A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Quinta-feira, 12/07/2012

Frutas - Um Projeto Delicioso!

Tags: 1ªcre, projetos.


A Creche Municipal Espaço livre da Criança, localizada no Estácio, desenvolveu com os pequenos, o projeto “Frutas”, no qual apresenta a importância destes alimentos para um crescimento saudável.

 

 

A Creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.

 

Projeto : Frutas

 

A Espaço Livre da Criança ratifica este conceito com objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância das frutas na alimentação e identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos. O desenvolvimento do projeto foi realizado em cinco momentos.

 


1º momento - as crianças ouviram histórias que envolviam frutas;
2º momento - Os pequenos brincaram com as frutinhas de plástico;
3º momento - Meninos e meninas cheiraram... apalparam e observaram cores, formas e texturas nas frutas "de verdade";
4º momento - As crianças provaram as frutas separadamente, uma a uma;
5º momento -Todas as frutas foram colocadas  juntas, em pratinhos individuais e os pequenos escolheram quais iriam comer.

 

As Frutas utilizadas na atividade foram: pêssego, ameixa, carambola, kiwi, uva, caqui, carambola, morango, melancia, pera, maçã, laranja, limão, mamão e manga.

 


Toda equipe da creche ficou satisfeita com o resultado, afinal todas as crianças provaram de todas as frutas que foram oferecidas. Foi um sucesso!!!

 

Fonte:  http://felizespaco.blogspot.com.br/

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rute Albanita Ver Comentários (18)

Segunda-feira, 09/07/2012

Floriano Peixoto - 90 Anos Dedicados à Educação

Tags: 1ªcre, projetos.

Vinte e nove de junho foi um dia mais que especial para a Educação Carioca e ainda mais para a Comunidade da Escola Municipal Floriano Peixoto. Essa alegria se deve à comemoração de 90 anos, dedicados à Educação. Uma história marcada por amor, trabalho e educação de qualidade.

 

 

A escola possui atualmente o registro de sua inauguração em folhetins da época: O folhetim "O Malho", de 8 de julho de 1922 (na imagem abaixo) noticia a Inauguração da escola com foto da época. Além deste, também encontramos fotos da Escola Municipal Floriano Peixoto no folhetim "Careta", de 11 de julho de 1925.

 

 

 

Professores e alunos relataram que estão  agradecidos ao professor/pesquisador Marcio Brigeiro da E. M. Gonçalves Dias, que forneceu os materiais históricos citados. As imagens foram coletadas na Biblioteca Nacional e ajudou a resgatar o Hino da Escola Floriano Peixoto, de composição de Ernesto Nazareth e Letra de Maria Mercêdes Mendes Teixeira em 1922.

 

Parabéns a todos os professores, profissionais, alunos e familiares que passaram pela E. M. Floriano Peixoto e que construíram esta linda história de educação. 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 05/07/2012

Jogos Estudantis na Escola Municipal Canadá

Tags: 1ªcre, projetos.

Localizada no Morro do São Carlos (rua São Carlos, 181, Estácio/RJ), a Escola Municipal Canadá foi fundada na década de 20, com o nome Rio Grande do Norte. Em 1944, a escola recebeu o nome atual. HOje, ela atua como  Escola do Amanhã e atende alunos da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental. Alunos e professores estão orgulhosos por terem participado no mês de junho dos Jogos Estudantis no Maracanãzinho.

 

 

Os Jogos Estudantis da rede pública são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que tem como objetivo proporcionar anualmente aos alunos um espaço para desenvolverem melhor sua independência, respeito, cooperação e responsabilidade. Além disso, professores e alunos tem nesse evento uma grande oportunidade de se integrarem ainda mais.

 

No dia 31 de maio a Escola Municipal Canadá participou da abertura dos Jogos Estudantis, que ocorreu no Maracanãzinho, com diversas apresentações de alunos da rede pública. Os alunos da Canadá foram acompanhados pelo professor Flávio, de Educação Física.

 

 

 

 

“A Educação Física pode promover uma educação
esportiva orientada em que se privilegiem os encontros, o divertimento, a
camaradagem e a promoção de saúde.” Bracht.

 

 

Os Jogos Estudantis são muito importantes para os alunos, afinal, competir é um estímulo para que cada um deles alcance sua meta. É uma oportunidade para que a crianças percebam a importância da disciplina, da dedicação e do aprimoramento.

 

A equipe de professores da Escola Municipal Canadá acredita que competição e cooperação juntas podem fornecer um leque gigante de aprendizado aos alunos, além de formar cidadãos através de uma atividade e lúdica.

 

Acompanhe as notícias da Escola Municipal Canadá clicando AQUI.

 

.
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 02/07/2012

Feira da Sustentabilidade

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Feira de Sustentabilidade da Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo, localizada na Ilha de Paquetá, foi um sucesso ! As crianças ficaram encantadas com a própria produção e a dos colegas. Todas as turmas prepararam trabalhos para serem expostos, tudo com muita responsabilidade e criatividade.

 

 

 

A escola contou com a visita do Senhor Claudinho, membro da comunidade, que demonstrou como fazer sabão com óleo de cozinha usado. As crianças também ficaram entusiasmadas com o Senhor Coelho, responsável de aluno, que demonstrou como aquecer a água do chuveiro com canos e garrafa pet.

 

 

Turmas em Ação - Pensando Sustentabilidade

 

Vários assuntos foram apresentados procurando priorizar a comunidade escolar, que é tão ímpar, em relação aos outros bairros da cidade do Rio de Janeiro. As turmas EI 10 e EI-20 trabalharam a água, demonstrando o uso da água da chuva que cai na calha para ser utilizada no uso doméstico. A turma EI 11 mostrou a bicicleta como meio de transporte não poluente.

 

 

As turmas de 1101 e 1502 fizeram brinquedos com material reciclável, a turma 1102 fez a coleta seletiva. As turmas 1201 e 1202 capricharam na confeccão de um caderno de receitas alternativas, mostrando como podemos usar as partes dos alimentos que normalmente jogamos fora, como cascas e sementes. Para enriquecer ainda mais os trabalhos realizados, as turmas 1301 e 1302 mostraram o lixo e as conseqüências dele para o meio ambiente, inclusive em relação à nossa escola e às nossas praias. Finalizando, as turmas 1401 e 1402 fizeram a horta vertical e a turma 1501 fez trabalhos sobre o mangue, visto termos em nossa ilha um resquício na praia do Catimbal, dentro do Preventório.

 

Sala de Leitura e Sala de Recursos

 

 

A Sala de Recursos participou da feira fazendo brinquedos reciclados. A Sala de Leitura, através de histórias sobre o tema, confeccionou vários trabalhos artísticos com alunos de todas as turmas e enfeitou todos os ambientes.

 

Durante a feira, um telão projetou filmes sobre vários assuntos que tinham como tema o meio ambiente e também o clip da música Planeta Água, do Guilherme Arantes, música que não podia faltar! 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share