
Sexta-feira, 27/09/2013
Mostra de Dança - 10ª CRE
No dia 12 de setembro, no Teatro da Cidade das Crianças, a 10ª CRE realizou a XXX Mostra de Dança Regional com as Unidades Escolares. O evento teve participação de todos os segmentos: da Educação Infantil ao 9ª ano.O Projeto da Mostra de Dança envolve alunos de todos os anos de escolaridade e é desenvolvido ao longo do ano letivo por professores das próprias Unidades, cujo o trabalho envolve atividades de dança, ginástica e representações dos mais diversos contos infantis.
O evento foi organizado pela Gerência de Educação e teve a participação de 16 Unidades Escolares:
1ª dança: A Escola Especial Municipal Dr. Hélio Pellegrino convida a todos a embarcar numa deliciosa confusão fabulística no mundo do faz de conta, onde imaginação, mistério e aventura só são possíveis para aqueles que têm o olhar de uma criança.
2ª dança: A receita da vida na Terra é o resultado da mistura de vários elementos: Água, Sol, Amor etc. Assim, a E. E. M Dr. Hélio Pellegrino traz a dança “Árvore da Vida” com a certeza de que se o homem moderno repensar sua pressa e relembrar sua origem, enxergará o Planeta com os olhos da floresta e, cedo ou tarde, irá acordar para uma vida mais sustentável bem melhor de se viver.
No dia 1/12/2012, sábado, um incêndio tomou conta de nossa escola. Nesse momento, a comunidade escolar se une fortemente por um único ideal: renascer! Como a lendária ave fênix, que ateia fogo em si mesma quando descobre que está para morrer e, então, renasce das próprias cinzas, ainda mais forte e bonita.
Com a intenção de inserir nossos alunos e demais crianças e jovens no sentido principal da integração do Brasil com o mundo, trazemos hoje uma coreografia que representa o evento conhecido internacionalmente como “Copa das Confederações”. Sabemos da singular importância desse evento como formação e fortalecimento da nossa identidade cultural nesse contexto. Tendo sido sede destes jogos em 2013, o Brasil se destaca como o país anfitrião. E mais: capaz de revelar toda sua competência no mundo do esporte.
No país do futebol, onde o esporte é fator principal para elevar a autoestima de nossos alunos, o Villa Lobos une corpo, alma e paixão nacional na busca pela paz. Através da dança, convida todos para participarem da maior arquibancada do Brasil.
Coreografia realizada com os alunos do 5º ano visando homenagear o centenário de Cyro Monteiro. Com cantos recordistas em sambas, de bem com a vida e de braço dado com a felicidade, essa personalidade sempre foi muito evidenciada em suas composições irreverentes.
A presença em produções de Dança Contemporânea, de elementos das chamadas Danças de Rua, a coreografia usa as técnicas presentes em uma cultura urbana muito específica: a Cultura Hip Hop.
Felicidade, sofrimento e bem querer. Emoções que, para o Grande Poeta Vinícius de Moraes, permeiam o maior sentimento do mundo: o Amor. E quem nunca sentiu o coração acelerar diante do amor, ou doer na sua ausência? Todas as suas formas são válidas e, assim, com essa coreografia homenageamos o Poeta Eternamente Apaixonado.
Catulo traz consigo a paixão por sua terra, seu sertão de tantas dores, de tanta beleza e de tantos amores. Beleza igual não há que possa imitar o luar do seu sertão! Somos gente nova trazendo no corpo um pouco dessa paixão, dançando de forma criativa um pouco da obra deste grande compositor brasileiro.
O forró da Paraíba interpretado por Clara Nunes representa a feira regional de Itabaiana, cidade de seu compositor Sivuca. Representando esse encontro histórico musical, apresentamos a coreografia mostrando a movimentação cotidiana de uma típica feira nordestina.
Inspirada no repertório do mestre Vinícius de Moraes, a coreografia apresenta uma nuance da cultura brasileira: a capoeira, seus ritmos e a sensibilidade do nosso povo.
As musas de um quadro/vitrine ganham vida e se transformam em seres humanos com atitudes, gestos e atividades do cotidiano. Demonstrando que, a vida quando vivida com mais cor, torna-se mais feliz, pois são em atitudes simples diárias, mas feitas com alegria que se transforma o mundo num lugar mais cordial e amável.
Na correria do dia-a-dia, nesta sociedade que está sempre se transformando e se renovando, temos grandes desafios: superarmos preconceitos e dificuldades, assim como nos adaptarmos a um novo tempo, um novo mundo de liberdade e realizações.
Valorizando as belezas naturais de Barra de Guaratiba, a escola Ana Neri busca através da música Garota de Ipanema resgatar a preservação do meio ambiente local. E através da dança, despertar a autoestima da comunidade e o interesse cultural.
No decorrer dos tempos, o Rio evoluiu grandiosamente em sua historia, adquirindo mudanças profundas no seu campo geográfico, cultural e social. Apesar dessas mudanças, suas belezas naturais e esculturais continuam atraindo especial atenção naqueles que vivem ou que por aqui passam. A anatomia de suas curvas vistas na orla de suas praias, no delinear de suas montanhas e no design de sua natureza exuberante são relatadas pelo músico e poeta Vinícius de Morais que se encantou com tamanha beleza, comparando o Rio a uma bela mulher.
Descrição do Figurino, inclusive acessórios (Imprescindível ser preenchido pelo coordenador da coreografia): Brasil, País do Futebol, terra da alegria, que contagia a cada dia o coração dos brasileiros. Hoje, a Escola Otelo de Souza Reis vem mostrar um pouco desta grande emoção: Futebol e samba: Paixões Nacionais.
Nosso cotidiano se resume em uma grande viagem recheada de emoções e descobertas, expectativas e superações. A energia da criança livre que existe em cada um de nós é o que nos permite ver a vida com outros olhos enxergando verdes, amarelos, azuis e vermelhos em dias cinzas e nos permite viver a felicidade.
Organização do Teatro da Cidade das Crianças para a Mostra de Dança.
Equipe da Gerência de Educação: Cristiane Stancato, Alexandre Rodrigues e Renata Stancato.
O Evento foi dividido em dois turnos para que as Unidades Escolares pudessem se apresentar com mais liberdade de composição coreográfica. A ordem de apresentação foi definida por sorteio.
Para assistir às apresentações, professores da Rede Municipal de Ensino, representantes do núcleo de extensividade da Secretaria Municipal de Educação (SME) e profissionais de dança foram convidados para avaliar critérios como:
As apresentações foram bem variadas, não só na participação dos segmentos de escolaridade (da Educação Infantil ao 9ª ano), mas também, no gênero musical escolhido, cenário e figurinos utilizadas para caracterizar a representatividade de cada canção.
A seguir, segue a sequência de imagens das Unidades Escolares da 10ª Coordenadoria Regional de Educação realizando suas coreografias.
O Teatro se transformou em uma verdadeira festa!
Professores sendo premiados pela participação.
O trabalho desenvolvido por essas Unidades Escolares e profissionais da Educação proporcionou a todos um dia agradável e cheio de magia!!!
Parabéns aos Gestores! Parabéns aos Professores! Parabéns a toda Comunidade Escolar!
Suelen Corrêa é professora da rede municipal e representante do Rioeduca da 10ªCRE suelencorrea@rioeduca.net twitter: @suelencorrea29
|


Sexta-feira, 13/09/2013
Desfile Cívico - 10ª CRE
A 10ª CRE tem o costume de organizar um Desfile Cívico de 7 de setembro com as suas Unidades Escolares, dividindo-as por regiões. Assim, todas desenvolvem temas a serem trabalhados com os alunos de acordo com o Projeto Político Pedagógico.
No dia 30 de agosto, aconteceu o primeiro Desfile Cívico com as Unidades Escolares da região de Paciência, em que treze delas participaram com a sua comunidade escolar, alunos e professores. São elas:
O evento foi organizado pela Assessoria de Ação Integradora (AAI) e a Gerência de Educação (GED), representadas respectivamente pela Assessora Cláudia Medina e a Gerente da GED e seus Assistentes Cristiane Stancato, Alexandre Rodrigues e Renata Stancato.
Cristiane Stancato, Renata Stancato, Alexandre Rodrigues e Cláudia Medina.
O Desfile foi organizado por alas, onde cada Unidade Escolar pôde ilustrar seus temas com placas, bandeiras e fantasias que faziam referências aos temas propostos.
Cada Unidade elaborou um breve histórico, contendo números de alunos, docentes, equipe administrativa, segmentos atendidos, projetos realizados e filosofia pedagógica desenvolvida:
"Buscamos proporcionar às nossas crianças experimentar o mundo de forma ativa, interagindo com pessoas, objetos e situações. A proposta pedagógica está voltada para a promoção de uma prática de cuidado e educação, que vê a criança como um ser completo, integrando aspectos da vida cidadã, valores, conhecimentos, através das diversas áreas de conhecimentos." Filosofia da E. M.João Gualberto Jorge do Amaral.
O Desfile foi aberto com o pelotão da bandeira da E. M. 10.19.005 Republica Árabe da Síria, seguido das demais Unidades Escolares, compostas por pelotões, bandas marciais, alunos e corpo coreográfico. Foi marcado por momentos emocionantes produzidos por alunos e professores.
Pelotões de abertura das Escolas República Árabe da Síria e Miguel Calmon.
Entrada da E. M. Vivaldo Ramos de Vasconcelos e Creche Municipal Jardim dos Vieiras.
Bandas Marciais do CIEP Roberto Morena e João Gualberto Jorge do Amaral.
Corpo Coreográfico da E. M. João Gualberto Jorge do Amaral e CIEP Roberto Morena.
As Unidades Escolares deram um show de representatividade, criatividade e inovação, proporcionando a todos os presentes momentos de alegria e encantamento. É um orgulho fazer parte desta Rede Pública Educacional.
Parabéns aos Gestores! Parabéns aos Professores! Parabéns a toda Comunidade Escolar!
Suelen Corrêa é professora da rede municipal e representante do Rioeduca da 10ªCRE suelencorrea@rioeduca.net twitter: @suelencorrea29
|


Sexta-feira, 06/09/2013
25 Anos de Educação Mais do que Especial...
No dia 27 de agosto, a Escola Especial Municipal Dr. Hélio Pellegrino, da 10ª CRE, comemorou 25 anos de existência, dedicados a uma educação mais do que especial...
A Cerimônia foi realizada na própria Unidade, com a presença de toda a Comunidade Escolar (alunos, ex-alunos, responsáveis, funcionários, ex-funcionários, professores, ex-professores, Gestores e ex-Gestores), onde todos puderam se reencontrar e se reconhecerem como parte integrante da construção dessa história de vida e de educação.
Coordenadora Pedrina Rodrigues (à esquerda), Diretora Geral Antônia (ao centro) e Diretora Adjunta Maria Alice (à direita).
As Diretoras Antônia da Silva Muller e Maria Alice Leite de Moraes deram início à tarde de homenagens e agradecimentos distribuindo diplomas aos funcionários e convidados em reconhecimento à participação na trajetória da Unidade Escolar.
Para começar a linda tarde de homenagens e agradecimentos, os alunos, responsáveis e funcionários atuais fizeram uma apresentação cantada para as Diretoras Antônia e Maria Alice pelos serviços e dedicação prestados ao longo dos anos.
Dando continuidade à celebração, alunos, funcionários e responsáveis atuais fizeram uma apresentação cantada para a Unidade Escolar. O funcionário Sérgio Luiz dos Santos recitou uma poesia de própria autoria, em que declamava a importância daquele momento de celebração.
Após, os convidados puderam dividir suas experiências enriquecedoras com os demais presentes, relatando tudo aquilo que lhes foi marcante referente à Unidade Escolar. Inclusive depoimentos do reflexo dessa educação especializada em suas vidas pessoais e profissionais.
Foi emocionante ver o depoimento de ex-alunos, que hoje são responsáveis de seus filhos matriculados na Unidade. Dizem que a educação repassada pela escola fez com que, apesar das diferenças (por terem necessidades educativas especiais), todos pudessem se enxergar como iguais e trazer este olhar para a vida que se iniciava após a passagem pela instituição de ensino. Educação esta que, hoje, fazem questão que seus filhos também tenham, onde valores são incorpardos para o desenvolvimento de um cidadão crítico e participativo na sociedade.
Comunidade escolar (alunos, responsáveis, professores e funcionários) confraternizando na cerimônia realizada pelos 25 anos de existência da Escola Especial Municipal Dr. Hélio Pellegrino.
A Cerimônia contou com as participações da 10ª Coordenadoria de Educação (10ª CRE), representada pela da Profª Rosângela Corrêa participação e do Instituto Helena Antipoff (IHA), representado pela Prof.ª Cristine de Souza Sanches.
Após tantos depoimentos, a Unidade Escolar convidou todos os presentes para participarem de um baile, organizado pela Sala de Leitura, onde puderam dançar, confraternizar e, mais uma vez, participar de mais um episódio marcante na construção da história da Instituição de Ensino.
Equipe de funcionários da Escola Especial Municipal Dr. Hélio Pellegrino ao centro. A Diretora Geral Antônia da Silva Muller de calça preta. À direita, a Diretora Adjunta Maria Alice Leite (atrás do bolo, de óculos).
Parabéns aos Gestores! Parabéns aos Professores! Parabéns a toda Comunidade Escolar!
Suelen Corrêa é professora da rede municipal e representante do Rioeduca da 10ªCRE suelencorrea@rioeduca.net twitter: @suelencorrea29
|


Sexta-feira, 30/08/2013
O Mundo Mágico do EDI
Inaugurado em junho de 2012, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Prof. Celso de Almeida Chaves, da 10ª CRE, localizado no bairro de Santa Cruz, é uma Unidade de Ensino voltada ao desenvolvimento infantil e à aprendizagem contínua.
Tudo que é novo nasce cheio de sonhos e ótimas expectativas!
A Diretora Adjunta Cláudia Pessoa e a Diretora Geral Rosane Cardozo.
O tema central do nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) é “Contos e cantos que encantam e fazem sonhar...”. Isso porque ambas as Gestoras e a Equipe acreditam que a magia das músicas e histórias infantis envolvem e estimulam a criança, possibilitando o seu desenvolvimento de forma prazerosa e muito divertida. Através da imaginação e das brincadeiras, são trabalhadas questões sociais e éticas como valores e comportamentos, que dão vazão a questões emocionais, além de desenvolver habilidades manuais e artísticas.
Envoltos nessa magia, acontecem vários subprojetos, tais como:
Tema do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.
Trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Alunos do EDI 10.19.805 realizando atividades.
Outros subprojetos são desenvolvidos ao longo de todo o ano, como por exemplo o “Chá Literário”, em que os responsáveis são convidados para uma tarde gostosa, embalada por lindas histórias e um delicioso lanchinho... Momentos importantes para estimular a prática da contação de histórias e envolver os pais, conscientizando-os da importância da leitura.
Para o EDI Prof. Celso de Almeida Chaves, educação não se faz em um momento. É um desenvolvimento constante que acontece em todos os espaços que a criança está inserida.
Suelen Corrêa é professora da rede municipal e representante do Rioeduca da 10ªCRE suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29
|

