A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 55 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Terça-feira, 26/05/2015

Saúde e Cuidados Médicos com Teddy Bear - Hospital do Ursinho

Tags: 11ªcre, hospital, medicina, .

 

 

 

Nos dias 19 e 20 de maio, a Escola Comandante Guilherme Fischer Presser, da 11ª CRE, recebeu a campanha Teddy Bear Hospital. Confira!

 

Para muitas crianças, o hospital pode ser um ambiente assustador. Com paredes brancas, gente de branco, agulhas, remédios e seringas.

 

O Teddy Bear Hospital, Hospital do Ursinho, é um projeto criado na Áustria em meados dos anos 90, posteriormente trazido ao Brasil, com o intuito de mostrar às crianças que o hospital é um local de cuidado. Aproxima os pequenos da figura do médico, fazendo com percam o medo do atendimento médico.

 

 

 

Graduandos de medicina da UFRJ simulando as repartições de um hospital.

 

Uma iniciativa da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students' Associations of Brazil) sendo a UFRJ coparticipante, ajudando na elaboração e organização do evento e convidando seus alunos a participarem - como informa o site de Pediatria da Universidade.

 

Sala de recepção: alunos preenchendo folha de atividades relacionadas.

 

Na escola foi construído um cenário de fantasia, onde as crianças receberam um bichinho de pelúcia, que era paciente, e passaram pelas diversas repartições de um hospital: recepção, sala de atendimento, sala de curativos e farmácia, até chegar no centro cirúrgico.

 

Farmácia com remédios e comprimidos (jujubas) de carinho, respeito e atenção.

 

 

Paciente sendo analisado na sala de tomografia.

 

Na recepção, cada aluno dizia qual era o motivo do paciente. Uns diziam "ele está com dor de cabeça", "o meu quebrou a perna", "dor de barriga", e cada caso era encaminhado para consulta.

 

Centro cirúrgico.

 

Já no centro cirúrgico, os alunos puderam participar de uma cirurgia, uma delas era a de coração. Na dramatização, além de vestirem uma roupa especial, luvas e máscaras para evitar contaminação, eles eram convidados a localizar o coração e extrair um, em forma de boneco, através de pinça cirúrgica.

 

Encerramento da campanha. Todos muito felizes com o resultado!

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Entre em contato com a escola:

Diretora: Rita de Cássia

Telefone: (021) 3393-4175

E-mail: empresser@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da Escola Cmte Guilherme Fischer Presser e aos graduandos de medicina da UFRJ, por este aulão prático sobre o cuidado médico!

 

 

 

 


Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/05/2015

Viajando num RIO de Saberes e Afetos

Tags: 11ªcre, rio450.

 

 

"Viajando num RIO de Saberes e Afetos", este é o nome do Projeto Pedagógico da Escola Abeilard Feijó da 11ª CRE.

 

 

A diretora Mirian Calaça da Escola Municipal Abeilard Feijó relata que o Projeto Pedagógico 2015 intitulado "Viajando num RIO de Saberes e Afetos" tem como ponto de partida a comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro, destacando os diferentes aspectos da nossa cidade, desde a sua fundação até os dias atuais.

 

 

 


O tema também faz alusão ao percurso de um rio que segue seu curso da nascente até a foz e, por isso, a questão da água será trabalhada como um recurso primordial à vida que deve ser preservado.

 

Desde o início das aulas, foram realizados trabalhos e pesquisas referentes ao tema. No dia 20 de março, a unidade escolar vivenciou um dia especial com todos envolvidos no lançamento da proposta. Percorremos o entorno da escola, tal qual um rio.

 

 

 

Nessa caminhada, através de um Recital Poético, reproduzimos o movimento das águas e os alunos caracterizados dramatizaram alguns momentos da história da fundação da cidade do Rio de Janeiro, mostrando suas belezas e sugerindo melhorias.

 

 


Conheça outros trabalhos desenvolvidos na Escola:

https://www.facebook.com/emabeilard

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da Escola Abeilard Feijó, por este projeto significativo e prazeroso que é estudar a nossa Cidade Maravilhosa!

 


Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/05/2015

11ª CRE: Debatendo Metas Estratégicas

Tags: 11ªcre, pme, plano municipal educação.

 

 

 

O Fórum Geral do Plano Municipal de Educação da 11ª CRE ocorreu no dia 10 de abril.

 

As unidades escolares da 11ª CRE se reuniram primeiramente internamente em suas próprias escolas para debater as metas 5, 7, 8 e 9 do Plano Nacional de Educação a fim de criar estratégicas para desenvolver as metas do município do Rio de Janeiro.

 

Após os fóruns internos nas unidades escolares, ocorreu o Fórum Geral da 11ª CRE no dia 10 de abril, onde os membros representantes de cada escola compartilharam as estratégicas elaboradas para realização das metas com sucesso.

 

Fotos de diferentes escolas debatendo as metas e estratégicas em suas Unidades Escolares.

 

No Fórum houve espaço para debates e troca de experiências entre cada unidade escolar sobre como alcançar as metas estabelecidas. Duas palestrantes puderam expor o plano e falar um pouco de suas experiencias com a alfabetização e com a Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

 

Fotos de diferentes escolas debatendo as metas e estratégicas em suas Unidades Escolares.

 

O Fórum também teve a participação de representantes de escolas particulares, da sociedade civil e de universidades, criando assim, um ambiente bastante propício ao debate de questões importantes para toda a sociedade.

 

Fórum cheio com a presença da equipe da 11ª CRE. Em destaque, a professora Marcione relatando as estratégias elaboradas pela sua Unidade escolar.

 

Posteriormente, realizaram-se novas reuniões a fim de reunir as estratégias por polos, além de uma compilação final que foi enviada para a SME.

 

 

Faça sua inscrição para a Conferência Municipal de Educação, clicando aqui

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: 
https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/12/2014

Defesa Civil nas Escolas - Formando Agentes de Apoio

Tags: 11ªcre, defesacivil, projeto.

 

 

O verão chegou e, com ele, a temporada de chuvas da estação. Para prevenir contra enchentes e deslizamentos, a Escola Holanda, localizada na Ilha do Governador, participou do projeto "Defesa Civil nas Escolas".

 

 

O projeto Defesa Civil, em parceria com a 11ª CRE, formou agentes de apoio para situações de chuvas e deslizamentos. Os alunos do 5º ano aprenderam, durante um ano, junto aos instrutores do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil, sobre riscos na comunidade e como agir nas situações de emergência.

 

O objetivo geral do projeto é incorporar conceitos de Redução de Risco de Desastre e/ou Acidentes à educação escolar. E tem, como objetivos específicos: esclarecer as ameaças da cidade e suas possíveis consequências; conscientizar os moradores das áreas de risco sobre as ações proativas de mitigação das vulnerabilidades; estimular a discussão sobre o tema dentro das casas, no ambiente familiar; prover noções básicas de Primeiros Socorros à população; e incentivar a formação de uma Cultura de Prevenção na sociedade como um todo.
 

 

Sumário da apostila que os alunos utilizam no curso.

 

A culminância do projeto foi a cerimônia de encerramento com a entrega dos certificados.

 

Equipe da 11ª CRE presente na cerimônia, junto com a equipe da E. M. Holanda e da Defesa Civil.

 

Entrega dos certificados aos alunos que agora são agentes de apoio.

 

Comemoração com muita alegria e com direito a "selfies".

 

A preparação dos alunos em agentes de apoio é de suma importância, pois com eles os moradores das comunidades são contagiados na vigilância, sendo o Sistema de Alerta e o Alarme Comunitário medidas fundamentais na Redução dos Desastres, em especial na minimização dos Danos Humanos.
 

 

Parabéns à E. M. Holanda, por fazer parte desse projeto importante que,com certeza, fará a diferença na vida de cada aluno!

 

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share