A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 55 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Terça-feira, 05/12/2017

África: História e Cultura

Tags: 11ªcre, consciência, negra.

 

A Escola Municipal Cândido Portinari, que atende alunos da Educação Infantil ao 6º ano, realizou diversos trabalhos de conscientização sobre a cultura Africana e seu legado no Brasil. CONFIRA!

 

A Lei Federal 10.639/03 determina que os conteúdos sobre história e cultura africana e afro-brasileira devem ser abordados em todos os níveis de ensino das redes privada e pública de todo o País. Pensando nisso a E. M. Cândido Portinari trabalhou com seus alunos o legado da cultura africana, sobre o que representa o Dia da consciência Negra e porque esse dia deve ser trabalhado.

 

 

Professor Rodrigo Franco conversando com os alunos sobre o percursos histórico dos negros no Brasil

 

Foi convidado, então, o professor, historiador Rodrigo Franco para "bater um papo" com os alunos sobre racismo, percurso histórico, sobre como os negros chegaram ao Brasil, trabalho escravo, resistência negra, o caso de Zumbi dos Palmares, lideranças negras mundiais e muito mais.

 

Desfile após a oficina de turbantes

 

A palestra foi para os alunos da Educação Infantil ao 6º ano experimental. Logo após, a agente de educação especial, Bárbara Espírito Santo, desenvolveu com alunos negros da Educação Infantil uma oficina de turbantes e o desfile.

 

Conscientização da cultura afro. Destaque para a agente de educação especial Bárbara.

 

A coordenadora Jacqueline da Costa relata que o objetivo maior foi aumentar a auto estima dos alunos negros da escola. 

 

Alunos: Desfile de cores e significados

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Cândido Portinari

Telefone: (021) 2462-8456 / 2462-8401

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/11/2017

DIA I - Dia da Inclusão

Tags: 11ªcre, inclusao, dia i.

 

A Escola Especial Municipal Rotary Club comemorou o DIA I - Dia da Inclusão, realizando diversas atividades referentes à inclusão dos alunos nos espaços, tais como: oficinas, palestras e apresentação da Educação Infantil, além do Festival Inclusivo na Vila Olímpica Nilton Santos. CONFIRA!

 

 

No dia 10 de outubro de 2017 foi dedicado ao Dia I – Dia da Inclusão, que tem como objetivo promover a reflexão das ações das Escolas/Creches/EDIs no que se refere à Inclusão do aluno em seus espaços, favorecendo a aprendizagem em um ambiente que não exclui.

Oficinas de jogos inclusivos: Damas, bolinha de sabão,fantoches, bilboquê, jogo da memória, etc

 

Pensando nisso a E.E.M.Rotary Club realizou a exposição de trabalhos e de projetos pedagógicos inclusivos realizados durante o ano.

 

Confecção coletiva do mural: O mundo que nós queremos começa pelas nossas mãos

 

A comemoração foi aberta a toda comunidade escolar, os responsáveis foram convidados a assistir palestra com assistente social e além de oficinas de materiais adaptados.

Dia I - Dia da Inclusão na E.E.M. Rotary Club

 

A educação infantil também participou fazendo apresentação teatral.

 

Paralelamente a estas atividades, na quadra de esportes da Vila Olímpica Nilton Santos, ocorria o Festival Inclusivo, uma parceria entre a Escola Rotary Club e o GEO Nelson Prudêncio, com a participação das Escolas Municipais Brigadeiro Eduardo Gomes e Grupo Escolar Fundão.

 

Interação entre alunos: Jogos com inclusão

 

Foto com os alunos das escolas participantes e equipe de professores envolvidos.

União e inclusão entre os alunos: Respeito as diferenças

 

Equipe da Escola Especial Rotary Club

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.E.M. Rotary Club

Telefone: (021) 2463-0156 e 3393-4215

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/10/2017

Horta escolar e alimentação Saudável: Diminuindo a Evasão

Tags: 11ªcre, horta, sustentável.

 

Desde a inauguração no ano passado, a Horta da E.M. Rodrigo Otávio tem gerado frutos positivos para a comunidade escolar. Diminuição da evasão e alimentação saudável com alimentos orgânicos são alguns deles. CONFIRA!

 

A E.M. Rodrigo Otávio faz parte do projeto "Escolas Sustentáveis", desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação. Nela se cultiva horta e compostagem, além de coleta seletiva de óleo vegetal e de resíduos eletrônicos, como pilhas e baterias, além de filtros de energia e poste eólico.

 

Destaque na foto para o tamanho de uma alface orgânica, na mão do Hortelão

 

O responsável pela horta é o hortelão Davi, esse conta com a ajuda dos alunos da turma do Acelera oito, juntamente com a professora regente Aline Amorim. Todos os produtos colhidos da Horta são orgânicos e conseguem complementar a salada servida aos alunos durante dois dias durante a semana, além de ser entregue parte aos alunos envolvidos e suas famílias, assim como a comunidade escolar em geral.

 

Após colheita, higienização na cozinha da escola

 

A professora Aline Amorim incentiva seus alunos a cooperarem na manutenção, levando-os no mínimo 2 vezes por semana para cuidarem da horta. Aline acredita que, para a turma de Acelera, fazer parte do projeto Horta na Escola faz com que eles se sintam responsáveis por tudo o que a horta pode produzir, motivando-os a comparecerem à escola todos os dias, para que o projeto dê certo - diminuindo a evasão.

 

Manutenção da horta com a turma de Acelera 8 da professora Aline Amorim

 

Relata também que é importante para os alunos porque os insere em um mundo de preocupação com o meio ambiente e também sobre a alimentação saudável, práticas alimentares saudáveis não só na escola como também em casa. Eles se tornam multiplicadores dessas práticas saudáveis!

 

Alimentação Saudável: Foco nos orgânicos

 

A frequência escolar dos alunos envolvidos na manutenção e cuidado da horta tem aumentado consideravelmente após o envolvimento no projeto Horta Escolar. 

 

Destaque para a Professora Aline Amorim tirando Selfie com a turma

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Rodrigo Otávio

Telefone: (021) 3367-7528 e 3383-8867

 

 

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/09/2017

Desfile Cívico: 450 anos da Ilha do Governador

Tags: 11ªcre, desfile, cívico.

 

No dia 05 de Setembro a Ilha do Governador completou 450 anos e os alunos da rede pública municipal não poderiam ficar de fora da comemoração! As escolas da 11ª CRE exibiram seus trabalhos e atividades no Desfile Cívico. CONFIRA!

 

A 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE) realizou o concurso de Logo dos 450 anos da Ilha do Governador. A aluna Jéssica Cristina da E.M. Dunshee de Abranches teve seu desenho selecionado, servindo de inspiração não só para os meios de comunicação da festa, como também para o bolo que foi cortado após o desfile cívico.

 

Da esquerda para a direita: Professora Dalva Lisboa, aluna Jéssica Cristina, Buchecha e a diretora Gisella Fernandez

 

O concurso consistia em promover, entre os alunos das escolas municipais da Ilha, uma imagem criativa utilizando o número “450”.

 

Folder de divulgação

 

Além do Desfile Cívico, foram realizados diversos serviços gratuitos para a população, tais como: emissão de carteira de trabalho e aferição de pressão. A banda da Guarda Municipal e o cantor Buchecha também de apresentaram, assim como apresentações de DJ.

 

GEC Anísio Teixeira

 

Veja fotos de mais algumas escolas participantes:

 

CIEP Olga Benário Prestes

 

E.M. Padre José de Anchieta

 

Creche Municipal Stella Maris

 

E.M. Cândido Portinari

 

E.M. Professora Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Gerência de Educação da 11ªCRE

Telefone: (021) 3383-8144 

 

 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share