A A A C
email
Todos os posts escritos por Roberta Vitagliano Representante Rioeduca 7ªCRE
Retornando 4 resultados para o autor 'Roberta Vitagliano Representante Rioeduca 7ªCRE'

Terça-feira, 17/01/2012

Conheça o Blog da Sala de Leitura do CIEP Carlos Drummond de Andrade

Tags: 7ªcre, sala, de, leitura.

 

 

    O blog da Sala de Leitura do CIEP Carlos Drummond de Andrade traz publicações sobre as atividades e dinâmicas relacionadas à leitura que acontecem na escola. É possível ver muitos projetos interessantes como : o encontro com a escritora Neide Graça , projeto Cantinho da Leitura nas turmas,participação no projeto “Imagens em Movimento” e muito mais.

 

Encontro com a Escritora Neide Graça

 

Durante o encontro, os alunos puderam conversar com Neide Graça e participaram de uma oficina de produção da caixinha dos sonhos, assim como no livro.
 

 

 Alunos participando da Oficina de Produção das Caixinhas dos Sonhos

 

Cantinho da Leitura

O Projeto Cantinho da Leitura  tem como objetivo  resgatar uma prática antiga nas escolas: a criação de um cantinho prazeroso de contato com os livros em sala de aula, aproximando as crianças dos livros e propiciando momentos de troca de experiências entre os alunos sobre suas leituras.


Cada turma do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental recebeu uma caixa contendo 20 livros de Literatura Infantil e uma estante de madeira MDF para compor um Cantinho de Leitura na sala de aula.


O projeto não substitui as visitas regulares ao espaço da sala de leitura, onde são realizados empréstimos e práticas leitoras pela professora de Sala de leitura.Sendo, mais uma oportunidade de estar em contato com os livros.

 

Cada Turma Recebeu uma das Caixas de Livro  

 

 

Projeto Imagens em Movimento

O projeto Imagens em Movimento oferece aulas optativas de cinema a alunos de 10 escolas municipais do Rio de Janeiro. O CIEP Carlos Drummond de Andrade é um dos participantes do projeto.Os alunos puderam vivenciar a descoberta da linguagem cinematográfica e produzir seus próprios filmes em 2011, através da ação do projeto.

Alunos na Cinemateca do MAM Assistindo aos Curtas do Projeto

 

Clique na imagem abaixo  e visite o Blog da Sala de Leitura do CIEP Carlos Drummond de Andrade 

 

Para saber mais sobre a escritora Neide Graça :

www.artedeguardar.com.br/projeto.html

Para saber mais sobre o projeto "Imagens em Movimento":

http://www.imagensemmovimento.com.br/apresentacao.html

 

 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

                                                                       

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/12/2011

Retrospectiva 2011 - 7ªCRE

Tags: 7ªcre, retrospectiva.

 

 

Falta pouco para chegarmos ao final de 2011. Em menos de três dias, estaremos comemorando a chegada de 2012. É um tempo de reflexão para todos.Tempo de rever e vibrar com os bons momentos passados, sendo uma forma de repor as energias para o novo ano que se aproxima.

 

        A Retrospectiva 2011 da 7ªCRE mostra que é possível acreditar em sonhos e ir à luta! Com direções comprometidas e equipes dedicadas, vemos que a Educação Carioca já começou seu salto de qualidade por aqui.Os desafios são muitos, mas temos visto disposição e determinação para grandes mudanças.O objetivo maior é sempre favorecer a aprendizagem de todos os alunos.

 

    O Rioeduca tem sido um canal de comunicação e divulgação dos ótimos projetos e atividades que são desenvolvidos nas unidades escolares da 7ªCRE, que abrange uma grande área : Jacarepaguá -Anil, Camorim, Tanque, Pechincha, Freguesia, Rio das Pedras, Curicica, Taquara,Gardênia Azul, Praça Seca, Barra da Tijuca, Cidade de Deus, Vila Valqueire, Vargem Pequena, Praça Seca, Itanhangá, Vargem Grande e Recreio dos Bandeirantes.

 


Veja o vídeo que mostra a Retrospectiva 2011 da 7ªCRE aqui no Rioeduca:

 

     

     É claro que não podemos esquecer as oportunidades e investimentos que a SME tem feito para possibilitar o grande salto na qualidade da Educação Carioca. Educopédia, Cadernos de Apoio Pedagógico, cursos de atualização e formação, criação dos GECs e dos EDIs, prêmios de desempenho e de reconhecimento como o Prêmio Rioeduca, novos concursos para professores e pessoal de apoio, kits de material para os alunos e muito mais.

 

     Temos que reconhecer também a grande importância da comunicação direta estabelecida pelas redes sociais, principalmente com a Secretária de Educação Claudia Costin, assim como, com o Subsecretário de Projetos Estratégicos Rafael Parente.

 

 

      Que em 2012 possamos continuar a grande jornada para a transformação de uma Educação com mais qualidade para todos.

 

     Que possamos superar nossas metas e desafios em um 2012 repleto de paz, saúde, amor e alegria!

 

 

 FELIZ 2012!
 

 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/12/2011

Natal no EDI Ana Carolina Pacheco da Silva

Tags: 7ªcre.

 

 

O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva está localizado na Cidade de Deus e realizou sua festa natalina no dia 12 deste mês com grande alegria! Afinal, “é Natal , momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer a criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.” Com essas belas palavras, a Diretora Patrícia iniciou seu relato contando sobre a bela festa que encantou as crianças, transformando sonhos em realidade.

 

   A festa teve pula-pula, animador, bolo e a presença mais aguardada: Papai Noel, que distribuiu presentes para a criançada! O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva foi inaugurado há menos de um ano, em junho de 2011.O nome do EDI é uma homenagem à uma das doze crianças vítimas do massacre da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, ocorrido em 07 de abril de 2011.


   O Espaço de Desenvolvimento Infantil Ana Carolina Pacheco da Silva foi construído na antiga Praça Matusalém para atender a comunidade Luar de Prata inserida na Cidade de Deus, em Jacarepaguá.

 

NATAL NO EDI

A turma do Maternal I ,EI-41, com alunos com 2 anos e meio e a professora Elaine  com a agente auxiliar de creche Ormi

 

A turma do Maternal I,  EI-40,  com alunos de 2 anos e a equipe de animação do vereador do tio Carlos, a professora Tainara e a agente auxiliar de creche, Lúcia Helena

 

A turma do Maternal II de 3 anos brincando com a Diretora Patricia na cama elástica

 

A turma EI -20 com alunos de 4 anos, a professora Giselle e o convidado especial: Papai Noel 

 

 

 

ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

   
   O Espaço de Desenvolvimento Infantil é um modelo de atendimento à primeira infância da Secretaria Municipal de Educação que integra a creche e a pré escola em um mesmo espaço.Na unidade, as crianças são estimuladas a desenvolver desde pequenas a aprendizagem por meio da convivência permanente com livros, iniciando cada vez mais cedo o contato e o gosto pela leitura. O EDI foi construído também para atender as normas de acessibilidade com elevadores e ambientes amplos para as pessoas com mobilidade reduzida. Além de ser um espaço que contribui para a sustentabilidade de nosso planeta,reutilizando a água das chuvas nas descargas dos banheiros.

 

ESPAÇO FÍSICO

 


 

   O primeiro pavimento é composto de duas salas de atividades destinadas à Educação Infantil,modalidade pré- escola atendendo 50 alunos de 4 e 5 anos, sala da direção e secretaria, sala de amamentação, banheiros de professor, funcionário e portadores de necessidades especiais, lavanderia, refeitório e cozinha.Também temos dois solários sendo um em cada sala de atividade.


   No segundo pavimento temos: o berçário para atendimento aos alunos de 6 meses à 1 ano e 11meses, três salas de atividades para atendimento ao maternal I e II (alunos de 2 anos a 3 anos e 11 meses). Sendo que duas salas possuem banheiro integrado, o lactário, o fraldário, o almoxarifado e um solário.

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

O Projeto Político Pedagógico ainda está em construção, mas tem como tema : A Sustentabilidade e já apresenta objetivos:

• Propiciar ao aluno um ambiente rico em experiências ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social;
• Promover a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade;
• Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão: a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar;
• Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacitações e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde bem-estar;
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
demonstrando atitudes;
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
• Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação.

 

A EQUIPE DO EDI ANA CAROLINA DESEJA BOAS FESTAS!


 

    Da esquerda para a direita, a funcionária Wanda, a diretora Patricia  de gorro de natal,as agentes Márcia, Valéria e Andréa, a professora articuladora Simone, e a diretora adjunta Angela; na segunda fileira, da esquerda para a direita, a professora Giselle, os agentes Marivaldo e Márcia, Lúcia Helena,Luci, Flávia, a professora Elaine, a agente Cristiane, a professora Ariana, a agente Ormi e a professora Renata.

 

Parabenizamos a equipe do EDI Ana Carolina pelo ótimo trabalho desenvolvido!

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 


 

                                                                       

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 20/12/2011

Mês Especial na E.M.Escritora Clarice Lispector

Tags: 7ªcre.

 

 A E.M. Escritora Clarice Lispector está localizada no Rio das Pedras e atende cerca de 350 crianças da Educação Infantil. Dezembro é um mês marcante para a escola.Mês do aniversário da patronesse Clarice Lispector, criação da escola em 31 de dezembro de 2004, inauguração da Sala de Leitura Daniel Munduruku em dezembro de 2007 e claro, época de comemorações natalinas!


A patronesse Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 e faleceu em 9 de dezembro de 1977.Era contista, cronista e romancista de destaque na literatura brasileira, não é brasileira nata: nasceu na atual Ucrânia e veio para o Brasil ainda criança. Com 12 anos transfere-se do Recife onde morava até então para o Rio de Janeiro para cursar o secundário. Mas já escrevia antes disso: aos sete anos mandava contos ao semanário infantil. Sempre recusados. Ainda estudante escreve seu 1° romance (Perto do Coração Selvagem). Lispector tem uma prosa introspectiva e intimista, que explora o caráter do ser humano e os conflitos interiores, com um estilo dramático e irônico. Além de vários romances como A hora da Estrela e A Paixão segundo G.H., Clarice redigiu também contos.

 

OBRAS DE CLARICE LISPECTOR

 

 

  

HISTÓRIA DA ESCOLA

 

A Escola está completando 7 anos e tem como Projeto Político Pedagógico o tema “Semeando... Crescendo... Acontecendo...”.Teve seu trabalho reconhecido através do Prêmio Anual de Qualidade da Secretaria Municipal de Educação em 2010.Participou das Trocas de Experiências Bem Sucedidas da Educação Infantil (SME) com trabalhos selecionados em 2006,2007 e 2009 .

 

A sala de Leitura Daniel Munduruku foi inaugurada em dezembro de 2007 com a presença do autor em um momento de festa para a escola e comunidade. Daniel Munduruku nasceu em Belém, PA, filho do povo indígena Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, integrou o programa de pós-graduação em Antropologia Social na USP. Lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Entre outras atividades, participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.Escreve, principalmente, sobre a temática indígena.

 

A escola proporciona aos alunos momentos constantes de aprendizagem com alegria e garante aos pais, a participação freqüente em encontros diversos, favorecendo a parceria necessária para o bom desenvolvimento das crianças. A escola conta com um vasto acervo fotográfico e de vídeos de todos os projetos e atividades realizados na escola, sendo difícil selecionar os momentos mais marcantes . O espaço fica pequeno para tantos registros da trajetória da escola,sendo apenas uma pequena seleção diante da coletânea disponível .

 


 MOMENTOS MARCANTES

Exposição sobre a patronesse Clarice Lispector ( 2005)

 

Maratona de Histórias - Teatro apresentado pelos professores da Escola

 

Parceria com a Guarda Municipal em apresentações e palestras para a comunidade

 

Visita ao Museu do Açude em 2008

Caminhada Ecológica no Floresta Country Club com alunos e responsáveis em 2009

 

Atividades sobre a Obra de Tarsila do Amaral em 2010

 

 No ano de 2011, o eixo temático foi “ Cidadania em Diferentes Linguagens".Os principais objetivos foram:


.construir práticas em parceria com a comunidade, respeitando e acolhendo a diversidade;
.oportunizar o conhecimento do mundo , favorecendo o desenvolvimento e a formação das crianças;
. vivenciar a cidadania.

 

No decorrer deste ano também aconteceu o "Tempo de Ler" que buscou incentivar e despertar o gosto pela leitura através do contato prazeroso com a literatura.Acontecendo uma vez por semana ocorrendo apresentação para todos os alunos da escola.Para a comunidade, aconteceu o " Balaio de Histórias" com acervo  de livros doados que foram colocados à disposição para empréstimos.Mensalmente, os responsáveis se encontraram para falar de suas histórias, como um "sarau" literário.

Tempo de Ler: Atividades de Incentivo à Leitura

Natal

Apresentação Natalina em 2010 e 2011

 

Visite o blog da escola para saber mais:

www.semeamar.blogspot.com

Para saber mais sobre Daniel Munduruku:

http://danielmunduruku.blogspot.com/

 

 

 

Parabenizamos a equipe da escola pelo ótimo trabalho desenvolvido  e um parabéns especial para as diretoras Maristela e Eliete pelo profissionalismo e dedicação nesses 7 anos!

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share