A A A C
email
Todos os posts escritos por Suelen Corrêa
Retornando 55 resultados para o autor 'Suelen Corrêa'

Sexta-feira, 03/10/2014

De Bem com a Vida: Unindo os Povos Através do Esporte

Tags: 10ªcre.

 

 

A Escola José de Melo desenvolveu um projeto com base na realização da Copa do Mundo em nosso país, trabalhando importantes temas transversais para o desenvolvimento dos alunos: ética, paz, união dos povos através do esporte, meio ambiente, pluralidade cultural e saúde.

 

A Unidade Escolar fica localizada no bairro de Santa Cruz, 10ª CRE, atendendo aproximadamente 455 alunos, com 16 turmas do primeiro segmento (até o 5º ano).

 

Diretora Liliane de Melo Marques, Diretora Adjunta Tatiana Vaz Castro
e Coordenadora Pedagógica Elaine de Oliveira Miranda.

 

O projeto partiu do princípio do coletivo, respeito e sentido de competição, em que sempre há um perdedor também. Em relação ao Meio ambiente, foi estudado o legado físico que a Copa está deixando em nosso país, observando os aspectos positivos e negativos. Sobre a Pluralidade Cultural, estudaram quais países estiveram no Brasil, seus costumes, defendendo a igualdade e combatendo o preconceito. Para a Saúde, abordou-se como manter uma vida saudável como a dos atletas, a rotina de treinos e a importância da prática de esportes.

Dentro de cada disciplina buscaram trabalho com esses temas, com o objetivo de mostrar não só a alegria do futebol em nosso país, como também o que há por trás dessa história, explorando a pergunta: “Com que objetivo foi criada a Copa do Mundo?”.


Com base nessa justificativa, fundamentou-se a escolha da Comunidade Escolar para o tema do projeto de trabalho do ano 2014: “De Bem com a Vida: Unindo os Povos através do Esporte”. A culminância do Projeto ocorreu no dia 20/09/2014, envolvendo toda a Comunidade Escolar.


Essa celebração aconteceu para que as crianças pudessem apresentar o Projeto Político Pedagógico através de danças que foram criadas e ensaiadas pelos Professores de Educação Física (Prof.ª Simone Arantes e Prof.º Jorge Paulo Freitas de Mello). Os figurinos foram elaborados pela Diretora Geral e pelos responsáveis num trabalho de grande parceria para esta apresentação:

 

Prof.ª Simone Arantes e Prof.º Jorge Paulo Freitas de Mello.

 

 

1ª Dança:

Na abertura, que foi representada pelas Turmas de EI 11(Prof.ª Erika) e 1101 (Prof.ª Graça), os alunos dançaram a música de Gaby Amarantos “Vem que vai começar...” para passar a mensagem de que o mundo estaria num só lugar (no Brasil), tudo isso pelo futebol. Nessa dança, os alunos estavam vestidos de torcedores de diversos países.

 

 

 

2ª Dança:

Apresentada pelas Turmas 1102 (Prof.ª Érika) e 1202 (Prof.ª Tânia). Nessa dança os alunos representaram a cultura oriental, vestidos de quimono nas cores da bandeira brasileira e dançaram as músicas: “Raiou o dia" e "Viva essa energia”.

 

 

 

3ª Dança:

As turmas 1201 (Prof.ª Andréa) e 1301(Prof.ª Nájia) representaram a cultura e o futebol dos europeus, vestidos de italianos, espanhóis, portugueses e franceses. Para isso dançaram a música “La Copa de la Vida”, de Rick Martin, cantada na Copa do Mundo de 1998.

 

 

 

4ª Dança:

Representando os árabes com toda sua rica cultura, alegria e ascendência, as turmas de EI 13 (Prof.ª Jacqueline) e EI 14 (Prof.ª Tainara) vestidas de árabes e odaliscas dançaram as músicas “Fata Morgana” e “Alegria”.

 

 

 

5ª Dança:

Para representar o nosso país, que é o único Pentacampeão do Mundo nas Copas de Futebol, os alunos das turmas EI 21 (Prof.ª Jacqueline) e EI 12 (Prof.ª Marcia Cristina) dançaram as músicas que foram temas de cada conquista mundial do Brasil para mostrar que temos bola no pé. Todos se vestiram de jogadores de futebol.

 

 

 

6ª Dança:

Representando a cultura africana, que inclusive sediou a Copa do Mundo de 2010, as turmas 1401 (Prof.ª Ana Lúcia) e 1501 (Prof.ª Elisabete) dançaram a música “Waka waka”, de Shakira, que foi tema da Copa de 2010.

 

 

 

7ª Dança

Para representar a Copa do Mundo 2014, a maneira como os brasileiros receberam os turistas, a alegria e o futebol, as turmas 1302 (Prof.ª Viviane), 1402 (Prof.ª Isabela), 1502 (Prof.ª Marcia Lopes) e Realfa (Prof.ª Andréa) dançaram as músicas: “We are one”, de Jennifer Lopez, Pit Bull e Claudia Leite, e “País do Futebol”, de Mc Guimé. Os alunos estavam vestidos de rappers do futebol, separados nas cores dos anéis olímpicos.

 

 

 

8ª Dança:

A dança dos professores, funcionários e comunidade representou a diversidade do mundo, com suas cores, crenças, estilos, tribos etc. A música escolhida foi “Festa”, de Ivete Sangalo, e cada um estava vestido com a representação de um país.
 

 

 

 

Vale ressaltar que as culminâncias dos rojetosp acontecem há mais de 10 anos. A comunidade escolar sempre espera por essa festa, participa ativamente e o principal: a FELICIDADE das crianças nos ensaios e nas danças é a melhor valorização dessas Profissionais da Educação que se esforçam e se dedicam para realizar um evento como esse.

 

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Docentes!

Parabéns aos Alunos!

Parabéns à Comunidade Escolar!!!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

 

 


                                

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/09/2014

Gincana do Conhecimento IPEG

Tags: 10ªcre.

 

 

 

A Escola Municipal IPEG está promovendo uma gincana com todos os alunos, integrando as disciplinas, fortalecendo as relações interpessoais e propiciando uma forma de aprendizagem mais lúdica.

 

A Unidade Escolar fica no bairro de Palmares, localizado na área da 10ª Coordenadoria de Educação, atendendo a 24 turmas do 2º segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com aproximadamente 1000 alunos.

 

 

 

GINCANA DO CONHECIMENTO

 

No dia a dia, os professores perceberam que de um modo geral os alunos possuem perfil competitivo e que apresentam melhores resultados quando são submetidos a atividades desafiadoras. Entretanto, nas relações interpessoais, revelam-se muitas vezes individualistas.

Através do tema gerador “solidariedade”, as atividades propostas na gincana visam o desenvolvimento para que os alunos conscientizem-se de que para se ter uma família, uma escola e uma sociedade melhor, faz-se necessário serem cada vez mais dispostos a praticar ações colaborativas em prol do bem comum.

 

Formação das equipes


Cada turno foi distribuído em seis equipes multisseriadas, identificadas pelas cores:


- Azul
- Branco
- Verde
- Amarela
- Vermelha
- Laranja


Cada equipe possui cinco alunos líderes escolhidos pelos professores. Os líderes de equipe deverão:

• Distribuir as tarefas pelos alunos da equipe;
• Informar o nome desses alunos aos professores orientadores;
• Motivar a equipe para a realização das tarefas;
• Ajudar a controlar a frequência dos membros da equipe e informá-la aos professores.

 

Período de realização: 22 a 26 de setembro de 2014.

Turno da manhã : 7h15 às 11h45.
Turno da tarde: 12h45 às 17h15.

 

Objetivos das disciplinas integradas com as atividades:

 

• Matemática – Utilizar a matemática como linguagem de leitura do mundo, contextualizar como outras disciplinas e com os fatos sociais, culturais, econômicos e também no que diz respeito a afetos e atitudes, promovendo um indivíduo alfabetizado matematicamente. 

Professores: Paulo, Rose Mary, Francisco, Jefferson, Valéria, Gutemberg e Daniele.

 

• Língua Estrangeira – Ampliar os horizontes culturais do aluno através do contato com outras culturas, sem prejuízo de sua própria cultura. 

Professores: Andréa Costa, Aline, Tássia.

 

• História – Estudar o passado para melhor analisar, criticar e opinar sobre o tempo atual, construindo e reconstruindo o papel na sociedade. 

Professores: Gustavo, Sérgio, Patrícia e Mirian.

 

• Geografia – Compreender a organização do espaço geográfico brasileiro e do mundo através dos elementos responsáveis pela sua organização: sociedade, trabalho, tempo e natureza, valorizando as suas experiências e a dos outros.

Professores: Marilia, Fabio, Tereza, Barbara.

 

• Ciências – Adquirir atitudes que favoreçam a manutenção da saúde, através do conhecimento do próprio corpo e dos fatores ambientais que os cercam. Valorizar a natureza, respeitando a vida.


Professores: Tatiana, João, Vanessa e Roberta.

 

• Educação Musical – Contribuir para a criação de relacionamento sociocultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e Escola.

Professor: Eliale.

 

• Língua Portuguesa – Levar o aluno a ler, escrever, interpretar e produzir corretamente, considerando a diversidade de textos que circulam na sociedade. Ampliar seus conhecimentos e ao mesmo tempo promover a sua transformação num ser crítico reflexivo.


Professores: Luciana, Luana, Flavia, Cristiane, Fabiola, Geisilane, Maria del Carmen e Manuela.

 

• Teatro – O teatro favorece aos alunos possibilidades de compartilhar descobertas, ideias, sentimentos e atitudes ao permitir a observação de diversos pontos de vista, estabelecendo a relação do indivíduo com o mundo e desenvolvendo a socialização.


Professora: Andréa Lúcia.

 

• Educação Física – Enfatizar a importância da atividade física através dos tempos, promover o gosto e a participação nas atividades físicas desenvolvidas na escola, buscando o benefício do exercício crítico da cidadania.


Professores: Allan, Diego, Marsele e Marcus.

 

• Sala de Leitura – Promover a interação e o estímulo à leitura. 


Professora: Diva e Rafaela.

 

Tarefas da gincana

 

Segunda-feira:

• Equipe mais caracterizada;
• Grito de guerra / animação;
• Elaboração de bandeiras (placas) com a professora Daniele;
• Quiz com as professoras Tatiana e Bárbara;
• Pique bandeira com o professor Marcos;
• Corrida cega com obstáculos com os professores Fábio e Valéria;
• Exibição do filme “Flor de Liz”;
• Apresentações teatrais com a professora Andrea Cavalcanti.

 

Terça-feira:

• Jogos de tabuleiro com os professores Joel e Daniele;
• Futsal masculino e feminino com o professor Diego;
• Coreografias com limitações com a professora Aline;
• Paródia com as professoras Roberta e Cristiane;
• Show de talentos com o professor Fábio;
• Elaboração de murais com as professoras Carmem, Luciana e Fabíola.

 

Quarta-feira:

• Rugby com o professor Marcos;
• Batata quente do saber com as professoras Marília e Bárbara;
• Show do milhão (Conhecimentos gerais) com os professores Sérgio e Andrea Costa;
• Trilha do conhecimento (Sala de Leitura) com as professoras Diva e Rafaela;
• Confecção de produtos feitos com material reciclado com as professoras Vanessa e Manuela;

 

Quinta-feira:

• Pintura de fractais com as professoras Teresa, Tássia e Patrícia;
• Vôlei com bola gigante com o professor Diego;
• Ortografando (Português, Inglês e Espanhol) com as professoras Luana e Geisilane;
• Apresentação da Banda Marcial da E. M. Conde Pereira Carneiro com a professora Eliale.


Sexta-feira:

• Mercadinho IPEG com o professor Paulo;
• Contagem dos mantimentos e produtos de higiene pessoal com os funcionários;
• Exibição de vídeo com resumo da semana com a professora Flávia;
• Apresentação musical com as professoras Eliale e Aurita.

 

Alguns momentos da gincana:

 

 

 

 

 

 

 

Premiação:

 

• PREMIAÇÃO COLETIVA: se todas as equipes juntas obtiverem uma soma de pontos igual ou superior a 1000, todos os alunos ganharão uma festa a ser realizada durante o mês de outubro de 2014.


O principal objetivo desta atividade é promover a integração de todos os segmentos da U.E. (alunos, professores, funcionários, direção, família e comunidade) visando uma convivência mais harmônica que propicie cada vez mais o aprendizado.

 

Parabéns a toda Comunidade Escolar:
gestores, professores, alunos e responsáveis!

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/09/2014

Projeto "Ser da Natureza EDI+"

Tags: 10ªcre.

 

O EDI Samira Pires Ribeiro desenvolveu um projeto cujo tema “Ser da natureza EDI+” surgiu da necessidade da religação da criança ao mundo natural. As brincadeiras com gravetos, folhas e objetos da natureza trazidas pelas crianças para o cotidiano da unidade contribuíram para novas histórias, linguagens e cultura.


O EDI 10.26.801 Samira Pires Ribeiro faz parte da 10ª CRE, localizado na Rua Fortaleza de Minas, s/nº, Pedra de Guaratiba. O espaço foi inaugurado em 11 de maio de 2011 e fundado no dia 25 de maio de 2011.

 

 

Diretora Silmara Muller, Coordenadora Andrea Barbosa

e Diretora Adjunta Maria Helena Domingues.

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO ANUAL 2014 "SER DA NATUREZA EDI+"

 

  

 

“Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande (...) as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade.”

Manoel de Barros


As crianças que chegam ao EDI Samira são acostumadas ao chão com terra das ruas, a ver árvores e mata nas paisagens e brincar na Praia da Brisa. A região de Guaratiba tem como cultura a pesca e a navegação de barcos na Baía de Sepetiba. Já foi lugar de veraneio por causa das praias e tornaram-se área de lazer. Hoje, as crianças que vivem nessa região, acompanham o crescimento urbano que contrasta com a paisagem rural. Por isso, o projeto pedagógico anual aborda o conhecimento do mundo natural e social a partir da cultura local. 

 

Atividades realizadas:


* Observar os elementos naturais do nosso quintal → Atividades realizadas com as crianças, professoras e agentes de EI, que exploraram o quintal do EDI, observando as plantas, sentindo a textura das folhas, conhecendo frutos, mexendo na terra e brincando com pedrinhas.


* Brincar ao ar livre → Atividades realizadas com as crianças, professoras e agentes de EI, que utilizaram elementos da natureza para desenvolver, por exemplo, a noção de quantidade e de conjuntos, além de promover momentos prazerosos de contação de histórias.


* Investigar os insetos do nosso quintal → As crianças tiveram a oportunidade de conhecer uma variedade de bichinhos do nosso quintal: as borboletas, mariposas, joaninhas, minhocas, pássaros e formigas marcaram presença nessa pesquisa. 


* Aprender a plantar e a cuidar → As crianças tiveram a oportunidade de plantar diversas mudas no quintal e, em vasinhos confeccionados de garrafa pet , preparando a terra, regando, cuidando. O EDI possui vários jardins que são cuidados pelas crianças e educadores.

 

* Caminhar pelo bairro Praia da Brisa → Após conhecer todas as riquezas naturais presentes em nosso EDI, realizamos a “I Caminhada Ecológica EDIMÃES”, na qual contamos com a presença dos familiares de nossas crianças para que juntos, pais, filhos e educadores, pudéssemos observar as belezas da natureza presentes do lado de fora dos muros do EDI até a praia.

 

* Piquenique na praia → Para que as crianças pudessem conhecer o manguezal, planejamos um piquenique na praia, com a participação dos responsáveis, que tiveram a oportunidade de ver esse tipo de vegetação, assim como os animais que vivem nesse ambiente. No final, todo o grupo se deliciou com os lanchinhos preparados carinhosamente pelos responsáveis.

 

Algumas imagens das atividades:

 

 

 

 

 

 

 

 

As crianças, que são curiosas, investigadoras e questionadoras do mundo que as cercam, em contato com o ambiente, puderam repensar o descuido com a natureza e promover sentimentos de generosidade com relação à vida.

 

 

Parabéns aos Gestores, docentes e comunidade Escolar!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 




 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/09/2014

Desfile Cívico da 10ª CRE

Tags: 10ªcre.

 

 

 

A 10ª CRE tem o costume de organizar um Desfile Cívico de 7 de setembro com as suas Unidades Escolares, dividindo-as por regiões. Assim todas desenvolvem temas a serem trabalhados com os alunos de acordo com o Projeto Político Pedagógico.

 

A 10ª CRE é composta por 163 Unidades Escolares, sendo 105 escolas, 36 creches e 22 Espaços de Desenvolvimento Infantil. Tem como Coordenadora a Prof.ª Maria das Graças Muller, como Assessor Adjunto o Prof.º Rodrigo Abreu e como Assessora Adjunta a Prof.ª Cláudia Medina. Atende a mais de 90.000 alunos, abrangendo os bairros de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba, Guaratiba, Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba.

O evento foi organizado pela Assessoria de Ação Integradora (AAI) e a Gerência de Educação (GED), representadas respectivamente pela Assessora Cláudia Medina e pela Gerente da GED e seus Assistentes, Cristiane Stancato, Alexandre Rodrigues e Renata Stancato.

 

Equipe da 10ª CRE.

 

O desfile foi organizado por alas, onde cada Unidade Escolar pôde ilustrar seus temas com placas, bandeiras e fantasias que faziam referências aos temas propostos.

Cada Unidade elaborou um breve histórico, contendo números de alunos, docentes, equipe administrativa, segmentos atendidos, projetos realizados e filosofia pedagógica desenvolvida.

Foram organizados 4 Desfiles Cívicos com as Unidades Escolares da região, que participaram com a sua comunidade escolar, alunos e professores:

 

Desfile de Paciência:

Creche Municipal Jardim dos Vieiras

Creche Municipal Adalto Bastos

Creche Municipal Daniela Perez

Creche Municipal Djanira Maria Ramos

EDI Elizabeth Papera

CIEP Maestro Heitor Villa-Lobos

Escola Municipal Vivaldo Ramos de Vasconcellos

Escola Municipal João Gualberto Jorge do Amaral

Escola Municipal Miguel Calmon

Escola Municipal Sônia Motta Molisani

CIEP Roberto Morena

Escola Municipal República Árabe da Síria

Escola Municipal Manoel Porto Filho

 

Desfile de Santa Cruz:

Creche Municipal Criança Feliz

Creche Municipal Zacarias, o Trapalhão

EDI Celso de Almeida Chaves

Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino

Escola Municipal Dione Freitas Felisberto de Carvalho

Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel

Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes

Escola Municipal Zélia Carolina da Silva Pinho


Desfile de Pedra de Guaratiba:

Creche Municipal Nossa Senhora da Glória

Creche Municipal Sempre Vida Colônia dos Pescadores

EDI Padre Carlos Henrique de Souza

Escola Municipal Nestor Victor

Escola Municipal Elisa Joaquina Daltro Peixoto

Escola Municipal Rivadávia Manoel Pinto

Escola Municipal Maria Helena Sampaio Marques

Escola Municipal Padre José Maurício

Escola Municipal Professor Castilho

CIEP Posseiro Mário Vaz

Escola Municipal Professora Myrthes Wenzel

Escola Municipal Monteiro Lobato

Escola Municipal Deborah Mendes de Moraes


Desfile de Sepetiba:

Creche Municipal Sempre Vida Estrela do Alagado

Creche Municipal Nair da Fonseca

EDI Maria Luiza Jobim Queiroz

EDI Samira Pires Ribeiro

Escola Municipal Nair da Fonseca

Escola Municipal Nelson Romero

Escola Municipal Júlio Cesário de Mello

Escola Municipal Felipe Camarão

CIEP Ulysses Guimarães

Escola Municipal Bertha Lutz

Escola Municipal Paulo Vanzolini

CIEP Ministro Marcos Freire

 

Algumas imagens dos Desfiles

 

Abertura do Desfile Cívico.

 

Pelotão da Bandeira.

 

Apresentação da Banda Marcial do CIEP Roberto Morena.

 

Apresentação da Banda Marcial da E. M. Prof.º João Gualberto Jorge do Amaral.

 

 

Desfile das Unidades Escolares.

 

Mais uma vez as Unidades Escolares apresentaram trabalhos integrados, envolvendo todos os alunos, professores e Comunidade Escolar. E mais do que isso, deram exemplo de civilidade, respeito e patriotismo.

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share