A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE
Retornando 94 resultados para o autor 'Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE'

Segunda-feira, 12/12/2011

Conta Outra Vez? - O Reino Encantado dos Contos de Fada

Tags: 1ªcre, projetos, riodeleitores, educaçãoinfantil.

 

O CIEP Henfil desenvolveu com as crianças da Educação Infantil, um projeto recheado de encantamento. "Conto de Fadas"   incentivou os sonhos,  deu asas a imaginação das crianças  e deslumbrou os pequenos alunos com atividades lúdicas e prazerosas.

 

 

Quem não tem um conto de fadas preferido? Aquele que a mamãe, papai, titia, vovó ou professor contava, e pedíamos: “Conta de novo...” Essas lembranças permeiam nossa vida com a doçura de um tempo encantado, mágico e repleto das mais belas imaginações: Bruxas com vassouras voando pelo telhado, fadas reluzentes com a varinha de condão, caldeirões com direito a olho de morcego, castelos, príncipes, sapos enfeitiçados, maçãs envenenadas e beijos de um final feliz. Bela Adormercida, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os Sete Anões são alguns dos muitos contos que crescemos ouvindo e apreciando.

 

O CIEP Henfil acredita na beleza das culturas infantis transmitidas através dos Contos de Fada. Desta forma ,a Professora Samantha da Educação Infantil com a colaboração de Érika, estagiária no CIEP desenvolveram o projeto “Contos de Fadas”.

 

 

As histórias destacadas durante os três meses de projeto foram : Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e João e o Pé de Feijão. As crianças amaram, e os olhinhos brilhavam a cada nova contação.

 

Além da alegria e da mágica própria dos Contos, as crianças tiveram a oportunidade de adquirir muitos conhecimentos através de uma forma lúdica e interessante. Os pequenos de quatro anos produziram conhecimentos sobre a língua falada, exploraram hipóteses sobre a escrita, brincaram de faz de conta, de criação, recriação, leituras e releituras dos contos. A partir das histórias foram trabalhadas as letras do alfabeto número de letras das palavras, cartinhas, convites... A aprendizagem acontecia enquanto eles se divertiam!

 

 

O Rioeduca parabeniza as Professoras Samantha e Érika pelo belíssimo trabalho. Afinal, cada criança envolvida neste projeto guardará momentos encantados, mediados pelo afeto, brincadeiras, imagens e riquíssima literatura.

 


Que cada vez mais crianças tenham acesso a livros, histórias, contos encantados e brincadeiras de faz de conta. Que cada vez mais professores entrem nesse mundo encantado, de fadas e bruxas, sapos e princípes e possam escutar de seus pequenos alunos:
“Professor, conta outra vez?”

 

Conheça o novo blog do CIEP Henfil, clicando na imagem abaixo.

 

 

Para que o projeto de sua escola
seja destaque no portal Rioeduca.net
envie relato com fotos para ruteferreira@rioeduca.net

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 08/12/2011

Creche Senninha - Todos pela Fraternidade

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 No mês de novembro, a Creche Municipal Senninha desenvolveu um excelente projeto em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, envolvendo crianças, educadores, pais e comunidade escolar.

 

    “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,

por sua origem ou ainda por sua religião. 

Para odiar, as pessoas precisam aprender; 

e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

 (Nelson Mandela)

 


O Salto de Qualidade na Educação Carioca começa na Educação Infantil, no trabalho com as famílias. As Creches e EDIs possuem uma vantagem que as diferencia das demais unidades: a aproximação que têm com as famílias das crianças, que por serem muito pequenas dependem de seus pais para levarem e buscarem.

 

Os projetos realizados na Educação Infantil é visto de pertinho pelos responsáveis e o impacto positivo é perceptível através do interesse e mudanças de postura e comportamento. Há poucos anos, as creches eram conceituadas como um espaço que servia apenas para cuidar de crianças, alimentar, dar banho ... Atualmente, o Cuidar está aliado ao Educar, e a comunidade escolar já reconhece que a Creche é uma Instituição Educacional.

 

A Creche Senninha, está localizada no Parque da Alegria, Caju, local conhecido pela violência entre facções e confrontos com a polícia. Deste modo, a equipe da creche, liderada pela competente gestora Elnira, entende que os projetos desenvolvidos devem destacar a paz, o respeito e a fraternidade.

 

 

No mês de novembro, no qual comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, as educadoras da Creche Senninha desenvolveram um trabalho voltado para o respeito que devemos ter com todas as pessoas.

 

"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, 

sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".

( Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5º, XLII )

 

As crianças vivenciaram experiências significativas, através de músicas ,histórias, teatro, culinária e muitas brincadeiras. O projeto deu destaque a africanidade e a valorização dos afro-descendentes, com sua cultura, costumes e hábitos herdados. Os pequenos tiveram oportunidade de criar instrumentos de percussão, participar de atividades ligadas ao som dos instrumentos, movimentos corporais e danças típicas.

 


 

Um dos momentos mais aguardados pelas crianças foi a roda de capoeira .Os pequenos treinaram a ginga e se divertiram reproduzindo os golpes. Também não faltou criatividade para a preparação da comida, as educadoras realizaram uma deliciosa receita típica.

 

 

As turminhas confeccionaram fantoches de meia, trabalharam suas características físicas, estimulando a percepção de suas semelhanças e diferenças, e depois construíram um mural com o retrato étnico da turma.

 

A comunidade escolar teve participação da construção do mural da fraternidade, com personalidades negras que alcançaram a fama. 

 

A culminância do projeto ocorreu no pátio da creche , com uma grande confraternização, simbolizando a fraternidade, a igualdade entre os povos e raças e o respeito e valorização dos afro-descendentes.

 

O Rioeduca parabeniza a  Diretora Elnira e toda equipe da Creche Senninha por  desenvolver com nossas crianças este maravilhoso trabalho!

 

Convidamos o leitor para conhecer todo o projeto, clicando na imagem abaixo:

 

 

 

Sua escola realizou um projeto de sucesso?

Envie relato com fotos ou vídeos para

ruteferreira@rioeduca.net

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/12/2011

Alunos Autores - Aprendizagem Significativa

Tags: 1ªcre, projetos, protagonismojuvenil.

 

A Escola Municipal General Mitre investe no protagonismo e autonomia dos alunos matriculados em sua unidade. Os alunos do 5º ano, mediados por professores e pelo Bairro Educador, participam com textos e ideias da elaboração do blog da unidade escolar

 

A Escola Municipal General Mitre pertence ao Programa Escolas do Amanhã, que tem como objetivo reduzir a evasão escolar e mudar a realidade dos alunos que moram em áreas conflagradas da cidade. O Bairro Educador, é um parceiro deste programa e desenvolve ações que auxiliam na formação de indivíduos autônomos, solidários e corresponsáveis por sua transformação e de sua comunidade.

 

 

Os alunos das turmas 1501 e 1502 iniciaram, com auxílio da Professora Ana Claudia, e da equipe do Bairro Educador, a elaboração de um jornal para escola. No entanto, as matérias ficaram tão boas que se tornaram parte integrante do Blog Oficial da Escola.

 

Criatividade, autonomia e imaginação os pequenos escritores têm de sobra! Eles planejam, elaboram, pesquisam, desenham, escrevem e editam o blog. Você acha que os textos são apenas sobre disciplinas escolares? Imagina! Os pequenos jornalistas sabem a hora de elogiar e de criticar, afinal um bom jornal precisa ser imparcial e contar os fatos como são, exigir mudanças, e mostrar ao público matérias interessantes!

 

O jornal  da turma possui  diversas seções e cada equipe de alunos é responsável por uma! Há leitura para todos os gostos: Política, Esportes, Educação no Trânsito, Projetos Escolares, Poesia, além dos destaques do que acontece na unidade.

 

É imensamente significativa a aprendizagem destes meninos! Eles não estão apenas sentados em cadeiras, registrando respostas, passivos, calados. Eles são aguçados pela curiosidade, andam pela escola, entrevistam merendeiras, professores, diretores. As equipes de alunos pesquisam ,perguntam, questionam, opinam, elogiam, criticam, pensam!!! Exercitam a linguagem oral, escrita, além de desenvolverem uma autoestima positiva, por realizarem um trabalho produtivo, que é lido, visto e apreciado.

 

As turmas do 5º ano estão usando a tecnologia, estabelecendo comunicação digital e ampliando os horizontes. Na Escola Municipal General Mitre a Revolução da Educação Carioca Acontece, pois  meninos e  meninas deixam de ser  ouvintes, e se tornam autores de sua história, mediados por professores mais experientes que colaboram com cada um, na descoberta dos inúmeros talentos que possuem.

 

 

Acompanhe aqui um pouquinho dos textos dos alunos, escritos no blog:


Eu acho que para ser presidente tem que beneficiar as nossas casas, dar respeito, ser inteligente e respeitar o trabalhador do Brasil. Também é bom mais escolas, mais hospitais e policiais, mais educação. E para a nossa segurança mais delegacias e postos policiais para ser um Brasil melhor.” 

Aluno Autor: Gabriel Teixeira


“O projeto Mais Educação é muito bom porque nos ensina muitos esportes como futebol, capoeira e muito mais. Mas não tem só isso, ensina informática, português, matemática e teatro. Lá na sala de informática os professores ensinam a jogar e fazer deveres no computador. E nas aulas de futebol ensinam a jogar em grupos e jogar na parceria com os colegas. Na capoeira, eles ensinam a ginga, a lutar e a tocar berimbau, bumba média e agogô, etc …” 

 

Alunos Autores: Wallace Xavier, Alan Caetano, Enzo Fernandes, Gabriel Ranibri, José Carlos


 

“Os garis são muito importantes para a escola. Sem o gari a escola seria um lixão, ele na escola limpa, organiza as salas, os banheiros, sala dos professores, a direção, os corredores, o pátio, a quadra. As pessoas têm que colaborar não deixar papel no chão, lavar as mãos sem sacudi-las senão vai molhar o chão, ai o gari vai ter que limpar o chão novamente. Eles conseguiram trabalhar numa escola publica e deram sorte em trabalhar numa escola muito boa. Além disso, essas pessoas ralam muito e ganham seu salário todo mês.”

 


Alunos Autores: Richard Saraiva, Alexandre Alvarenga, João Vitor Guimarães Rodrigues

 

 

Trabalhar o Protagonismo Juvenil é a garantia de uma Aprendizagem Significativa, e de sucesso durante a vida. O Rioeduca se orgulha de participar e compartilhar trabalhos que destacam a autoria das crianças e mostram suas habilidades, capacidade de aprendizagem e talentos.

 

Convidamos o leitor a deixar nos Comentários, um recadinho especial para os alunos do 5º ano e para seus excelentes professores.

 

Visite  o blog da Escola General Mitre  e acompanhe

esse ambiente virtual tão cheio de novidades!

 

Sua escola tem projetos que destacam o Protagonismo Juvenil?

Envie um Email  para ruteferreira@rioeduca.net

com relato e fotos e publicaremos aqui. 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 01/12/2011

Kit Férias - Alegria e Aprendizado

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Floriano Peixoto recebeu a Subsecretária de ensino, Helena Bomeny para oficializar a entrega do Kit Férias que os alunos levarão para casa quando o ano letivo terminar. Certamente, uma ação inovadora  que trará  excelentes resultados !

 

O  tão esperado mês de dezembro chegou. O cheirinho de férias já invade as salas de aula, e agita a garotada, afinal todo mundo quer descansar, passear, viajar, acordar mais tarde... As festas de final de ano têm um ar especial e os alunos torcem para que as aulas cheguem logo ao fim!

 

Férias é momento de diversão e descanso, no entanto é também tempo de revisar o que se aprendeu. A rede de Educação de nossa cidade quer aproveitar cada oportunidade para que o trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2011 seja consolidado. Desta forma, foi com carinho e zelo que a Secretaria Municipal de Educação preparou o Dever de Férias para mais de 215 mil alunos da Educação Infantil e do 1°, 2° e 3° anos das Escolas Municipais.

 

  Subsecretária Helena Bomeny apresenta o Kit Férias aos pais da Escola Municipal Floriano Peixoto

 

A escola Municipal Floriano Peixoto foi uma das selecionadas para o lançamento do kit Férias. Estiveram presentes ao evento a Subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, Valéria Jacobiano, da Gerencia de Educação da 1ª CRE e muitos outros convidados. As famílias dos alunos compareceram em grande número e concordaram com a decisão da Educação em consolidar o aprendizado durante as férias.

 

Pensam que as crianças ficaram tristes ao saber do dever de férias? Que nada! Elas queriam ver logo o que tinha dentro da pastinha azul, e ficaram ansiosas para levar para casa. O Kit Férias contém um almanaque, lápis, borracha, apontador e caixa de giz de cera. Os alunos do 3º ano ainda receberão o livro Jabuti Sabido e Macaco Metido” da escritora Ana Maria Machado e os da Educação Infantil, o Guia da educação em família – alfabetização para ser lido pelos pais.

 

 

Essa atitude mobilizou as famílias, que concordaram em apoiar os filhos nas lições , estabelecendo laços que promovem interação, responsabilidade, e envolvimento das famílias com os filhos e com a escola. As tarefas , que serão realizadas com o apoio dos pais, trazem temas que já foram trabalhados com as professoras, e que de forma lúdica e agradável propõe novos desafios para o período de férias. Os alunos também gostaram da proposta e no início do ano letivo, levarão os deveres preenchidos para entregar aos professores.

 

Os professores e as famílias da Escola Municipal Floriano Peixoto acreditam que esta novidade dará bons frutos. A meninada terá tempo de sobra pra brincar, mas já sabe que tem o compromisso de realizar as tarefas do almanaque. As mães e pais concordam que este desafio será para o melhor aprendizado de seus filhos, e portanto apoiam a iniciativa.

 

 

Foi neste clima de férias, e ao mesmo tempo de responsabilidade que famílias e convidados assistiram a apresentação dos alunos, "Eu sou o Samba, alegria dos corações brasileiros" com músicas de Nelson do Cavaquinho, e exposição de trabalhos sobre o tema, que faz parte do projeto da escola.

 

A Exposição de Nelson Cavaquinho é fruto do trabalho de todo ano. Este projeto foi realizado por todas as escolas da Primeira Coordenadoria de Educação e teve a culminância no Centro Cultural Justiça Federal. Para relembrar a Maratona de Histórias clique na imagem abaixo:

 


 

 

Clique  AQUI  para conhecer mais projetos da Escola Municipal Floriano Peixoto

 

Para que o projeto de sua escola

seja destaque no portal Rioeduca.net

envie relato com fotos para ruteferreira@rioeduca.net

 

 

 

                                                              

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share