A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Quinta-feira, 26/07/2012

Rodas de Leitura na C. M. Homero José dos Santos

Tags: 1ªcre, projetos.


 A Creche Municipal Homero Jose, localizada na Mangueira, tem como compromisso em seu projeto pedagógico formar pequenos leitores e envolver toda a comunidade no encantado  mundo da leitura. 

 

 

     “Se você quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim:  suave e docemente - que se despertam consciências.”

 

A equipe da creche reconhece que um dos papeis fundamentais da creche é iniciar os pequeninos no processo de aquisição da leitura. Desta forma, criaram um espaço coletivo de leitura para que as crianças pudessem experimentar, explorar, cuidar e guardar os livros.

 


As visitas ao cantinho da leitura são feitas todos os dias. As professoras (PEIs) trazem cinco crianças por vez, e têm a oportunidade de ouvir e contar histórias, além de conhecer os autores e ilustradores, etc.

 

 

Para a gestora Aline, o livro é um dos principais mediadores de uma história. Abrir um livro é começar a sonhar, imaginar, associar e elaborar fatos da realidade. As histórias contadas às crianças alimentam a emoção e a imaginação, possibilitam a auto-identificação e contribui para que a criança entenda algumas situações desagradáveis, bem como a auxilia a resolver conflitos.

 

Rodas de Leitura

 

Na Creche Municipal Homero José, as Rodas de Leitura mensais começam sempre com uma contação de história ou leitura de poesia, onde participam os responsáveis e crianças.

 


 

 

Nesse momento, as educadoras têm a oportunidade de conversar sobre o trabalho desenvolvido com as crianças e trocam experiências sobre o que ainda será realizado com os pequenos. Os encontros têm sido muito gratificantes e mostram o quanto é significativa a presença das famílias no ambiente da creche.

 

Professores, enviem o seus projeto de sucesso para o Rioeduca.net

e teremos grande alegria em publicar!

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

        

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/07/2012

Festa Cultural na C. M. Eduardo Moreira

Tags: 1ªcre, projetos, eventos.

A Creche Municipal Eduardo Moreira está localizada na Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro, e preparou para as crianças e para a comunidade uma linda Festa Cultural, na qual todos os que participaram, puderam aprender um pouco mais a respeito da cultura popular brasileira.

 

 

A equipe da creche valoriza a Festa Cultural, pois esta promove situações de aprendizagem aos pequenos da creche. Ele tem a possibilidade e a oportunidade de pesquisar com as educadoras e com seus responsáveis sobre temas importantes. Enquanto se prepara a festa, as crianças levantam hipóteses sobre os temas, fazem registros do que vivenciam, além de montarem materiais para serem expostos à comunidade escolar.

 

A mostra cultural contou com a exposição dos trabalhos realizados pelas turminhas ao longo do primeiro semestre de 2012. Claro que a festa contou também com deliciosos quitutes que caracterizam a culinária brasileira. Os participantes puderam saborear angu à baiana, mocotó, churrasquinho, carne seca com aipim, feijão amigo e doces típicos. As crianças, certamente, adquiriram novas experiencias e novos conhecimentos sobre nossa rica cultura.

 

A gestora relata sua emoção ao ver o trabalho de união de toda a equipe. Elementos simples como pedaços de papel, retalhos, madeiras, latas foram transformados em alegria. A Festa Cultural foi um momento privilegiado sob o aspecto educativo e pela confraternização, na qual as famílias brincaram juntas, e os amigos se divertiram.

 

Houve um momento para premiação de representantes regionais entre as crianças, e danças típicas que ajudaram a enriquecer o evento.


A Comunidade da creche gostou tanto que já esta esperando pela próxima comemoração!

 

Se sua escola realizou uma linda festa cultural, envie para o Rioeduca.net para os contatos abaixo e publicaremos seu evento.

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/07/2012

Talento e Beleza no FECEM 2012 - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos.

FECEM é o tradicional Festival da Canção Das Escolas Municipais que acontece todos os anos na rede municipal do Rio de Janeiro, e que se caracteriza como mostra e divulgação da produção musical dos alunos das nossas escolas. Este é um espaço de incentivo à criação local, que prestigia a expressão de idéias, favorecendo a experiência do fazer musical, que pode ser a composição ou a interpretação da música.

 

 

Este ano, os alunos participam do XXIV FECEM, e a etapa regional da 1ª Coordenadoria Regional de Educação aconteceu dia 27 de junho, no teatro Carlos Gomes. O evento foi apresentado pelo professor José Luiz Pinheiro e pela professora Heloisa Helena.

 

 


A plateia do teatro ficou lotada com professores e com alunos, que estavam muito entusiasmados. Comemorando o 24º aniversário, o FECEM renova o surgimento de novos talentos e marca a vida dos alunos que participam.

 

As músicas Premiadas

 

1º Lugar:

Sanfoneiro do Sertão (N. A. Av. dos Desfiles)

2º Lugar:

Lindo Sonho (GEC Rivadávia Corrêa)


3º Lugar:

Cansei de Esperar (E. M. General Mitre)

 

 

No final do evento, os alunos receberam uma surpresa, com uma apresentação de dança da Cia Jovem Dançar a Vida.

 

O Rioeduca parabeniza a todos os alunos pelo empenho e dedicação que fizeram do FECEM 2012 um evento mais que belo e especial. 

 

Fonte: http://cre01.blogspot.com.br/

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/07/2012

Sustentabilidade na Educação Infantil

Tags: 1ªcre, projetos.

Na semana da  Rio + 20,  A Creche Municipal Sonho Infanil desenvolveu com mais ênfase temas como Sustentabilidade,, Meio Ambiente, Reciclagem e Energia Limpa. Gestores e educadores acreditam que transmitir noções de sustentabilidade para crianças , gerará cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, e os pequenos podem contribuir!

 

 

As crianças do Maternal II, produziram com o auxílio da Professora Janaína, um cartaz sobre a beleza natural do Rio de Janeiro, enfatizando que apesar de morarmos em uma grande cidade, temos muito verde e belezas naturais. A professora enfatizou que apesar de morarmos em uma grande cidade, temos muitas áreas verdes, e que temos o dever de conservar a natureza que temos. Para isso, é necessário que cada cidadão mantenha hábitos saudáveis, como coleta seletiva, a importância de se preservar a natureza e como utilizar os recursos naturais e minerais de forma responsável.Em homenagem ao Rio +20, a creche realizou o plantio do Pau Brasil, que representa nossas florestas e riquezas naturais.

 


As crianças do Maternal I produziram uma linda arte com a ajuda da professora Suyanne. Elas fizeram a releitura d o mundo, com todos abraçando-o e cuidando melhor dele. Os pequenos conversaram sobre a importância do planeta terra, e a importância de cuidarmos dele com muito amor.


A professora Bruna , reuniu as crianças do Berçario e produziram um trabalho criativo e muito bonito! Primeiro, elas pesquisaram e escolheram figuras que retratavam a  Rio +20, bem como imagens e notícias sobre sustentabilidade. Depois, marcaram com suas pequenas mãos o entorno de todo o cartaz.

 

 


"AS CRIANÇAS SÃO O FUTURO DE NOSSO PAÍS E PRECISAM APRENDER DESDE CEDO SOBRE A PRESERVAÇÃO DO PLANETA. ISSO É O DEVER DE TODOS NÓS!"

Claudia, Gestora da Creche Municipal Sonho Infantil

 

Contatos:

Rute Albanita

Representante Rioeduca.net da 1ªCRE

ruteferreira@rioeduca.net

Twitter: @Rute_Albanita

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share