A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Quinta-feira, 28/06/2012

Cartilha da Sustentabilidade na E. M. João de Camargo

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A conscientização sobre o cuidado com o Meio Ambiente é um dos objetivos do Projeto Político Pedagógio da Escola Municipal João de Camargo. Foi com grande entusiasmo que a comunidade escolar se reuniu no Auditório da unidade para a cerimônia de entrega da "Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta".

 

 

A Direção da Escola, professores, alunos, representantes do CEC e Grêmio fizeram deste evento mais um momento de reflexão a respeito dos cuidados que todos devem ter com o Meio Ambiente no nosso dia a dia.

 

 

O mascote da escola, João Amigão, também estava presente para lembrar a todos a importância da prática dos 3 Rs. O Professor André apresentou os trabalhos com sucata que seus alunos fizeram, pontuando a importância da reciclagem. Estes trabalhos farão parte da exposição comemorativa pelo aniversário da UE cujo tema é "JC CUIDANDO DO PLANETA". A professora Ana Lucia relembrou o significado dos 3 Rs. Em seguida, o professor André e Maria Luíza, representantes dos funcionários no CEC, demonstraram como brincar com o Vai e Vem, confeccionado com garrafas pet.

 

 

As Cartilhas foram distribuídas aos alunos que demonstraram muito entusiasmo com o material. Certamente, é um material que veio ao encontro da nossa proposta de conscientização dos alunos por um mundo melhor.

 

Fonte: Blog da Escola Municipal João de Camargo

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/06/2012

GEC Rivadávia Corrêa em Ação na Rio +20 - Pier Mauá

Tags: 1ªcre, projetos.


Dia 13 de junho, os alunos do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa apresentaram trabalhos e produções na FEMACT RIO +20 ( Feira de Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia do RIO+20). O objetivo é incentivar o jovem a se colocar no papel de protagonista diante dos presentes acontecimentos na área de meio ambiente, ciência e tecnologia.

 


 

Exposição 1: Passeios em Habitats Naturais do Rio de Janeiro (Professor Ricardo)

 

A exposição foi realizada com a produção que os alunos fizeram a partir de fotografias feitas no passeio coordenado pelo professor Ricardo. Os alunos foram ao Pão de Açúcar fazendo um trilha e de lá do alto fotografaram e desenharam a cidade. O resultado ficou muito bom e foi aprimorado com a ajuda da coordenadora Renata Ricoca.

 

 

 

Exposição 2: O Abapuru Carioca (Professora Janete Martins Bloise)

 

O Abapuru Carioca foi uma releitura da obra da Tarsila do Amaral. Segundo nos relatou a professora Janete,  Abapuru em tupi-guarani significa o homem que come.  “Conhecemos o movimento antropofágico na exposição do CCBB desse ano sobre a Tarsila e cada aluno do 7o. ano criou um "Homem que come ",  deglutindo a cultura carioca a seu modo. Surgiram meninos que comem música, meninas que comem livros, outros que comem a paisagem carioca, e ainda usamos o colorido de Homero Brito para dar esse tom bem brasileiro aos trabalhos. Usamos a técnica do desenho, colagem, scanner para juntar ou espelhar trabalhos.” contou a professora Janete.

 

 


 

Estes trabalhos foram expostos na mostra de escolas da Rio + 20 - Pier Mauá, e apresentado para um público interessado em nossa cultura.

 

 

Na exposição, os alunos também visitaram outros standes, experimentaram roupas de materiais recicláveis e tiraram muitas fotografias!  

 

Fonte: Arte na Escola Pública

Blog do GEC Experimental Rivadávia Corrêa

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/06/2012

Educação Ambiental na E. M. Floriano Peixoto

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A equipe de professores da Escola Municipal Floriano Peixoto acredita que Sustentabilidade é um tema que sempre deve ser trabalhado com todos os alunos . Desta forma, a escola se preocupa em realizar projetos que tenham como objetivo  desenvolver e ensinar aos pequenos cidadãos a importância de  cuidar e proteger o planeta.

 

 

Baseado no livro "Educação Ambiental", adotado pelas turmas de 5° ano, da E. M. Floriano Peixoto, sob orientação da professora Alice Patrício, as turmas 1501 e 1502 desenvoveram o Projeto "Estrada para a Cidadania"  e produziram na sala de aula diversas atividades voltadas para a conscientização e desenvolvimento da educação ambiental. Como resultado, o lixo deu lugar à reciclagem, que teve como objetivo a construção de bonecos de materiais recicláveis que concorreram ao título de Mascote da turma. 

 

A culminância do projeto aconteceu dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a campanha "Ajudando a Quinta da Boa Vista". Nesta Campanha,  os alunos promoveram um dia de coleta de lixo no Parque da Quinta da Boa Vista.  Depois da tarefa cumprida, as turmas foram visitar o evento "Green Nation Fest" e participaram de oficinas de construção de fantoches de dedo, adoção de árvores, pedalando com energia e assistiram aos vídeos sensoriais sobre as queimadas, degelo e inundaçõesO evento foi considerado pela comunidade escolar  uma ótima oportunidade de reforçar para todos que o lixo prejudica o meio ambiente, os animais e as pessoas e que,  por isso,  precisa ser reciclado e ter o descarte correto.

 

 

 

 

Rio +20 na E. M Floriano Peixoto

 

Diretores, professores e alunos da E. M Floriano Peixoto acompanham de perto todas as notícias da Rio +20. Além disso, realizam atividades que mostram a importância de se preocupar com o presente e o futuro do planeta.

 

 A comunidade da escola também está ativa nos projetos voltados para Sustentabilidade. Assim, diante de todos os alunos, a diretora da escola, professora Otilia Miller, repassou à avó, Zulmira Costa, responsável pela aluna Amélia da turma 1401, uma muda de Mata Atlântica, doada pela Prefeitura/CEDAE, que  prontamente foi replantada nos jardins da escola, com ajuda das crianças.

 

 

A ação da avó Zulmira, responsável pelo plantio e cuidados dos jardins da escola, e também Amiga da Escola, é um exemplo para as crianças e adultos. Sua atitude demonstra que cada um de nós pode fazer um pouquinho pelo nosso planeta . A escola agradeceu pela lição e pela beleza que ficou nos jardins, antes um espaço vazio e sem vida.


O Rio educa parabeniza a Escola Floriano Peixoto pelo exemplo que dá a toda a comunidade pois com estas importantes atitudes , ensina que devemos respeitar o meio ambiente e   cuidar das gerações futuras.
 

 

Fonte: Jornal da Floriano

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/06/2012

Formatura do PEJA da E. M. Tia Ciata

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

O PEJA é  a Educação de  Jovens e Adultos - uma modalidade de ensino voltada para aqueles que, por motivos diversos,  não puderam  completar seus estudos.  Com o objetivo de enfrentar este desafio, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro vem construindo, em parceria com os diretores e  professores da rede, ações voltadas para a fortificação de uma política de educação de jovens pautada nos eixos de aumento de escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

 

A equipe de professores da Escola Municipal Tia Ciata está orgulhosa, pois aconteceu a primeira formatura da Turma de Peja de sua unidade. A Professora  Alessandra Souza escreveu um relato  contando como foi a  formatura. O Rioeduca tem a honra de compartilhar com os leitores  as palvras emocionadas de Alessandra:

 

 

 

"A conquista do diploma de conclusão do Ensino Fundamental ganha maior relevância no âmbito da EJA, já que o alunado, em sua maior parte, é formado por pessoas que, de alguma forma, acabaram por excluídas do ensino regular. Daí o desafio em não reproduzir modelos discriminatórios e articular os saberes construídos em outros espaços.

 


Além disso, como ressaltou a aluna Bianca Viteli em seu discurso de formatura, estudar à noite, após um longo dia de trabalho, exige dose extra de esforço, já que a ideia de desistência e o fantasma do fracasso surgem a cada obstáculo.

 


E para manter os estudantes nessa luta  é imprescindível o papel do professor, apoiando, mediando, mostrando a aprendizagem formal como um caminho possível. Nesse particular, a equipe de docentes da E. M. Tia Ciata tem grande expertise, pois atua no ramo há muitos anos.

 


Sob este aspecto e com base no estudo citado, percebe-se a necessidade de um olhar especial sobre os PEJA e a importância de sua expansão, encarando-se a Educação como meio de diminuição da desigualdade social.

 


A turma 164-3/2012 foi a primeira a concluir o PEJA da E. M. Tia Ciata, inaugurado nesse ano. Por isso, a vitória desses alunos tem sabor ainda mais especial. De qualquer forma, como bem destacado pelo paraninfo da turma, Prof. José Fernando Napoleão, esta foi apenas uma etapa concluída: em cerca de 3 anos aguardamos notícias ainda melhores: a de conclusão do Ensino Médio e, porque não, de ingresso no Curso Superior."

 

 

 

O Rioeduca parabeniza os  formandos da turma 164-3/2012

por mais esta conquista:


 Alexandre Timoteo da Silva,

Bianca Viteli Moreira,

Catia Firmino dos Santos,

Kevyn da Silva Schimidt,

Lincoln Cesar Lins de Mesquita,

Luiz Claudio dos Santos,

Marcelo Moreno Ferreira,

Maria Rosivânia de Sousa Carvalho,

Maricélia Monteiro de Oliveira,

Marilene Lopes Rocha,

Pablo de Oliveira Sousa,

Thayná Frazão Cardoso 

Leandro Machado Pinheiro

 

 

 

A equipe Rioeduca deseja a todos os formandos

muito sucesso e novas conquistas!

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share