
Segunda-feira, 08/10/2012
Planos, Programas, Projetos e muitas Ações na Escola Municipal Tatiana Memória
Escola cheia de vida, efervescente, movimentada, encantadora. Assim é a E.M Tatiana Chagas Memória, da 10ª CRE, localizada no bairro Jardim Maravilha, Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Com 1.100 alunos do 6º ao 9º ano, por ser uma das unidades classificadas como “Escola do Amanhã”, e por estar localizada em uma área cuja população ainda carece de espaços para a prática do lazer e da cultura, a E.M Tatiana Chagas Memória tem sido o principal ponto de encontro dos adolescentes e jovens de uma boa parte do bairro Jardim Maravilha.
Rosana, diretora, e Vânia, diretora adjunta, são uns amores de pessoas. Receptivas, atenciosas e dispostas a colaborar em todo o trabalho que fiz para o Rioeduca, não se importaram em nenhum momento de estar presentes nos registros fotográficos, mesmo diante daquela efervescente quinta-feira, com turmas saindo para passeio, palestras sendo realizadas, véspera de feriado, ação da equipe móvel do Programa Saúde na Escola, atendimento aos pais, responsáveis, professores, funcionários e alunos, e as aulas e demais atividades acontecendo normalmente.
|


Quarta-feira, 03/10/2012
Alunos do 9º ano fazem cronologia da Segunda Guerra Mundial em mangá
O estilo japonês de histórias em quadrinhos conhecido como mangá foi utilizado pelos alunos da Escola Municipal 10.26.026 Tatiana Chagas Memória, na confecção da linha do tempo registrando os principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
A Escola Municipal Tatiana Chagas Memória está situada na Rua Pedro Osório nº 360, Jardim Maravilha, Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi uma das escolas premiadas com o 14º salário, por ter atingido as metas previstas pelo MEC e SME/Rio, para o Índice de Desenvolvimento Básico da Educação, referente ao ano de 2011.
|


Quarta-feira, 03/10/2012
Discutindo etnicidade na escola
A condição ou consciência de pertencimento a um grupo étnico passou a ser tema discutido nas aulas de História da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE.
O tema da questão racial sempre esteve presente nas aulas e trabalhos de História da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, principalmente em ocasiões específicas, como a semana em que se comemora o dia da abolição da escravatura, ou no mês de novembro, em que se distinguiu um dia para lembrar a consciência negra.
|


Quarta-feira, 26/09/2012
Saúde bucal na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes
Em parceria com a Clínica da Família Ernani Braga, a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, promoveu uma semana dedicada à saúde bucal, dirigida aos alunos.
O programa de saúde bucal confirma a excelente articulação que vem acontecendo desde 2009, entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde da Prefeitura do Rio, que, de forma conjunta, constroem propostas de solução para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Drª Sílvia, dentista, Kátia Cristina e Adelina, técnicas em saúde bucal com alguns alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes que participaram da palestra e orientação sobre a forma correta de escovação dos dentes.
Drª Sílvia, à esquerda e Adelina, técnica em saúde bucal à direita com alunos da EM Joaquim da Silva Gomes, na Semana da Saúde Bucal, de 27 a 31 de agosto de 2012.
Com duas equipes de Saúde Bucal, a Clínica da Família Ernani Braga vem atendendo às escolas localizadas no eixo da Avenida João XXIII, com as escolas Liberdade, CIEP Papa João XXIII, Escola Municipal Zulmira Telles, E. M Professora Dione Felisberto de Carvalho, Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, entre outras.
Contatos: sinvaldosouza@rioeduca.net Twitter: @SinvaldoNSouza
|

