A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Segunda-feira, 05/11/2012

Leitura em Foco

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal Mestre Waldemiro está situada na Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 850.  A unidade conta com dezessete turmas da Educação Infantil ao 5º ano, turno único, além de turmas com os projetos Acelera e Nenhuma Criança a Menos. 

 


Leitura em Foco

 

A equipe gestora valoriza a leitura como um ato prazeroso e não como uma obrigação. O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) ressalta a importância da leitura, bem como o manuseio de obras e de textos (livros, jornais, cartazes, revistas etc.) pelas crianças, afinal, quando os pequenos têm contato com produções textuais, aprendem aos poucos as características formais da linguagem. Assim sendo, os projetos realizados na Unidade Escolar estão sempre voltados para a valorização da leitura. A Professora Riselda Santos de Araújo desenvolveu com seus alunos, os trabalhos descritos abaixo:

 

 


 

Leitura em Família

 

O projeto “Leitura em Família” visa desenvolver o estímulo à  leitura, realizando atividades para incentivar que pais e filhos leiam juntos. Todas as sextas-feiras, o aluno leva um livro para ler em sua casa e, às segundas, retorna com o livro contando como foi a experiência da leitura em família. Logo após, conversam e realizam atividades sobre a história lida.

 

 

 

 

Cantinho da Leitura

 

A leitura é uma atividade permanente, realizada pelos professores todos os dias. Para o momento da leitura compartilhada, o ambiente é sempre preparado de modo que as crianças possam sentar em círculo, seja em cadeiras ou no chão, com tapetes ou almofadas para que todas possam ver e ouvir a voz do educador.

 

 

 

 

Há também o cantinho da leitura, no qual é colocado previamente um livro para cada dia da semana. No primeiro momento da aula, é feita a leitura de uma obra. As crianças apreciam muito este momento e é possível vê-los deitados ou sentadinhos folheando as páginas e lendo para seus amigos!

 

Ler é um momento de aprendizagem e encantamento. A leitura pode ser realizada na sala, no pátio ou à sombra das árvores... Os professores da unidade reconhecem que leitura é o modo mais prazeroso e eficaz de adquirir conhecimento, pois possibilita uma intimidade maior com as ideias, ensina a pensar e conduz o leitor ao encantamento.
 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://emmestrewaldemiro.blogspot.com.br/

 


Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. 

 

 

Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/10/2012

Semana da Valorização da Família - Ações de Cidadania

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, localizada no Caju, Zona Portuária da cidade, realizou um ousado projeto sobre a importância da família. Esse tema trouxe à tona debates, discussões e conversas que beneficiaram toda a comunidade escolar.

 

 

Os professores já sabem o quanto o envolvimento da família favorece o sucesso do aluno, portanto, a equipe se preparou para a Semana da Valorização da Família e não poupou esforços para destacar, através de atividades artísticas, rodas de conversas e leitura, a essencial importância da família em todos os âmbitos da vida da criança.

 

A "Família Espiridião Rosas" abordou com as turmas a questão familiar dando ênfase aos modelos diferenciados de família existentes hoje. Destacou o respeito ao outro como um dos valores que deve integrar o grupo familiar, buscando a promoção e o fortalecimento dos laços familiares que contribuem na formação da nossa sociedade como um todo.

 

 

Diálogo Constante

 

 

Os alunos da unidade, jovens cidadãos e futuros pais e mães, puderam compreender através do projeto que a família é a base para a formação do cidadão . Os jovens também perceberam que a família deve ter com a escola um envolvimento permanente e construtivo, compartilhando o mesmo ideal. Dessa forma, realmente estarão formando, educando e superando conflitos.

 

Como o diálogo entre a família e a escola faz parte do Projeto Político Pedagógico, a unidade realizou uma linda exposição com as produções realizadas pelos estudantes.

 

Saiba mais sobre a Lei 5491/2012 que institui a Semana da Valorização da Família que inspirou o projeto da escola, clicando na imagem abaixo:

 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:


http://marechalespiridiaorosas.blogspot.com.br/



* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Contatos:
Rute Albanita
 Professora  e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/10/2012

Contos e Encantos no Morro dos Telegráfos

Tags: 1ªcre, projetos.


O Rioeduca é um portal que visa mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro da escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs). Nesse ambiente virtual, trocamos, aprendemos e destacamos trabalhos pedagógicos relevantes e de sucesso. Assim, não poderíamos deixar de compartilhar com nossos leitores o momento mais que especial vivenciado pelos pequenos alunos da Escola Municipal Morro dos Telegráfos.

 

 

A Escola, reconhecida por seu trabalho de qualidade, está localizada no Morro dos Telegráfos, na recém-pacificada Comunidade do Complexo da Mangueira. Foi com grande alegria que gestores, professores e alunos receberam a escritora Ronize Aline, autora do livro “O Dono da Lua”. A autora apresentou seu trabalho a todos os pequenos através de rodas de contação de histórias.

 


A escola organizou um cronograma especial de contação de histórias para que nenhum aluno ficasse sem participar. As crianças ficaram encantadas com os personagens do conto, e os olhinhos não desgrudavam dos gestos feitos pela contadora. A entonação de sua voz prendeu a atenção dos expectadores! Ronize Aline levou os personagens da história - Nick, seu Selênio, Noturno e a Lua - feitos em feltro - para tornar a vivência mais real, o que encantou ainda mais a platéia.

 

Quem era Nick, o Personagem da História?

 

 

“À primeira vista, Nick é um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.” (fonte: O Dono da Lua)

 

Leitura e Encantamento

 


                                                Gestoras e autora do livro ao centro

 

Simone, gestora da escola, revela que foi uma tarde mágica e de encantamento. Que ações como esta marcam a vida das crianças, e elas passam a se interessar cada vez mais pelo mundo dos livros, sabendo que poderão viajar em outros mundos e até conhecer a lua através da leitura e da imaginação!

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://emmorrodostelegrafos.blogspot.com.br/


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 11/10/2012

Pequenos Eleitores - Uma Atitude Cidadã!

Tags: 1ªcre, projetos, eleicoes.

 

 

A Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto está situada na Rua Ébano, nº 187, no bairro de Benfica. A unidade atende a 22 turmas de Maternal II, Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, organizadas em dois turnos. Nos meses de setembro e outubro o clima das eleições municipais 2012 contagiou, também, os alunos e as crianças da escola desenvolveram o projeto “Eleições na Escola”.

 

 

As turmas do EI (Educação Infantil) 23, da Professora Ana Maria e EI 24, da Professora Rosana vivenciaram os procedimentos e cuidados onde a decisão tomada implicará diretamente em um novo dirigente para a cidade onde vivem. As educadoras sabem que é importante que desde cedo as crianças, ainda que pequenas, possam entender que decisão tomada no momento do voto implicará diretamente em um novo dirigente para a cidade, o estado e o país onde vivem.

 

 

 

Cidadania e Democracia para os Pequenos Eleitores

 

 

 

No Projeto, as crianças participaram de três momentos: Primeiro, conversaram sobre a importância das eleições, com objetivo de promover o envolvimento das turmas. No segundo momento, os alunos foram cadastrados para os cargos de mesários e fiscais. Para finalizar, as crianças simularam uma zona eleitoral, com urna eletrônica e com o voto das crianças.

 

 

 

 

É sempre bom ampliar as discussões sobre cidadania e democracia dentro e fora da escola, pois os pequenos de hoje são os eleitores do futuro. Assim, o projeto foi considerado um sucesso, pois estimulou a participação cidadã das crianças no processo eleitoral, promovendo atividades educativas sobre cidadania e democracia.
 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,

clique no link abaixo:

http://emapeixoto.blogspot.com.br/


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share