A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE
Retornando 94 resultados para o autor 'Rute Albanita - Representante Rioeduca da 1ª CRE'

Segunda-feira, 14/11/2011

Aceleração - Sonhos, Avanços e Conquistas

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!"

Paulo Freire

 

 

 

Hoje o Rioeduca fala sobre conquistas, ideais, avanços e perspectivas. As frases usadas neste texto contam histórias repletas de superação, desafios e possibilidades. Falaremos do ensino criativo, da Educação Libertadora, da Escola dos sonhos.

 

Por acreditar no potencial dos jovens matriculados em cada uma de nossas 1065 escolas, a Educação do Rio de Janeiro trabalha incansavelmente para que todos os alunos recebam uma Educação de qualidade. Desta forma, Projetos como Autonomia Carioca somam forças na busca pela escola cidadã, que a todos alcança.

 

 

 "A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do

processo de busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura,

fora da boniteza e da alegria."


(Paulo Freire)


 

Edilene Almeida, professora da Escola Municipal Estados Unidos, trabalha com o Projeto Autonomia Carioca na Turma 8501 - Aceleração1B. Ela compartilhou com o Rioeduca um pouco da história que divide com seus alunos. Ela relata que alguns deles precisam superar inúmeros desafios do cotidiano, o que demanda um trabalho de persistência, paciência, superação e resgate da autoestima.

 

Edilene é a mediadora que estimula a aprendizagem através das variadas estratégias, como o uso de tecnologias e de um planejamento todo especial. É no dia a dia que a história é tecida, na conversa que desperta o espírito científico, no desabrochar da consciência cidadã, na descoberta das possibilidades. E aos poucos, meninos e meninas, expressam na voz, no brilho dos olhos, na voz adolescente os seus Projetos de Vida.

 

 

Marcones, 14 anos, confessa com um sorriso tímido que ama futebol, que deseja treinar e fazer muitos gols, mas que primeiro quer estudar e ter outra profissão, para depois, quando for mais velho, não ser um homem pobre. Já Josiane, menina de 13 anos e que ama matemática, tem como Projeto de Vida estudar e se tornar uma empresária de sucesso, só está decidindo a qual ramo se dedicará.

 

“A vida sem sonhos é um céu sem estrelas.”
Augusto Cury

 

A professora  relata que há meninos que ainda não encontraram seu sonho, mas ela garante que os sonhos logo brotarão! E é exatamente isso que o projeto deseja: o resgate da confiança, do amor próprio, da ousadia de levantar voo e de sonhar. Edilene constata que é na aprendizagem significativa,no diálogo franco, no ouvir atento que os alunos revelam sua identidade impregnada de inventividade e diferentes saberes. Deste modo os conhecimentos científico, tecnológico e cultural são acrescentados através das experiências vivenciadas .

 

 

Parabéns a todos os professores das turmas de Aceleração, que acreditam no que fazem, que educam com olhos, gestos, palavras e ações. Educadores que encaram desafios sabendo que cada aluno é ser humano, complexo, com necessidades peculiares. Parabéns por serem artesãos do saber, e que mesmo diante de grandes desafios, optam pela perseverança por acreditarem que a Educação promove mudanças, cidadania, dignidade, valor e conhecimento.

 

" A escola precisa ser reencantada, encontrar motivos para que o aluno vá para os bancos escolares com satisfação, alegria.”

Moacir Gadotti

 

Dedico  esta postagem a Edilene, aos professores das turmas de Aceleração e também à Érica Gaspar, da Escola Municipal República do Peru, professora do meu filho Vinicius, o qual carinhosamente o chama de Cientista.

 

Sua escola desenvolve um trabalho de sucesso?

Conte para o Rioeduca e divulgaremos aqui.

Envie e-mail  para ruteferreira@rioeduca.net

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 10/11/2011

Portinari Movimenta a Creche Arara Azul

Tags: 1ªcre, blogsdeescolas, projetos.

 

 


 

 

Sabem por que  é que eu pinto tanto menino em gangorra e  balanço?

Para botá-los no ar,  feito anjos.”

Candido Portinari

 

Cada vez mais podemos ver a qualidade e excelência dos trabalhos realizados nas creches da nossa cidade. Os significativos projetos pedagógicos e atividades desenvolvidos na Educação Infantil mostram que nossas Creches e EDIs preocupam-se com o desenvolvimento integral das crianças.

 

A Creche Municipal Arara Azul recebe as crianças da Comunidade do Arará em Benfica. A unidade contempla 150 crianças, distribuídas em seis turmas, duas do Berçario, duas do Maternal I e duas do Maternal II. As diretoras Iaracema e Adelaide relatam que a missão da creche é cuidar e acarinhar as crianças e suas famílias, pois somente com a integração de todos os elementos que compõem a comunidade escolar e do entorno, o sucesso das crianças é garantido.

 

Contaremos aqui o projeto “Corpo e Movimento” que utilizou as obras de Candido Portinari, famoso artistas brasileiro, para despertar ainda mais a imaginação e a criatividade dos pequenos. Portinari foi escolhido, pois muitas de suas pinturas expressam nossa cultura e brincadeiras de crianças.

 

Todas as turmas da Creche participaram do projeto, observaram pinturas, ouviram histórias, investigaram vários tipos de materiais, exercitaram o recorte, a colagem, a modelagem e, é claro, fizeram releituras das obras de Portinari.

 

 

 

 

"A paisagem onde a gente brincou pela primeira vez
não sai mais da gente."

Candido Portinari

As turminhas confeccionaram pipas, experimentaram cores, se divertiram com as tintas, além de aprender sobre nosso artista brasileiro.

 

As brincadeiras foram parte fundamental do projeto, e com pulos, corridas, rodopios e muitos movimentos as crianças aprenderam e se divertiram.

 

A arte na Educação Infantil, além de oportunizar prazer e alegria , contribui para a construção do conhecimento sensível da criança, educa o olhar e amplia suas leituras de mundo.

 

 

 

 

Parabenizamos toda equipe da Creche Arara Azul pela qualidade do trabalho realizado!

 

Clique na imagem abaixo para acessar o blog da

Creche Arara Azul e conhecer outros projetos

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 07/11/2011

E.M Floriano Peixoto- Espírito Olímpico nos Jogos Estudantis

Tags: 1ªcre, educaçãofísica.

 

 

 

O Rio de Janeiro vive momentos de mudanças, alegrias e muita expectativa, afinal além de ser a Cidade Maravilhosa, é também a Cidade Olímpica! Esta conquista faz o coração de todo brasileiro bater mais forte, e a vibração do cidadão carioca é ainda maior!

 

Os alunos das Escolas Municipais compartilham desse sentimento, tornando-se ainda mais dedicados aos esportes. Cada aula de Educação Física, cada corrida, salto ou arremesso demonstra a garra, a determinação e a vontade de vencer de nossos meninos e meninas.

 

É neste espírito que o Rioeduca relata a experiência da Escola Municipal Floriano Peixoto nos Jogos Estudantis, tradicional competição realizada entre alunos da rede. Pela pimeira vez, a unidade participa da competição, na modalidade Atletismo.

 


Os alunos treinaram para a competição na Quinta da Boa Vista. O lugar escolhido não poderia ser melhor! Cercados pela natureza, os alunos mostraram disposição e vontade de superar os limites. Treinaram corrida de 50m, salto em distância, lançamento de pelota e revezamentto 4x50m. O Professor de Educação Física Antonio Carlos incentivou cada aluno a dar o melhor de si e o resultado foi um sucesso!

 

 

O atletismo traz lições importantes para toda a vida! Nos treinos é    possível       desenvolver
autodisciplina, habilidade para tomar decisões, trabalho cooperativo, saúde, bem estar e .
respeito ao próximo.

 

 

Os Jogos Estudantis foram realizados nos dias 20 e 21 de outubro no Estádio Célio de Barros, no Maracanã. A E.M Floriano Peixoto competiu com equipes masculinas e femininas nas modalidades de 50m rasos, salto em distâcia ,e lançamento de pelota, nas categorias Pré-mirim (9 e 10 anos) e Mirim (11 e 12 anos).

 

O resultado deixou os professores e as famílias orgulhosas: O aluno Ryan obteve o 4º lugar geral no salto em distância Pré-mirim, com a marca de 3,43m, e também 4ª colocação geral no revezamento 4x50m masculino.

 

 

A Escola Municipal Floriano Peixoto acredita no esporte como um grande aliado na construção da cidadania e garante que em 2012 estará novamente participando dos Jogos Estudantis.

 

Parabenizamos a escola por despertar em nossas crianças o espírito olímpico e pela dedicação na formação esportiva dos nossos jovens.

 

  Veja mais fotos da Escola Floriano Peixoto nos Jogos Estudantis,

clicando na imagem abaixo. 

 

 

Sua escola tem um projeto de sucesso?

Envie para ruteferreira@rioeduca.net

ou acesse o Sobre Nós para conhecer o representante de sua CRE.

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 03/11/2011

PCHAE na Sala de Aula (1ª CRE) - Prêmio e Reconhecimento

Tags: 1ªcre, eventos, blogs.

 

 

 

 


Os alunos das Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro têm cada vez mais oportunidade de mostrar seus talentos, evidenciando a importância da prática aliada à teoria, e da aprendizagem significatica. Neste ano, os jovens estudantes da rede participaram de vários momentos importantes, entre eles o FECEM, Maratona de Histórias, II Turno Cultural, Mostra de Dança e no final de outubro, participaram da II Mostra Municipal do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças.

 

O Professor André Nogueira , da Escola Municipal João de Camargo relatou que o evento emocionou a escola , afinal, durante todo o ano, os alunos realizaram experiências e desenvolveram excelente trabalho na área de Ciências. O programa utilizado pela turma é o PCHAE, Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação na Rede de Educação ,uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Ciência Hoje, que promovem a educação científica junto ao público infantojuvenil.

 

André contou que com PCHAE, as aulas se tornaram ainda mais prazerosas. Também relatou que houve melhora significativa no desempenho escolar dos alunos. Com tanto progresso, nasceu a idéia de compartilhar com outros professores e crianças o sucesso das experiências científicas, criando assim o blog “PCHAE na Sala de Aula” um portfólio digital que divulga as produções da turma.

 

 

Ao longo do ano foram realizados vários experimentos científicos, todos registrados e devidamente postados no endereço virtual. Oito destes experimentos foram enviados para o Portal Casa de Curioso, mas ninguém imaginava que a escola seria a primeira a ultrapassar a marca de 4.800 estrelas no “Prêmio Casa de Curioso”. Foi uma surpresa e tanto!

 

Os alunos também festejam os muitos acessos ao blog, que já alcançou mais de 10.000 visitas, inclusive de pessoas de outros países.

 

No entanto, a alegria maior aconteceu na II Mostra Municipal do Programa Ciência,, pois “PCHAE na Sala de Aula” foi eleito o MELHOR BLOG. e considerado o mais completo em termos científicos e pedagógicos entre todas as escolas participantes do projeto.

 

O Rioeduca aplaude a iniciativa da Escola João de Camargo e do Professor André, que tem despertado em seus alunos o prazer pela ciência e pela tecnologia. 

 

Para acessar a página do blog, clique na imagem abaixo.

 

 

Sua escola tem um projeto de sucesso?

Envie para ruteferreira@rioeduca.net

ou acesse o Sobre Nós para conhecer o representante de sua CRE.

 

                     

                                                

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share