A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE
Retornando 94 resultados para o autor 'Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE'

Sexta-feira, 27/01/2012

CIEP Av. dos Desfiles (PEJA) - Novos Sonhos, Novas Conquistas

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 No final de 2011, a professora Alessandra Aranha Teixeira foi eleita diretora pela comunidade do CIEP Avenida dos Desfiles - PEJA. Em entrevista à equipe Rioeduca, Alessandra contou que começou a carreira de magistério há 12 anos.

 

Professora Alessandra -

Gestora do CIEP Avenida dos Desfiles - PEJA

 


A nova gestora relata que sua grande motivação para se candidatar à direção do CIEP foi o vínculo afetivo que possui com o espaço e as pessoas que o compõe. Para o novo ano letivo, a educadora tem como missão trabalhar para que seus alunos tornem-se cidadãos conscientes de suas funções, direitos e deveres sociais, e estejam preparados para enfrentar tais desafios.

 

Perguntamos à Alessandra qual a primeira ação que terá ao iniciar o ano letivo. A professora afirmou que o planejamento coletivo é sua prioridade, pois assim todos os envolvidos no processo educacional de sua escola poderão ter uma meta que sirva de norte para a concretização de todos os objetivos propostos.

 

Alessandra revela que ao final de 2012 deseja olhar para trás e ver a materialização dos objetivos a que se propôs, incluindo Educação de qualidade que propicie o sucesso escolar do aluno.

 

Sonhos e Expectativas

 

“Sonho com uma educação pública inclusiva, de qualidade e eficiência, que propicie a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais, para a construção coletiva de uma sociedade melhor para todos, onde todos tenham oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Desejo que tenhamos força, coragem e sabedoria para enfrentarmos cada desafio rumo ao sucesso!”

(Professora Alessandra Aranha Teixeira)

 


 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/01/2012

Encontro da Gerência de Educação Infantil com Diretores da 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

A Gerência de Educação Infantil (GEI) realizou encontro com todas as direções de Creches, EDIs e Escolas que têm turmas de Educação Infantil e Pré-Escola. Dia 18 de janeiro foi a vez da Primeira Coordenadoria de Educação.

 

 

O Encontro aconteceu no auditório do CASS, no prédio da prefeitura do Rio. Logo que chegamos, após o coffe break, a equipe da GEI convidou  os professores presentes para uma dinâmica diferente: Todos deveriam ficar em pé e fazer uma massagem no ombro do colega à sua frente. Ela disse que ali deveríamos fechar nossos olhos, fazer uma reflexão sobre coisas boas, e passar essa energia para o professor a quem tocávamos. Como a Professora pontuou, era uma gentileza, uma troca boa, um presente que nada custava, mas que fazia um bem enorme! 

 

 

 "Começa o Começo pra mim?"

 

 

A Gerente de Educação Infantil, Professora Simone de Jesus Souza, recebeu os diretores com o sorriso e carinho de sempre. Mesmo chegando de uma maratona de encontros com escolas, ela não perdeu o dom do acolhimento, e nos levou em pensamento aos nossos dias de trabalho com as crianças pequenas. Simone pediu que nos lembrássemos de qual fruta do cardápio as crianças costumam gostar mais, e que normalmente traz uma mudança perceptível na rotina da creche. Logo adivinharam: a tangerina.

 

Simone de Jesus Souza, Gerente de Educação Infantil

 

A Gerente traçou um paralelo da tangerina com o início do trabalho nas escolas no novo ano letivo. Ela nos lembrou como as crianças  ficam animadas quando percebem que a sobremesa do dia é a tangerina. O aroma delicioso, o gosto peculiar, a dificuldade para descascar a fruta, tudo se torna uma grande alegria! Para os pequeninos, descascar é difícil, então eles pedem ajuda a seus professores: “ Começa o começo! Faz o furinho no meio pra mim?” Foi desta forma, que Simone de Jesus  se colocou para todos os diretores presentes. Ela se colocou à disposição para ajudar a "começar o começo”, a fazer o furinho no meio da tangerina, a auxiliar no momento dos desafios! Simone nos lembrou que somos parte de uma equipe e que caminhamos  de braços dados com um só objetivo: Educação de qualidade e o bem estar dos nossos pequenos.

 

Antes de entregar a fala para professora Beth, Simone perguntou: “Vocês querem começar o comecinho comigo?”  Em uma só voz, os professores responderam: SIM!

 

As professoras Beth e Kátia passaram um vídeo e um slide sobre  o dia a dia na creche. A conversa  foi sobre planejamento e flexibilidade, a importância da administração responsável, o poder tranformador e multiplicador da intencionalidade pedagógica, os benefícios de ter a família de nossas crianças como parceiras, e finalmente de podermos contar uns com os outros, como integrantes de um time, de uma equipe de sucesso!

 

Professora Beth, da Equipe da Gerência de Educação Infantil conversando com os Gestores.

 

 A professora Beth destacou que todos os planejamentos, reuniões, conselhos têm como razão principal as nossas crianças. Elas são o futuro de nossa cidade, de nossa nação, e nossa responsabilidade com elas é muito grande. Beth lembrou que somos nós, Professores de Educação Infantil, que muitas vezes vemos o primeiro passinho da criança, suas primeiras palavras, e presenciamos diariamente seu desenvolvimento. Portanto, devemos a ela o nosso melhor trabalho , a nossa maior dedicação, o  cuidar responsável  e o nosso amor.

 

O Rioeduca parabeniza a professora Simone e toda equipe da Gerencia de Educação Infantil pelo carinho, incentivo e garra neste trabalho belo, desafiante e transformador. Também desejamos a todas os gestores, coordenadores, professores, agentes auxiliares de creche e recreadores um ano de sucesso e muitas alegrias.

 

Contem sempre com a Equipe de Representantes  Rioeduca para divulgar

e compartilhar o sucesso de suas escolas, creches e EDIs!

 

Para saber as novidades da Educação Infantil, clique na figura abaixo e acesse o blog rioeducainfancia.

 

 

Professor, conte para o Rioeduca os seus projetos para 2012.

Será uma honra compartilhar com nossos amigos leitores.


Envie email para ruteferreira@rioeduca.net
 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/01/2012

Nós Somos a 6ª CRE!!!

Tags: 6ªcre, rioeduca.

 

No final de 2011, professores da rede se candidataram a gestores de Escolas , Creches e EDIs e os que foram eleitos, estão participando de cursos realizados por suas Coordenadorias.  A equipe do Rioeduca foi convidada pela 6ª CRE para falar aos novos diretores sobre nosso trabalho junto às escolas.

 

 

Dia 13 de janeiro tive o privilégio de visitar a 6ª CRE , no curso para os novos diretores , eleitos por suas comunidades escolares no final de 2011.

 

Logo que cheguei, deparei com um lindo jardim na entrada no prédio. No térreo, um aramado repleto de livros, convidando os visitantes a experimentarem o doce sabor da leitura.

 

O Curso para novos diretores foi orientado pelas Gerências da Coordenadoria (Educação, Infraestrutura, Aquisição, Assessoria de Informática e Recursos Humanos) No curso também houve palestras relevantes para o novo e desafiador caminho que os novos diretores seguirão.

 

Assim que entrei no auditório, fui recepcionada carinhosamente pela Professora Rita, Assessora da Coordenadora Rejane, da 6ª CRE.

 

A Professora Sueli, da Assessoria de Informática e Tecnologia (AIT), apresentou sua equipe, e disse que todos estavam ali para auxiliar os diretores no que precisassem. Sua fala foi recheada de ânimo e disposição para realização de um grande e significativo trabalho em equipe.

 

 

Após a explicação sobre o trabalho específico da AIT, os diretores receberam apostilas sobre o conteúdo falado.

 


A Professora Rita falou aos diretores com entusiasmo, a respeito das novas tecnologias, sobre a importância dos blogs, portfólios digitais, para as unidades escolares. Com eles, a comunidade escolar pode ter mais acesso as informações sobre a unidade, além de saber com mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos.

 

Foi emocionante ouvir a fala da Professora Rita,  e sentir seu desejo pelo trabalho transformador da Educação. Ao concluir, ela disse que só trabalhava com possibilidades e antes de me passar a palavra, lembrou otimista a frase que acompanha diretores e professores: “Nós somos a 6ª CRE!”

 

 

Apresentei aos diretores o portal Rioeduca.net,o novo canal de interação e comunicação de todos os funcionários e alunos da rede SME/PCRJ. Conversei sobre a utilidade de cada seção: Como o funcionário e aluno podem habilitar seu e-mail Rioeduca, quem são os Representantes Rioeduca.net, Programas e Ações e Recursos Pedagógicos da SME.

 

Os diretores se interessaram ao saber que os projetos, blogs e momentos especiais vivenciados por suas escolas, podem ser publicados duas vezes por semana no portal Rioeduca, além de serem divulgados no twitter, orkut e facebook.

 

 

 

Pela internet, apresentei os outros canais Rioeduca: Twitter Rioeduca (@Rioeduca), Diário Rioeduca(http://paper.li/rioeduca/diadia)o blog Tecendo Idéias   (http://rioeducaideias.blogspot.com/) no qual o professor pode publicar seus textos, e também no facebook (https://www.facebook.com/rioeduca).

 

A diretora da Creche Municipal Zilka Salaberry, Cátia Cristina e ganhadora do Troféu Rioeduca 2010 (O Oscar da Educação Carioca), relatou sobre sua emoção por ver seus dois projetos (Rio Sustentável e Aquarela do Brasil), reconhecidos e premiados e de como é positivo investir no conhecimento e aplicação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

 

Para terminar, pontuei que os diretores são fundamentais para incentivarem seus professores a utilizarem as novas tecnologias, afinal nossos alunos, e até mesmo as famílias das nossas escolas estão conectadas, e que o resultado dessa interação virtual e real, é ter os pais mais próximos e os alunos ainda mais interessados nas relações que mantém na escola, favorecendo diretamente na sua aprendizagem.

 

 

Agradeço o carinho e receptividade da equipe da 6ª CRE e de todas as diretoras presentes. Os desafios são muitos, e o sucesso é uma conquista de cada dia.

 

Contem sempre com toda a equipe Rioeduca!

Estamos ansiosos para publicar as postagens das escolas, creches e EDIs

que estão sob novas direções!

 

Veja também:


Premiação Troféu Rioeduca- Zilka Salaberry

(http://zilkacreche.blogspot.com/2011/08/premiacao-do-trofeu-rioeduca.html)

As Maravilhas dos Blogs Educacionais - http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=862 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/01/2012

Educação Infantil contra a Dengue no Sambódromo

Tags: 1ªcre, projetos.



 

 

O CIEP Avenida dos Desfiles realizou um projeto dinâmico, lúdico e envolvente para alertar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância de tomar os cuidados necessários para acabar com a Dengue.

 

 

 

O CIEP fica localizado no Sambódromo, ponto turístico do Rio de Janeiro, e a equipe coordenadora do projeto, usou este incrível espaço para ensinar as crianças como prevenir a doença da dengue.

 

O trabalho foi realizado pela escola no final do ano passado, mas acreditamos que seja um bom momento para publicá-lo, afinal, as estatísticas comprovam que muitas pessoas, infelizmente, estão ficando doentes e até mesmo morrendo.

 

Relato do Projeto

 

A professora Angela, Coordenadora do CIEP, enviou para o Rioeduca o relato de como foi o trabalho com as crianças:

 

“O projeto , na verdade, foi a segunda parte de trabalhos da Escola contra o mosquito da Dengue.

 

Na reunião com as professoras, conversamos sobre a necessidade de trabalharmos o assunto com os alunos da escola. Desta forma, as professoras receberam o projeto da mini-oficina, objetivos e ações. Elas ficaram responsáveis em conversar com as crianças em sala de aula, e a fazer os trabalhos de artes. Eu fiquei responsável pelas oficinas.

 

 

Na oficina, as crianças foram os Jornalistas Contra a Dengue. Antes de atuarem, passei vídeos sobre a dengue e vídeos de alunos que queriam ser repórteres . Mais tarde, selecionei algumas gravações para o vídeo final.

O professor de Educação Física, Júlio Marinho participou ativamente do projeto. Ele organizou a brincadeira, que chamou de "pica-dengue", em que só meninas (mosquito-fêmea) podiam correr para "picar" os outros.

Fizemos um divertido passeio pelo Sambódromo, onde os alunos procuraram locais , nos quais, o mosquito pudesse colocar ovos e proliferar. Esse passeio foi "noticiado" no jornalzinho do Ciep 01.02.502, parte integrante do projeto.

No final do passeio, o professor Júlio explicou novamente sobre os cuidados com a dengue.

Percebemos o quanto os pequenos alunos gostaram das atividades! “

 


Parabéns a toda equipe pelo projeto de sucesso! Essa iniciativa ensina e salva vidas!

 

Nos links abaixos, você poderá saber mais sobre o trabalho  desenvolvido pela escola:

Blog da escola: http://jornalzinhociep502.blogspot.com/2011/12/jornalistas-mirins.html


Primeiro momento do projeto, publicado no Rioeduca: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=782


 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share