A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 55 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Terça-feira, 15/08/2017

Protagonismo na Escola: Dia da Matemática

Tags: 11ªcre, matemática, feira, protagonismo.

 

Escola em movimento! Essa frase define bem o Dia da Matemática realizado na E. M. Conjunto Praia da Bandeira, localizada na Ilha do Governador. De oficinas de pipas, Origamis e Sudoku à desafios matemáticos envolvendo balões, o protagonismo dos alunos prevaleceu. CONFIRA!

 

O Dia da Matemática já virou tradição na E. M. Conjunto Praia da Bandeira, sendo realizado anualmente. O projeto foi idealizado pela professora Ana Cristina Vieira e desde então tem se desenvolvido em conjunto com os demais professores de matemática em parceria com os professores das outras disciplinas.

 

 

Protagonismo em foco: Alunos responsáveis por todo o processo criativo

 

O objetivo do projeto é estimular a participação consciente e ativa dos alunos nas atividades, interagindo com os demais, explicando a atividade e realizando desafios envolvendo cálculos e lógica. Fixando conteúdos e colocando-os em prática!

 

Atividades matemáticas divididas em tema: Oficinas de pipas, origamis, Sudoku,Tangran, jogos, etc

 

O projeto teve a exposição dos trabalhos, aberta a todos os alunos, na quadra da unidade escolar. Entre os desafios matemáticos e oficinas estava o Sudoku, que com esse nome estranho causou estranhamento no início, mas nada mais é que um quebra-cabeça criado a partir da ordenação dos números, onde seu objetivo é colocar um número (de 1 a 9) em cada quadradinho vazio do jogo, de maneira que não se repita nenhum algarismo nas colunas ou linhas.

 

Alunos interagindo: Desafios matemáticos e jogos

 

Os alunos se organizaram pela quadra, onde em cada barraca improvisada havia um tema: Tangran, Oficina de Pipa, Origami, blocos lógicos, quebra cabeça, batalha naval, balões com desafios de cálculos dentro, etc. Os alunos circulavam pela exposição e participavam de tudo. E a cada acerto nos desafios impostos, os próprios alunos faziam questão de premiar com balas ou brinquedos, arrecadados por eles mesmos.

 

Professores parceiros do projeto. Destaque para o aluno que após confeccionar sua própria pipa colocou no ar.

 

 

Os professores responsáveis pelo desenvolvimento do Dia da Matemática 2017, na ordem, foram: Mario Keniichi (matemática), Alexandre (Ed. física), Ana Cristina (Matemática) e Mario Fermer (Matemática).

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E. M. Conjunto Praia da Bandeira

Telefone: 2465-1736

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/08/2017

Plantando a Árvore da Paz

Tags: 11ªcre, paz, árvore.

 

Aproveitando a campanha #ÁrvoredaPaz, diversas mudas de árvores foram distribuídas às escolas da 11ªCRE, na Ilha do Governador, para que a equipe de profissionais e alunos plantassem simbolicamente a Paz. Uma iniciativa do projeto "Aqui é um lugar de paz". CONFIRA!

 

Os alunos da E. M. Anita Garibaldi participaram do plantio da muda junto com os professores Eduardo Santos e Fátima Montessoro.

 

E.M. Anita Garibaldi - Plantio da Árvore da Paz

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes aproveitou a reunião de responsáveis, que ocorreu no sábado, para explicar aos presentes a campanha "Aqui é um lugar de Paz" e pediu para que as crianças plantassem a muda, já que nelas está a esperança de um mundo melhor.

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes - Plantio pelas crianças

 

O CIEP Doutor João Ramos de Souza convidou os alunos a participarem da campanha e plantarem a Árvore da Paz. A coordenadora Mirella e a professora Carla se inspiraram e criaram o poema "Muda".

Muda

"Muda, mudança, transformação.
Poesia, criança, imaginação.
Carinho, respeito, dedicação.
Aluno, professor, mediação.
Natureza, escola viva, realização.
Juntos somos guerreiros em ação!"


Mirella Bottino e Carla Bezerra

CIEP Doutor João Ramos de Souza - Plantio da muda com sentimento de renovação

 

Já os alunos da E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes são os "Embaixadores da Paz" da 11ªCRE e têm como missão incentivar as pessoas a postarem mensagens para ajudar a cultivar a #ÁrvoreDaPaz! Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Para colaborar é só publicar em suas redes sociais, textos, fotos ou vídeos usando #ÁrvoreDaPaz. A publicação vai aparecer no endereço www.multirio.rj.gov.br/arvoredapaz e as postagens farão a árvore da paz virtual ganhar vida!  

 

Alunos da E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes participando com a #ÁrvoreDaPaz!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Gerência de Educação (GED) da 11ªCRE

Telefone: 3383-8144

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 06/06/2017

A importância do lúdico no desenvolvimento da criança

Tags: 11ªcre, lúdico, infantil, imaginação.

 

A professora Silvia Ribeiro, da E. M. Magdalena Tagliaferro, sabe muito bem da importância do lúdico no desenvolvimento da linguagem na educação infantil, tendo realizado um trabalho belíssimo a partir da história "João e o Pé de Feijão". CONFIRA!

 

A partir da contação da história "João e o Pé de Feijão", a professora Silvia Ribeiro da turma EI - 51 realizou diversas atividades relacionadas ao conto, trabalhando o letramento e desenvolvendo as capacidades motoras, o desenvolvimento da fala e escrita dos alunos.

 

Alunos desenhando como eles achavam que era o gigante da história

 

O tio Jorge, como carinhosamente é chamado o funcionário da Comlurb, ajudou como modelo, usando sua silhueta para o desenho do temido gigante!

Os alunos contornando o Gigante. A roupa em TNT foi feita sob medida.

 

A imaginação era o que não faltava, com folhas, algodão e giz de cera, desenharam o grande Pé de Feijão chegando às nuvens.

Colagem e desenho: criando através da imaginação

 

Através das brincadeiras e das atividades propostas os alunos trabalharam noções matemáticas por meio de gráficos e contagem, assim como a linguagem oral, desenvolvendo a leitura e a escrita.

Gráfico "Você gosta de feijão?"

 

Os contos de fadas tem papel importante na formação humana, pois abordam assuntos diretamente ligados às grandes questões de nossa existência, como a coragem, a justiça, a vida, a velhice e a morte, a luta entre o bem e o mal. Na medida em que percebemos que nossos medos são compartilhados com outras pessoas, nos identificamos com a sociedade e a cultura da qual fazemos parte. (Portal Brasil)

 

 

Surpresa na sala! Os feijões cresceram demais na terra mágica.

 

A turma ficou feliz com a visita surpresa da galinha que coloca ovos de ouro, através de votação a maioria dos alunos escolheu o nome BELA. Com massinha e glitter dourado, fizeram vários ovinhos para a Bela poder chocar.

 

 

Votação para o nome da Galinha. Maioria decidiu por 'Bela'

 

 

Parabéns a professora Silvia por  além de desenvolver em seus alunos as habilidades de escrita e matemática, oportunizar a socialização, o letramento e a autonomia!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Magdalena Tagliaferro

Telefone: (021) 2465-0235 / 3975-3506

 

Contato para publicações: 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/04/2017

Aqui é um lugar de Paz!

Tags: 11ªcre, paz, rio, sem, violencia.

 

No dia 6 de abril, completou sete dias da morte da estudante Maria Eduarda, que participava no momento da aula de educação física, em sua escola em Acari.  Na mesma semana todas as escolas da rede realizam diversas ações dedicadas à memória da aluna e em defesa da paz na cidade do Rio de Janeiro. 

 

Palestras, confecção de desenhos e cartazes, debates, solenidades e cultos ecumênicos marcaram a semana, que foi dedicada em memória à aluna, pais e responsáveis foram convidados a participar e todos os membros da comunidade escolar fizeram um abaixo-assinado exigindo que as escolas sejam respeitadas como lugares de paz! 

 

Vista de cima: Os alunos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira formaram as palavras PAZ RIO 

 

Escola Municipal Álvaro Moreyra

 

Cada unidade escolar colocou em suas entradas, de modo bem visível, uma faixa com os dizeres: “Aqui é um lugar de paz”.

 

CIEP Olga Benário Prestes: Passeata pelas ruas do entorno escolar pedindo paz

 

Escola Municipal Cuba

 

Escola Municipal Cândido Portinari: Atividades relacionadas ao tema

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes realizou atividades, contação de história, e confecção de pombas e bexigas da paz para as famílias em agradecimento ao comparecimento na Corrente da Paz, ato ecumênico realizado na escola.  

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

 

Escola Municipal Abeilard Feijó: Destaque nos responsáveis assinando o abaixo assinado

 

Escola Especial Municipal Rotary Club: Alunos confeccionando junto as professoras o mural da paz

 

O CIEP Doutor João Ramos de Souza também realizou atividades dentro e fora da unidade escolar. Os alunos estenderam um cartaz conscientizando sobre o combate as Arboviroses, na faixa de pedestre, em frente a escola. Trabalharam também o centenário do profeta GENTILEZA, com temas de paz, amor, harmonia e tolerância.

 

CIEP Doutor João Ramos de Souza

 

EDI Professora Anna Maria Jesus Conceição

 

 

Parabéns a todos os envolvidos! Juntos construiremos uma cidade sem violência.

 

 

Quer saber mais sobre?

Gerência de Educação - GED 11ªCRE

Telefone: (021) 3383-8144

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share