A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 78 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Quinta-feira, 06/09/2012

Lições de História, Encanto e Beleza no Passeio ao Corcovado

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas esta localizada no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, dentro da vila militar que pertence ao Arsenal de Guerra. No mês de agosto, a equipe de professores levou os alunos para mais um passeio cultural, e desta vez foi no Corcovado.

 

 

Os alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas tiveram a rica oportunidade de visitar o Corcovado. Eles ficaram encantados com a beleza ímpar do passeio a uma das sete maravilhas do mundo moderno. A garotada se divertiu com a aventura de embarcar no histórico e charmoso trem e  atravessar a belíssima mata atlântica, pertencente ao Parque Nacional da Tijuca.

 

CULTURA , BELEZA E APRENDIZAGEM

 

 

Enquanto admiravam a natureza ao redor e escutavam o cantar dos passarinhos, aprendiam sobre a história do Corcovado e sua importância para o turismo da cidade maravilhosa. 

 

 

 

O passeio proporcionou até mesmo um intercâmbio cultural entre os alunos da Espiridião Rosas e vários turistas de diferentes países. Muitas crianças aproveitaram para colocar o inglês em prática !

 


Ao final do passeio, os alunos estavam felizes com tudo que viram e aprenderam. Os olhos brilhavam de encanto com as novas descobertas e puderam constatar o que sempre ouviram sobre o Corcovado - Cartão Postal do Rio de Janeiro. A turma foi unânime ao afirmar que querem conhecer ainda mais as belezas da cidade onde estudam e vivem.

 

Para ver mais imagens do passeio, acesse o blog da escola  clicando AQUI

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 03/09/2012

Semana da Educação Infantil

Tags: 1ªcre, eventos, semana, da, educação, infantil.

 

A Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista está localizada na Rua Carlos Seidl, 950, Caju . A unidade conta com turmas do Maternal I e Maternal II e investe na qualidade do atendimento às crianças pequenas. Na Semana da Educação Infantil, as famílias tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho desenvolvido na creche. 

 

 

 

A “Semana da Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro”, instituída pelo decreto municipal nº 35028, lei estadual nº 6149 e  lei federal nº 12.602, de 03 de abril de 2012,  é um marco no calendário e nas ações de promoção e valorização da Educação Infantil no município do Rio de Janeiro.

 

Durante a semana de 20 a 24 de agosto, a Creche Sempre Vida Parque da Conquista recebeu as famílias em seus espaços. Os pais interagiram com as crianças, participando da rodinha, atividades e brincadeiras. Durante os cinco dias, os responsáveis se uniram aos educadores da creche e a seus filhos para relembrar tempos da infância. Brincaram de roda, fizeram recorte e colagem, sujaram-se de tinta guache ao pintarem personagens do folclore brasileiro. Foram momentos maravilhosos de sorrisos, abraços e muito afeto!

 

 

 

Dia 25 de agosto, sábado, aconteceu a culminância da Semana da Educação Infantil no Campo de Santana, Centro.  Foi uma manhã alegre e colorida, na qual todas as creches  da Primeira Coordenadoria Regional de Educação mostraram os trabalhos que realizaram durante toda a semana. Quanta qualidade há nas creches cariocas!!

 

 


 

A educação infantil é um tempo e espaço privilegiados para o desenvolvimento global da criança. A Semana da Educação Infantil foi um sucesso pois privilegiou a integração entre a instituição educativa e a comunidade. 

 

 

O Rioeduca parabeniza a Creche Parque da Conquista e a todas as creches pelo empenho nesta semana tão linda e repleta de aprendizagens!

 

Veja mais trabalhos da Creche Sempre Vida Parque da Conquista acessando o blog da unidade. http://crecheparqueconquista.blogspot.com.br/

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.



Contatos:

Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 30/08/2012

GEC Rivadávia Corrêa é Sucesso!

Tags: 1ªcre, ideb.

Bárbara Portilho, diretora do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Côrrea e toda equipe da unidade, celebram a qualidade alcançada na avaliação do IDEB (ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ano de 2011.

 

 


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos de grande importância para a qualidade da educação, fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

 

 


 

 

Bárbara, gestora do GEC e sua equipe acreditam que a “implantação do Programa dos Ginásios Experimentais como modelo das escolas de tempo integral na cidade, marca um dos mais acertados projetos da Secretaria Municipal de Educação. Com menos de um ano de implantação, quando foram avaliados, quatro Ginásios Experimentais estão entre as dez escolas com maior IDEB da rede em 2011.

 

Trabalho e Sucesso  


 

O horário integral para professores e alunos, a utilização de novas tecnologias educacionais (inclusive em plataforma digital), o sistema de ensino polivalente e a criação de novas modalidades de ensino como: estudo dirigido, protagonismo juvenil, projeto de vida e eletivas, estão entre as mudanças no cotidiano escolar responsáveis pela grande evolução nos índices desempenho."

 

 

 


O Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa cresceu 74% no IDEB e obteve  o melhor desempenho entre as escolas da 1ª CRE.


 

 

Segundo Bárbara, o trabalho foi grande, a dedicação total, mas o resultado MARAVILHOSO e diz que para comemorar o centenário da escola, já estão trabalhando por um resultado ainda melhor!

 

A equipe Rioeduca parabeniza os gestores, professores, alunos e pais do GEC Rivadávia Corrêa pelo sucesso e deseja ainda mais conquistas em 2012!!!

 

 * Postagem baseada no relato de Bárbara Portilho, Márcia Facadio e Renata Ricoca

Fonte:http://gecrivacorrea.blogspot.com.br/

 

Conheça melhor os trabalhos do GEC Rivadávia Corrêa acessando o blog  http://gecrivacorrea.blogspot.com.br/

 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.

 

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/08/2012

Creche Samora Machel e o Pacto Carioca pela Alfabetização

Tags: 1ªcre, projetos, alfabetização.

 

 

 A Creche Municipal Samora Machel está localizada na Rua Leopoldo Bulhões , Benfica e atende crianças de dois e três anos, das Turmas de Maternais. As diretoras Mabel Loureiro e Ines Giesta e toda equipe, participaram com entusiasmo do Pacto Carioca pela Alfabetização pois acreditam que a instituição infantil deve oferecer aos pequenos um espaço lúdico de acesso à leitura e escrita .

 


Pacto Carioca pela Alfabetização

 

O Pacto Carioca pela Alfabetização faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa lançado pelo governo federal através do Ministério da Educação. O Pacto tem como meta alfabetizar os alunos da rede pública aos seis anos de idade e consolidando a alfabetização ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. O documento também estabelece que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado, por isso todos os Professores de Educação Infantil também assinaram o pacto.

 

A Creche Samora Machel já trabalha com as crianças em ambiente letrado, com contação de histórias e atividades que despertam a curiosidade e o gosto dos pequenos pela leitura. É com prazer que as crianças brincam com as letras através de livrinhos, desenhos, jogos, brincadeiras, poesias, parlendas.. . Tudo trabalhado de forma lúdica e muito prazerosa.

 

 

 

Assim, no dia 04 de agosto, os responsáveis foram convidados a assinar o pacto, comprometendo-se a evitar que seus filhos faltem à creche. No dia 10 de agosto, os professores da unidade assinaram o Pacto pela Alfabetização se comprometendo a possibilitar que os pequenos descubram sua visão do mundo escrito e apoiá-lo nas novas descobertas com objetivo de sempre oferecer suporte para as curiosidades que nascerão sobre o incrível mundo das letras.

 

Fonte: http://cmsamoramachel.blogspot.com.br/

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!
Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share