A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Quinta-feira, 09/08/2012

Família e Escola - Parceria de Sucesso

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal João de Camargo está situada à Rua Ricardo Machado, nº 633, em São Cristóvão e atende  25 turmas, divididas em dois turnos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Trabalha sempre na ação voltada para a construção de valores, pautada no diálogo e integração entre todos os segmentos da Escola, em prol de seu objetivo maior que é garantir uma educação de qualidade para todos. No último sábado, dia 04 de agosto, a unidade recebeu as famílias para a segunda Reunião de Responsáveis do ano de 2012.

 

 

A equipe gestora da Escola Municipal João de Camargo acredita que a Reunião de Responsáveis é uma ótima oportunidade para o diálogo e construção do trabalho junto às famílias. A escola preparou uma bela reunião para os responsáveis .


Assim que os pais entravam na escola, deparavam-se com mensagem de Paulo Freire, que convocava  as famílias para uma participação efetiva na vida escolar de seus filhos. Também foram apresentados aos presentes, slides com o texto de Paulo Freire  "A Escola é...", cujas imagens mostraram o cotidiano da unidade e a dedicação e compromisso de todos em fazê-la um lugar de relações, de trocas de experiências e afetividade.

 

 

A equipe gestora, bem como os professores presentes conversaram com os pais sobre a importância do acompanhamento dos estudos das crianças em casa, formando hábitos tais como estabelecer um horário para realizarem as tarefas de casa, evitar a ausência na escola desnecessariamente, além de orientar sobre o uso e o cuidado com o material escolar.


Também foram esclarecidos vários assuntos: o PIC (Primeira Infância Completa), o cumprimento das condicionalidades para a continuidade da participação do Programa Cartão Família Carioca, o uso do Rio Card e, especialmente, o PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÃO, reforçando a necessidade da parceria pais/escola para o sucesso na aprendizagem das crianças.

 

Professores e responsáveis ficaram muito felizes com o sucesso do encontro.

 

Fonte:  Blog da Escola Municipal João de Camargo

 


Envie para o Rioeduca.net os trabalhos de sucesso
que sua escola realiza e publicaremos aqui.



Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 06/08/2012

Cordel da Central

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A professora Martha, do GEC Rivadávia Correa, compartilhou com o Rioeduca e com todos os nossos leitores o sucesso do premiado projeto “Central de Leitores”, concurso promovido pelo instituto C&A e FNLIJ.

 

 

 

Dia 17 de julho, o GEC realizou o “Cordel da Central”, evento que, além de enaltecer a irreverente arte da literatura de cordel, celebrou os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o escritor Ariano Suassuna e o nordeste, de um modo geral, foram os homenageados neste ano na Maratona da rede.

 

Foi uma belíssima manhã e, contrariando o Climatempo que previa chuva neste dia, fez sol no Cordel da Central!

 

A unidade contou com a ilustríssima presença da escritora Laura Sandroni, consultora no projeto, que vibrou com a festa literária e até fez uma participação no coral dos professores do GEC Rivadávia Corrêa que cantou “Asa Branca”, do nosso rei do baião.

 

Também esteve por lá a grande escritora Sandra Lopes, nossa colega da rede, que nos brindou com o comovente relato da criação do seu livro “Cordel da Candelária”. Todos se sentiram muito honrados com a presença do presidente da Academia Brasileira de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, que fez uma belíssima apresentação que prendeu a atenção de todos e deu uma verdadeira aula sobre este tipo de literatura que cada vez mais tem atraído leitores, pura poesia.

 

Alguns alunos encenaram um trecho do “Auto da Compadecida”, e também realizaram o famoso Sarau do GEC, com diversas pessoas lendo cordéis e, mais uma vez, fizemos o Escambo Literário onde puderam proporcionar a troca de livros entre os participantes.

 

Alunos fizeram distribuição de livros na praça, cumprindo assim, mais uma vez, o objetivo maior do projeto, que é levar a escola até a comunidade e proporcionar um maior número de pessoas com acesso à leitura.

 

 

 

 

A professora Martha e toda equipe do GEC agradecem a todos que, de alguma forma, se envolveram no evento, que tem sido a contribuição da unidade em uma ação maior que é o “Rio, uma cidade de leitores”.

 

Com o sucesso do projeto, temos a certeza de que o Rio de Janeiro continua lendo.
Que venha o próximo! 

 

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos de sucesso
que sua escola realiza e publicaremos aqui.

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 02/08/2012

Dengue... Aqui Não!

Tags: 1ªcre, projetos.

As creches, bem como as unidades escolares realizam um papel social muito importante, pois permitem o diálogo, troca de ideias e mobilização da comunidade para ações preventivas na questão da saúde da população.

 

 

Professores e profissionais da educação da Creche Municipal Espaço Livre da Criança já sabem que a maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer, e que para isso acontecer é necessário acabar com os criadouros onde o Aedes aegypti se desenvolve. Desta forma, para divulgar ainda mais este conhecimento e consequentemente diminuir o número de pessoas doentes na comunidade, a creche formou parceria com os Agentes de Vigilância em Saúde a fim de unir forças no combate contra a dengue.

 

Os agentes de vigilância em saúde da equipe SVAS 1.0, com o objetivo de informar as formas de prevenir a proliferação do mosquito da dengue, foram à Creche Espaço Livre da Criança fazer uma apresentação teatral para que de maneira lúdica e clara o público infantil pudesse compreender a gravidade da dengue.

 

.

As crianças adoraram a apresentação e todos prestaram muita atenção, pois já tinham conhecimento prévio do assunto que a todo momento precisamos abordar.

 

Confira no Blog educacional da creche, o vídeo com o teatro realizado pelos agentes de liderança. Clique AQUI para apreciar de perto o belo trabalho desenvolvido pela equipe da CM Espaço livre da Criança.

 

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos de sucesso

que sua escola realiza , e publicaremos aqui.

 


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/07/2012

As Olimpíadas de Londres e o GEC Rivadávia Côrrea

Tags: 1ªcre, projetos.

O GEC Rivadávia Corrêa comemora a seleção dos desenhos produzidos pelos alunos da unidade para decorar o ambiente e estimular ainda mais os jovens atletas brasileiros que participam das Olimpiadas 2012, de Londres.

 

 

 

 

Os Jogos Olímpicos de 2012, oficialmente Jogos da XXX Olimpíada, são os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, que se realizarão entre 29 de agosto e 9 de setembro. Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e1948 (Wikipedia). Ao todo, 204 nações estarão presentes nas Olimpíadas de Londres disputando medalhas em 36 modalidades esportivas.

 

 

 

 

 

Foi com muito orgulho, que os alunos do Ginásio Experimental Carioca desenvolveram um lindo video a partir de desenhos que produziram para o concurso de imagens do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Os melhores desenhos viajaram para Londres e ornamentam o Ginásio Crystal onde os esportistas brasileiros treinam durante as Olimpiadas.

 

No vídeo, foram incluídos todos os desenhos que participaram na nossa escola, além de fotos dos alunos nas aulas de Educação física, com o professor Mauro Ribas, praticando diversas modalidades esportivas e participando dos famosos treinos de Voley, aos sábados. Esta prática  que já está entrando para história do Ginásio, e acontece pela dedicação do Professor Mauro Ribas, e presença dos alunos interessados em se aprimorar nesse esporte!

 


A Comunidade do GEC Rivadávia ficou ainda mais orgulhosa ao ler a notícia publicada no Jornal O Globo de 16 de julho, sobre as produções dos alunos. Confira:

 

“ A casa é grande, ainda tem poucos moradores, mas já tem cheirinho familiar. A partir desta segunda-feira, o silêncio no centro de treinamento do Brasil, em Londres, vai sendo quebrado. A saltadora Keila Costa e o nadador Marcelo Chierigini foram os primeiros atletas a chegar ao Crystal Palace. Durante a visita guiada para a imprensa, enquanto ela dormia num dos quartos que servem como alojamento e estão enfeitados com desenhos enviados por crianças de escolas municipais do Rio, Marcelo provava e aprovava a comida da chef Roberta Sudbrack, no refeitório. Na saída, o calouro olímpico deixou sua assinatura na enorme bandeira brasileira que enfeita o local.”

 

Assista ao vídeo com as obras realizadas pelos alunos do GEC e

aproveite para compartilhar e comentar o que achou.

 

 

 

Confira os blogs do GEC Rivadávia Côrrea

http://gecrivacorrea.blogspot.com.br
http://artescolapublica.blogspot.com.br/search/label/Esportes

 

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos que sua escola realiza sobre os Jogos Olimpicos de 2012, e publicaremos aqui.

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share