A A A C
email
Todos os posts escritos por Suelen Corrêa
Retornando 55 resultados para o autor 'Suelen Corrêa'

Sexta-feira, 27/12/2013

A receita de sucesso do CIEP Primeiro de Maio

Tags: 10ªcre.

O CIEP Primeiro de Maio, da 10ª CRE, vem apresentando excelentes resultados nos últimos anos e revela a sua receita de sucesso...

 

O Centro Integrado de Educação Pública 10.19.501 Primeiro de Maio, 10ª CRE, da Rede Municipal do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Antares, s/nº, em Santa Cruz, iniciou suas atividades em 15 de março de 1987 com o nome de CIEP Antares Rollas. Foi inaugurado em 1 de maior de 1988, quando recebeu o nome de CIEP Primeiro de Maio, sob a direção da professora Maria Sebastiana da Silva Rosa.

 

Em 2012, e no corrente ano letivo de 2013, está funcionando sob a direção do professor Ocimar Nascimento com um trabalho que envolve toda a comunidade escolar a fim de garantir um ensino de qualidade, tendo como prioridade a formação do homem integral.

 

Para tal, são trabalhados hábitos e valores da comunidade atendida, valorizando a autoestima, a autonomia, a iniciativa, a criatividade e a autocrítica, oportunizando aos alunos conhecimentos essenciais para que se tornem sujeitos críticos, capazes de atuar na sociedade. O resultado de todo esse trabalho busca valorizar o aluno como cidadão capaz de construir seu saber, mesmo estando inserido dentro de uma comunidade tão necessitada de mudanças.


O trabalho promove a inclusão social com ensino de qualidade; combate a evasão e a repetência; possibilita o acesso e a permanência dos alunos na escola; contribui para a formação de cidadãos críticos; e oferece oportunidades iguais a todos. Tem como meta humanizar a educação, trabalhando valores que tragam respeito, solidariedade, paz, cidadania e princípios de convivência, em que todos se sintam construtores fundamentais, para que se alcance o principal objetivo que é o de educar para a formação integral do aluno.

Trata-se de um espaço onde o aluno construirá a sua identidade reconhecendo os valores que a escola apresenta a ele e se descobrindo como indivíduo e cidadão participante da sociedade em que vive. Afinal, acreditamos na possibilidade de transformação do sujeito em autônomo, solidário, critico, com oportunidade de mudança sem perder de vista o homem integral.

 

Equipe da direção do CIEP Primeiro de Maio.


A Unidade Escolar atende quatro níveis do desenvolvimento escolar: Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Especial (Sala de Recursos Multifuncional). Em cada nível é trabalhado o desenvolvimento intelectual, afetivo, moral, cultural, ético e social dos alunos, enfatizando a autonomia intelectual e moral na aquisição do conhecimento, de valores e atitudes éticos e humanitários, para que todos os alunos adquiram conhecimentos essenciais como a leitura leitura e sua inserção no mundo. Também para que tenham condições de buscar uma transformação, que cresçam como pessoas críticas, tornando a sociedade mais justa e mais humana, considerando os aspectos cognitivos, sociais, políticos e culturais. Dessa forma, o educando poderá agir e interagir, sendo considerado um ser incluso e, consequentemente, propenso a aprender a todo o momento, em que a construção do saber aconteça de maneira significativa e eficaz.


A escola acredita no ser humano e trabalha incansavelmente por uma educação de qualidade na busca da formação integral das crianças.


O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, construído democraticamente com a participação de todos os segmentos da comunidade, tornou-se um documento de previsão de ações a serem realizadas, com definição das prioridades, com objetivos, procedimentos, recursos e avaliação, assumindo um caráter pedagógico e permitindo a retomada de novas metodologias conforme leis e normas determinadas pela Secretaria Municipal de Educação.


A partir desse entendimento, em 2014 daremos continuidade ao Projeto Político Pedagógico da U.E “Cerca Viva” com a temática “O Ser Humano em 1º lugar”, visando à formação do homem integral.


Busca-se estruturar a instituição, resgatando os valores que a escola tem, o interpessoal de todos os profissionais, o fortalecimento dos laços com família e escola, a união e o fortalecimento dos pilares da educação com o mesmo objetivo: oferecer uma educação de qualidade.


A equipe administrativa e pedagógica trabalham lado a lado, fortalecendo laços com a comunidade escolar e equipe docente, valorizando o individual para promoção do coletivo. O trabalho desenvolvido por todos os envolvidos no processo educacional vem demonstrando resultados concretos na aprendizagem levando nossa Unidade Escolar a atingir as metas propostas e o aumento do IDEB de 4,2, em 2007, para 5,9, em 2009. Em 2011, 6,5, com projeção e compromisso de assegurar 6,5 no IBEB de 2013. Já o IDERIO, 8,1 em 2010, em 2011, 7, 3; em 2012, 7,1, com projeção de 7,1 no corrente ano letivo de 2013.


O trabalho vem rompendo barreiras, conquistando espaços. A cada pessoa conquistada (professores, alunos, pais e euncionários), é mais uma forma de tornar real o nosso Projeto Político Pedagógico, que visa à formação do homem integral, trabalhando a moral, o crescimento social através das mudanças de hábitos e atitudes, de valorização das vivências sociais, respeito, solidariedade, compromisso com o outro e consigo, proporcionando o crescimento moral e intelectual, reconhecendo os valores que a escola apresenta, onde cremos na possibilidade de transformação.

 

Projetos pedagógicos 2013

 

* Os Projetos são desenvolvidos de acordo com o tema e/ou com as datas comemorativas do mês.

*  Durante o ano letivo, as apresentações seguem o calendário das culminâncias.

 


PROJETO: “TODOS CONTRA A DENGUE”

Objetivo: Mobilizar e incentivar ações educativas de prevenção e combate à Dengue e levar toda a Comunidade Escolar a se comprometer com a busca de focos ou criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

 

PROJETO: “ALIMENTAÇÃO E SAÚDE”

Objetivo: Proporcionar a todos um momento de mobilização na comunidade escolar para temas relacionados à alimentação saudável.

 

PROJETO: “LIGA PELA PAZ”

Objetivo: Desenvolver os valores morais e éticos dentro do espaço escolar e na família, baseado na cultura de paz e norteado pelos princípios do respeito, cooperação, amizade, tolerância, responsabilidade. Visa a contribuição para um mundo no qual a paz predomine acima de qualquer desigualdade, para que as pessoas possam conviver respeitando um ao outro sem distinção de cor, raça, religião ou qualquer diferença.


PROJETO: “DEFESA CIVIL”

Objetivo: Incorporar conceitos de Redução de Risco de Desastre e/ou Acidentes à educação escolar, tornando nossos alunos em agentes multiplicadores, contribuindo com a formação de moradores conscientes e participantes.


PROJETO: “REFORÇO ESCOLAR” 

Objetivo: Atender as necessidades educacionais dos alunos com dificuldade na aprendizagem, auxiliando-os na recuperação e oportunizando melhoria no processo ensino aprendizagem, tendo como enfoque principal a leitura e escrita e ao desenvolvimento do raciocínio lógico.

 

PROJETO: “VIVENDO EM PAZ CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE”

Objetivos:

- Dar aos alunos a oportunidade de visualizar e tomar consciência da harmonia funcional e da PAZ necessária existente entre elementos da natureza;

- Divulgar estratégias de proteção ao meio ambiente;

- Criar nova mentalidade em relação à Educação Ambiental, articulando-a na construção da cidadania, envolvendo valores diversos, visando construir um ambiente de PAZ e HARMONIA.

- Propiciar aos alunos a compreensão da importância do consumo de alimentos saudáveis;

- Desenvolver nos alunos a consciência ambiental de forma que suas ações sejam pautadas na política dos 5 R’s (Reciclar, Reutilizar, Reaproveitar, Reduzir e Repensar);

- Proporcionar o entendimento de toda comunidade de que, quando tratamos os elementos naturais com respeito, conseguimos alcançar a PAZ Ambiental.

 

PROJETO: “ENCANTANDO COM VINÍCIUS”

Objetivo: Despertar em toda a comunidade escolar o amor pela vida, o respeito, a solidariedade, o encantamento pela Arte com liberdade de criação. No ano em que comemoramos o centenário do poeta Vinicius de Moraes, nossa Unidade Escolar fará um passeio através de poemas e canções deste grande autor e compositor. A arte e a beleza de sua obra canta e encanta gerações.

 

PROJETO: “A COR DA CULTURA”

Objetivo: Tratar da importância e da valorização da cultura Afro-Brasileira dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. Esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.

 

O sucesso da educação é o resultado de uma equipe que trabalha em parceria, que acredita, que traça metas e objetivos, que se compromete com a alfabetização, que vê a capacidade de cada aluno e valoriza essa inteligência como possibilidade do seu desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial.


Apesar de cada turma ter sua sala de referência, as crianças fazem um percurso diário por vários espaços da unidade. Pátio, Parque, Quadra de Esportes, Sala de Leitura, Cineclub e Sala de informática são alguns dos ambientes oferecidos pela U.E. que propiciam condições de desenvolvimento e aprendizagem aos nossos alunos. O tempo que as crianças permanecem na escola exige ritmos e diferenças pessoais. A organização do tempo prevê possibilidades diversas de atividades individuais e coletivas tornando o nosso cotidiano muito dinâmico.

 

Algumas atividades desenvolvidas.

 

Trabalho e comprometimento são os ingredientes desta Unidade Escolar para uma educação de qualidade.


Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 

   

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/12/2013

Espetáculo Teatral na E. M. Professor Castilho

Tags: 10ªcre.

Nos dias 16 e 18 de dezembro, na Escola Municipal Professor Castilho, o professor de Artes Cênicas Marcelo Andriotti apresentou dois trabalhos teatrais realizados com os alunos do 5º ano.

 


A Escola Municipal Professor Castilho, localizada em Guaratiba, atende aproximadamente 1.200 alunos, do 1º ao 5º ano de escolaridade, além da modalidade de PEJA. Os espetáculos teatrais foram organizados em quatro semanas e apresentados no auditório da Unidade Escolar, envolvendo todos os alunos.


O primeiro espetáculo, “As Garotas de Ipanema” ,feito com bonecos, foi em homenagem aos 100 anos de nascimento de Vinicius de Moraes. Além de trabalhar com a consciência ambiental e a reciclagem, teve como principal foco conceitos de respeito às diferenças, pluralidade cultural e miscigenação, apresentando as diversas "garotas de Ipanema" (loiras, mulatas, ruivas etc.). Os próprios alunos confeccionaram os bonecos feitos com garrafa pet, sobras de papel e outros materiais usados na escola.


O segundo foi “O Fantástico Circo do Professor Castilho”: “Desde o primeiro dia em que propus fazermos algo com o circo, os alunos da turma 1504 compraram a ideia e se esforçaram ao máximo para que o resultado fosse tão divertido quanto foram os ensaios."

 

Apresentação teatral na E. M. Professor Castilho.

 

E por que “O circo” foi escolhido?


O circo é uma das formas mais lúdicas de se fazer arte. O uso das cores e das diferentes figuras que vivem no picadeiro trazem de volta nossa capacidade de criar e brincar, essenciais para as crianças.


O circo traz um mundo mágico, onde podemos ser quem a gente quiser: o mágico, o palhaço, a bailarina ou, quem sabe, até o feroz leão!


“A alegria, a animação e a concentração dessa turma me motivaram muito e eu senti que precisava dar um presente para eles. Acho que não existe presente melhor do que aquele que vem do coração. Por isso resolvi dar um pouco do que mais amo, que é a experiência de estar em cena.”

 

 

 

 

 

Apresentação Teatral na E. M. Professor Castilho.

 

Os pais também compareceram, fortalecendo o interesse do professor e da Direção e aproximando cada vez mais o núcleo familiar do escolar.

 

Presença dos responsáveis no evento.

 

Como bem disse o professor, antes da apresentação dos espetáculos:


“A educação depende não apenas da frequência na escola e do interesse dos professores. O trabalho é pleno quando o aluno chega em casa e há um apoio dos pais, quando os responsáveis participam ativamente da vida escolar da criança. A motivação, o interesse e o entusiasmo do aluno aumenta quando ele vê que sua família se interessa pelo que ocorre com ele na escola e, por incrível que pareça, até mesmo quando o papai ou a mamãe quer saber se tudo correu bem ou de há algum dever de casa”.

 

O professor Marcelo mencionou ainda: 


“Meu trabalho na escola é desenvolver as Artes Cênicas. Num primeiro momento a gente pensa: para que estudar teatro na escola, não é? Mas, se pararmos pra refletir sobre como ele pode nos ajudar, veremos a importância dessa ferramenta de ensino.

No teatro, nós trabalhamos a pesquisa, a troca de conhecimentos e de visões sobre as mesmas questões, sobre o mundo que vivemos, além de trabalharmos constantemente com o respeito, o compromisso, a escuta, a reflexão a atenção e a cooperação mútua. Pelo teatro podemos expressar o que sentimos da realidade e como nos relacionamos com ela. 

Nos dias de hoje, o mundo está cada vez mais individualista. Com tanta tecnologia a gente acaba vivendo num mundo virtual com tablets, celulares, televisão... o teatro é uma atividade em que o trabalho em grupo é essencial. A troca de experiências e o contato são fundamentais.

Dessa forma, o teatro dentro da escola ajuda na formação do aluno como um ser crítico, ampliando a forma como ele vê o mundo atual.
E o mais legal é que fazemos isso de forma lúdica, ou seja, brincando. O aluno acaba se desenvolvendo sem perceber, apenas brincando, jogando.”

 

Um pouquinho do Professor responsável por este trabalho:

 

O Professor Marcelo Andriotti é professor da Rede Municipal de Ensino em três Unidades Escolares da 10ª CRE, sendo elas: a E. M. Professor Castilho, a E. M. Floripes Angladas Lucas e a E. M. Ana Neri. Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO (Interpretação e Licenciatura), iniciou sua carreira em 1993, em Porto Alegre, e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1999. Como ator, já participou de mais de quinze espetáculos que percorreram diversas cidades brasileiras e argentinas.


Como maquiador/caracterizador, já realizou diversos trabalhos em diferentes companhias teatrais do país e escolas de samba do Rio de Janeiro e, ainda, ministra cursos de caracterização por festivais e cidades brasileiras. Recebeu diversas indicações de melhor maquiagem pelos seus trabalhos, sendo o vencedor em alguns grandes festivais. O mais recente foi conquistado entre 33 espetáculos de todas as regiões do país, concorrendo com espetáculos de rua, adulto e infantil.


Como arte-educador, trabalhou em escolas como o Colégio de Aplicação da Lagoa, Colégio Salesiano e Escola Municipal Roma com idosos. Entre 2010 e 2013, foi mediador da matéria laminação na Escola das Artes Técnicas-EAT/Faetec.
Representou o Brasil em eventos culturais e pedagógicos em Cuba (como convidado do Ministro da Educação Cubano) e no México.


Foi selecionado, entre mais de 20.000 pessoas do mundo todo, para participar do UNAOC-EF Summer School em Nova York/EUA, em agosto de 2013. Evento que selecionou cem jovens líderes de ONGs ou projetos sociais de 96 países para debaterem sobre desenvolvimento social, diversidade cultural, racial e religiosa, com a participação dos maiores nomes da ONU. Marcelo foi o único participante com projeto social desenvolvido no Brasil.

 

Os alunos da E. M. Professor Castilho viveram um dia diferente, integrando cultura aprendizagem, escola e família.

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Professores!

Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE


Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/12/2013

Conquistas da E. M. Joaquim da Silva Gomes

Tags: 10ªcre.

 

Às vésperas do encerramento do ano letivo, a Unidade Escolar tem grandes motivos para comemorar, pois conseguiu classificar três alunos como medalhistas e dois com menção honrosa na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2013).

 

A Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, está localizada no bairro de Santa Cruz e atende os Grupamentos do 6º ao 9º ano, com 34 turmas e aproximadamente 1400 alunos.


Esta Olimpíada foi criada com o objetivo de incentivar o estudo da matemática e fazer despontar os destaques na área, sendo considerada a maior olimpíada de matemática do mundo, contando desde o seu início, em 2005, com a participação de quase vinte milhões de alunos, procedentes de cerca de 98% dos municípios brasileiros.


A Unidade Escolar participa da OBMEP desde o seu início e, a cada ano, com o maior número de alunos inscritos e premiados.


Em 2013, a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conseguiu classificar 21 alunos para a segunda fase da OBMEP, com três medalhistas e duas menções honrosas. São eles:

 

* Aluna Larissa de Souza Mattos, turma 1602, Medalha de Prata

* Aluno Kaio Abreu de Freitas, turma 1701, Medalha de Bronze

* Aluno Pedro Ivo Abreu de Freitas, turma 1901, Medalha de Bronze

* Aluno Erick Ítalo Ferreira Silva, turma 1701, Menção Honrosa

* Aluno Jonathan Davi Fortes Caldeira, turma 1901, Menção Honrosa


De acordo com o regulamento da OBMEP, os alunos medalhistas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que se realizará em 2014.


O PIC, com duração de doze meses, é um programa que oferece possibilidade de ampliar o conhecimento científico de matemática e preparar o aluno para um brilhante futuro profissional e acadêmico.


Como principal incentivador da participação dos alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes na OBMEP, o diretor da unidade escolar, João Luiz da Silva, que é também professor de Matemática, sente grande orgulho pela conquista dos alunos.

 

Aluna da E. M. Joaquim da Silva Gomes com o certificado pela participação na OBMEP.

 

Mesmo diante das inúmeras responsabilidades como gestor, João Luiz acredita ser importante compartilhar os seus conhecimentos de professor, dando aulas de reforço e contribuindo de forma significativa na preparação dos alunos dos últimos anos do ensino fundamental para a prestação de concursos em escolas e colégios técnicos de qualidade. Tudo isso em razão da metodologia utilizada pelos organizadores da OBMEP e do excelente material didático disponível para professores e alunos.


Além de ter sido premiado com o diploma de Menção Honrosa pela sua participação destacada na OBMEP 2013, o aluno Jonathan Davi Fortes Caldeira, 9º ano, turma 1901, obteve o primeiro lugar na classificação geral do concurso para cursar o ensino médio, em 2014, no Colégio Estadual Erich Walter Heine, reconhecido pela boa qualidade de ensino e por ter sido considerado como “a primeira escola totalmente sustentável da América Latina”.

 

Segue, abaixo, a listagem dos alunos que fizeram a prova na segunda fase:


ANA BEATRIZ SILVA PEREIRA; 1606

ANA FLAVIA SOUZA DOS SANTOS; 1605

EMILLY DA SILVA FARIA; 1701

ERICK ITALO FERREIRA SILVA (Menção Honrosa); 1701

GABRIEL CORREA DOS SANTOS; 1902

GABRIEL SILVA DIAS DO NASCIMENTO; 1801

HAYRA CORREA DOS SANTOS; 1801

JENIFER AGUIAR DA SILVA; 7702

JOANA CRISTINA PEREIRA FILHO; 1801

JOAO VICTOR DIAS AZEVEDO; 1702

JONATHAN DAVI FORTES CALDEIRA (Menção Honrosa); 1901

KAIO ABREU DE FREITAS (Medalha de Bronze); 1701

KARINY FERNANDA DOS REIS VIVEROS; 1602

LARISSA DE SOUZA MATTOS (Medalha de Prata); 1602

MATEUS ANTONIO RODRIGUES DA SILVA; 1602

PAULO RICARDO FRANCA SANTOS; 1903

PEDRO IVO ABREU DE FREITAS (Medalha de Bronze); 1901

ROBERTA PAMELA DA SILVA COSTA 1901

SUIANNY FERREIRA PINTO DOS SANTOS; 1603

VITORIA LUIZA REIS DA PAIXAO; 1704

YURI NEVES CRUZ; 1601

 

Reconhecendo a importância da participação da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes na OBMEP, o diretor João Luiz da Silva prestou homenagem a todos os alunos premiados, fazendo a entrega, no dia 9 de dezembro, de certificados especialmente confeccionados para a ocasião.

 

Alunos da E. M. Joaquim da Silva Gomes recebendo o certificado pela participação na OBMEP pelas mãos do Diretor João Luiz (de camisa lilás).

 

Parabéns aos Gestores!

 

Parabéns aos Professores!

 

Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE

 


Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 06/12/2013

Caça Palavras na Zulmira Telles - 10ª CRE

 

A professora Leda Regina Figueiredo Espindola fez com seus alunos do 3º ano uma atividade ressaltando a importância e a consciência do reaproveitamento. Os alunos aprenderam, além de valores, que é possível se divertir, aprender e preservar a natureza.

 

A Escola Municipal Professora Zulmira Telles da Costa, localizada em Santa Cruz, possui os grupamentos de atendimento educacional da Educação Infantil ao 5º ano.


Foi solicitado aos alunos que, por uma semana, procurassem os materiais que seriam utilizados para confeccionar o caça palavras. Tudo foi produzido pelos alunos, desde a mão de obra até a elaboração das palavras trabalhadas pala turma no decorrer de outras atividades.

 

Alunos se preparando para as atividades de reaproveitamento.

 

Vamos acompanhar o processo de criação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dessa forma, a turma 1301 teve uma aula diferente e cheia de conteúdo, em que a Professora Leda conseguiu mostrar para os alunos que existem várias formas de aprender dentro e fora da sala de aula.

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share