devemos lutar sempre: "Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas."


Para completar essa mensagem e incentivar a todos a viver de forma sustentável Albert Schweitzer disse: "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante".

 

 


Metodologia

 


Cada aluno será o responsável pela produção de uma garrafa pet, isto é ,  com uma semente de legumes ou verduras.

 

Os alunos construindo a horta vertical no muro  da escola
 

As turmas 1801,1802,1803,1804 produziram  aproximadamente 120 garrafas pet plantadas e serão penduradas no muro da escola.

 

Hora de preparar cada garrafa para receber uma semente ou muda de planta
 

 

As turmas serão responsáveis pela rega diária da horta vertical.


Com esse projeto, os alunos poderão reproduzir essa experiência em suas casas , levando o conhecimento obtido na escola para a sua comunidade. Além disso, terão aprendido a reciclar, reutilizar e produzir.

 

 Todas as garrafas prontas para o recebimento da semente ou muda de planta

 

 As garrafas já com as mudas e sementes de plantas, agora é só cuidar!

 

“ O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ."
(MARIO QUINTANA)

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 


 


 

 

 

 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/07/2012

Ambiente Virtual da E. M. Frei Gaspar

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas, meioambiente.

 

A Escola Municipal Frei Gaspar está localizada no Recreio dos Bandeirantes  e atende alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. No mês de junho, os alunos se empenharam em estudar os efeitos negativos do descuido da humanidade com nosso planeta.

 

 

 

Considerando que os alunos da E. M. Frei Gaspar fazem parte de uma nova geração de “verdes”, ou seja, crianças que podem colaborar agora e no futuro para a melhoria da nossa qualidade de vida cuidando do meio ambiente, as turmas desenvolveram atividades pensando em ações para um desenvolvimento sustentável.

 

 

 Alunos separando materiais para criação do terrário

 

As turmas do 4º. Ano, da Profa. Celeste, fizeram a montagem de um terrário para observarem como o meio ambiente se desenvolve, registrando diariamente o desenvolvimento das plantas, sementes, pequenos bichos e objetos em decomposição que prejudicam a harmonia do meio ambiente.

 

 

Observação do crescimento das plantas

 

 

 


As turmas de 7º e 9º anos, da Profa. Maria Aparecida, realizaram várias paródias com o tema meio ambiente e a Rio + 20. 

 

 

Alunos apresentando trabalho produzido sobre o tema meio ambiente 

 

 

 Maquete construída a partir da observação do meio ambiente próximo

 

No site da escola é possível ver fotos da equipe, passeios  e  eventos realizados. O site trará, em breve, a biografia de Frei Gaspar.

 

Para conhecer mais sobre a escola e o trabalho desenvolvido,

clique na imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 


 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

  

 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/07/2012

Blog da Creche Municipal Margarida Gabinal

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas.

 

A Creche Municipal Margarida Gabinal está localizada na Cidade de Deus e atende cerca de 100 crianças, diariamente. O Blog da creche foi criado no início do ano letivo e traz muitas atividades e informações sobre os projetos desenvovidos na unidade escolar.

 

 

Em junho, é possível ver no blog da Creche Municipal Margarida Gabinal, o Projeto " Deixa eu Ver?!". O Projeto tem com meta principal tornar as crianças protagonistas de suas próprias representações da realidade através da fotografia. Além disso, em ritmo de Rio + 20 , vemos fotos que mostram a construção com as crianças de vários objetos feitos com materiais reciclados, reaproveitados e reutilizados.

 

 

 

 

O Projeto Deixa eu Ver ?! recebeu este nome porque uma das crianças  questionou que não aparecia nas fotos da creche que eram exibidas na TV, então foi falado que precisaria estar presente nos momentos que as fotos fossem tiradas. Era necessário posar para as fotos, ou contar com a visão do fotógrafo.

 

Considerando-se os aspectos apresentados, resolveu-se formular propostas que objetivassem o aumento dos cuidados pessoais e da autoestima e que pudessem interferir no processo de desenvolvimento da imagem pessoal. A creche gostaria que essas propostas fossem feitas utilizando-se as mais diversas formas de mídia, aliando assim o uso da câmera fotográfica à possibilidade das crianças retratarem a creche, seus colegas, objetos, a comunidade e sua cidade.

 



 

 

A Creche Municipal Margarida Gabinal é um espaço de Encontro. Encontro de gente que ama criança, de  gente que ama o que faz e de gente que agradece diariamente as oportunidades de aprender e de ensinar o que o espaço oferece. A Creche tem muito da cara da cidade e da comunidade: é alegre, descontraída, acolhedora, amorosa e dedicada a buscar a excelência no fazer pedagógico.

 

 

Clique na imagem abaixo para acessar o blog e conhecer mais o trabalho da creche:

 

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php


 

Não deixe de conferir nas próximas publicações  projetos bem sucedidos sobre meio ambiente e sustentabilidade !
 

 

 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share