A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Quinta-feira, 31/05/2012

GEC Rivadávia Corrêa- Educação Integral

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A gestora Bárbara Portilho do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa,  juntamente com as professoras Márcia Facadio e Renata Ricoca defendem a Educação Integral nas unidades escolares. Elas contam para os leitores do Rioeduca  a excelência do trabalho desenvolvido no GEC. 

 

Educação Integral

 

"Já faz muito tempo que o debate dos educadores em prol da melhoria da qualidade do ensino no Brasil refere-se à necessidade de mudanças de caráter estrutural. A forma de organizar a escola não atende mais às necessidades de seu tempo. Limitante, lhe rouba a essência da verdadeira escola, aquela em que se reconhece vida e alegria, aquela em que produz conhecimento.


Nesse sentido o Projeto Ginásio Experimental Carioca representa a transformação da escola brasileira. Esse modelo propõe não apenas o aumento do tempo escolar, mas principalmente a qualificação deste tempo. O reconhecimento da necessidade da mudança para uma educação integral vai muito além de ampliação do tempo escolar do aluno, atingindo também a ampliação de horário do professor, a superação do caráter parcial e limitado estabelecido pelas disciplinas, a ocupação do espaço escolar e as relações de poder entre seus agentes.

 

Projeto de Vida
 

O GEC trata o jovem e seu projeto de vida como missão primordial da escola e para tal planeja suas ações para atender a formação acadêmica de excelência e o protagonismo juvenil.


 O projeto pedagógico desta escola busca desenvolver nos jovens a capacidade de ser autônomo, solidário e competente a partir dos quatro pilares da educação tratados por Jacques Dellores.

 

Protagonismo Juvenil

 

Para atender a implantação desta nova forma de conceder a educação em tempo integral foi necessário adequar instalações físicas que permitissem aos alunos desenvolver atividades deste novo currículo: Protagonismo Juvenil , tempo destinado ao exercício da autonomia dos alunos, de estímulo à formação de seu senso de planejamento e organização de tarefas; Projeto de vida, tempo em que o jovem é estimulado a assumir o papel de agente transformador na escola, na comunidade e na sociedade de acordo com sua própria escolha; Atividades Eletivas, criadas para que os alunos aprimorem as suas competências e habilidades, a partir de grupos formados por interesse, independente do ano de escolaridade; Estudo Dirigido, momento em que os alunos criam estratégias para superar as dificuldades escolares encontradas ou estabelecem estratégias de avanço na construção de conhecimento.


Para o desenvolvimento integral das atividades contamos com um laboratório de ciências, uma biblioteca, uma sala de atividades artísticas, uma sala de vídeo e um laboratório de informática. Em todos os espaços destinados as atividades pedagógicas foram instalados kit multimídia que possibilita ampliar a dimensão de qualquer conteúdo investigado. Contamos ainda, com uma plataforma de aulas digitais – Educopédia que auxilia na organização,do planejamento, agregando valor as atividades pedagógicas; e ainda um Sistema de Gerenciamento de informações – Escola 3.0 - que possibilita a atualização de todos os dados gerenciais e a divulgação para toda comunidade.


A alimentação dos alunos, professores e funcionários segue rigoroso padrão de qualidade, orientado pelo Instituto Annes Dias.


O desafio de construir esta escola está para aqueles que acreditam na escola pública capaz de fazer a diferença da sociedade."

 

Texto :Bárbara Portilho, Márcia Facadio. Renata Ricoca


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 28/05/2012

6º Ano Conectado

Tags: 1ªcre, projetos, blogs.

 

A turma 1601, da Escola Municipal Marechal Trompowsky, criou o blog “O Que Rola no 6º Ano”, no qual são registrados trabalhos, apresentações, eventos e imagens do trabalho desenvolvido pelos alunos.

 

A professora Natália Xavier e os alunos da turma 1601 criaram um ambiente digital para registrar e divulgar projetos e acontecimentos. O objetivo principal é mostrar para a comunidade escolar a qualidade e excelência das atividades produzidas pelos jovens.

 

Veja algumas das novidades do 6º Ano Experimental:

 

Painel Rio+20.

 

 

A partir da investigação sobre o lugar em que se localiza a escola, mesmo bairro em que os alunos residem, foi proposto aos grupos que fotografassem duas situações: A primeria com imagens do que gostariam que fosse modificado no caminho da escola para casa; a segunda situação com fotos daquilo que gostariam que fosse mantido neste mesmo caminho. Para cada foto retirada pelo grupo, foi escrita uma legenda. Além disso, também desenvolveram um pequeno texto explicando a situação e apresentando sugestões para a melhoria da qualidade de vida. Clique no link  para ver o projeto detalhado.
http://www.slideshare.net/nxpereira/painel-integrado-riomais20-12987331

 

Construindo a Cidadania nas Escolas

 

 

Junto a outras escolas da 1ª CRE, os alunos assistiram a palestra “Construindo a Cidadania nas Escolas”, no Circo Marcos Frota. A palestra abordou conceitos fundamentais de Cidadania, Saúde e Defesa Civil, Cultura e Meio Ambiente.  Após a palestra, um lindo espetáculo circense foi apresentado para toda a platéia.

 

Conheça melhor a turma 1601, da Escola Municipal Marechal Trompowsky, navegando pelo blog O que Rola no 6º Ano. Visite e Siga o ambiente digital clicando na imagem abaixo: 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 24/05/2012

Família e Escola - Parceria de Sucesso ( E. M. Portugal )

Tags: 1ªcre.

  Em cumprimento ao calendário letivo estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Portugal realizou dia 18 de maio, a primeira reunião bimestral de pais em 2012. A equipe gestora considera que o encontro foi um sucesso total, afinal houve excelente representatividade dos responsáveis no evento.

 

 

Reunião Bimestral de Responsáveis

 

A reunião começou com a mensagem "A escola", de Paulo Freire, que tão bem retrata a atmosfera que deve existir numa escola para que esta tenha êxito na garantia de uma Educação de qualidade para todos. A diretora Cristhiane iniciou a sua fala ressaltando a importância da parceria entre a família e a escola pela busca constante do sucesso para as crianças. Também destacou alguns pontos relevantes, como o regimento escolar, o controle de frequência, o uso do Riocard, o programa de alimentação escolar, a organização da educação em nossa rede, dentre outros assuntos. Apresentou os responsáveis que se candidataram como representantes para as próximas eleições do Conselho Escola Comunidade,  que acontece nos dia 23, 24 e 25 de maio.

 

Cristhiane falou do comprometimento do corpo docente da unidade com o fazer pedagógico. Contou sobre a dedicação dos professores e da responsabilidade profissional que cada um possui.  O professor Alexandre, coordenador da escola, esclareceu os responsáveis acerca da avaliação em nossa rede e alertou sobre alguns pontos a serem observados ao receberem o boletim de seus filhos. Ele lembrou a importância dos pais acompanharem a vida escolar dos filhos e de garantirem a frequência regular destes à unidade. A professora Marta, diretora-adjunta e professora de Música  apresentou um pouco do seu trabalho com os alunos da escola, que fazem parte do Coral Orquestra de Vozes Meninos do Rio. Os pais ficaram encantados ao perceberem o talento de seus filhos.

 

 

 

O Segredo do Sucesso

 

Ao final da reunião, os pais parabenizaram a equipe pelo trabalho desenvolvido e alguns responsáveis, cujos filhos vieram este ano para nossa rede; falaram da grata surpresa que estão tendo com o trabalho que é oferecido a eles.

 

A equipe gestora é enfática ao declarar que o segredo do sucesso da escola é a união que há entre entre professores, coordenação, direção e pais, pois com o apoio de todos, é possível vencer as barreiras que existem, além de oferecer sempre o melhor para as crianças!

 

Fonte: http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com.br/

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 21/05/2012

Conhecer para Preservar

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas fica localizada no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, dentro da vila militar que pertence ao Arsenal de Guerra. Esse nome foi dado em homenagem ao Marechal Espiridião Rosas, que foi professor durante algum tempo no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Foi inaugurada no dia 19 de abril de 1942 para atender os filhos de militares da época. Hoje, além dos filhos de militares, a unidade também recebe toda comunidade do Caju.

 

 

PROJETO "CONHECER PARA PRESERVAR".

 

Este projeto apresenta-se como uma iniciativa de turismo pedagógico, que une responsabilidade social, educação e cultura. Deste modo, consiste na realização de visitas guiadas com alunos da Rede Pública Municipal ao Parque do Flamengo e seu entorno. O projeto tem como fundamento a ideia de "que para amar, valorizar e preservar um lugar é preciso  conhecê-lo".  

 

 

 

 

A equipe da escola acredita que estes passeios são uma forma de conhecer o patrimônio, mostrando valores da cidade do Rio de Janeiro. Assim, é preciso conhecer, valorizar e preservar o seu patrimônio não apenas para o bem da cidade, mas para o bem de todos.

 

Clique na imagem abaixo e conheça outros projetos da

Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas:

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share