
Sexta-feira, 31/08/2012
Projeto CineClube nas Escolas divulga:
E. M. Senador João Lyra Tavares faz curta sobre as Olimpíadas 2012
Inspirados nas Olímpiadas de Londres, os alunos da E. M. Senador João Lyra Tavares, da 3ª. CRE, fizeram o curta acima sobre o evento.
À frente da produção está a professora Ana Lolita, articuladora do projeto Cineclube nas Escolas. Parabéns pelo trabalho!
Curtas de 21 escolas da Rede Municipal do Rio são selecionados para o Vídeo Forum
De acordo com o regulamento do festival, o foco para a seleção dos filmes foi aquelas produções comprovadamente realizadas pelas equipes formadas, em sua grande maioria, prioritariamente por pequenos e jovens autores de até 18 anos. O Programa Vídeo Fórum 2012 faz parte da Mostra Geração, do Festival do Rio, um dos mais importantes festivais de cinema do país.
O Festival do Rio acontece entre os dias 27 de setembro a 11 de outubro.
MULHER DE BRANCO E.M. Maris Fernandes Pinheiro
E. M. Senador João Lyra Tavares
ESSE É MEU BARATO
Documentário feito por duas escolas do Projeto Cineclube está no Festival Globale
O documentário "856 - A Casa do Poeta", produzido pelo Núcleo de Arte Grécia e pela E. M. Aníbal Freire, unidades do Projeto Cineclueb nas Escolas, será exibido no Festival Globale.
Terminam no dia 3/9 as inscrições para o workshop "O Audiovisual na Escola"
O Educativo Tela Brasil, uma parceria do Projeto Cineclube nas Escolas, promove nos dias 15, 22 e 29/9 o workshop "O Audiovisual na Escola". O evento acontece no CIEP Papa João XXIII (Av. João XXIII, s/nº - Santa Cruz). Essa ação é específica para professores.
A inscrição deve ser realizada até o dia 3/9 somente pelo link:
http://www.telabr.com.br/educativo/workshop/inscricao O evento é gratuito.
|


Sexta-feira, 31/08/2012
Projeto Guerreiros da Paz
A Escola Municipal Luis Carlos da Fonseca buscou num grupo de alunos desenvolver artes marciais, sagrando-se campeã no 19º Campeonato Estadual de Kung Fu em diversas categorias. É o Projeto Guerreiros da Paz!
O Projeto Guerreiros da Paz foi idealizado pelo diretor da E. M. Luis Carlos da Fonseca, Prof. Eduardo Rodrigues, durante as aulas de Educação Física, no ano de 2011, e busca trabalhar artes marciais de forma positiva à contribuição de valores de conduta aos alunos da Comunidade Escolar.
Trivialmente é feita uma associação entre as lutas e a agressividade, mas existem os códigos de conduta, com orientações, reprimindo os comportamentos violentos e desnecessários. Existe uma visão de que se o aluno que aprende a lutar irá agredir os professores e os pais ou promover mais brigas com os colegas. Esse é um preconceito da prática de artes marciais na escola, pois muitos alunos possuem acesso a uma Academia ou a um instrutor que lhe ensine, fora da escola, e isso não determina que sejam mais violentos que os outros que não a praticam.
19º Campeonato Estadual de Kung Fu
Dia 21 de julho de 2012, quatorze (14) alunos do Guerreiros da Paz participaram do 19º Campeonato Estadual de Kung Fu, no Sport Club Mackenzie, localizado no bairro do Méier, na categoria de SEMI CONTATO. Três (3) alunos foram campeões de suas categorias, quatro (4) alunos foram vice-campeões e três (3) obtiveram a 3º colocação. Neste mês de agosto, dia 17, aconteceu o Dia Olímpico da E.M. Luís Carlos da Fonseca, com a presença dos alunos do Guerreiros da Paz.
Até o final do ano, existe a possibilidade da participação da Escola em torneios de Kickboxing e Karatê, nas divisões: Infantil (Masculino e Feminino) – 1,30m / 1,40m / 1,50m / acima de 1,50m.
Juvenil (Masculino e Feminino) – 58 Kg e 50Kg, respectivamente.
A E.M. Luis Carlos da Fonseca está localizada a Rua Leopoldino de Oliveira, 51 - Madureira. Parabéns aos alunos e a equipe da E. M. Luís Carlos da Fonseca pelo brilhante Projeto Guerreiros da Paz!
Conheçam o trabalho da Escola, clicando na imagem abaixo:
Regina Bizarro _ Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE E-mail: reginabizarro@rioeduca.net Twitter: @rebiza
|


Sexta-feira, 31/08/2012
Aprender a Ser e a Conviver
O século XXI exige uma formação global do ser humano. Não basta somente ter conhecimento científico. Saber interagir com o outro, com a sociedade e a natureza também são valores essenciais, como bem trabalhou a E. M. Rubens Berardo 3ª CRE.Em nossa sociedade notadamente consumista, expressões que nós, professores, costumamos chamar de palavras mágicas estão caindo em desuso. Bom dia, com licença, por favor, obrigado e desculpe-me muito vezes não fazem parte do vocabulário de algumas pessoas, mas são elas que mostram o grau de civilidade de um povo, bem como a gentileza no dia a dia e o respeito ao próximo e a si próprio. A Escola Municipal Rubens Berardo apostou no trabalho com os quatro pilares da educação para este século: Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Seu recorte focou nos dois últimos pilares. O aprender a ser e o aprender a conviver formaram a base do projeto que teve sua culminância do primeiro semestre no final de julho.
A valorização da gentileza e das regras de boa convivência como ponto de partida para um ambiente de estudo interacional e agradável. Os valores e virtudes foram subdivididos e trabalhados por quinzenas. Amizade, cooperação, respeito, responsabilidade, carinho, amor, bondade, honestidade, justiça e solidariedade foram discutidas em sala e colocados em prática por todos. O objetivo é " uma escola que seja um espaço aberto a mudanças e à troca de idéias, em que haja comprometimento com uma educação justa, inclusiva, dinâmica e solidária, que respeite as diferenças de sexo, cor, religião e ideais. Um espaço onde todos aprendam, na convivência harmoniosa, o valor de ser uma pessoa melhor a cada dia."
Tudo isso foi apenas a primeira parte do projeto. Vem muito mais no segundo semestre. Acompanhem no blog o desenvolvimento do projeto e vejam mais detalhes sobre a culminância da primeira parte.
Informações do blog e do PPP enviado pela Prof.ª Tânia Barbosa
Contate-nos
angela.freitas@rioeduca.net twitter @angeladario facebook Angela Regina de Freitas
|


Sexta-feira, 31/08/2012
Culminância da Semana da Educação Infantil na 5ª CRE
A 5ª CRE, em parceria com o Parque de Madureira, celebrou a Culminância da Semana da Educação Infantil, reunindo centenas de pessoas que foram prestigiar os trabalhos desenvolvidos nas Escolas, Creches, EDIs e CIEPs desta Coordenadoria.
O dia 25 de agosto foi o Dia nacional da Educação Infantl e o escolhido pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro para culminar a Semana da Educação Infantil. A 5ª Coordenadoria Regional de Educação escolheu o Parque de Madureira como o local para este evento.
Praça, Praça do Samba, Chafariz e Nave do Conhecimento_ Parque de Madureira
O Parque de Madureira é um local privilegiado do subúrbio carioca que dispõe de uma área de lazer com mais de 93 mil metros quadrados, com vários espaços para todas as idades, sendo a Nave do Conhecimento um eixo de encontro de internautas. A Nave é um prédio dotado do que existe de mais moderno em tecnologia da informação. Seu teto verde, ecologicamente correto, contribui para o aproveitamento da água da chuva. Um cinema ao ar livre contribui para a cultura dos frequentadores.
Aluna Taís dos Santos Gonçalves - EI 10- EM Senador Francisco Gallotti, apresentando o trabalho de higiene bucal, através de fio dental
No Palco do Samba, alunos e professores apresentaram peças teatrais, danças, tudo regado a uma boa música.
Fotos dos trabalhos das escolas, editadas pela representante do Rioeduca na 5ª CRE
Estiveram presentes no evento a Coordenadora da 5ª CRE, professora Célia Napole, suas assessoras, elementos da CRE, professores, alunos, responsáveis, convidados e comunidades escolar e local, além de Regina Bizarro, professora representante do Rioeduca na 5ª CRE, sempre presente registrando eventos desta Coordenadoria.
Professor, mostre seu trabalho ao Mundo, publicando no Portal Rioeduca, mas para isso precisa contatar o representante de sua CRE, clicando em SOBRE NÓS.
Regina Bizarro Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE E-mail: reginabizarro@rioeduca.net Twitter: @rebiza
|

