A A A C
email
Todos os posts escritos por Texto de Hoje do Educação Nota Dez
Retornando 1 resultado para o autor 'Texto de Hoje do Educação Nota Dez'

Terça-feira, 17/01/2012

GEC, uma educação humanista

Tags: educaçãonotadez, gec.

 

Sou professor de Artes Cênicas e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro.

 

No ano de 2011, pude exercer minha docência de forma qualitativa, com a implementação do Ginásio Experimental Carioca na escola municipal Orsina da Fonseca, onde leciono Artes Cênicas – um projeto inovador, que vem sendo identificado pela sigla GEC. Este projeto propõe em suas bases a Excelência Acadêmica, o Projeto de Vida e a Formação para os Valores, que articulam diretamente com os quatro pilares da Educação para o Século 21, da ONU (Jacques Delors), que atendem à necessidade de os jovens aprenderem por habilidades e competências, dividindo os pilares em aprender a Ser, Conviver, Fazer e Conhecer.

 

As diretrizes do GEC também apresentam, em sua matriz curricular, disciplinas que mobilizam sua finalidade e objetivos. Desta forma, apresenta quatro disciplinas, que possibilitam uma educação inovadora, humanista e qualitativa: Projeto de Vida, em que cada aluno, com a orientação do professor, inicia, reflete e estrutura o seu projeto de vida, englobando todas as dimensões dos seus sonhos, aprendendo a ser; Protagonismo Juvenil, que é o espaço-tempo para o aluno exercer sua autonomia, principalmente nos Clubes Juvenis, aprendendo a conviver com responsabilidade; Estudo Dirigido, cujo objetivo é flexibilizar o aprimoramento dos estudos, em consonância com a realidade de cada GEC, permitindo que o aluno aprenda a fazer sua agenda de estudo, preparar suas atividades extraclasses e outras tarefas próprias de uma escola em horário integral; e Eletivas, que são módulos semestrais, estruturados pelos professores e oferecidos aos alunos, para que eles elejam, por afinidade e com autonomia, o que vão aprender. As Eletivas permitem que os alunos aprendam a conhecer novas formas de saberes e fazeres. (Continue lendo)

Profº Lindomar da Silva Araujo

E.M. Orsina da Fonseca

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share