A A A C
email
Todos os posts escritos por Suelen Corrêa
Retornando 55 resultados para o autor 'Suelen Corrêa'

Segunda-feira, 24/08/2015

Maratona Escolar João Ubaldo Ribeiro

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

A Escola Fernando de Azevedo, a EMFA, faz parte da 10ª CRE, e se localiza no bairro de Santa Cruz. A unidade escolar oferece atendimento do 6º ao 9º ano, e tem, aproximadamente, 1.200 alunos matriculados em 34 turmas.

 

 

Valorizando sempre a importância da leitura e da escrita, a unidade escolar desenvolveu um projeto que envolveu todos, alunos e professores, convidando-os a mergulhar na vida e obra de João Ubaldo Ribeiro.

A palestra de abertura da Maratona João Ubaldo Ribeiro ocorreu no auditório da escola.

 

Cartaz desenvolvido pelos alunos da E. M. Fernando de Azevedo.

 

A convite da direção da unidade escolar, no dia 12 de agosto, essa palestra foi ministrada por um Membro da Academia Brasileira de Letras, o jornalista e escritor Cícero Sondrini. O convite da Maratona foi estendido às demais escolas, docentes e alunos da 10ª CRE, fazendo deste projeto um evento regional.
 

João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) foi romancista, cronista, jornalista, tradutor, professor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras. Em 2008, recebeu o Prêmio Camões. Foi um grande disseminador da cultura brasileira, sobretudo, da cultura baiana. Entre suas obras que fizeram grande sucesso, encontram-se: "Sargento Getúlio", "Viva o Povo Brasileiro" e "O Sorriso do Lagarto".

A palestra envolveu toda a vida e obra do escritor, passando por sua trajetória, formação acadêmica e obras lançadas. O evento foi encerrado com perguntas dos alunos para o jornalista Cícero, e com uma apresentação musical dos alunos.

 

O palestrante Cícero Sondrini.

 

O auditório da unidade escolar durante a palestra.

 

Como desdobramento do projeto, os professores estão organizando um “Chá literário”, por turmas, de forma que as obras de maior destaque desse grande escritor, seja contada e cantada em uma só voz pelos alunos da EMFA.

 

Alunos e equipe da direção com o palestrante Cícero Sondrini.

 


A direção, Maria Luzia, Janaína, Raquel e Maria Angelina, o corpo docente, os funcionários e os alunos da Escola Municipal Fernando de Azevedo, agradecem a participação de todos no lançamento da Maratona Escola João Ubaldo Ribeiro.

 

E. M. Fernado de Azevedo:

emazevedo@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos gestores!
Parabéns aos professores!
Parabéns aos alunos!
Parabéns à comunidade escolar!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/08/2015

Desdobramento da Jornada Pedagógica do Geógrafo

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Geógrafo Aziz Ab’Saber, da 10ª CRE, no bairro de Palmares, atende aproximadamente 280 alunos, com 11 turmas, em horário integral, nas modalidades de ensino de creche e pré-escola.

 


Tendo como base o que foi trabalhado durante a VI Jornada Pedagógica de Educação Infantil (JPEI), a importância de trabalhar a ludicidade com os alunos e a importância do brincar como parte do desenvolvimento e da aprendizagem, aconteceu no EDI Geógrafo Aziz Ab’Saber o desdobramento da VI JPEI, o projeto “Trabalhando a ludicidade, a importância do brincar”.

 

Alunos brincando de roda.

 

Com a supervisão dos professores de educação Infantil, das agentes de Educação Infantil e da equipe de direção (gestoras e professoras articuladoras), e tendo como base o “momento de brincar”, que já faz parte do cotidiano da unidade escolar, os alunos tiveram contato com brincadeiras que quase já não fazem parte da realidade atual, tais como:

 

- Twister: Nossos alunos aprenderam noções de cores e formas, bem como coordenação motora, lateralidade e o sentido da audição e atenção aos comandos passados pelo professor.

 

- Amarelinha: Nossos alunos aprenderam noções de contagem, o conceito de número, bem como coordenação motora e psicomotricidade.

 

- Futebol: Nossos alunos aprenderam noções de obediência às regras, bem como coordenação motora, psicomotricidade e trabalho em equipe.

 

- Ciranda de rodaNossos alunos aprenderam mais do nosso folclore através das cantigas de roda que fazem parte de nossa cultura.

 

Brincadeiras que vêm perdendo espaço para o desenvolvimento tecnológico e eletrônico. Brincadeiras que foram escolhidas por promoverem o desenvolvimento de saberes como cores, formas, lógica, letramento, noções de matemática, psicomotricidade e socialização.         

 

Alunos brincando de Twister e amarelinha.

 

Alunos brincando de pique bandeira e dança da cadeira.

 

Professores participando das brincadeiras com as crianças.

 

Foi um dia muito agradável, no qual os alunos puderam, de forma lúdica, aprender noções de espaço, cores, formas, socialização e espírito esportivo.

 

E esse não será o único dia! Com certeza virão muitos mais, afinal, não há nada melhor do que aprender brincando!

 

 

EDI Geógrafo Aziz Ab'Saber:

edisaber@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/08/2015

Alimentação Saudável

Tags: 10ªcre, alimentação.

 


 

 

A Escola Municipal Maria de Jesus Oliveira, da 10ª CRE, localiza-se no bairro de Santa Cruz, e atende cerca de 550 alunos, com 18 turmas da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.

 

O espaço escolar é multiplicador de experiências, participante, ativo e articulador na construção do conhecimento. Assim, a unidade rscolar prevê, em seu planejamento, dentre as suas muitas frentes de trabalho, atividades inerentes à promoção da alimentação saudável.

 

Alunos e a arte de cozinhar.

 

Considerando a importância do tema "Saúde na escola”, e objetivando a formação integral dos alunos, como descrito no Projeto Político Pedagógico, foi proposta ao grupo de professores a realização de atividades mais lúdicas com os alunos da educação infantil ao primeiro segmento do ensino fundamental, fazendo uma abordagem dinâmica, interativa e divertida, tais como:

1- Confecção do cardápio escolar pelas crianças utilizando materiais recicláveis;

2- Palestra sobre alimentação saudável dada pela equipe CAP 5.3, que realiza parceria com a escola;

3- Piquenique;

4- Mini cozinheiro, em que os alunos confeccionaram cupcakes.

 

Com esse propósito, foram oferecidos aos alunos diferentes materiais para montar o cardápio da merenda escolar e expor na porta do refeitório. Essa estratégia foi criada para incentivar os alunos a fazerem suas refeições na escola.

 

Alunos aprendendo os benefícios de uma alimentação saudável.

 

Alunos aprendendo os benefícios de uma alimentação saudável.

 

Foi firmada uma parceria com o grupo Divisão de Vigilância e Saúde (DVS – Cap 5.3), que abordou o tema de forma mais ampla, com slides e uma conversa bem dinâmica acerca dos alimentos construtores, reguladores, vitaminas, sais minerais, alimentos saudáveis etc.

 

Para fechar a semana, foram expostos cartazes sobre hábitos alimentares saudáveis, organizados piqueniques com alunos, preparadas receitas e caracterizados os alunos da EI de Chef’s de cozinha.

 

Cartazes sobre o tema trabalhado, feito pelas crianças.

 

Mais cartazes desenvolvidos.

 

Conscientes de que o trabalho não se encerra em uma semana, todo incentivo e atividades inerentes ao tema continuarão sendo abordados dentro do contexto escolar, para que hábitos saudáveis sejam desenvolvidos.

 

E. M. Maria de Jesus Oliveira:

emoliveira@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 03/08/2015

Feira Transdisciplinar

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

O Ginásio Experimental Olímpico Princesa Isabel, da 10ª CRE, fica localizada no bairro de Santa Cruz, atendendo a aproximadamente 480 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, em horário integral (7 horas de ensino), com 13 turmas. A Unidade Escolar oferece uma proposta de ensino diferenciada e, por conta disso, inovou mais uma vez!

 

Durante a Feira de Ciências, é dia de falar apenas daquilo que se aprende nas aulas específicas, dia de falar de células, de reações químicas, de seres vivos, certo? Errado. No GEC Princesa Isabel, a Feira de Ciências teve como tema principal “Água e Energia, crises e possibilidades” e, por isso, não se limitou a falar de questões científicas, aventurando-se em outros campos. Questões ambientais, que são comuns à área científica, se somaram a questões sociais relevantes.


Para abrir a Feira, a turma 1901 entrou no palco do Centro Cultural, mas nada de experimentos complexos de Química e Física. Eles preferiram tocar na ferida dos alienados, tratando sobre o preconceito em suas diversas faces, dando destaque para o racismo e o bullying. Um verdadeiro show de bom senso.

 

As turmas de oitavo ano, 1801 e 1804, não se contentaram com cartazes e panfletos explicativos sobre como se prevenir contra a gravidez indesejada e DST’s. Deram um show com peças de teatro sobre a gravidez na adolescência e sobre a AIDS, abordando ainda sobre o risco do aborto ilegal e do sexo sem prevenção, sem deixar de lado a importância dos exames da fase pré-natal para gestante e bebê.

 

Já as turmas 1802 e 1803 deram uma verdadeira aula de como se exercitar com saúde na "Academia Sustentável", tirando medidas e calculando o IMC dos visitantes, e indicando uma série de exercícios, com a supervisão dos professores de Educação Física.

 

As turmas do sétimo e nono ano fizeram várias exposições sobre como utilizar a água de forma sustentável. Experimentos, jogos e até músicas sobre o consumo sustentável fizeram parte dessa exposição.

 

Alunos da turma1701 – Poluição de fontes de água e tratamento, com direito a um modelo do sistema de tratamento de esgoto

 

 Alunos da turma 1703 e 1704 – Consumo sustentável de água

 

Alunos da turma1904- Seca no Sudeste e o consumo sustentável de água por meio de músicas, experimentos e jogos

Alunos da turma 1902 – Tratamento da água

 

 

Já as turmas 1702 e 1903 decidiram fugir da questão da água e decidiram caminhar por outras áreas do conhecimento. Os alunos da turma 1702, com temas variados, fizeram um passeio pelo Sistema Solar com quebra-cabeças formados por estrofes do livro Cordel & Ciência (Org. Ildeu de Castro et alii - FIOCRUZ), mas também tiveram o seu momento tecnológico: a Robótica com seus mecanismos movidos à luz solar, como miniaturas de roda gigante e de carros, além de braços mecânicos e pontes elevadiças movidos à energia hidráulica. 


Por fim, ao som da música “Água Viva”, a disciplina eletiva de Dança fecha uma feira rica em aprendizagem e em alegria. Uma feira que envolveu todos os professores, toda a escola, que passou por todas as áreas do Conhecimento. 

 

GEC Princesa Isabel:

empisabel@rioeduca.net

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share