A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Segunda-feira, 08/10/2012

Pequenos Cientistas no RioZoo

Tags: 1ªcre, projetos, visitas.


A Creche Municipal Campos da Paz está localizada no Rio Comprido e tem 175 crianças matriculadas em turmas de Berçário, Maternal I e Maternal II.

No mês de setembro, as crianças ficaram muito felizes pois puderam visitar o zoológico. O passeio, além do prazer, proporcionou momentos de interação, alegria e aprendizagem aos pequenos.

 

 

 

A professora Conceição, gestora da unidade, relata que é impossível descrever o contentamento dos pequenos na visita ao RioZoo, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristovão. Ela ressalta que a creche segue a teoria de Freinet e, por isso, investe e acredita nas Aulas-Passeio com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a creche. Conceição lembra que, para Freinet, o interesse das crianças está fora da sala de aula e a Aula-Passeio vai ao encontro dos seus desejos, além de ampliarem os saberes infantis.

 

 


Entretenimento e Aprendizagem

 

Quem não gosta de ir ao RioZoo? Imagine, então, o rostinho das crianças ao verem todos os tipos de animais? Do gavião ao leão, do macaco à tartaruguinha, tudo era encantamento! O tradicional passeio ao zoológico é um tipo de entretenimento que proporciona grande aprendizado, pois seu ambiente é composto por grande diversidade de cores, imagens e texturas. Os cheiros e sons dos animais estimulam os sentidos dos pequeninos. A observação do ambiente, onde os animais ficam presos em simulações de seus habitats, se torna uma atividade pedagógica. Afinal, a criança aprende a respeitar a natureza e passa a compreender a importância de preservar as espécies.

 

 


Alegria e Descobertas

 

Muitos responsáveis acompanharam as crianças e, para a maioria deles, o passeio também foi encantado e repleto de significado. Ao lado das educadoras e das mamães, os pequenos questionavam todo o tempo. Às vezes davam as mãos, outras pediam colo, mas sempre com o olhar atento, percebendo como o nosso mundo é lindo e a natureza repleta de cores, sons e diversidade.
 

Conheça outros trabalhos de sucesso da Creche Municipal Campos da Paz, acessando o ambiente virtual da unidade:  http://www.cmcamposdapaz.blogspot.com.br/

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *
 


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 04/10/2012

Pequenos Ouvintes, Futuros Leitores

Tags: 1ªcre, projetos.

 


A Escola Municipal Morro dos Telégrafos está situada no Complexo da Mangueira, Zona Norte da cidade, e atende a duas turmas de Maternal e sete de Educação Infantil. O grande objetivo da unidade é alcançar uma escola de Educação Infantil de qualidade, na qual os pequenos possam sempre ter um espaço educativo bem organizado, prazeroso, higienizado e que respeite a sua integridade física, mental e sua formação como criança cidadã.

 

 

 

A escola vem vivenciando momentos de aprendizagem significativa e um deles foi a fantástica experiência de que os alunos da turminha 10 tiveram a oportunidade de participar. As crianças tiveram uma aula passeio à Casa da Leitura para visitar e ter contato com uma Biblioteca Infantil pela primeira vez. .

 

 

Como a Casa da Leitura é situada em Laranjeiras, o passeio foi realizado com o ônibus cedido pela Primeira Coordenadoria de Educação e alguns responsáveis também participaram. Chegando por lá, a Senhora Maria Luiza - coordenadora responsável pelo atendimento às escolas - já estava à espera por conta dos contatos iniciados há cerca de um mês, pelo Bairro Educador, com a apresentação da Trilha Educativa “Pequenos Ouvintes, Futuros Leitores” .

 

 

 

 

Contos de Encantamento

 

Os estudantes desfrutaram de dois momentos distintos: visitaram a Biblioteca Infantil e assim puderam descobrir e curtir o espaço e os livros . Também participaram da roda de contação de história realizada por Augusto Pessoa com o tema “Contos de Encantamento”.

 

Por fim, Maria Luíza presenteou a todos com mais um belíssimo momento de contato com o mundo dos contos e das histórias. Uma contadora da própria instituição encantou a criançada com uma dinâmica no qual todos juntos construíram uma história!!

 

 

 

 

Dias como esse ficam para sempre na memória das crianças e elas podem desde a mais tenra idade descobrir as alegrias do mundo encantado da leitura. Certamente esse prazer as acompanhará por toda a vida!

 

Fonte: http://emmorrodostelegrafos.blogspot.com.br/
 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,

clique no link abaixo:

http://emmorrodostelegrafos.blogspot.com.br/

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *



Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 01/10/2012

Workshop de Fotografia no Caju

Tags: 1ªcre, projetos.

 


A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas esta localizada no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, dentro da vila militar que pertence ao Arsenal de Guerra. No mês de setembro, a unidade escolar, em parceria com a Multiterminais, realizou um workshop de fotografia com os alunos do 5º ano.

 

 

Quem não gosta de tirar fotografias, ou de posar para uma foto? Adolescentes adoram! Assim, o workshop foi um sucesso total! Logo no inicio, houve uma palestra sobre a história da fotografia, na qual os alunos puderam aprender sobre a modernização que foi acontecendo em relação às técnicas fotográficas. As crianças prestaram atenção em cada palavra da palestra! Queriam mesmo aprender a importante história da fotografia.

 

 

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Espiridião Rosas aprenderam com a Professora Inaê Coutinho e com o Professor Assistente Genésio Filho, que logo que a fotografia foi inventada, um "click" poderia durar até uma hora. Imagina tirar foto nessa época? As fotos demoravam bastante tempo!

 

 

Depois, os alunos receberam um roteiro com exercícios para uma aula prática na qual se agruparam em duplas e saíram pelas proximidades da escola para exercitar o "olhar fotográfico". Ao final da atividade, cada aluno recebeu uma câmera digital para continuar exercitando os conhecimentos que adquiriu no Workshop.

 


 

 

Esta é apenas mais uma das ações  de qualidade e sucesso da  Escola Municipal Espiridião Rosas. Para Conhecer outros projetos, clique no link abaixo e apaixone-se pelo trabalho que a unidade desenvolve.

 

http://marechalespiridiaorosas.blogspot.com.br/

 

 

 Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. 
 


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/09/2012

A Caminho da Escola

Tags: 1ªcre, projetos.

As turmas do 4º ano da E. M. Floriano Peixoto estão desenvolvendo o Projeto "Percorrendo a Estrada para a Cidadania", que faz parte parte do programa de Educação para o Trânsito do Grupo CCR, responsável pela administração de algumas das principais rodovias do País. O maior objetivo do Grupo CCR é preservar vidas e, para isso, não bastam boas estradas e bons veículos circulando por elas. É preciso que as pessoas, motoristas ou pedestres, assumam uma postura responsável, de modo a evitar acidentes.

 

 

Acreditando na importância da educação e da conscientização para a cidadania, a unidade escolar investiu na Educação para o Trânsito e toda equipe de professores têm a convicção de que as crianças podem contribuir muito para a construção de um mundo melhor para todos. Um mundo sem violência, em que as pessoas vivam em paz e harmonia, com respeito e tolerância às diferenças.

 

Como a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação - Extensividade, divulgou o Projeto "A Caminho da Escola" da CET-Rio, que tem como objetivo discutir questões ligadas à segurança no trânsito, visando capacitar os alunos para tomada de decisões e desenvolvendo comportamentos adequados à prevenção de acidentes, a Escola Municipal Floriano Peixoto estabeleceu como prioridade um dia de aula com as turmas para desenvolvimento prático no conteúdo.

 

A Ação Educativa proposta pela CET- Rio

 

 

- atividade lúdico/educativa através de teatro com o conceito de trânsito realizada no pátio da escola;
- atividade de fixação com jogos de quebra-cabeça e da memória e dinâmicas que explicam o conteúdo e trocam experiências com os alunos na sala de aula;
- atividade de feedback com oficinas de concretização do aprendizado por escrito, por meio de redação ou desenho ou poesia na sala de aula
- atividade de encerramento com a entrega do certificado de participação e um distintivo "Amigo do Trânsito" para os alunos e os professores participantes.

 

Desta forma, a Ação Educativa proporcionou aos alunos participantes da E. M. Floriano Peixoto um valioso instrumento de reflexão que é a sensibilização da população escolar quanto ao trânsito e ao transporte seguro e, principalmente, o cuidado que devem ter a caminho da escola.

 

 

O nosso principal objetivo é fazer os alunos aprenderem de forma divertida a importância das regras de boa convivência, conhecendo as leis de trânsito e de sinalização necessárias para a segurança de todos, tornando os alunos capazes de identificar e praticar as atitudes que os fazem ser bons cidadãos. Por isso tudo, os estudantes não puderam deixar de pegar carona nas atividades, jogos e brincadeiras que foram propostas pela equipe da CET-Rio.

 

O Rioeduca parabeniza a todos pelo sucesso do projeto! Ressaltamos que as atividades realizadas na escola foram agendadas pela professora Ana Paula Serra, regente da Sala de Leitura, e o relato do projeto foi enviado pelo professor Antonio Carlos .

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita


 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share