
Quarta-feira, 05/10/2011
Projetos de Qualidade na C.M Espaço Livre da Criança
As Creches de nossa rede revelam cada vez mais qualidade no atendimento às crianças pequenas. Notamos que as equipes de educadores desenvolvem um trabalho significativo para toda a comunidade.
Em nossa cidade, as famílias já reconhecem que as creches vão muito além do simples cuidar, mas que educam com intencionalidade pedagógica, trazendo mudanças positivas para toda a família.
A Creche Espaço Livre é um destes exemplos, pois o compromisso com o ensino de qualidade é destacado no sucesso de seus projetos. Assim, é com orgulho que o Rioeduca relata uma experiência bem sucedida realizada na instituição.
FOLHAS E CHÁS nasceu a partir do interesse das crianças, pois descobrindo e pesquisando o folclore brasileiro , os alunos da Creche conheceram os chás medicinais. Foi uma surpresa para a equipe perceber que apesar de pequenas, muitas crianças já conheciam alguns chás.
Como as crianças demonstraram interesse pelas folhinhas e chás, os educadores decidiram ampliar o projeto, e incentivaram ainda mais a curiosidade dos pequenos. Diversas folhas foram apresentadas às crianças para que pudessem observar, sentir, cheirar... Depois, em rodinha, todos conversavam e as observações eram registradas com textos e imagens.
Os olhinhos curiosos observavam cada folhinha. Tinha folha de todo tipo e tamanho: Algumas eram bem grandes e lisas. Outras tinham uma textura bem macia e gostosa de tocar. Uma das crianças arregalou os olhos, surpreendida ao ver que tem folha parecida com coração. Outros pequeninos, compararam o tamanho da folhinha , colocando-a em cima da própria mão.
Em certo momento, uma educadora sugeriu que a turma rasgasse as folhas, e uma descoberta aconteceu: “Tia, parece que tem uma aguinha dentro!” e na mesma hora, todos se juntaram e observaram o que o amigo tinha descoberto. De repente uma criança cheirou essa folhinha e com uma careta mostrou que ela exalava um cheiro bem forte. Logo souberam que a folha tinha um nome só dela: Boldo!
Depois de observarem, tocarem e cheirarem cada folha, escolheram as que mais gostaram, esconderam embaixo de um papel ofício e coloriram com o giz de cera.. Os rostinhos ficaram iluminados pelo prazer da atividade e a surpresa do resultado: Parecia mágica! As formas das folhas apareceram no papel!
Empolgadas com as formas, as crianças pintaram outras folhas, usando tinta guache sobre um molde. Depois de tudo colorido, a turminha e as educadoras confeccionaram com capricho o tronco e os galhos de uma árvore bem grande, usando jornal e tinta.
Os chás apresentados à criançada também foi um sucesso! As professoras ofereceram as turmas variedade de folhas. Com os sentidos aguçados, os pequenos cheiraram, tocaram e experimentaram alguns chás... Entre os prediletos, estavam erva doce e camolila, mas o grande vencedor foi o chá de morango!
Na Creche, experimentos, observações e pesquisas são os motores que dão vida e força aos projetos, portanto se as crianças curtem e querem aprender, o projeto continua... Atualmente, as crianças vivem um momento doce, no qual as frutas exalam seus aromas, cores e sabores. Logo, a Creche Espaço Feliz terá mais novidades pra contar!
Clique na imagem abaixo para conhecer o blog da Creche Municipal Espaço Livre da Criança
PROFESSOR, ENVIE PARA A EQUIPE RIOEDUCA.NET O PROJETO QUE DESENVOLVE EM SUA ESCOLA CLIQUE EM SOBRE NÓS E CONHEÇA O REPRESENTANTE RIOEDUCA DE SUA CRE.
|


Quinta-feira, 29/09/2011
Educopédia e Inclusão Digital na E.M Vicente Licínio Cardoso
Video games, celulares, internet e computadores são meios mais que corriqueiros para boa parte dos estudantes da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso. Os adolescentes que descem e sobem as escadas do prédio escolar, cheios de energia e curiosidade estão acostumados a lidar com o uso da tecnologia, em casa e lan houses. A verdade é que estão sempre conectados. Eles têm orkut, facebook, myspace, haboo, e-buddy, messenger e trocam e-mails diariamente. É comum vê-los anotando no celular um endereço digital, o e-mail do colega, um blog que achou interessante.
O Professor Niverton, diretor da Escola Vicente Licinio Cardoso sabe a importância que as tecnologias têm para a vida de seus alunos, e vibrou quando sua unidade recebeu os novos recursos para o uso das aulas digitais.
Novas mídias aguçam e aceleram a curiosidade dos adolescentes. Eles querem teclar, saber as novidades, e desejam cada vez mais avançar em suas explorações tecnológicas. São os nossos nativos digitais!
Meninos e meninas da Escola Vicente Licínio ficaram ainda mais motivados para as aulas pois contam com os recursos tecnológicos educacionais para apoiá-los nos estudos. Professores e alunos podem acessar as aulas digitais por meio da Educopédia, uma platarforma online, com atividades autoexplicativas, e que podem ser utilizadas, tanto da escola como em casa.
Gestores e professores, reconhecem que as aulas se tornaram mais atrativas, e que os alunos demonstram interesse em usar a plataforma.
A professora Cássia Josélia, faz um breve relato sobre o uso da Educopédia :
“ Na Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso professores já assumiram a Educopédia como um instrumento de grande colaboração em sua prática em sala de aula. Segundo os docentes que utilizam a plataforma de aulas virtuais, o melhor registro desta prática é o comportamento diferenciado do aluno, que se mostra mais interessado no tema abordado por meio de vídeos, jogos e textos online; inclusive, pedindo que os professores reprisem aulas que já foram apreciadas pela turma. Como registro do 'poder' desta nova ferramenta virtual, está a melhoria no resultado das avaliações regulares destes alunos.
O uso das novas mídias na escola, também incentivou a criação de um blog educacional. Nele, é possivel encontrar todos os professores da escola, suas respectivas disciplinas, projetos, eventos, e novidades da instituição.
Clique na imagem do laptop abaixo, para conferir o blog:
O Rioeduca.net convida diretores, professores e alunos a embarcarem nessa viagem digital, que navega em oceano virtual, com aprendizagem real e significativa. Siga as dicas do Rioeduca e faça parte desta nova geração, que visita países, interage com o mundo, fala novas línguas, conhece obras de arte, joga e se diverte com apenas alguns cliques.
Não deixe pra depois, venha navegar conosco...
Para saber qual é seu e-mail Rioeduca e como acessar a Educopédia, clique na imagem abaixo:
Professor, envie seu projeto para ruteferreira@rioeduca.com , que publicaremos no Rioeduca.net. (O Meu, o Seu, o Nosso Portal! )
|


Segunda-feira, 26/09/2011
História e Samba - Homenagem ao Mestre Waldemiro
Alunos e professores da Escola Municipal Mestre Waldemiro desenvolveram um projeto especial para comemorarem o vigésimo terceiro aniversário da escola.
Gestores, coordenadores e professores sabiam que a festividade deveria ser planejada com o carinho e dedicação que a unidade merecia. Contudo, queriam a participação e o envolvimento dos alunos no evento.
Professores da Escola
A Escola Mestre Waldemiro possui uma história de construção, amor, cidadania e educação, portanto compartilhar este sentimento com as novas gerações era essencial para despertar ainda mais o amor da comunidade pela instituição.
Porém, durante o planejamento da festa, surgiu uma pergunta: Será que todos os alunos conheciam a história do Mestre Waldomiro? Será que as famílias conheciam de fato, o patrono da escola? Deste modo, o aniversário de 23 anos trouxe a oportunidade de realizar um grande evento contando a história do grande mestre.
A professora Claudia e os alunos do quarto e quinto ano estudaram e escreveram uma peça para apresentarem às demais turmas da escola.
A comemoração trouxe agitação, curiosidade, e um clima festivo a todas as turmas. Os jovens atores sentiram o comum friozinho na barriga ao encarar a pláteia de amigos e professores, mas não se intimidaram e deram continuação ao espetáculo esperado.
De um jeito jovem, divertido e repleto de sorrisos, os alunos contaram a vida de Waldemiro Tomé Pimenta, um homem que fez história através das batídas inconfundíveis de sua música. O teatro ganhou a atenção dos espectadores pela beleza da arte encenada e pela sensibilidade das palavras repletas de emoção, que transformaram o evento em um espetáculo de conhecimento, história e cidadania.
E você, sabe quem foi Mestre Waldomiro?
![]()
Waldemiro Tomé Pimenta nasceu em 15 de agosto de 1901. Em 1917 mudou-se para a Magueira e lá participou do Bloco dos Arengueiros, começando a carreira de percurssionista do samba, tocando pandeiro. Em 1928 o referido bloco deu origem a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Sete anos mais tarde houve o concurso de diretor de bateria e o vencedor seria quem melhor encourasse o tamborim. E, Waldemiro foi o vencedor.
![]()
E assim Mestre Waldemiro comandou a bateria da Verde e Rosa por 50 anos, conquistando 9 campeonatos. Faleceu em 12 de junho de 1983.
Em 10 de agosto de 1988, após consulta à comunidade foi sugerido o nome "Mestre Waldemiro" para a escola em substituição ao Centro Cultural Comunitário de São Cristóvão, que funcionava desde 1983.
![]()
Claro que a festa não ficou só no teatro, teve muita música, samba, e ao final uma homenagem encantadora: o “SAMBA WALDEMIRO”, composição da Professora Ana Helena.
A equipe do Rioeduca parabeniza os 23 anos da escola, e deseja muitas alegrias e sucesso para toda a comunidade da ESCOLA MUNICIPAL MESTRE WALDEMIRO.
Clique AQUI , e conheça mais os projetos
realizados por uma equipe de sucesso.
|


Quinta-feira, 22/09/2011
A Inspiração que nasce da arte de Romero Britto
Na Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, as professoras de Língua Portuguesa Izabel Cristina e Maria Izabel , o Professor Vander Macedo de Matemática e a Professora regente da Sala de Leitura Yeda Barreto realizaram o projeto UMA ESCOLA DE LEITORES A PARTIR DAS OBRAS DE ROMERO BRITTO, com os alunos da escola.
Para os estudantes, fazer releituras das pinturas de Romero Brito e estudar sua obra foi uma experiência inovadora. Produziram textos, criaram belos desenhos, além de desenvolverem trabalhos matemáticos a partir da obra do autor.
QUEM FOI ROMERO BRITTO?
Nascido no Recife, o pequeno Romero aos oito anos já mostrava interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papel e jornal. Sua famlia o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. Aos 14 anos, vendeu seu primeiro quadro à OEA (Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha.
"Todas as telas nascem em branco. A decisão de colorir é toda sua." (Romero Britto)
Para as turmas da Escola Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, as telas não ficam em branco. Inspirados pela ousadia e história do artista, e acompanhados pelos professores da unidade, os jovens estudantes descobriram talentos e realizaram trabalhos admiráveis, baseados nas obras de Romero Britto.
Seguem algumas das produções, que foram apreciadas na XV BIENAL DO LIVRO:
"Pintar é libertar-se, e isso é o essencial". (Pablo Picasso)
"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores." (Charles W. Elliot)
"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." (Monteiro Lobato)
"Em vez de pintar coisas puseram-se a pintar ideias". (José Ortega y Gasset)
"Eu adoraria pintar como o pássaro canta". (Claude Monet)
"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol. "
(Pablo Picasso)
"O caminho para ser imortal é cantar, dançar, atuar, escrever, pintar... enfim é a arte. A arte muda a cada minuto, cria e recria a vida e ao senti-la na essência, nunca mais a esquece e nunca mais serás esquecido." (Roberto Mendes Barbosa)
E, você já pegou sua aquarela?
Faça como os alunos da Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, e inspire-se, pinte telas, quadros, painéis... Use pincéis, tintas, lápis de cera, canetinhas...
Como os jovens artistas, atreva-se a iniciar, segure os pincéis, escolhas as cores, misture, imagine... Ouça músicas, olhe nuvens e crie! Comos os professores Izabel, Maria e Vander multiplique o dom de inspirar.
Como disse Romero Britto, a decisão de colorir é só sua! O Rioeduca.net quer publicar o trabalho de sua turma. Envie e-mail para ruteferreira@rioeduca.net ou conheça o representante de sua CRE clicando AQUI.
|

