A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE
Retornando 94 resultados para o autor 'Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE'

Quinta-feira, 01/03/2012

Folia e Alegria nas Escolas da 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos.



 

 

As Escolas e Creches da 1ª Coordenadoria Regional de Educação não ficaram de fora da festa popular mais alegre do Brasil. As crianças participaram de bailes com direito a marchinhas de carnaval e fantasias.  

 

No CIEP Avenida dos Desfiles  o baile foi animado e contou com a presença de muitos responsáveis, que aproveitaram o momento para brincar com os seus filhos. A decoração foi produzida pelos próprios alunos ao longo da semana. A festa terminou com um show da passista mirim da unidade.

 

 

Na Creche Senninha, situada no Caju, a "Folia do Senninha", contou com a animação e confraternização da Comunidade Escolar. O evento especial foi marcado por lindas fantasias, cores, confetes e serpentinas e até mesmo camisa personalizada. A equipe relata que foi uma festa inesquecível.

 

 

A Escola Municipal Pereira Passos caprichou nos trabalhos de pesquisa, incentivando seus alunos a estudarem a história e a riqueza cultural do carnaval brasileiro.

 

 

No vídeo preparado pelo Rioeduca, mostramos o alegre carnaval de algumas unidades da 1ª CRE. Confira!


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/02/2012

E.M Tia Ciata - De Braços Abertos para o PEJA

Tags: 1ªcre, projetos.

O Rioeduca apresenta hoje o relato emocionado da equipe gestora da Escola Municipal Tia Ciata sobre o início do  PEJA (Educação de Jovens e Adultos)  na unidade

 

"O ano de 2012 começou com um novo desafio para a E.M Tia Ciata: implantar o turno da noite, PEJA II, transferido da E.M Rivadávia Côrrea. Tarefa fácil para uma escola que se reinventou diversas vezes: nasceu em 1984 como projeto direcionado a meninos de rua, passou a ser regular em 1996, veio abaixo entre 2002/2004 para ganhar um novo prédio, totalmente adaptado para portadores de necessidades especiais e, nesse campo, se notabilizou por ser a U.E da 1° CRE a atender o maior número de alunos especiais.

 

 

 

 

A primeira semana de aula contou com uma programação especial de boas vindas. Foram organizadas oficinas, objetivando ressaltar a importância da educação como meio de ascensão profissional e social. Por sugestão do Prof. Napoleão foi exibido o filme "Mãos talentosas".

 

Numa das oficinas a diretora, Profª Kátia, e os professores Hélio, Antônia e Ana narraram experiências de vida que representaram desafios superados pela força de vontade dedicada ao estudo e busca de melhores oportunidades de trabalho. Encorajado, o aluno Ronaldo Guedes da Silva relatou de modo emocionante sua trajetória pessoal. Os estudantes se declararam incentivados com as histórias, tomadas como inspiração para o enfretamento das dificuldades que permeiam a educação de jovens e adultos.

 

 

Os alunos também puderam conhecer um pouco da historia da E.M. Tia Ciata e de sua patrona através de documentário sobre esta importante matriarca do samba no Rio de Janeiro. A semana de atividades terminou com um aulão de informática, apresentando a internet sob um outro olhar, o de ferramenta de aprendizagem. Na oportunidade, os alunos conheceram o sitio Educopedia e se mostraram encantados.

 

O novo PEJA da E.M. Tia Ciata tem todos os ingredientes para ser um sucesso: professores experientes e qualificados, alunos motivados e a boa vontade de toda a equipe da Tia Ciata, tarimbada no quesito competência. O resultado todos já sabem - nota 10!"

 

Saiba mais sobre o PEJA clicando AQUI,

 

A equipe do Rioeduca deseja muito sucesso a todos os novos alunos da E.M Tia Ciata.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/02/2012

EDI Professora Dayse Malagole - Amor Para Sempre

Tags: 1ªcre.



 

A construção de uma unidade escolar sempre vem recheada de expectativas e esperanças. Assim,o Rioeduca tem a honra e o prazer de apresentar aos nossos leitores o EDI  Professora Dayse Malagole, inaugurado dia 08 de fevereiro de 2012, no bairro de São Cristóvão,

 


.
Acompanhei a construção do prédio desde o início, pois como trabalho no Caju, passo em frente ao EDI diariamente. Quem olhava a construção, não podia imaginar quão belo aquele espaço se tornaria, e a profundidade do significado que este EDI representaria para a Educação brasileira.

 

Aos poucos, o ambiente  que  antes estava  repleto de cimento e areia deu lugar ao Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Dayse Malagole, abrindo cento e cinquenta vagas para as crianças da região. O prédio e suas instalações são de primeira qualidade, bem como seus profissionais, concursados da Educação. Um lugar de ser e fazer feliz, um espaço para que os pequenos comecem a dar seus primeiros passinhos, um ambiente onde primeiras palavras serão pronunciadas, lugar de vida, gargalhadas, crescimento e felicidade. Um verdadeiro jardim, florido de meninos e meninas correndo, cantando em roda, colorindo os papéis e a vida.

 

O EDI Professora Dayse Malagole é um espaço no qual os pequeninos podem aprender , crescer e se desenvolver. O acolhimento e o afeto acontecerão todos os dias: mamães, papais, avós levarão e buscarão seus filhos, sabendo que lá estarão sendo cuidados com carinho, atenção, e educação qualificada.

 

 

Professora Dayse Malagole

 

Professora Dayse Malagole ao lado da Gerente de Educação Infantil, Simone Jesus

 

Dayse Malagole desde pequena sonhava em ser professora, brincava de dar aulinhas, e combinava com Claudia Marques, sua prima, que elas teriam uma escola, e segundo Claudia, Dayse seguiu o caminho do sonho, mergulhando apaixonadamente no mundo da Educação.

 

Professora Dayse, além de profissional exemplar, e mãe dedicada, marcou a todos com seu sorriso, encanto e gentileza. Palavras de fé , força e coragem acompanhavam a jovem Dayse  aonde quer que fosse e com quem trabalhava deixava seu perfume de amor e suavidade.

 

Dia 08 de  dezembro de 2011, Dayse  tornou-se anjo, e passou a brilhar junto com as estrelas. Aqui, ela deixou amigos, e muita saudade:

 

"Quando crianças planejamos ter uma escola pra nós duas... Depois eu disse a ela que não queria mais fazer magistério, mas ela, linda normalista, seguiu, foi linear. Estava certa do que queria desde muito menina. Agora, Dayse, você tem uma escola.". (Claudia Marques -Prima)

 

“Falar da Dayse é falar de alegria e poesia. Mesmo diante dos percalços da vida, ela manteve o sorriso delicado e a alma benfazeja. A inauguração do EDI Professora Dayse Malagole perpetua todo o amor que a nossa querida amiga sempre demonstrou pela Primeira Infância e a sua total dedicação à causa da educação pública, plena, libertadora.”
Elizabeth Martini (GEI)


Confesso que quando acordei, na manhã do dia 8 de fevereiro, estava com o coração batendo muito forte, pois sabia que a inauguração do Espaço de Desenvolvimento Infantil que recebeu o nome da minha querida amiga Dayse seria repleta de fortes emoções. Deus nos presenteou com um dia belíssimo de sol brilhante e um calorzinho que carioca nenhum bota defeito... Cada segundo, cada pedaço de chão, cada pessoa que ali estava traziam, de alguma forma, um pedacinho de Dayse. Cheguei a imaginá-la pertinho de nós sorrindo, abraçando, observando, conversando conosco, mostrando que ali é o lugar onde perpetuaria o seu legado, onde faria as crianças cariocas as mais felizes de todo o mundo! Que assim seja!
Sua família estava lá, presente, como sempre foi durante a sua vida, assim como seus amigos, juntos para homenageá-la quantas vezes fossem necessárias, pois não cansamos de agradecer a Deus por ter vivido e convivido com esta pessoa tão especial!
Lágrimas e sorrisos tomaram conta de todos, inclusive das autoridades em seus discursos.
Eu continuava bastante mexida, até a hora dos filhos e dos pais de Dayse descobrirem a placa fundamental... Meu coração explodiu de uma emoção tão intensa que, neste momento, não me contive... Era como se toda a história de nossa amizade passasse dentro de mim e eu exaltasse a pessoa maravilhosa que foi Dayse Malagole!
As instalações são belíssimas! Acredito que ela estaria feliz se estivesse aqui conosco. Que a equipe de profissionais possa trabalhar com sabedoria e harmonia. Que as crianças e suas famílias sejam muito felizes neste lugar tão querido!"
(Alessandra Savage - GEI)

 

Assim, a equipe Rioeduca homenageia com respeito, amor e carinho nossa querida Professora Dayse Malagole, que terá sua alegria, sua juventude e esperança perpertuada nos desenhos coloridos, nas risadas de bebês, na alegria das gerações de crianças que viverão anos inesquecíveis no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Dayse Malagole.

 

Nos links abaixo, você pode ler mais matérias relacionadas ao EDI e a Professora Dayse:

http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=2550653

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1690

http://ruthalbanita.blogspot.com/2011/12/dayse-malagole-adeus.html

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 13/02/2012

Educação Infantil - Qualidade em Primeiro Lugar

Tags: 1ªcre.

 

Parabenizamos as creches e escolas que tiveram seus projetos pedagógicos reconhecidos no Prêmio Anual de Qualidade em Educação Infantil. Na Primeira Coordenadoria Regional de Educação, dez instituições foram premiadas

 

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira

que num dado momento a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)

 

 

A Professora Ana Neves da Creche Municipal Eduardo Moreira conta que toda equipe se alegrou com a notícia. O Projeto premiado se chama “O Ritmo da Natureza Embala Nossa Creche” e foi desenvolvido com muita responsabilidade e dedicação. “Acreditamos que as crianças são multiplicadoras das ações vivenciadas nos espaços da creche, por isso o projeto foi elaborado coletivamente. Nosso objetivo é conscientizar nossos pequeninos quantoà preservação do Meio Ambiente bem como dos recursos naturais, os quais a natureza nos fornece gratuitamente.” diz Ana.

As gestoras  Wania e Telma da Creche Eduardo Moreira, relatam que poucos podem imaginar o esforço, o cansaço, as dificuldades e a ousadia do nosso trabalho diário pela Educação. "A notícia de que tinham escolhido nosso projeto para receber o prêmio este ano, contribui de forma a estimular, reconhecer e promover a multiplicação do trabalho há muito realizado e pouco reconhecido. Recebemos esse prêmio em nome daqueles que todos os dias se empenham em construir um mundo melhor." afirmam Wania e Telma  

 

 

Os educadores da Creche Municipal Ana Maria da Cruz Silva se sentem honrados e confiantes de que estão no caminho certo em busca de uma educação que possibilite a reflexão sobre o mundo a sua volta.  A gestora confessa que o reconhecimento da qualidade do projeto, aumenta a motivação no sentido de trabalhar sempre mais, para alcançar o desenvolvimento integral das crianças, verdadeiras protagonistas neste processo.

 


 Creche Municipal Ana Maria

 

O projeto da Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista é : "Creche – Um Espaço Para Produção de Culturas Infantis". As educadoras estão radiantes com o reconhecimento de um trabalho realizado com muito empenho e amor.

 

 

A Escola Municipal Fundação Leão XIII também premiada pelo segundo ano consecutivo, está feliz pelo reconhecimento do esforço de toda a equipe da U.E. “ O prêmio recebido é fruto de um trabalho sério, comprometido com uma educação de qualidade, cuja gestão acontece no coletivo da escola; marcando as ações político-pedagógicas de forma que a instituição tenha a cara da Comunidade. O ano de 2011 caracterizou-se por projetos positivos, realmente transformadores, como SÃO CARLOS - BERÇO DAS MÚLTIPLAS CULTURAS - ficando entre os 5 projetos finalistas do TROFÉU RIOEDUCA - categoria:RIO CIDADANIA  e DO SÃO CARLOS PARA O MUNDO - projeto em andamento, além de participação na MOSTRA REGIONAL E MUNICIPAL DE DANÇA.” conta a equipe gestora.

 

Equipe Gestora da Escola Municipal Fundação Leão XIII

 

A  equipe gestora da Creche Municipal Fallet  também conta como foi o Projeto e a alegria de ter seu trabalho reconhecido: "Tendo como eixos “Identidade”, “Diversidade Cultural”, ”Natureza” e “Valores Humanos”, procuramos desenvolver um currículo a partir de atividades que privilegiam o desenvolvimento da linguagem, movimento, a apreciação e o fazer artístico, a afetividade e a internalização de regras sociais. O orgulho da premiação por dois anos consecutivos nos serve como estímulo para alcançarmos a nossa grande meta que é desenvolver a excelência no serviço prestado por nossa instituição."

 

Creche Municipal Fallet

O Rioeduca parabeniza a todas as creches que não mediram esforços, se dedicaram e tiveram seus projetos destacados e premiados. Nossas crianças agradecem a qualidade da Educação e atendimento oferecidos a elas. 

 

Creches e Escolas da 1ª CRE que tiveram os projetos pedagógicos premiados:

 


Creche Municipal Ana Maria da Cruz Silva  


Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista


Creche Municipal George Savala Gomes 


Creche Municipal Direitos Humanos


Creche Municipal Campos da Paz  


Escola Municipal Morro dos Telégrafos  


Escola Municipal Fundação Leão XIII  


Creche Municipal Homero José dos Santos


Creche Municipal Eduardo Moreira


Creche Municipal Fallet *

 


Clique AQUI para ver toda a lista de creches e escolas que ganharam o

Prêmio Anual de Qualidade em Educação Infantil

 

 

 

* Clique no nome  das creches que estão em azul, e confira os blogs destas unidades.

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share