A A A C
email
Todos os posts escritos por Suelen Corrêa
Retornando 55 resultados para o autor 'Suelen Corrêa'

Sexta-feira, 22/05/2015

Plano Municipal de Educação - PME 10ª CRE

Tags: 10ªcre, pme.

 

 

 

Em 2015, os municípios do Brasil estarão elaborando seus Planos Municipais de Educação, tendo como referência o Plano Nacional de Educação. A proposta do MEC é que toda Sociedade Civil, Entidades Governamentais, Instituições Públicas e Privadas envolvidas com a Educação participem!

 


Para tanto, foi proposto que cada comunidade realizasse:


* O Estudo dos documentos sugeridos;

* O Construção de uma proposta coletiva;

* O Elaboração de propostas e estratégias para aproximar a realidade vivida na educação hoje e a realidade que a comunidade escolar propõe como ideal.

 

Partindo desta proposta, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), pensando e planejando, convidou as Unidades Escolares Públicas, Privadas e Sociedade Civil, para juntos, conhecer e alinhar o Plano Municipal ao Plano Nacional de Educação e suas estratégias...

 

O Encontro “Planejando a Próxima Década e Alinhando o Plano Municipal de Educação “ aconteceu no dia 26/03/2015, Teatro da Cidade das Crianças e contou com as seguintes participações:

 

* Diretores das Unidades Escolares

* Representantes dos CECs

* Conselheiros representantes

* Dirigentes das Creches Conveniadas

* Unidades de Ensino Particulares

* Universidades na área regional da 10ª CRE

 

 

Credenciamento das Unidades Participantes no Teatro da Cidade das Crianças

 

Os objetivos propostos foram:


* Apresentar sugestões de discussões territoriais, para construção de uma proposta coletiva, visando o alinhamento do Plano Municipal ao Plano Nacional de Educação.

* Estabelecer um cronograma de discussões com os diversos segmentos da comunidade escolar.

* Fornecer material teórico para embasamento legal das discussões territoriais.

 


Palestrantes:

 

* Professora Maria das Graças Muller de Oliveira (Coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação)

* Professora Cláudia Medina de Almeida (Assessora de Integração da E/SUBE/10ª CRE);

* Professor Sinvaldo do Nascimento Souza.

 

Referências:

 

* Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 

* Documentos do MEC: Planejando a Próxima Década (conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação, Alinhando os Planos de Educação e o Caderno de Orientações do Plano Municipal de Educação.

* Resolução SME nº 1.336, de 29 janeiro de 2015.

 

 

Assuntos abordados na apresentação do PME

 

 

Os Encontros Territoriais foram organizados pela Assessoria de Integração e tiveram a participação expressiva de:

 

* 107 Unidades Escolares 

* 36 Creches

* 22 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs)

* 22 Unidades Da rede Particular

* 8 Creches conveniadas.

 

 

Encontros Territoriais

 

Esses Encontros Territoriais produziram várias sugestões de contribuição para o Plano Municipal de Educação. Essas contribuições foram sintetizadas para a composição de um Relatório Consolidado e assinado por todos os participantes.

 


Desta forma, as Unidades Escolares da 10ª Coordenadoria Regional de Educação esperam ter contribuído para a elaboração de um Plano de Educação que contemple a necessidade de todos os docentes e discentes.

 

 

Parabéns a todos!!!

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29



 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 15/05/2015

Mário Lago em Ação

Tags: 10ªcre, planodeação, interdisciplinaridade.

 

 

No 1º bimestre, a Escola Municipal Mário Lago elaborou um Plano de Ação com diversos temas que permitiram desenvolver muitos subprojetos, visando a interdisciplinariedade e a integração dos alunos e da comunidade.

 

A Unidade Escolar fica localizada no bairro de Manguariba e oferece atendimento do 3º ao 6º ano. Possui 688 alunos e funciona em horário parcial (manhã e tarde) com 23 turmas.

 

O Plano de Ação sempre teve como ponto principal o incentivo dos alunos para despertar o interesse na pesquisa e na observação da diversidade de informações dos mais diferentes mecanismos de comunicação. Também preza pela formação de indivíduos críticos, que valorizam a cultura e reconhecem seus direitos e deveres, assim como reconhecem as diversas oportunidades.

 


Destacam-se entre as principais atividades desenvolvidas ao longo do 1º bimestre:

 

 

450 anos da cidade do Rio de Janeiro:

 

Toda a Comunidade Escolar foi envolvida, apresentando diferentes aspectos e perspectivas da cidade do Rio de Janeiro. Cada um dos grupamentos (da Educação Infantil ao 6º ano) ficou responsável por pesquisar e apresentar um tema, para que todos pudessem ter contato com diferentes vertentes da cidade.

 

* O 3º ano do Ensino Fundamental ficou responsável por pesquisar e apresentar danças que representassem a cidade do Rio de Janeiro. Pesquisaram autores, trabalharam as letras das músicas escolhidas, além de desenvolver uma apresentação de dança para toda a escola.

 

* O 4º ano do Ensino Fundamental pesquisou poetas cariocas e demais autores que tinham a cidade do Rio de Janeiro como inspiração para seus textos. Também criou suas próprias poesias, recitando-as em um Sarau.

 

* O 5º ano do Ensino Fundamental trouxe, em destaque, os principais problemas ainda enfrentados pela cidade do Rio, oferecendo um debate em busca de possíveis soluções para os problemas mais graves e destacando a responsabilidade de cada cidadão diante das situações.

 

* O 6º ano do Ensino Fundamental, em caráter experimental, retratou os pontos turísticos da cidade do Rio, produzindo maquetes para uma exposição.

 

A culminância do Projeto foi apresentada no pátio da Unidade Escolar, com a presença da comunidade, que foi convidada a participar da mostra de trabalhos como forma de integração e valorização de todo o material produzido pelos alunos.

 

 

Alunos construindo as maquetes para a exposição.

 


• Problemas ambientais e a conscientização em torno da saúde:

 

O cuidado com a natureza, a consciência ambiental e a responsabilidade diante da preservação de um bem maior, que é a água, é sempre objeto de pesquisa e trabalho na Unidade Escolar. Uma semana específica com este tema foi destinada à conscientização de toda a comunidade escolar e da comunidade do entorno.

 

Em uma Assembleia, realizada semanalmente na Unidade Escolar, foi trabalhada com os alunos a carta de 2067, a partir da qual foi feita uma reflexão de como seria o mundo sem água. Os alunos foram questionados e instigados a refletir sobre o que cada um pode fazer para preservar esse bem tão especial.

 

Foi trabalhada com toda a escola uma música da turma da Mônica, que fala sobre preservação e dicas de economia, assim como uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, chamada "Um plano para salvar o Planeta".

 

O 6º ano confeccionou cartazes e panfletos. Foi montado um estande na área externa da Unidade Escolar, onde os alunos puderam desenvolver um trabalho de conscientização com a comunidade do entorno, orientando e dando dicas sobre a preservação e economia de água, que já se reflete no cotidiano dentro e fora da escola.

 

 

Cartazes desenvolvidos pelos alunos.

 


A Literatura Infantil e os Escritores Brasileiros:

 

Diante da importância da leitura e de como essa viagem pela imaginação é importante e fundamental na formação cognitiva e imaginativa da criança, a referida escola preza o desenvolvimento do hábito da leitura e a construção desse ambiente imaginário entre a leitura, a escrita e a produção textual. Foram trabalhados diversos autores e diferentes gêneros literários através de rodas de contação de histórias, produções de texto, visitas a outras salas, alunos como multiplicadores incentivando colegas à aventura da leitura, ciranda de livros e muitas outras atividades voltadas ao mundo da leitura e da imaginação.

 

Esse momento foi marcado pela participação da personagem Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo que cantou, dançou e brincou com as crianças no momento da Assembleia, estimulando o mundo do faz de conta e o encanto por personagens e seus mundos. Emília contou uma das suas muitas histórias ocorridas no Sítio do Pica-pau Amarelo. Foi um momento mágico, no qual foi possível perceber os olhos das crianças brilhando e o encantamento diante da magia da fantasia. Uma semana inteira foi dedicada à leitura e as atividades continuaram sendo realizadas com os professores regentes e de Sala de Leitura.

 

 

Dramatização da Personagem Emília.

 

 

Dia das Mães:

 

Mais um momento de valorizar o elo entre mãe e filho, sendo mãe a pessoa que representa essa figura materna na vida da criança. Todas as turmas desenvolveram, durante sete dias, atividades voltadas à valorização dessa figura essencial na vida e no processo de formação infantil.

 

Cada turma preparou uma apresentação especial dos professores de música e educação física, que organizaram um emocionante coral com todos os alunos da escola. Foi um lindo momento de aproximação da família com a escola e entre pais e filhos, em que foi possível o desenvolvimento de valores sociais e familiares.

 

Cartazes e apresentações para o Dia das Mães.

 


Todas as atividades desenvolvidas pela Unidade Escolar foram fundamentadas no desenvolvimento da consciência cultural e na realização de atividades que visam o desenvolvimento pleno do educando, focando tanto no indivíduo, quanto no coletivo, tornando cada participante parte importante no processo de Ensino-Aprendizagem.

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/12/2014

A Paz na Nelson Romero

Tags: 10ªcre.

 


 

O projeto "Por um Mundo de Paz" surgiu no 4º bimestre como um instrumento norteador para a sociedade e para a vida, começando pelas casas e pela escola.

 


A Escola Municipal Nelson Romero fica localizada em Sepetiba e atende a 792 alunos, com 26 turmas, da Educação Infantil ao 5º ano.

 

Esse é um movimento que norteará uma constante na escola, dando um viés solidário ao Projeto Político Pedagógico que, para 2015, terá a Paz como tema.

 

Mural com o tema do projeto desenvolvido pela unidade escolar.

 

O projeto, que permeou toda a escola, teve como alavanca a vontade de cativar os alunos e responsáveis a cuidar do espaço da unidade escolar, que é um bem comum de todos. Com isso, a professora Andrea Duarte apresentou a proposta, que foi abraçada por toda equipe.

 

Coordenadora Pedagógica Rejane, Diretora Carla Paiva, Diretora Adjunta Rose e as Professoras Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

Foram desenvolvidas atividades pedagógicas variadas, culminando com cartazes, debates, músicas sobre o tema e peça teatral com a interpretação de professores.  As apresentações tiveram a presença de toda a comunidade escolar.

 

Crianças da Educação Infantil ao 5º ano participaram das atividades desenvolvidas por seus professores e pela peça teatral interpretada pelas professoras Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

O desenvolvimento do projeto da Paz se deu através do respeito entre raças. Para isso, foi trabalhado o livro "O Cabelo Lelê", que conta a história de uma menina que descobre suas raízes.


Foi feita uma pesquisa sobre o período da escravidão e o processo pelo qual se vive hoje, de forma a adotar uma postura diferente e perceber como é possível se colocar no lugar do outro e assumir uma postura contrária ao preconceito.

 

Realizou-se o corredor cultural com exposições acerca do Dia da Consciência Negra. Em outro momento, também foi feito o Dia do Poema, no qual os alunos expuseram suas produções e finalizaram com as produções textuais "Paz, a gente que faz!"
 

Na peça, o personagem Zoroastro resolve partir para outros planetas para passar uma mensagem de Paz. Sua mãe fica na Terra e deixa que ele parta, mas mantém contato via celular. Ao voltar, Zoroastro narra histórias tristes de falta de educação, de companheirismo e muita guerra por onde passou. Em sua reflexão, Zoroastro passa a ser um mensageiro da Paz, junto da sua mãe e convida todas as crianças da Nelson Romero a serem mensageiros da Paz.

 

 

Alguns momentos das apresentações:

 

 

 

Apresentação teatral da professora Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

Dessa forma, a Escola Municipal Nelson Romero teve um dia diferente, proporcionando a todos muita alegria, diversão, aprendizagem e parceria.


 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 05/12/2014

Projeto Marcando um Gol pela Saúde com o EDI Professora Rosa Maria Alves de Oliveira

Tags: 10ªcre.

 

 

 

O EDI Professora Rosa Maria Alves de Oliveira possui catorze turmas da modalidade pré-escola, atendendo a 318 alunos com idade entre quatro e cinco anos.

 

A culminância do projeto "Driblando o desperdício, marcando um gol pela saúde" foi planejada juntamente com a realização do DIA DO BEM-ESTAR, elaborado a partir da ideia de que o bem-estar é o resultado de um complexo de atitudes sinalizadas durante o ano letivo, nas ações pedagógicas do EDI, valorizando a vida saudável.

Para alcançar a plenitude do bem-estar, ou seja, uma vida com saúde, foram trabalhados cinco componentes durante todo o ano letivo e durante este evento, que contou com a participação dos responsáveis.

 

A Culminância teve o seguinte cronograma:

1. Promoção da saúde ambiental: Exposição e foto de alunos como defensores do planeta;

2. Promoção da cultura de Paz: Muro branco com recadinhos pela Paz e relaxamento ao final;

3. Promoção da higiene: Roleta da higiene;

4. Promoção da alimentação saudável: Trilha da saúde, visita à horta, degustação de suco, foto "maluca";

5. Promoção da atividade física: Zumba e macroginástica.

 

Para organização do evento, os responsáveis foram divididos em cinco equipes misturando os alunos das turmas. Cada equipe ficou organizada por dois professores, que acompanharam e dinamizaram a equipe para participação do circuito de atividades:

 

1. Atividade: Trilha da saúde;

2. Atividade: Visita à horta, degustação de suco e foto "maluca";

3. Atividade: Muro pela paz (registro de mensagem pela paz) e foto como defensor da natureza;

4. Atividade: Roleta da higiene;

5. Atividade: Pirâmide Alimentar.

 

Entre cada troca de circuito, foram realizadas brincadeiras e atividades físicas, tais como:

 

1. Recepção com entrega de pulseiras com cores;

2. Organização das esquipes por cores;

3. Turmas nas atividades(1);

4. Brincadeiras de adivinhação (O que é, o que é);

5. Turmas nas atividades(2);

6. Atividade física (macroginástica);

7. Turmas nas atividades(3);

8. Turmas nas atividades(4);

9. Brincadeiras de adivinhação (sabores e cheiro);

10. Turmas nas atividades(5);

11. Zumba e relaxamento;

12. Distribuição de lembranças de participação;

 

Alguns registros das atividades:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dessa forma, a unidade escolar pode oferecer um dia de integração e reforçar os valores trabalhados ao longo do ano letivo com todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.

 

Diretora Patrícia, Diretora Adjunta Maria de Fátima e Coordenadora Pedagógica Cleide.

 

 


Parabéns, Alunos!

Parabéns, Responsáveis!

Parabéns, Professores!

Parabéns, Gestores!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share