A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 55 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Sexta-feira, 15/06/2018

11ª CRE em clima de Copa do Mundo!

Tags: 11ªcre, copa, mundo.

 

A Copa do Mundo já chegou nas escolas da 11ªCRE, localizadas na Ilha do Governador. Professores e alunos enfeitam e realizam atividades do tema. CONFIRA!

 

Foto destaque: Alunos da E.M. Capitão de Fragata Didier B. Vianna na contagem regressiva 

 

Copa do Mundo FIFA 2018 já começou e as escolas da 11ªCRE estão aproveitando o clima festivo para trabalhar diversos temas com seus alunos.

 

Na E.M. Amadeu Rocha a professora Cristiane da turma EI 41 realizou a atividade "Nossa mão é a bandeira do Brasil" aonde os alunos confeccionaram a bandeira do Brasil com tinta guache e tampinhas de garrafa pet, ornamentando o corredor da escola para torcer na Copa em ritmo junino!

 

E.M. Amadeu Rocha. Destaque para mural com o álbum para preenchimento coletivo 

 

Na E.M. Conjunto Praia da Bandeira, os alunos estão bem animados para a Copa. Nesse ritmo de empolgação, as turmas estão realizando diversas atividades com a temática. Essas,  depois de concluídas, serão apresentadas a comunidade escolar, no dia 29 de Junho, em uma grande festa! Todos estão convidados!

 

E.M. Conjunto Praia da Bandeira decorada pelos alunos. Destaque para o Mascote da escola, o Robô Nairobi

 

Na E.M. Magdalena Tagliaferro os alunos da turma 1302 escreveram e ilustraram, com muito entusiasmo, o Alfabeto da Copa do Mundo, com palavras como: Arena, Bola, Campo, Daniel Alves, Estádio, etc. Na mesma Unidade Escolar, a turminha EI 41 partiu Rumo a Rússia! Os alunos foram desafiados a descobrir como poderiam sair do Brasil para assistir a Copa do Mundo e acabaram trabalhando os meios de transporte e noções de distância (longe, perto).

 

Alunos da E.M. Magdalena Tagliaferro trabalhando meios de transporte e confeccionando Alfabeto da Copa

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil, EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, aproveitou a proximidade da Copa do Mundo para desafiar os responsáveis na "Ciranda de Desafios", realizada pela quarta vez na Unidade Escolar. Nela os responsáveis tiveram que confeccionar, juntamente com os alunos, em casa, uma Matrioskaconhecida como boneca Russa. A Matrioska é uma série de bonecas colocadas umas dentro das outras, da maior até a menor.

 

Matrioskas confeccionadas pelos responsáveis juntamente com os alunos

 

Na Coordenadoria Regional de Educação, 11ªCRE, não poderia ser diferente! O clima também é de festa!  Salas decoradas em clima Junino de Copa do Mundo!

 

Destaque para as salas das equipes do GRH e GAD 

 

Parabéns a todos os envolvidos! As decorações para Copa do Mundo, aliadas ao clima Junino está contagiando a todos!

 

Quer saber mais sobre?

Gerência de Educação da 11ªCRE

E-mail: gedcre11@rioeduca.net 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/05/2018

Uma Rosa por São Jorge e um livro por Ferreira Gullar

Tags: 11ªcre, rosa, gullar.

 

Há doze anos, alunos e professores da Escola Municipal Anísio Teixeira, na Ilha do Governador, recebem uma rosa e um livro com o Projeto Uma Rosa por São Jorge. CONFIRA!

 

Anualmente, a sala de leitura Ilza Xavier realiza o projeto "Uma rosa por São Jorge" baseado na lenda de São Jorge da Catalunha e na tradição dos livros e rosas, onde, no dia 23 de abril, os homens presenteam as mulheres com uma rosa, que, por sua vez, dão de presente a eles um livro. Neste ano o homenageado foi o escritor brasileiro Ferreira Gullar!

 

Conforme o Site Dicas do Mundo, a lenda mais famosa conta que, em um antigo povoado havia uma dragão, que causava estragos e aterrorizava a população. No intento de acalmá-lo, o rei resolveu oferecer ao dragão, com determinada frequência, alguma pessoa do povoado escolhida ao acaso. Um dia, o acaso escolheu justamente sua filha. No entanto, a sorte chegou em seguida, na forma de um cavalheiro, o Sant Jordi, que, com coragem, enfrentou e matou o dragão. E do sangue do bicho derramado surgiu uma flor, que o cavalheiro ofereceu à princesa antes de partir para suas novas aventuras. 

 

Visando o incentivo à leitura e a importância de que cada aluno tivesse o seu próprio livro, foi distribuído, então, um para cada estudante. Um momento de troca entre os mesmos ocorreu, para que o livro circulasse na escola e na família. A preparação para o projeto foi entre os meses de março e abril, e a apresentação no dia 03 de maio.

A Escola Municipal Anísio Teixeira tomou conhecimento da data comemorativa que ocorre na Catalunha, Espanha, através da Ex Diretora Celi Conçeição Magalhães Araujo, e a ação foi adaptada para a escola.

 

 

Estiveram envolvidos na atividade a diretora Ana Miranda com trabalho de sala de leitura, os professores Diego Knack (História), Inglyd Sá, Simone Marchon Resende e Gabriela Pontes Nonato (Ambas de Espanhol) que desenvolveram, a princípio, nas suas turmas.

 

"Adorei todo o evento. Parabéns a todos e principalmente a Ana! Fiquei emocionada com tudo e sobretudo porque os alunos receberam livros novos e ficaram muito contentes. Que bela maneira de incentivar a leitura! "
 

(Simone Marchon – Professora de Espanhol) 

 

Além da distribuição dos livros e das rosas, os alunos realizaram uma pesquisa de como é a Espanha e a bibliografia do autor brasileiro homenageado, apresentando o trabalho no auditório para os demais, além de trechos e poemas.

Além da apresentação, foram confeccionadas rosas de origami e marcadores de livros pelos monitores da Sala de Leitura.

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Anísio Teixeira

Telefone: (021) 3975-5762 ou 3393-8066

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/05/2018

O Museu do Índio vai à escola

Tags: 11ªcre, índio, museu.

 

As turmas do 2º ao 5º ano da E.M. Conjunto Praia da Bandeira participaram do bate papo com o sociólogo Alexander Noronha e o índio Carlos Tukano da tribo Tukano, localizada no Amazonas.

 

No mês de abril, a E.M. Conjunto Praia da Bandeira trabalhou o tema diversidade brasileira e seus diferentes tipos de costumes. Em consonância com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, todo o primeiro segmento participou do projeto "O Museu do Índio vai à escola".

 

As palestras foram ministradas pelo professor e sociólogo Alexander Noronha e Carlos Tukano, índio da etnia Tukano, localizada na região amazônica.

 

 

O tema, "Quem são os índios?", foi abordado de maneira bastante didática, através de relatos, mostra de materiais, canções indígenas e do conto da etnia Tukano, "O pássaro da cauda branca", cujos personagens foram os próprios alunos.

 

 

O evento aconteceu nos dois turnos, na Sala de Leitura, e cada uma das quatro conversas duraram, aproximadamente, uma hora. Os alunos ficaram encantados e com 'gostinho de quero mais'.

 

 

No projeto "O Museu do índio vai à escola" as atividades com os estudantes seguem um roteiro prévio, diferenciado e direcionado de acordo com o segmento e a faixa etária. Toda a atividade é acompanhada por um servidor do Museu do Índio/FUNAI que apresenta o convidado à comunidade escolar, e fala a respeito da instituição, seus acervos, sua missão, valores e função social. Conforme informação do site (http://www.museudoindio.gov.br)

 

Carlos Tukano, Professora Maria Lúcia e Alexander Noronha

 

Animada com o projeto, a professora de sala de leitura Maria Lúcia relata: "É essa a escola que queremos e merecemos ter!"

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Conjunto Praia da Bandeira

Telefone: (021) 2465-1736

 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/04/2018

Entrega dos brindes no Top 3 Rioeduca da 11ªCRE

Tags: rioeduca, 11ªcre, top 3.

 

Top 3 Rioeduca na Ilha do Governador

 

No dia 17 de abril, terça-feira, houve entrega de brindes aos três membros mais participativos e atuantes, no mês de março, do grupo do facebook da 11ªCRE. Entre postagens e comentários, somaram-se mais de 300 colaborações! Contabilizando somente os três primeiros participantes.

 

 

 

Em informações do grupo aparece a opção principais colaboradores dos últimos 28 dias e foi, a partir dai, que a representante do Rioeduca da 11ªCRE verificou os ganhadores.

 

Festa no EDI Tenente Pedro de Lima Mendes com a chegada da representante Rioeduca com direito a Cupcake

 

Em primeiro lugar, ficou a diretora Cátia Plata representando o EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, em segundo a merendeira readaptada Érika Carneiro representando a E.M. Amadeu Rocha e em terceiro a coordenadora Ingrid Medeiros representando a E.M. Anita Garibaldi.

 

Equipe da E.M. Amadeu Rocha junto com a Rioeducadora Laura Fantti

 

O objetivo da brincadeira foi incentivar o compartilhamento e troca de ideias e práticas exitosas nas unidades escolares, tornando o grupo mais dinâmico e vivo!  

 

"É relevante o compartilhamento de propostas. É fato que nossas crianças aprendem muito mais interagindo com seus pares e nós, também, adquirimos cada vez mais bagagem à medida que nos propomos a trocar uns com os outros."

Alexandra Paixão (EDI Tenente Pedro de Lima Mendes)

 

 

A entrega dos brindes foi feita pessoalmente pela representante do Rioeduca na unidade escolar.

 

A coordenadora Ingrid Medeiros junto a Diretora Margarete Ferreira da E.M. Anita Garibaldi

 

 

Quer fazer parte dos grupos e poder compartilhar suas atividades escolares? Entre e compartilhe essa ideia!

 

1ª CRE - https://www.facebook.com/groups/393956204022132/

2ª CRE - https://www.facebook.com/groups/456171944430819/

3ª CRE - https://www.facebook.com/groups/635352186815862/

4ª CRE - https://www.facebook.com/groups/943374415829180/

5ª CRE - https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

6ª CRE - https://www.facebook.com/groups/1867466976597855/

7ª CRE - https://www.facebook.com/groups/820393984649371/

8ª CRE - https://www.facebook.com/groups/479014218822190/

9ª CRE - https://www.facebook.com/groups/865247347018958/

10ª CRE - https://www.facebook.com/groups/1761200370605397/

11ª CRE - https://www.facebook.com/groups/1607751852842237/

 

 

Parabéns a todos!

Conte com o Rioeduca para compartilhar e incentivar práticas pedagógicas exitosas na SME. 

 


   
           



Yammer Share