
Segunda-feira, 30/11/2015
Halloween na Gallotti
No mês de novembro, a Escola Municipal Senador Francisco Gallotti, 5ª CRE, desenvolveu um trabalho através do professor Michael Freitas, de Língua Inglesa, explorando o tema que levou à promoção da Festa do Halloween.
Os celtas colocavam em suas portas caveiras, ossos decorados e abóboras para espantar os maus espíritos. No Halloween atual, podemos notar muitos elementos ligados ao folclore, fantasias, gatos pretos, vampiros, fantasmas e até abóboras perfuradas com imagens de caveira, que não têm nada a ver com a realidade pagã.
No Brasil, a comemoração dessa data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Segundo a coordenadora pedagógica professora Claudine Gomes: “O nosso professor Michael Freitas, de Língua Inglesa, após a exploração do tema, promoveu a Festa do Halloween para os alunos do 1º ao 6º ano com o objetivo de vivenciar com os alunos a cultura norte-americana”.
Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.
Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.
Parcerias se estabeleceram na escola através da atividade promovida pelo professor de Língua Inglesa com as professoras Clarice Sá, de Artes Visuais; Vera Fernandes e Iná Amaral, de Educação Física.
Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.
Foto 1: professora, foto 2: professor Michael e professora Claudine, foto 3: professores Michael, professora e professora.
Agradecemos a professora Claudine Gomes, coordenadora pedagógica da escola, e a parceria voluntária da professora Regina Bizarro, por essa matéria.
Compartilhe os projetos e ações de sua escola!
|


Segunda-feira, 30/11/2015
Calendário Escolar 2016
RESOLUÇÃO SME N.º 1372, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e CONSIDERANDO o disposto no inciso III, do artigo 12, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que prevê como incumbência dos estabelecimentos de ensino “assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas- -aula estabelecidas”, observando-se, para tanto, o que determina o inciso I do artigo 24, do referido diploma legal, e CONSIDERANDO a excepcionalidade do ano de 2016 no qual acontecerão os XXVII JOGOS OLÍMPICOS na cidade do Rio de Janeiro, o que exige um conjunto de decisões estratégicas para o sucesso desse evento. RESOLVE: Art. 1.º Fica instituído, na forma dos Anexos que acompanham a presente Resolução, o Calendário Escolar para o ano de 2016, concernente à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino. Art. 2.º O Conselho de Classe (COC) será realizado dentro do período assinalado com A (Avaliação), destinando-se apenas um dia para cada grupo de turmas e garantindo-se o dia letivo para as demais turmas da escola. Art. 3.º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2016.
FONTE: D.O. Ano XXIX • No 174 • Rio de Janeiro 30 Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015 (Páginas 30 e 31)
|


Sexta-feira, 27/11/2015
Vamos Fazer Diferente, o Mundinho Precisa da Gente
Os alunos da Creche Vitória da Paz aprenderam de maneira prazerosa a importância da água através do projeto "Vamos fazer diferente, o mundinho precisa da gente!".
A Equipe Pedagógica da Creche Vitória da Paz entende que o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil precisa ser praticado de forma holística, em que a formação básica do educando deve contemplar a construção do ser, tornando-o mais humano. As áreas emocional, afetiva, cultural e física não podem estar dissociadas da formação intelectual. Faz-se necessário o resgate dos valores essenciais para a formação de cidadãos inteirados com a modernidade tecnológica, sem perder a sensibilidade no trato com o outro e no relacionamento com o ambiente em que está inserido.
Neste ano, desenvolvemos o projeto pedagógico "Vamos fazer diferente, o mundinho precisa da gente!", no qual foram abordados os temas lixo, água, animais e plantas. Com o tema água, trabalhamos o desperdício, a economia e a utilidade da água. Procuramos envolver toda a comunidade na conscientização da preservação e economia da água. Trouxemos atividades lúdicas e significativas para tratar de uma questão tão séria. Sobre o tema, foram explorados: onde encontramos água na natureza e como manter os rios limpos. A economia de água também foi ressaltada, e as crianças levaram para seu dia a dia as ações que são necessárias para este fim.
Fizemos uma visita à estação de tratamento de água, no qual as crianças viram como é feito o tratamento de esgoto na comunidade. As turmas EI-31 e EI-32 fizeram panfletagem pelas ruas do Vilar Carioca, em que as crianças alertavam as pessoas sobre a importância da economia de água. As crianças viam bicas abertas pelo caminho onde passavam e, imediatamente, tomavam a iniciativa de fechá-las, enfatizando que tal fato não poderia estar acontecendo.
Foram feitas atividades como lavar roupa e dar banho nas bonecas para investigação da utilidade da água. Também investigaram e chegaram à conclusão que tem água dentro do coco e na barriga da mamãe quando ela está grávida. Foi feito um cartaz com produtos de higiene, no qual as crianças leram os nomes dos produtos, surgindo, daí, o alfabeto de rótulos - a partir da associação das letras com os nomes das crianças. As crianças experimentaram água gelada e quente, viram o gelo na natureza (através de revistas), assistiram ao filme “Frozen”, e entraram em contato com a história do livro “O mundinho azul”. As crianças também exploraram o globo terrestre, e viram que ele é azul, e que esta cor representa a água!
A experiência foi ótima e o resultado também. A Equipe agradece a colaboração dos pais e responsáveis, que são parceiros nessa jornada.
Contato com a creche pelos telefones 3484-1901 ou 3484-1895 e pelo e-mail cmvpaz@rioeduca.net.
|


Sexta-feira, 27/11/2015
Renovação de Matrícula do Previ-Rio Bilíngue
Renovação de matrícula do Previ-Rio
Para renovar a matrícula no primeiro semestre de 2016 do dependente já participante do Previ-Rio Bilíngue, o servidor deverá imprimir a Carta Benefício, no endereço http://wpro.rio.rj.gov.br/previrio/beneficios/index.php. O prazo irá do próximo dia 1º de dezembro até 8 de janeiro de 2016. Após a impressão, o segurado poderá efetuar a inscrição do aluno no curso desejado, no período entre 7 de dezembro e 5 de fevereiro próximos. A lista dos estabelecimentos participantes estará disponível na página do Instituto. O Previ-Rio Bilíngue vem financiando, desde 2011, curso de inglês para dependentes de servidores municipais segurados do Instituto inscritos no programa. O projeto visou formar turmas plenamente capacitadas nesta língua estrangeira, a fim de ajudar o Rio a receber visitantes estrangeiros nos grandes eventos esportivos, como na última Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos de 2016.
Fonte: D.O. – Página 100 - Ano XXIX • Nº 173 • Rio de Janeiro - Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015
|

