A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE
Retornando 94 resultados para o autor 'Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE'

Quinta-feira, 12/01/2012

Espaço Virtual Nilo Peçanha - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, blogsdeescolas.

 

O Rioeduca.net tem a honra de apresentar o novo blog da

Escola Municipal Nilo Peçanha.

O blog foi criado no final do ano de 2011, mas já está repleto de novidades!

 

A Escola Municipal Nilo Peçanha, que este ano se torna o segundo Ginásio Experimental Carioca da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, construiu este espaço para compartilhar com a comunidade escolar e amigos da Educação, informações, novidades e projetos realizados na unidade.

 

 

Desde a página principal, o blog consegue encantar o internauta. Com um designer leve, atraente e de fácil navegação, o leitor poderá decidir qual ambiente virtual visitará primeiro.

 

Navegando pelo blog, você pode encontrar a biografia do Patrono Nilo Procópio Peçanha, um pouco da bela história da escola, além de alguns eventos que aconteceram no decorrer do ano passado.

 

 

Que tal conhecer agora o blog e passear pelos ambientes digitais que a escola preparou  com todo carinho pra você?

 

Convidamos você para seguir o blog Nilo Peçanha, para acompanhar de pertinho todas as novidades que acontecem por lá! Recomende também a seus amigos, certamente eles irão adorar!

 

Clique na imagem abaixo para acessar o blog:

 

 

Se sua escola possui blog, envie um E-mail para o Rioeduca.net, teremos muita alegria em divulgarmos  seu espaço digital!

 

Conheça AQUI o representante Rioeduca de sua CRE.

 

Desejamos ao GEC  Nilo Peçanha sucesso

neste novo ano e muitos acessos ao novo blog! 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 09/01/2012

1ª CRE - Paixão Sem Limites Pela Educação

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

A Educação Carioca tem passado por grandes desafios e mudanças significativas. Se voltarmos nosso olhar para alguns anos atrás, surpreenderemo-nos ao ver o quanto avançou a qualidade de ensino dada a nossos jovens.

 

 

Mas qual o segredo do sucesso? O que foi preciso ser feito para que, em 3 anos , tantos alunos tenham melhorado o desempenho escolar, os professores tenham ficado mais motivados, as escolas se tornassem mais acolhedoras e as comunidades se transformado em verdadeiras parceiras das escolas?

 

Algumas destas perguntas poderão ser respondidas no decorrer deste texto, quando detalharemos o que é uma Educação possível, transformadora, significativa e poderosa.

 

DIA 05 DE JANEIRO
PRIMEIRO MOMENTO- APRESENTAÇÃO DA COORDENADORA DA 1ª CRE

 

 

Dia 05 de janeiro, primeira quinta-feira do ano, os diretores da Primeira Coordenadoria de Educação participaram de um encontro especial, no qual nos foi apresentada a nova Coordenadora da CRE, Professora Rita Eliane Carvalho. Embora, nova na 1ª CRE, Professora Rita já percorreu um longo caminho na Educação Carioca: já foi Gerente de Infraestrutura na 3ª CRE e nos últimos anos trabalhava na Coordenadoria de Gestão e Governança. Convidada pela Secretária de Educação, Claudia Costin, Rita aceitou e assumiu o desafio de liderar nossa Coordenadoria.

 

O sorriso e a simpatia da Professora Rita certamente nos cativou de imediato, mas suas palavras foram determinantes para alcançar nossos corações, dando-nos certeza de que ela chegou com amor, garra e vontade de fazer acontecer, de fazer valer ainda mais o lema que nossa Secretária sempre diz: “Sangue, Suor e Lágrimas, mas muitas alegrias depois!

 

A professora Rita relatou que trabalhar na SME, com a Secretária Claudia Costin e com a Professora Kátia Max, foi uma experiência de grande aprendizagem, pois abriu seus horizontes na questão do Ensino Público e na Educação de nossas crianças. Ela contou que foi recebida, e acolhida com gentileza pelas equipes que trabalham na Primeira Coordenadoria e não poupou elogios ao dizer que os professores que atuam na CRE formam uma equipe de ponta. Emocionada, disse que seu coração já estava na 1ª CRE.

 

 

Rita acredita que o sucesso vem da parceria, na união de todos em prol da Educação. “Não dá para caminhar apartado... Nós estamos aqui com a mesma finalidade, estamos juntos pelo sucesso do nosso aluno.” Ela apontou as fases que cada diretor passou para estar a frente de uma escola, e reafirmou que todos ali têm vontade de acertar, de avançar. Com brilho no olhar e gestos que demonstravam a convicção no que falava, ela pontuou que estava certa de que todos estavam dispostos a abraçar o trabalho e seguir rumo ao Salto de Qualidade!

 

A Coordenadora foi aplaudida com entusiasmo quando declarou: “Eu quero estar junto com vocês. Vou visitar cada unidade, cada escola, cada creche. Sou de estar nas ruas, pois onde vocês estão, eu também posso estar.”

 


DIA 05 DE JANEIRO
SEGUNDO MOMENTO - PALESTRA DA SENHORA SECRETÁRIA CLAUDIA COSTIN

 

 

A Secretária Claudia Costin começou sua fala  relembrando seu primeiro momento com os diretores de nossa CRE em 2009. Quantos degraus avançamos desde aquele dia: Escolas com melhores estruturas, agentes educadores, porteiros, identificação dos funcionários nas unidades, um currículo único que é sempre revisado e discutido pelos professores da rede; A revolução das aulas digitais (Educopédia), Portal RioEduca.net; Professores de Educação Infantil nas creches, Escolas do Amanhã com Saúde nas Escolas, Sangari, Mães Educadoras, Mais Educação, Bairro Educador, entre tantas outras ações que foram determinantes para o sucesso do aluno.

 

Impossível ouvi-la falar sem sentir o coração acelerar. É a Educação que  move o mundo. É a Educação que vai transformar o Rio de janeiro em uma cidade melhor e mais justa, e nossa Secretária acredita que isso é possível.

 

“Nenhuma criança pode ficar invisível” disse Claudia Costin e completou que o professor é o mediador que acompanha o aluno, do mais brilhante ao mais tímido.

 

A Secretária acredita que as mudanças estão ocorrendo pois o professor está construindo o  conhecimento  junto com os alunos, em aulas onde o Protagonismo Juvenil é garantido, pois qualquer criança e adolescente , é capaz de aprender, e realizar descobertas maravilhosas.
“Nossos jovens podem transformar o mundo!”

 

As frases de impacto, garra, ânimo geraram nos educadores presentes, desejo maior de sacudir o Rio com Educação de Qualidade. Foi um momento de grande emoção ouvir da Secretária “Somos uma rede solidária. Nós temos um ao outro. Vamos ter um ano fantástico, pois nós temos um time fantástico. Nós estamos escrevendo a história da cidade do Rio de Janeiro!”

 

O MOTIVO DO SUCESSO

 

“Educar é crescer. E crescer é viver.

Educação é assim: vida no sentido mais autêntico da palavra”

(Anísio Teixeira)

 

As ações que transformam o mundo, começam no desejo intenso e verdadeiro de romper antigos paradigmas e mudar. Assim, a partir de uma gestão inovadora, coordenadorias, professores, alunos e famílias têm sido contagiados pela frase: É POSSÍVEL TRANSFORMAR!

 

Os pensamentos estão se tornando realidade. O que vemos nas estatísticas de desempenho e aproveitamento dos alunos é, na verdade, o resultado de ações de trabalho intenso, de estudos e buscas incansáveis por uma Educação construída com verdade e qualidade.

 

O Sucesso está no diretor que acredita no professor, no professor que acredita no aluno, na família que acredita na escola. A isso chamamos de uma Rede Educacional de Sucesso!

 

Bárbara Portilho, Rita Eliane Carvalho e Regina Helena Bomeny, Subsecretária de Ensino

 

Somos a maior rede de Educação Municipal da América Latina, com 1.065 escolas, 255 creches próprias e outras 177 conveniadas. Temos mais de  36.487 professores, atendendo a 669.203 alunos. Sabemos que desafios virão, mas estamos prontos para a luta e para o sucesso, afinal: Sangue, Suor e Lágrimas , mas muitos sorrisos depois! 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 02/01/2012

1ª CRE em Festa

Tags: 1ªcre, eventos.

 

Dia vinte e dois de dezembro , diretores , coordenadores, e professores comemoraram as vitórias do ano de dois mil e onze em grande estilo.

 

 

A confraternização aconteceu no Museu Militar Conde de Linhares em São Cristovão e o que presenciamos foi uma festa entre pessoas que se querem bem e se alegram pelas conquistas alcançadas.

 

Devemos lembrar com carinho, respeito e admiração o trabalho desenvolvido dentro da 1ª Coordenadoria. Durante este ano, as equipes das Gerências: Gerência de Educação (GED), Gerência de Aquisição (GAQ), Gerência de Infraestrutura (GIN), Gerência de Recursos Humanos (GRH) , Protocolo, Assessoria de Integração, Assessoria de Informática e Gabinete trabalharam intensamente , dando apoio, suporte, programando e assessorando as Escolas, Creches e EDIs. Não foi fácil! Cada professor integrante das equipes dedicou tempo, estudo e empenho para que na ponta, tudo desse certo! São professores que não estão nas salas de aula, mas prepararam caminhos, para que nas unidades escolares o trabalho aconteça!

 

 

Os diretores e coordenadores das escolas de nossa Coordenadoria foram fundamentais para o resultado de sucesso dos alunos. Mais do que vontade, houve flexibilidade para superar paradigmas, incorporar de modo eficaz as mudanças e a por em prática as ações que visam a melhoria na Educação.

 


 

Muitos foram os momentos de desafios , afinal o gestor lida com uma variedade de constantes acontecimentos, que requer dele coragem, criatividade, dedicação e muitas virtudes! Além da parte burocrática, programas, sistemas e verbas a gerenciar, há a gestão de pessoas, que inclui as mais diversas situações que envolvem professores, funcionários, alunos, famílias e comunidade. No entanto, os diretores e coordenadores da 1ª CRE, encararam os desafios e produziram Educação de Qualidade.

 

 


Em dezembro, é natural que equipes de gerências e gestores escolares estejam cansados, mas o sentimento é de alegria e satisfação pelo trabalho criativo, honrado e bem realizado. Deste modo, nada melhor que um grande encontro para celebrar as metas alcançadas e o sucesso dos alunos .

 


O Rioeduca esteve na festa e compartilhou desta alegria. Abraços, congratulações, desejos de boas festas, e bom humor de sobra foram os temperos que deram um sabor especial ao encontro.

 

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 30/12/2011

Retrospectiva 2011 - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, projetos.



 

Olhando o caminho percorrido em 2011, percebemos o avanço e sucesso das escolas da 1ª CRE. O Rioeduca tem imenso orgulho e satisfação por ter participado do progresso e desenvolvimento da Educação Carioca. Registramos inúmeros momentos vivenciados pelas escolas no portal Rioeduca e compartilhamos com nossos amigos leitores.

 


Podemos destacar aqui eventos como FECEM, Mostra de Dança, Bienal do Livro, Salão do livro, Desfiles Cívicos, entre outros. Também registramos neste grande portfólio digital as ações do Grêmio Estudantil, as Reuniões de Responsáveis aos sábados, e a beleza e notoriedade da Sala de Música construída em parceria com Rock in Rio na E.M Pereira Passos.


As festas e eventos fizeram parte de nossos registros: Carnaval, Dias especiais (dia das mães, semana da paternidade, festas juninas, dia do mestre...) e demos a devida atenção a nossa cultura, valorizando as produções das crianças e adolescentes da rede.


Um dos grandes marcos em 2011, que nós acompanhamos de perto e compartilhamos aqui, foi o número de blogs criados pelas escolas e creches. No início de 2011, contávamos apenas quatro blogs, no entanto, hoje na 1ª CRE, temos mais de 50 blogs educacionais, entre blogs escolares e educacionais. Os gestores e professores valorizam cada vez mais o que constroem, dando visibilidade ao que realizam. Os trabalhos agora ultrapassam os muros escolares, e podem ser apreciados e admirados em qualquer lugar do mundo, através da internet.

 


Vale destaque especial para o uso da Educopédia nas aulas, e o quanto seu uso despertou professores e alunos para a importância de integrar tecnologia nas escolas. Relatamos em 2011, os efeitos positivos, declarações de sucesso e resultados significativos da Educopédia na vida dos jovens que estudam na nossa rede.


Descrevemos ações e programas da SME , e sua positiva repercussão na aprendizagem dos alunos. Homenageamos professores por seus projetos, talentos e dedicação ,elementos fundamentais para o sucesso dos alunos.

No último post do ano, evidenciamos nosso agradecimento pela parceria da nossa coordenadoria, dos gestores e professores. Agradecemos pela participação constante no compartilhamento das ações que acontecem nos espaços escolares. Agradecemos os Emails, sugestões, imagens e vídeos enviados, e que contribuem significativamente, incentivando professores e alunos.


Desejamos a todos um novo ano de muitas alegrias e sucesso, na realização deste fantástico e desafiador trabalho que é a Educação. Continuaremos nossa caminhada, trocando idéias, compartilhando saberes e dando visibilidade ao excelente trabalhado desenvolvido pelas unidades escolares da Primeira Coordenadoria de Educação

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share