A A A C
email
Todos os posts escritos por Taís Ferraz Duarte
Retornando 50 resultados para o autor 'Taís Ferraz Duarte'

Quarta-feira, 01/01/2014

Feliz Ano Novo!

Tags: professor, família.

Foi dada a largada para mais um ano que se inicia! A partir de agora são metas, expectativas, objetivos que começam a ser traçados, sonhos que são desenhados na esperança de serem alcançados...

 

O Ano de 2013 foi único para cada um de nós. Uns terão amargas lembranças, outros momentos inesquecíveis. Mas uma coisa é certa: passou.

 

Passou como o tempo, com o vento, deixou marcas, umas mais profundas, cicatrizes na verdade, outras nem tanto, foram mais superficiais... Porém fundamentais para nosso crescimento e fortalecimento.

 

 

 

 

A luta é diária e necessária, é a vida que pede passagem, segue sem pedir licença. Pegue esse presente que é a vida e delicie cada momento.

 

Seja grato e ofereça a sua mão. Gentil, porém firme. Alegre, mas ponderado. Amado e amante. Seja pacífico em suas lutas e certezas. Saiba ouvir e faça-se ser ouvido!

 

Enfim, seja feliz! Se estiver difícil, ao menos tente!

 

 

“Se não quiser adoecer, 'não viva SEMPRE triste!'

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria recuperam a saúde e trazem vida
longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

'O bom humor nos salva das mãos do doutor'.. Alegria é saúde e terapia.”


Dr. Dráuzio Varela

 

 

Cada amanhecer é uma dádiva, agradeça.

 

Você é capaz de direcionar caminhos, de promover mudanças, confie. Sonhe sempre...

 

Nós do Portal Rioeduca desejamos a todos um Ano Novo de Muitas Realizações e Vitórias. Obrigado pela Parceria e por Compartilhar conosco o Seu Sucesso.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/12/2013

Então é Natal...

Tags: professor, família.


 

Momento de reflexão, de exercitarmos nossa fé e compaixão, de celebrarmos com alegria, estar com a família e amigos, de agradecermos e celebrarmos pela Vida, de reacendermos o verdadeiro Espírito do Natal. O dia 25 de dezembro é uma data carregada dos mais diversos signos e significados.


Lembrado muitas vezes pelo corre-corre dos últimos dias do ano, com ruas e shoppings lotados, filas e engarrafamentos, compras e gastos de última hora, deixamos o real significado do Natal adormecido, vencidos pelo cansaço e trocas de presentes.

 

Comércio lotado muitas vezes é sinônimo de dor de cabeça.

 

A palavra Natal significa Nascimento, o começar "de novo e do novo", apesar de tudo. E esse “acreditar” é o que nos move, é a nossa!

 

Acreditar que somos fortes e capazes de seguir em frente, superando desafios, traçando novas rotas, aprendendo com os erros e somando os acertos.

 

 

Nesse finalzinho de ano, em especial no Natal, elevemos nossos pensamentos e corações em agradecimento por mais um ano de lutas, por sermos incansáveis na busca pelo melhor de nossos alunos, pelo melhor da Educação Municipal, com a satisfação e os méritos da vitória, a sabedoria do aprendizado, conhecendo e agregando sempre pessoas inesquecíveis.


A Família Rioeduca agradece pela parceria, por acreditar e contribuir sempre.

 

Parte da Família Rioeduca, no encontro da E. M. Municipal Orsina da Fonseca, em 14 de dezembro.

(Foto de Liliane Ravani)

 

Tenhamos todos um ótimo Natal e Fim de AnoSaibamos que “Valeu à pena..." e sempre valerá acreditar no próximo e recomeçar de novo.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/12/2013

Reforço Escolar

Tags: professor.

As atividades de reforço precisam ser uma constante e fazer parte da rotina escolar. É um momento de recuperar aqueles alunos que, por algum motivo, necessitam consolidar ou reforçar conteúdos.

 

Através da observação diária, de atividades de diagnose, exercícios e avaliações, o professor realiza o seu registro individual acerca de cada aluno e traça estratégias que visam o reforço e a recuperação daqueles conceitos ainda não consolidados.

 

As atividades de reforço escolar devem ocorrer durante todo o ano, independentemente do período de avaliações e paralelamente às aulas e demais atividades.

 

 

Equipe de professores reunidos planejando atividades de reforço.

 

 

Uma estratégia importante e facilitadora para a organização dos grupos de alunos que participarão das atividades de reforço e definição de quais conteúdos serão contemplados é recorrer aos registros que o professor realiza durante o ano.

 

Leia em: "Professor, tem Feito seus Registros?"

 

Dessa maneira, priorizam-se as necessidades individuais. Pode-se também recorrer às Zonas de Desenvolvimento Proximais (ZDP) que segundo, Rego (2001): "Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem."

 

Fique por dentro em: "Vygotsty e o conceito de zona de desenvolvimento proximal".

 

 

Atividades desenvolvidas em grupo são mais proveitosas.

 

 

O momento de recuperação também necessita ser planejado com o Coordenador Pedagógico e deve ser inserido na grade escolar para que faça parte da rotina de cada turma.

 

As estratégias de como será feito o atendimento deve estar de acordo com a realidade de cada Unidade Escolar, em coletivo com o professor.

 

Com o atendimento direcionado à especificidade de cada grupo, valorização das habilidades individuais, a autoestima e o feedback facilitarão a assimilação dos conceitos.

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/12/2013

Formando Pequenos Cidadãos

Tags: professor, protagonismonfantil.

A formação de hábitos e atitudes de maneira geral tem sua continuidade no ambiente escolar. Noção e formação de responsabilidade com material escolar, zelo e dedicação ao estudo são introduzidas normalmente na escola e perduram por toda a vida acadêmica.

 

Os responsáveis ao matricularem o filho pequeno na escola se preocupam bastante com o ensino que este terá, quando estará alfabetizado, lendo e escrevendo.

 

Estes conceitos serão gradativamente introduzidos no cotidiano dos pequenos de maneira lúdica, com a sua “leitura de vida” intertextualizando com os descritores e o PPP da escola.

 

 

Família envolvida em atividade lúdica de letramento .

 

 

É normalmente na escola que acontecem as primeiras trocas e as mais significativas na vida da criança, por isso respeitar as fases do desenvolvimento infantil torna-se essencial para que o seu pleno desenvolvimento, prevendo e até mesmo evitando conflitos futuros.

 

A ludicidade, o “brincar”, tão presente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental é fundamental para o desenvolvimento físico, intelectual e social, estimulando a criatividade, desenvolvimento e consolidação dos hábitos e atitudes.

 

 


Alunos Da Educação Infantil num dos momentos de interação.

 

 

Embora sejam ainda pequenos, atribuir pequenas responsabilidades em relação ao que é solicitado, reforçando aos pais que essas atitudes também devem ser compartilhadas no ambiente familiar, os torna mais conscientes e organizados com suas tarefas.

 

Esses combinados precisam ter sua importância e ser devidamente valorizados, desde pequenas “obrigações” que vão desde a distribuição de jogos e brinquedos até sua arrumação.

 

E aproveitando o final do período letivo incentivá-los em parceria com a família a realizar as tarefas propostas pelos Cadernos de Fériaspara as turmas da educação Infantil, 1º e 2º anos.

 

Confira, eles foram desenvolvidos com muito carinho, recheados de dedicação!

 

 

 

Fontes consultadas:

Brincar é Coisa Séria
 
Dê Asas à Sua Criança

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share