
Segunda-feira, 28/11/2011
Tirando a Violência de Cena
O PROINAPE (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas) acompanhou a Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho e realizou o projeto Tirando a Violência de Cena, trabalho que impactou os alunos da escola e trouxe mudanças significativas
|


Quinta-feira, 24/11/2011
20 de novembro- Reflexão e Ações Afirmativas
Os Cieps 01.02.502 e 01.02.503 Avenida dos Desfiles se uniram para desenvolver um trabalho de reflexão sobre a Consciência Negra e sobre a importância de se resgatar o significado das heranças e contribuições dos povos negros nas áreas social, cultural e política ao longo da história do país.
20 de novembro é o dia dedicado à conscientização de que as culturas africanas são partes integrantes e fundamentais na formação da cultura brasileira. Relembramos Zumbi dos Palmares, líder negro e símbolo da resistência contra a escravidão, que foi morto e esquartejado em sua luta pela liberdade.
É importante ressaltar a relevância da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, bem como torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros na história do país.
Reflexão, respeito, amor ao próximo são valores que devem ser colocados em pauta todos os dias. Embora tenhamos o Dia Nacional da Consciência Negra, as ações afirmativas em busca da igualdade e valorização humana devem ser realizadas sempre.
Ensinar para as novas gerações, a história de luta, crueldade, mortes, superação, avanços e conquistas é um dever de toda escola. Dizer NÃO à piadas, preconceitos, desrepeito é uma ação contínua que rompe paradigmas, bloqueia brigas, desavenças, traumas, injustiças e a própria guerra.
Entre os trabalhos desenvolvidos, destacamos a leitura do livro Meninas Negras de Madu Costa e a visita emocionante do Grupo Lagoa Azul Capoeira ao Sambódramo.
"A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo." (Nelson Mandela)
O “Grupo Lagoa Azul Capoeira” representado pelos professores Cirilo, Preá e Petróleo,o mestrando Mazinho e os alunos Camelo e Cobrinha mostrou para os presentes que a capoeira é um esporte saudável, e que além da ginga gostosa e música cativante, sua prática requer disciplina e dedicação.
As crianças ficaram encantadas com os passos, instrumentos e canto. Acompanharam com palmas ,voz , gestos e passos cada momento da apresentação do grupo.
Após a apresentação, as conversas foram retomadas e os pequenos falaram sobre as impressões do que vivenciaram.
Parabéns aos CIEPs que proporcionaram às suas crianças um momento rico e privilegiado. Um belo trabalho que promove mudanças de atitude e cultiva a valorização da diversidade e respeito às diferenças.
Clique na imagem abaixo e confira o trabalho realizado na Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso.
Sua escola desenvolve um bom projeto? Envie o relato com fotos para ruteferreira@rioeduca.net e divulgaremos o seu trabalho.
|


Segunda-feira, 21/11/2011
Artes e Aromas no Estácio
"Não devemos ter medo de inventar seja o que for.
Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela."
O que faz uma Creche realizar um trabalho de excelência? Certamente, a qualidade que a define está além da execução de um ofício, do cuidar, alimentar ou vestir. É um compromisso com a educação da nação e da valorização do ser humano. Instituições de Educação Infantil de qualidade, promovem uma aprendizagem feliz, cultiva espaços criativos e alimentam o espírito investigativo desde a mais tenra idade.
A REVOLUÇÃO ACONTECE na Educação Carioca , e o Rioeduca revela os belos , competentes e inspiradores trabalhos realizados na Educação Infantil . Hoje, relatamos o projeto desenvolvido pela Creche Espaço Livre da Criança, localizada no Estácio, Zona Norte da cidade.
Os pequenos cientistas falaram sobre as frutas que comiam em casa , as que mais gostavam , além da importância de cada uma delas para crescerem fortes e saudáveis.
Após esta vivência, repleta de deliciosos aromas, chegou o momento de provarem os sabores. As turminhas saborearam uma gostosa salada de frutas, preparada em parceria com as educadoras.
A arte teve um espaço privilegiado neste projeto. Educadoras e crianças conheceram as obras de Lasar Segall, artista que nasceu na Lituânia, e naturalizou-se brasileiro em 1925. Mestre do Expressionismo, Segal foi um dos introdutores do Modernismo no Brasil e mostrou nossa cultura ao mundo através de sua arte.
“Quero ensinar as crianças.
Meninos e meninas da creche puderam ousar nas diversas releituras que fizeram: pintaram, desenharam, capricharam no verde. As obras das turmas ganharam destaque no painel da creche, e foi motivo de grande orgulho para toda comunidade.
Ao realizar projetos como este, a Creche Espaço Livre da Criança cria ambientes de possibilidades, estimula talentos, aguça a sensibilidade estética, e dá asas à este universo curioso e dinâmico que é a Educação Infantil.
Convidamos às escolas e creches de toda a rede à compartilharem conosco a arte, beleza e sucesso de seus projetos.
Envie e-mail para ruteferreira@rioeduca.net , terei imensa alegria em divulgar o trabalho de sua unidade.
|


Quinta-feira, 17/11/2011
Passeio ao Pão de Açúcar - Uma Aula Pra Lá de Doce!
“Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil,
A Escola Municipal Floriano Peixoto oportunizou momentos de aprendizagem e encanto ao realizar com seus alunos um passeio ao Bondinho do Pão de Açúcar.
Tanto nos livros como na internet encontramos fotos, explicações históricas e geográficas da cidade , além de relatos sobre a importância dos pontos turísticos para o município. No entanto, nada se compara ao significado da aprendizagem pela vivência. O passeio cultural, motiva e proporciona aquisições de novos conhecimentos, desenvolvendo habilidades de maneira contextualizada e significativa para o educando.
O passeio de bondinho foi um momento único na vida dos adolescentes e também de muitos professores. Quem já foi, sabe, que as maravilhas que são vistas no percorrer do passeio, não podem ser descritas sem que haja poesia. A contemplação das montanhas, do verde que as envolve, do mar azul com seus barquinhos, das lindas praias faz o coração acelerar . O Rio de Janeiro é uma cidade viva, bonita, que vibra e encanta, inspira poetas e se torna música.
O bondinho, inaugurado em 1912, é um teleférico envidraçado que apresenta detalhes e ângulos únicos da bela e magnífica geografia da rara beleza carioca.
Com os olhos capturando as belas imagens, alunos faziam exclamações de admiração:
"A sensação e o balanço do Bondinho quando chega ao alto do morro é demais."
Sua escola desenvolve um trabalho de sucesso? Conte para o Rioeduca e divulgaremos aqui. Envie e-mail para ruteferreira@rioeduca.net
|

