
Sábado, 24/12/2011
Natal - Tempo de Milagres!
O Rioeduca conta hoje uma linda, verdadeira e recente história sobre o milagre do Natal, que ilustrará nossa homenagem a todos os professores e amigos leitores do Rioeduca.
O Natal desperta, em cada um de nós, sentimentos diversos: amor, saudade, alegria, esperança... As famílias se reúnem, os amigos se encontram e os abraços e presentes são símbolos da vontade de estar sempre juntos.
Nesta época, colocamos nossos corações à disposição da reflexão sobre nossa vida e a lembrança do presépio, do nascimento de Jesus, do milagre do amor e do perdão se tornam ainda mais intensos.
Natal é esperança, estrela cadente, anjos entoando canções, crianças felizes ao redor da árvore repleta de presentes - Natal é o milagre de Deus.
O Rioeduca conta hoje mais um milagre, destes tão lindos que acontecem no Natal: a professora Lucy Ribeiro, como Lilian Ferreira diz, é o "anjo" do Rioeduca e da Educopedia. Lucy está nos programas desde o início, sempre muito dedicada para que todas as ações planejadas deem certo.
Com uma longa trajetória na Educação, sempre doou o melhor de si e conquistou uma legião de admiradores de seu trabalho e da pessoa íncrivel que é! Contar histórias, fazer poesias, entoar canções para os pequenos sempre foi sua grande alegria, desde os tempos em que atuava como professora.
No entanto, Lucy desejava contar histórias não só para as crianças da escola. Queria dedicar-se não apenas ao trabalho que ama, mas ansiava, com todo coração, ter um filho. Há três anos, Lucy e Marcos, seu esposo, decidiram adotar uma criança. Cumpriram todos os protocolos exigidos pelos órgãos responsáveis, mas, desde então, nenhuma notícia. A ansiedade dos meses iniciais já dava lugar à saudade dos encantos que sua imaginação sempre desenhou.
Mas não nos esqueçamos, queridos leitores: No Natal, milagres acontecem! E, se a beleza da vida está nas suas surpresas, mais uma vez ela se mostrou presente.
Não importa se é o começo do ano ou se é vinte de dezembro, a vida simplesmente tem o poder de encantar.
Os segredos que o destino nos esconde são capazes de florir nosso jardim em instantes. É como se, em um segundo, tudo se transformasse: as nuvens se dissipassem, abrindo espaço para o mais lindo azul. As rosas desabrochassem em seus tons peculiares, e o sol fornecesse o calor ideal na mais bela hora da manhã. Os passarinhos livres resolvem fazer seu canto e a borboleta vem pousar bem pertinho, em seu ombro.
Foi assim, com um telefonema , que a vida de Lucy deu um giro de 360º. Com um telefonema, ela percebeu que o milagre estava acontecendo e que sua vida começava a mudar para sempre.
Poderíamos citar os mais lindos versos de amor, para descrever a chegada de Gustavo à vida de Lucy , seu esposo Marcos e de todos nós, que a conhecemos, mas, ainda assim, versos e poesias não seriam suficientes para relatar com fidelidade a emoção vivenciada.
Gustavo chegou como um anjo especial, transformando o dezembro em festa, renovando os laços, acendendo a chama da alegria. Gustavo tem olhar sereno, sorriso aberto e uma simpatia que contagia.
Eu estava na sala 465, da Educopédia e do Rioeduca, e fui testemunha de momentos que lavaram minha alma em água cristalina e só mesmo a pureza de um bebê e o amor nos olhos de sua mãe podem conter essa magia. Vinte de dezembro de dois mil e onze entra para a história dessa equipe como o dia da felicidade.
Testemunhei abraços apertados, lágrimas de alegria, e o compartilhar de um amor desperto pela essência iluminada de uma criança.
Lucy era o amor personalizado. Seu sorriso estampado no rosto parecia não acreditar na realidade. A emoção contagiou a todos que passavam. O pequeno Gustavo, de quatro meses, foi agarrado, abraçado, beijado e amado. E ele correspondia com o sorriso mais lindo do mundo!
Amigos, conhecidos, e até quem não conhecia Lucy se emocionou. Ali Deus estava presente, através do amor da mãe Lucy, através do sorriso inocente de Gustavo e de todo o bem querer das pessoas presentes, que era tão real que poderia, até mesmo, ser tocado.
Papai do Céu concedeu à Lucy e ao Marcos o maior, o melhor de todos os presentes. Eles irão presenciar instantes mágicos todos os dias: as primeiras palavras, os primeiros passinhos, as pequenas quedas na aprendizagem do andar, o primeiro aniversário, o primeiro dia de escola, o primeiro dever de casa e todas as lindas e inimagináveis surpresas da vida, que somente um filho pode dar.
Fica aqui a homenagem do Rioeduca e meu agradecimento por ter participado de um dos momentos mais lindos dessa vida: a chegada do bebê de Lucy e Marcos.
É Natal! É tempo de amor e esperança! É tempo de milagres!
FELIZ NATAL!!!!
|


Quinta-feira, 22/12/2011
Tempo de Celebração!
As escolas e creches da Primeira Coordenadoria da Educação não mediram esforços para terminar o ano em alto estilo! Muita festa e confraternização para comemorar mais um ano de muitas alegrias.É dezembro, é tempo de celebração!!
Final de ano em escola é um momento pra lá de agitado! Tem avaliações finais, correções, Conselho de Classe, Reunião de Pais , porém também há dias de celebração. E o que festejamos em dezembro? O Natal, as vitórias alcançadas, as pequenas e grandes conquistas, as amizades que fizemos...
No mês de dezembro agradecemos pela vida, festejamos o amor, desejamos boas novas aos nossos parentes e amigos. Algumas escolas enfeitam seus murais com bolas coloridas e desenhos natalinos. Algumas, convidam Papai Noel para dar asas à imaginação das crianças, outras constroem o presépio e relembram o nascimento de Jesus.
Muitas são as comemorações, mas o que importa mesmo é a mágica que existe nesta época do ano: Pessoas se abraçam, trocam presentes, renovam laços, buscam a paz e o amor.
Nas escolas e creches da Primeira Coordenadoria de Educação muitas festas e confraternizações aconteceram, fazendo a alegria de mestres, professores, adolescentes e crianças. Atividades, peças musicais, trabalhos de arte e coreografias fizeram parte da comemoração nas nossas unidades.
O Rioeduca compartilha com todos as lindas imagens enviadas pelas escolas. Certamente, você irá se inspirar ainda mais para as festas de final de ano, após ver o vídeo que preparamos com todo carinho: .
Estamos preparando uma postagem sobre formatura dos alunos. Se sua escola registrou, envie fotos e um pequeno relato para ruteferreira@rioeduca.net
|


Segunda-feira, 19/12/2011
Mãos - Um Projeto de Amor
A Creche Sempre Vida Parque da Conquista, localizada no Caju,desenvolveu um trabalho que inclui arte, poesia, fotografia e amor.
A ideia do trabalho MÃOS nasceu pela observação do cotidiano dos pequenos alunos e do trabalho dos funcionários. Ver as singelas mãos realizarem as primeiras pinturas, contemplar os dedinhos que experimentam as cores, e embarcar junto com a imaginação da criança que faz mãos virarem avião, caminhão ou até uma borboleta que dança no ar, trouxe o desejo de eternizar segundos através dos cliques das máquinas digitais e transformar estes instantes em arte.
MÃOS também mostra o retrato do cuidado que as Educadoras da creche têm ao mediar o conhecimento, ao brincar junto, bem como o carinho investido na hora da alimentação, do banho, e em outros tantos momentos gentis, que ensinam amor e respeito através dos atos.
MÃOS é um projeto que engrandece a beleza através de imagens reais, definidas na simplicidade dos gestos , e reforça o significado do poder contido na palma das nossas mãos.
Convidamos o leitor a contemplar as imagens do cotidiano da Creche Parque da Conquista.
Exposição de MÃOS para a Comunidade Parque da Conquista
Acesse o blog da Creche Sempre Vida Parque da Conquista Clicando na imagem abaixo
|


Quinta-feira, 15/12/2011
Escola Aberta
A Escola Municipal Portugal encantou a Comunidade de São Cristovão comum evento repleto de arte, cultura, Educação e beleza.Durante todo o ano de 2011, a Escola Municipal Portugal tem desenvolvido um trabalho de sucesso. São projetos, pesquisas, eventos e atividades que fazem alunos e professores cada vez mais orgulhosos de pertencerem a unidade. Mas, de onde será que vem este sucesso?
Não há dúvidas, que a Escola Municipal Portugal é uma instituição na qual trabalham educadores que compartilham da mesma paixão. E esse sonhar junto, nasce na gestão, contagia os professores, incentiva os alunos e motiva a família.
Todo os anos, no mês de novembro, acontece o evento Escola Aberta, para que a comunidade de São Cristovão, bairro no qual a unidade está localizada, conheça o excelente trabalho desenvolvido. Durante o evento, projetos são mostrados para o público, que se surpreende com a arte, cultura e competência do que é feito na Educação Pública.
ARTE E DANÇA
Dia 28 de novembro a escola deu início a Escola Aberta com as apresentações dos grupos de teatro das turmas 1.401 e 1.501, sob o comando da professora Leila, de Artes Cênicas. Os grupos apresentaram duas versões para a peça “Os quatro elementos”, cujo tema central foi o Projeto Gerador de todo o trabalho no ano letivo de 2011.
Os convidados também viram a apresentação do coral de alunos da turma 1.502, que é regido pela Diretora Adjunta da escola, Professora Marta e que também fazem parte da Orquestra Vozes de Meninos. Ainda no dia 28, foi apresentada a coreografia da Mostra Municipal de Dança 2011. Os alunos, sob o comando da Professora Solange, de Educação Física, realizaram uma coreografia que homenageou o centenário de nascimento de Maria Bonita. Sucesso de crítica, a mostra foi convidada a se apresentar na cerimônia de premiação dos Jogos Estudantis, no dia 13 de Dezembro, no clube do Servidor Municipal.
MOMENTO SESC- NAQUELA ESCOLA
Para encerrar o evento,o auditório se transformou em um grande teatro: o SESC proporcionou um momento mágico para nossas crianças: Elas se divertiram e se encantaram com as graças da personagem Maria Minhoca e seu amado Chiquinho, numa peça de Maria Clara Machado.
MOMENTO CECÍLIA MEIRELES
Para fechar o evento com chave de ouro, a Sala de Leitura organizou uma linda exposição para o público sobre Cecília Meireles.
Conhecendo os poemas, as crianças tiveram a oportunidade de ilustrá-los, reescrevê-los e criar seus próprios poemas. Chamou atenção das crianças o poema “ O último andar”, exatamente o local onde fica a nossa Sala de Leitura:
“ No último andar é mais bonito, do último andar se ver o mar.
É lá que eu quero morar” (Cecília Meireles)
acessando http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com/
Sua escola realizou um projeto de sucesso?
|

