A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE
Retornando 94 resultados para o autor 'Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE'

Quinta-feira, 20/09/2012

Brincar e Conviver é no Parque da Alegria

Tags: 1ªcre, projetos.

 


O EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) Parque da Alegria desenvolve este mês o projeto “Explorando a Natureza” e a Turminha da EI (Educação Infantil) 40 está descobrindo muitas novidades fazendo pesquisas e experimentações desenvolvendo o tema Água.

 

Gestoras Izabel e Patrícia

 

O EDI Parque da Alegria está localizado na Comunidade Parque da Alegria, Caju e conta com 8 turminhas: 2 berçarios, 3 Maternais I e 3 Maternais II, em um total de 200 alunos. As diretoras Izabel e Patrícia trabalham em conjunto com sua equipe desenvolvendo projetos em consonância com o Projeto Pedagógico da unidade que é: “Criança que brinca no parque, aprende com alegria.”

 


 As educadoras e os pequenos da turma EI 40 decidiram trabalhar o tema Água e através de atividades que retratam o cotidiano, como o banho, a escovação dos dentes e a preparação de alimentos, as crianças puderam perceber que precisamos deste importante elemento para realizar diferentes ações. As crianças perceberam a necessidade de preservar e economizar a água.

 



 

A turminha brincou, divertiu-se e aprendeu muito com as experiências que realizaram: Tomaram banho ; deram banho nas bonecas, prepararam gelatina; plantaram sementes e principalmente, aprenderam sobre a importância do consumo sem desperdício, principal foco do Projeto.

 

Quer saber mais sobre este projeto e conhecer outros?
Acesse o blog: http://edipalegria.blogspot.com.br/

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe.


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação


ruteferreira@rioeduca.net

Twitter: @Rute_Albanita

 

 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 12/03/2012

Ambiente Digital da C.M Homero José dos Santos

Tags: 1ªcre, blogsdeescolas.

 

A Creche Municipal Homero José dos Santos, situada na Mangueira, zona norte da cidade , começou a utilizar em sua comunidade, uma nova forma de comunicação: O blog educacional.

 

Aline, diretora da creche, e sua equipe estão felizes com o espaço digital, que será usado para expor os projetos, eventos da unidade, além de passar informações importantes para os responsaveis e famílias das crianças.

 

 

 

A primeira publicação postada no blog revelou a alegria da festa do carnaval. “A Mangueira é o berço do samba, e como não poderia ser diferente, nesta sexta-feira, realizamos em nossa Creche o "Grito de Carnaval do Mestre Tinguinha". Durante toda a semana conversamos com os pequenos sobre o Carnaval, assunto muito frequente nas conversas durante os 365 dias do ano em nossa comunidade.”

 

O ambiente digital da Creche Homero José está colorido, e promete estar sempre repleto de novidades para a comunidade mangueirense, e para todos leitores.


Conheça, divulgue, compartilhe, curta e siga o blog educacional da Creche Homero José dos Santos. Clique na imagem abaixo para acessar o espaço virtual da unidade:

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 08/03/2012

E. M. Portugal diz NÃO ao Bullying

Tags: 1ªcre, projetos.

A Escola Municipal Portugal, situada no bairro de São Cristovão e que pertence a 1ª Coordenadoria Regional de Educação, começou o ano de 2012 dando continuidade ao trabalho de prevenção ao Bullyng.

 

 

 

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere as diferentes formas de atitudes agressivas, que podem ser verbais ou físicas, intencionais e repetitivas. Estas agressões  costumam causar angústia e tristeza, até mesmo dor com o objetivo de constranger ou agredir a outra pessoa.

 

Desde 2011, professores e alunos se empenham em multiplicar as ações e projetos que levem a comunidade a fazer reflexões sobre diversidade e respeito. Os jovens da escola já entendem a importância do respeito às diferenças, e das atitudes de solidariedade. Com esses valores, a equipe procura despertar entre alunos um convívio saudável, criando cada vez mais um ambiente de amizade e tolerância.

 

As professoras Tereza Terra e Claudia trabalharam o tema, e após a roda de conversa, os alunos construíram textos e produziram interessantes trabalhos de arte.

 

Clique na imagem abaixo, para ver este e outros projetos da E.M Portugal.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/03/2012

E.M Julia Lopes Comemora o Aniversário da Cidade Maravilhosa

Tags: 1ªcre, projetos.

As turmas 1301, 1402 e 1502 da EM Julia Lopes comemoraram os 447 anos de sucesso da Cidade mais linda do mundo, o nosso Rio de janeiro.

 

Nossa cidade comemorou na última quinta-feira, 447 anos. O Rio de Janeiro realizou muitas comemorações no decorrer do dia, e nossas escolas não ficaram de fora desse momento especial.

 

A Escola Municipal Julia Lopes de Almeida, localizada em Santa Teresa, sabe bem das belezas e encantos da Cidade Maravilhosa, assim, a equipe de  professores da escola resolveu trabalhar com os alunos a história do Rio através de músicas como  "Samba do Avião" de Tom Jobim e "Aquele Abraço " de Gilberto Gil.

 

 

É impossível descrever nossa cidade, sem fazer poesia e imaginar nossas praias, montanhas e belezas mil! Assim, após conversarem sobre os textos lidos, os alunos da escolas escreveram poesias e  produziram artes em homenagem ao Rio.

 

 

Parabéns ao Rio de Janeiro e também  a todas os professores e alunos, que fazem nossa cidade se tornar cada vez mais linda e maravilhosa.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share