A A A C
email
Todos os posts escritos por Taís Ferraz Duarte
Retornando 50 resultados para o autor 'Taís Ferraz Duarte'

Quarta-feira, 06/02/2013

Transformação é Agora!

Tags: mídias.

 

Vivemos num Mundo em constante transformação. A mídia e os recursos tecnológicos nos oferecem descobertas, aprendizados e interações sociais cada vez mais necessárias.

 

As crianças estão imersas numa sociedade globalizada. Alfabetizar é indissociável de letrar. Não podemos objetivar somente o ensino transmissivo, mas passar a ações que levem o aluno além da decodificação de códigos, propondo ações de contextualização com o meio social no qual está inserido, com o ambiente letrado, no contexto da cultura escrita. É o alfabetizar letrando.

 

Com grande frequência, nos deparamos com crianças e jovens utilizando recursos digitais como celulares, televisores e computadores (incluindo games) por um período que pode ser superior a 5 horas diárias.

 

A aprendizagem, na sua essência, precisa ser significativa para toda a sociedade.

 

Romper padrões, criando novas perspectivas do ensinar, é essencial na prática pedagógica. E, como todo processo, demanda tempo, provocando anseios e questionamentos.

 

Há necessidade de o educador ser eficiente para garantir a eficácia desse processo e, para isso, sua formação deve ser uma constante, principalmente a respeito dos avanços tecnológicos.

 

Atualmente, encontramos disponíveis parcerias digitais que vêm auxiliar no processo de alfabetização, bem como na rica aquisição e troca de conhecimentos e de recursos pedagógicos de primeira linha como a Educopédia.

A Educopédia é uma plataforma on-line colaborativa de aulas digitais, onde alunos, professores e responsáveis podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora oferecendo muitas alternativas com textos, músicas e exercícios além de links.

 

 

Página inicial da Educopédia e, em destaque, o Reconhecimento Internacional.

 

 

 

Além das atividades que são distribuídas por ano de escolaridade e disciplina, há também o Projeto Pé de Vento, destinado à Alfabetização dos alunos do 1º, 2º e 3º ano de escolaridade, a Educoteca (a biblioteca turbinada da Educopédia), Asas de Papel e os cursos para Professores, entre eles o Tranformação 3.0.

 

 

 

 

 

A globalização nos impulsiona às conexões imediatas, à tecnologia, às trocas constantes, portanto a mudanças e estas, não tem como negar, regem nossas vidas, porém a identidade não pode ser esquecida em prol da modernidade.

 

Delors, em “Um tesouro a descobrir- Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI”, diz: “A tensão entre tradição e modernidade tem origem na mesma problemática: adaptar-se sem se negar a si mesmo, construir a sua autonomia em dialética com a liberdade e a evolução do outro, dominar o progresso científico. É com este espírito que se deve prestar particular atenção ao desafio das novas tecnologias da informação.”

 

Leia na íntegra em pdf: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf

 

 

A Educopédia é um avanço, um marco significativo na Educação - não só do Rio de Janeiro. Além de romper com o modelo tradicional de sala de aula, proporciona o compartilhamento de materiais muito bons que são produzidos pelos professores da rede e que antes da internet ficavam no anonimato. Permite, ainda, ao aluno utilizá-la em casa, podendo seguir as atividades no seu ritmo, relendo ou avançando.

 

  Dicas da Educadora Andréa Ramal para utilização da internet na informação e no estudo com segurança.

 

 

Conheça um pouco mais sobre a Educopédia assistindo à reportagem "Professores usam a internet para dividir o conhecimento com os estudantes" em: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/t/edicoes/v/professores-usam-a-internet-para-dividir-o-conhecimento-com-os-estudantes/2372999/

 

Seja também um agente transformador. Apresente novas ferramentas de inserção no mundo digital, possibilite a troca e crie novas propostas em colaboração com a turma. Certamente você irá se surpreender!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca.

E-mail: taisduarte@rioeduca.net
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/01/2013

Organize o Material na Volta às Aulas

Tags: família.

 

Os últimos dias que antecedem o início das aulas são cercados de ansiedade tanto para os responsáveis quanto para as crianças.

 


A organização do material que os pequenos usarão no dia a dia da escola pode se transformar num momento de união, em que adultos e crianças poderão aproveitar para organizar lápis, borracha, lápis de cor, encapar e etiquetar os cadernos.

 

No final do ano letivo de 2012, os alunos da educação infantil ao 4º ano receberam o kit de férias, contendo, além de um caderno de férias com atividades de revisão do conteúdo pedagógico de 2012, mais alguns materiais: dois lápis, borracha, apontador, giz de cera, cola branca, régua, caderno de desenho, tudo isso em uma pasta polionda.
.

 

 

Alunos da E.M. Belmiro Medeiros na cerimônia de entrega do kit em 29 de novembro de 2012.
Em destaque, a pasta que contém o kit.

 

 

As atividades do Caderno de Férias foram desenvolvidas para serem realizadas com o apoio da família e têm como objetivo sua participação e a consolidação dos conteúdos trabalhados ao longo do período letivo, propondo novos desafios nesse período de recesso escolar das crianças.

 

No Caderno de Férias, além dos trabalhos que deverão ser realizados com o apoio dos responsáveis e entregues ao professor que atenderá sua turma no início de 2013, há também informações de como os responsáveis podem participar da vida escolar dos filhos. As dicas, que estão no verso do Caderno, foram retiradas do Guia da Educação em Família, que é distribuída no início do ano letivo a todos os alunos da rede municipal.


 

 Dicas que estão no verso do Caderno de Férias, retiradas do Guia da Educação em Família.

 

 

 

Os responsáveis, além de auxiliá-las realizando as tarefas de Caderno de Férias e arrumando os materiais em sua mochila, também podem e devem propor às crianças que  organizem os materiais que sobraram do ano anterior em local claro, visível e de fácil acesso, num ambiente que irá favorecer a leitura e estudo.

 

 


  

 

 

Pode ser interessante você organizar com a criança:

  • um quadro de avisos, agenda;
  • vasilhas, potes ou caixas para melhor arrumação dos lápis e outros materiais,
  • caixas para organização do material da escola, de pesquisa, livros e revistas.

 

 

 

Use sua criatividade e proponha desde o início do ano a organização.

 

 

Após acordos feitos e materiais separados, ajude-o com carinho a arrumá-los e guardá-los em sua mochila. Certamente, esse ano, seu filho terá muito mais cuidado com tudo aquilo que ele mesmo ajudou a organizar.

 

 


 Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca.

E-mail: taisduarte@rioeduca.net
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/01/2013

Dupla Regência e Acesso ao E-mail Rioeduca

Tags: professor.

 

A partir deste ano, os procedimentos para realização da Dupla Regência mudaram.
Tanto PI quanto PII deverão fazer a inscrição pela internet.

 

 

As inscrições para a Dupla Regência em 2013 começaram nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, e acontecerão durante todo o ano através do http://portalsme.rioeduca.rio.gov.br, que é o endereço do sistema Escola 3.0.

 

 

 

 

 

Etapas a serem seguidas no cadastro para Dupla Regência:

 

 

  • No primeiro acesso ao sistema Escola 3.0, o professor deverá inserir o número do seu CPF nos campos "Usuário" e "Senha". Em seguida, será direcionado para mudança de senha.

  • Caso tenha esquecido a senha, após inserir o CPF em usuário, o professor clicará em “Esqueceu sua senha?”. Assim, o sistema encaminhará um e-mail de "Recuperação de Senha" do Escola 3.0 para o seu e-mail Rioeduca.

 

 

ATENÇÃO: É de fundamental importância que o professor tenha o seu e-mail do portal Rioeduca e sua senha - já fornecidos pela escola.

 

Problemas no acesso ao e-mail Rioeduca

 

Em caso de problemas com seu acesso à conta de e-mail Rioeduca, leia as dicas desta postagem Solução de Problemas de sua Conta de Email Rioeduca ou entre em contato com o HELPDESK no número acima.
  

Utilize o MANUAL DA DUPLA REGÊNCIA para auxiliar na inscrição.


 

 

 

Não esqueça, leia o tutorial do MANUAL DA DUPLA REGÊNCIA com muita atenção até o final, antes de iniciar a sua inscrição.

 

Será através do seu e-mail Rioeduca que você receberá a informação de que foi indicado e terá até dois dias para confirmar se deseja ou não preencher a vaga indicada.

 

ESTA CONFIRMAÇÃO SERÁ ATRAVÉS DO Escola 3.0.

 

Boa sorte!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca.

E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/01/2013

Lanche nas Férias

Tags: família, saúde.

 

'Férias' é sinônimo de diversão e lazer, principalmente para a garotada. Mas nem por isso, a alimentação saudável precisa ser esquecida.

 

 

Não dá pra proibir, mas moderar a ingestão de guloseimas é sempre bom.

 

 

Muitas vezes, para que as crianças “não percam tempo” entre suas brincadeiras prediletas, acaba sendo mais fácil oferecer guloseimas, lanches rápidos como cachorro quente, pipoca ou um pacotinho de biscoitos do que um lanche ou refeição saudável, que até mesmo as próprias crianças podem ajudar preparando e se divertindo.

 

Não há como negar: biscoitos, chocolates, salgadinhos são deliciosos! Mas não podem ser o único cardápio das férias.


 

Convidá-los a “colocar a mão na massa” e chamar os coleguinhas para degustar, além de divertido, é delicioso.

 

 

Para as crianças, é importante:


  • Oferecer alimentos variados, sem esquecer dos saudáveis;
  • Procurar não ultrapassar um intervalo de aproximadamente 3 horas entre cada refeição;
  • Caprichar no “colorido” do prato. Isso atrai os pequeninos;
  • Propor cardápios com a participação das crianças, apresentando novos alimentos;
  • Oferecer bastante água e suco de frutas, principalmente nessa época do ano.

 

 

Uma bagunça nutritiva!

 

 

Certamente vai ser uma festa!! Muita bagunça, sujeira e vasilhas para lavar! Convidá-los para participar da arrumação, deixando tudo organizado, contribui para incentivar o espírito cooperativo e de reponsabilidade. E nada paga a alegria de vê-los participando e, principalmente, comendo o que eles mesmos fizeram.

 

 

 

 

 Taís Ferraz Duarte
taisduarte@rioeduca.net
Blog da Família

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share