A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE
Retornando 94 resultados para o autor 'Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE'

Segunda-feira, 17/10/2011

Professora Vânia Soares - Artesã de Sonhos

Tags: 1ªcre, homenagem, diadoprofessor.

 

 

O professor se liga à eternidade. 
Ele nunca sabe quando cessa a sua influência (Henry Adams)

 

Encontramos muitas mensagens sobre o dia do professor: frases de afeto, agradecimento e reconhecimento para aqueles que ensinam. Ainda assim, não há palavras que possam expressar em sua essência e profundidade o significado do valor do educador. 

 

É no cotidiano que a vida deste anjo se constrói...No toque que acalma, na persistência do ensino, na palavra que exorta, no conselho que enobrece. 


Professores são artesãos do saber, suas salas são ateliês do conhecimento, que transformam, e alimentam a fome pela verdade e justiça. Entre cálculos, crases, textos e ciências, asas se formam, e aos poucos ganham a beleza e a autonomia que lhes permite alçar voôs, no qual o céu é o limite.

 

 

O milagre das grandes asas, não acontece da noite para o dia, mas no tecer de um trabalho realizado desde a mais tenra idade... Na Educação Infantil é que tudo começa, onde os primeiros fios são tecidos pelas habilidosas mãos do educador.

 

Assim, o Rioeduca homenageia a Professora de Educação Infantil, Vânia Soares Blanco, que representa o universo de educadoras que hoje trabalham nas Creches de nossa rede.

 

Vânia é professora no Município do Rio há dez anos, e vive um momento especial em sua vida, na experiência de participar com as crianças da Creche Ladeira dos Funcionários, as primeiras descobertas da vida.

 

´Vânia conta que é impossível não se encantar com as belezas do ensino da Primeira Infância. “Logo que cheguei na creche percebi que  a Educação vai muito além de tudo que eu já conhecia...  Sei que tenho  a grande responsabilidade de fazer parte de uma equipe que está escrevendo a nova história da educação...” Conta Vânia, emocionada.



Vânia sabe que é nas primeiras horas do dia, que as músicas cantadas, a novidade apresentada, o abraço sincero, e a descoberta do poder das palavras acontece. Com ela, as crianças aprendem o “Bom dia, amiguinho como vai...” , o respeito pelo próximo e a delicadeza e força de reconhecer um erro e pedir desculpas. 

 

Professora Vânia desperta o imaginário infantil nos gestos e palavras quando conta as histórias e os contos de fada. Os olhos curiosos, e as primeiras palavras surgem, trazendo orgulho e a alegria como recompensa de um trabalho realizado com responsabilidade

 

.


Vânia emociona quando conta sua experiência na Creche Ladeira: “A minha maior satisfação em ser Professora de Educação Infantil é saber que tenho a grande responsabilidade de contribuir para a inserção crítica e criativa da criança na sociedade, proporcionando a elas que construam conhecimento de forma dinâmica, construindo assim sua cidadania, pois sabemos que essas nossas crianças de hoje são o futuro do nosso país.”

 

O Rioeduca homenageia a Professora Vânia, por tornar em poesia o dia de tantas crianças, em semear sonhos, em fazer das histórias um encanto e tornar seu ofício um prazer.

 

As diretoras de Vânia, Professoras Tereza e Fabiane elogiam seu trabalho, sua amizade com as outras educadoras, sua postura profissional e alegria na doação de sua fé na Educação.

 

“Vânia merece ser homenageada, pois é uma professora dinâmica, parceira e que gosta do que faz. Isso faz toda a diferença. A equipe da Creche Ladeira tem muito orgulho de trabalhar com ela.”  Relata, Fabiane Nogueira, diretora adjunta.

 

O Rioeduca.net também parabeniza a Professora Vânia pela dedicação e amor ao trabalho. Com o passar do anos, é possível que os pequenos sonhadores da Creche Municipal Ladeira dos Funcionários não se recordem do rosto da educadora, mas certamente as marcas ficarão, fazendo diferença na história de vida de cada uma das crianças que cuidou e educou.


 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 13/10/2011

E.M Portugal Contra a Dengue

Tags: 1ªcre, dengue.

 

 

 

Todos os anos muitas pessoas pegam Dengue, uma doença séria e que pode matar. É preciso que todos estejam empenhados em combater o mosquito, para que vidas sejam salvas.

 

A Escola Municipal Portugal, da 1ª Coordenadoria Municipal de Educação sabe que o assunto é relevante e está moblizando toda sua comunidade no Combate à Dengue.

 

O Coordenador da Escola, Alexandre, reuniu os integrantes do Grêmio Estudantil para discutir ações e campanhas na unidade.

 

 

Na reunião, os alunos expressaram opiniões e definiram qual o papel de cada um na campanha. A aluna Camila e o aluno Hugo destacaram a urgência de cada um manter sua sua casa limpa, livre de focos de mosquitos Letícia finalizou o debate dizendo que "não basta a Prefeitura enviar os agentes para vistoriar os locais: é preciso que a população colabore, recebendo os funcionários em suas casas."

 

 

O Grêmio da Escola Portugal resolveu confeccionar cartazes, e conversar com as turmas, para que todos sejam alertados sobre a importância de combater o mosquito e evitar que a comunidade adoeça.

 

Assim, o trabalho do Grêmio está mobilizando toda escola. Dia 07, a unidade realizou atividades visando conscientizar a garotada e a comunidade em geral para o perigo de uma possível epidemia , caso não seja adotadas atitudes responsáveis de combate ao mosquito , por todos nós.

 

 

A Escola Municipal é um exemplo para todos nós. Não basta que só um fale, ou que somente uma pessoa coloque areia no pratinho. Essa responsabilidade é de todos nós! Vamos fazer como os alunos do Grêmio, alertar, avisar, fazer cartazes e campanhas.

 

 

Sabemos que todas as Escolas, Creches e EDIs estão mobilizadas no combate à Dengue
Muitas estão fazendo peças, vídeos,cartazes.... Envie seu projeto para o Rioeduca , conte como está a campanha em sua unidade, e publicaremos aqui.


Vamos somar forças e acabar com o mosquito!!!

Escreva para o Representante Rioeduca de sua CRE.

 

Segue no quadro nossos contatos:

 

 

                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/10/2011

Arte e Cidadania na Mostra do Segundo Turno Cultural

Tags: 1ªcre, eventos, artesmusicais.

 

 

 

 

O Rioeduca nasceu para dar visibilidade aos projetos educacionas que se destacam  e mostrar os  eventos realizados por nossas escolas. Nosso portal quebrou as barreiras invisíveis que trancavam tesouros dentro dos muros das instituições, e exibe orgulhosamente a arte, a cultura e a qualidade de ensino oferecido aos nossos alunos. 

 

Deste modo, o Rioeduca compartilha com toda a rede, como foi a MOSTRA SEGUNDO TURNO CULTURAL, desenvolvido pela parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura.

 

 

Há dois anos, cento e cinquenta e três escolas da rede municipal recebem oficinas culturais e artísticas. A culminância do programa aconteceu em 05 de outubro no Teatro Carlos Gomes. Houve oficinas e exposição de trabalhos produzidos e confeccionados pelos estudantes.

 

O Teatro ganhou um colorido especial com bonecos gigantes, fantoches de sucatas, uma linda mostra de livros de pano e diversas novidades!

 

 

Após a visita à exposição, o espetáculo começou. No entanto, não era um show qualquer, mas a arte de nossos alunos que seria compartilhada. Escolas de todas as CREs estavam presentes, para expressar a criação, o protagonismo e a autonomia de seus jovens.

 

 

 

A 1ª CRE marcou presença: Nossas escolas Joaquim Manoel de Macedo e a Escola Pedro Bruno, de Paquetá, apresentaram a Oficina de Canto Coral e Oficina de Prática de Conjunto, com alunos cantores e instrumentalistas mostrando canções praieiras de Dorival Caymi. Os olhos fixados no erguer dos braços do maestro era acompanhado pelas vozes entoadas e suaves dos pequenos artistas emocionados. O público jovem se calou diante da beleza e doçura do som que encheu o teatro.

 

 

A Escola Municipal Mascarenhas de Moraes levantou a plateia com Maculelê, Oficina de Danças e Ritmos Folclóricos, apresentando dança folclórica de origem africana. A energia dos percursionistas e dos alunos fez vibrar todo o teatro e enchia de orgulho a platéia de alunos, pais e professores.

 

 

Parabéns a todas as escolas que participaram do evento!

Nossos jovens são talentosos e merecem destaque!
 

 

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 07/10/2011

XXVIII Mostra de Dança - Teatro Carlos Gomes

Tags: 1ªcre, eventos, artesmusicais.



 

 

Em 03 de outubro, o Teatro Carlos Gomes apresentou a XXVIII MOSTRA DE DANÇA da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, protagonizada pelos nossos alunos.

 

 

No turno da tarde, o Rioeduca acompanhou o ritmo, a beleza e a arte de 13 escolas da rede. Pela manhã outras 14 também se apresentaram. A trilha sonora encantou o público ao som de Música Clássica, Baião, Dança de Rua, Forró, Samba e Funk. Algumas coreografias homenagearam o amor vivido por Maria Bonita e Lampião. Uma mistura de ritmos, que fez a platéia balançar!

 

 

Antes das cortinas do espetáculo se abrirem, as vozes dos jovens adolescentes inundaram o ambiente. A emoção vivida pelos alunos podia ser sentida em cada olhar, sorriso e gestos.

 

 

Os professores conferiam os últimos detalhes, faziam retoques na maquiagem, ajeitavam as fantasias e falavam as orientações finais! Os meninos riam, nervosos com a emoção de dançar para uma imensa e festiva platéia!

 

 

Cada coreografia realizada, abraçava a significativa história de empenho das equipes escolares. Os figurinos brilhavam exibindo cores especiais, o que demonstrava o valor dedicado ao evento. Convidados e alunos contemplaram os múltiplos talentos, e a coragem dos pequenos artistas em vivenciar as belíssimas interpretações musicais com tamanha responsabilidade.

 

Os movimentos corporais expressavam a gratidão pela vida. Os braços estendidos aos céus, a agilidade dos pés no compasso da dança, tinham a naturalidade de quem nasceu para encantar e fazer história.

 

Parabéns a todas as escolas que participaram da MOSTRA DE DANÇA. O Espetáculo foi maravilhoso, e fez o coração dos espectadores pulsar mais forte, de emoção, de alegria, de fé e esperança.

 

 

Os alunos da Primeira Coordenadoria Regional de Educação deram um show e merecem
nossos aplausos!

 

ESCOLAS QUE SE APRESENTARAM NO

SEGUNDO MOMENTO DA MOSTRA E O TEMA DA COREOGRAFIA:

 

1- Escola Municipal Benjamim Constant - Paixão Arrebatadora


2- Escola Municipal Mem de Sá - Todos Iguais


3- Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles - A Dança dos Bonecos


4- Escola Municipal Morro dos Telégrafos- Sei lá, Mangueira


5- Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto - Nosso Povo, Nossa Música, Nossa Herança


6- Escola Municipal Laura Sylvia Mendes Pereira- Maria, Sempre Bonita


7- Escola Municipal Mestre Waldemiro- Um grito de Esperança


8- Escola Municipal Espiridião Rosas - Mulher: Sol da Terra


9- Escola Municipal Portugal- Maria Bonita ou Maria Coragem?


10- Escola Municipal Benjamim Constant- Homenagem ao Compositor Assis Valente


11- Escola Municipal Mangueira- A Floresta


12- Escola Municipal Nilo Peçanha- All Stars


13- Escola Municipal Casarão dos Prazeres - Desejos Revelados


14- Escola Municipal Cardeal Leme- O amor encantado de Lampião e Maria Bonita

 

 

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share