A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Quinta-feira, 23/08/2012

Leitura e Escrita no Mês da Valorização da Paternidade

Tags: 1ªcre, projetos.

Agosto é o mês da Valorização da Paternidade e a Professora Beth Lopes, do CIEP 01.02.502 (Sambódromo- antigo setor 6), aproveitou o tema para trabalhar com sua turma de Educação Infantil a importância do afeto e amor da família. A professora também realizou atividades de leitura e escrita além de contação de histórias.

.
Projeto PAI - AFETO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

O tema “PAPAI” permeou boa parte dos movimentos realizados na turma da EI - 11, no mês de agosto. Histórias de pais amorosos, de avós, de adoção renderam muitas conversas, permitiram que as crianças colocassem suas ideias ao grupo, manifestassem sua história preferida. Os títulos dos livros foram registrados para identificação das palavras e dos títulos que possuíam mais e menos palavras em sua composição. Os nomes foram listados para identificação de vogais, contagem de suas letras, montagem do alfabetário e  cópias nos cadernos, que começaram a ser usados.

 


 

Os alunos da turma ouviram histórias e trabalharam os nomes dos pais, além de desenhar os homenageados do mês. As crianças e a professora confeccionaram a listagem dos livros, contaram as palavras de cada título e destacaram com  pintura cada uma delas. Também identificaram os que possuíam mais ou menos palavras. Os pequenos Identificaram e nomearam as vogais encontradas no nome do papai e até usaram o caderno para fazer trabalhinhos! A letra estava um capricho!!!

 


A turma da Professora Beth Lopes participou de atividades mil e de  descobertas incríveis! Eles criaram, brincaram, observaram, leram, escreveram e ouviram história. Foram momentos de riqueza, inspiração e superação. A professora Beth diz orgulhosa: “Ei -11 - Eita turminha boa!”

Fonte http://meusmovimentos.blogspot.com.br/


Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.



Contatos:

Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 20/08/2012

Senninha - Por um Mundo Sustentável

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

 A Creche Municipal Senninha está localizada no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, e atende crianças das turmas de Berçario, Maternal I e Maternal II. Durante os meses de junho e julho, a creche desenvolveu o projeto Senninha - Por um mundo sustentável.

 

 

Justificativa


         

Tendo em vista que a Educação Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, torna-se notória a necessidade da unidade abordar as questões que tangem a educação ambiental. A equipe de professores e educadores acreditam que não podem fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes dos seres humanos.

 

Desta forma, por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, o projeto “Senninha - Por um Mundo Sustentável” busca desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade.

 

Objetivo:


Desenvolver ações, no seio de toda a comunidade escolar, que viabilizem a construção de uma consciência de preservação ambiental, bem como a mudança de atitude frente ao meio ambiente, e que esteja voltada para a construção de valores de preservação, racionalidade e sustentabilidade.

 

 

Diretora Elnira  plantando com os pequenos da creche

 

Os educadores realizaram atividades com as crianças, dialogaram com as famílias, plantaram sementinhas com os pequenos, afinal os educadores sabem que devem contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental. 

 

Fonte: Blog da Creche Senninha

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos de sucesso
que sua escola realiza e publicaremos aqui.


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/08/2012

Claudia Miceli - Alfabetizadora Nota 10

Tags: 1ªcre, relatos.

No dia 09 de agosto, a 1ª Coordenadoria Regional de Educação realizou o encontro com diretores para assinarem o Pacto Carioca pela Alfabetização. Na cerimônia, recebeu também a Professora Claudia Miceli para contar sua experiência de trabalho. Claudia, uma das melhores alfabetizadoras do ano de 2010, falou para os presentes, o segredo do seu sucesso. Hoje, Claudia Miceli, compartilha com nossos leitores  um relato  sobre a arte, a delicadeza e os desafios de alfabetizar uma turma.

 

.

 

Claudia Miceli, atualmente trabalha na Escola Municipal Portugal
 
e também na Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto

 

"Nós, alfabetizadores, aliançamo-nos com as nossas crianças, com o objetivo de assegurar-lhes a apropriação da leitura e da escrita. Temos em nossas mãos, crianças em transformação, cheias de energia para absorver tudo o que lhes é apresentado. Alfabetizar é surpreendente, pois traz a novidade, o inesperado e a superação do grupo e do alfabetizador.

 


 

Alfabetizar é expandir a mente, é provocar reações e principalmente retirar o pensamento estagnado em função do "novo”. É ter a convicção de sua função social: preparamos cidadãos e não apenas pessoas que decifram o código linguístico.


Como alfabetizadores, precisamos exercer a sensibilidade, a paciência, a observação, a sondagem das necessidades do grupo, para então exercer com êxito o comando da autoridade adulta, tendo sempre como base o laço afetivo, a generosidade e a amizade.


Afirmo que no contexto alfabetizador, a rotina é fundamental para a segurança e direção da criança. No ano inicial, a rotina promove a organização de suas emoções e de seu aprendizado. Parto do princípio que a sala de aula precisa ser um lugar agradável, atrativo, prazeroso, onde as crianças encontrem referências, identificação e possam se apropriar do espaço alfabetizador.


Preparar alfabetários com temas admirados por eles, jogos, literatura, música, sucata... objetivando o desenvolvimento da criatividade através de trabalhos manuais. A leitura e a escrita, tão importantes no ano inicial, caminham juntas com a criatividade, pois é preciso deixar a criança livre para que ela construa as “suas” bases da leitura e da escrita.


O alcance de um grupo alfabetizado consiste na construção progressiva e contínua de uma alfabetização aliada ao trabalho, à seriedade e ao comprometimento do professor. Alfabetizar é compreender que cada criança é única e segue um caminho que é só seu. Aliando a prática aos elementos pedagógicos, a alfabetização será consolidada. Nesse caminho, o ideal nem sempre corresponde ao real. Surge, então, a famosa pergunta: O que fazer quando o grupo a ser trabalhado não segue os paradigmas de uma turma ideal? Simplesmente devemos aprender a trabalhar com a realidade que nos é apresentada e fazer o esforço necessário para que seja alcançado o padrão de turma ideal que todos nós alfabetizadores buscamos.


O centro do nosso trabalho alfabetizador sempre será a criança, indiscutivelmente, nunca devemos deixá-la falando sozinha, pois ao ouvi-la teremos a oportunidade de adquirir informações vitais para a eficácia da alfabetização e estabeleceremos uma ligação de confiança, admiração e respeito.


Alfabetizar  também é renunciar nosso "ego profissional", revendo métodos, manias e fórmulas. Não somos mágicos, soberanos, insuperáveis. Precisamos aprender a ensinar, todos os dias. Alfabetizar não é mágica, não é um pacote pronto, é trabalho e caminhada.”

 

A equipe Rioeduca parabeniza a professora Cláudia pelo excelente trabalho que desenvolve e que inspira a tantos outros professores!

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos de sucesso
que sua escola realiza e publicaremos aqui.

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 



 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 13/08/2012

Educação de Qualidade na E. M. Marechal Espiridião Rosas

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas fica localizada no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, dentro da vila militar que pertence ao Arsenal de Guerra. Esse nome foi dado em homenagem ao Marechal Espiridião Rosas, que foi professor durante algum tempo no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Foi inaugurada no dia 19 de abril de 1942, para atender os filhos de militares da época. Hoje, além dos filhos de militares, a unidade recebe também toda comunidade do Caju. O Rioeduca mostra, nesta publicação, alguns dos trabalhos desta escola de qualidade.

 

 

CINE BR

 

O   BAIRRO EDUCADOR,  em parceria com o projeto "CINE BR",  trouxe para a Marechal Espiridião Rosas uma estrutura de cinema itinerante com a exibição do filme "RIO"    para todos os alunos vivenciarem a experiência de estar em um cinema de vedade. A ordem foi : Luz, Câmera, Ação com muita pipoca e diversão!

 

Cuidados com a Saúde Bucal


Em parceria com o Posto de Saúde do Caju, a unidade vem realizando um trabalho preventivo de saúde. O tema atual é  Saúde Bucal com esclarecimentos sobre a importância de uma boa escovação.

 

 

Reunião de Responsáveis e Culminância do Projeto Água

 

No dia quatro de agosto, a escola realizou a segunda Reunião de Responsáveis. A equipe aproveitou a ocasião para a Culminância do Projeto Água, tema este que foi abordado na escola, durante os meses anteriores, através de palestras, vídeos e outras atividades diversas.  Esse encontro entre alunos, pais e professores foi um verdadeiro sucesso!

 

 

Fonte: Blog da E. M.  Marechal Espiridião Rosas

 

Para ver mais projetos de qualidade da Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, clique AQUI.

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos de sucesso
que sua escola realiza e publicaremos aqui.


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share