A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 55 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Terça-feira, 11/04/2017

11ª CRE em Dia internacional da Síndrome de Down

Tags: 11ªcre, síndrome, down.

 

No dia 21 de Março foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down e as escolas da 11ª CRE, na Ilha do Governador, aproveitaram a data para conscientizar e combater a desinformação e o preconceito com as pessoas portadoras. CONFIRA!

 

Dando início ao tema Identidade e aproveitando o Dia Internacional da Síndrome de Down, a professora Alexandra, da turma EI - 56 do EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, realizou atividades com os alunos sobre o olhar delas com relação às diferenças entre as pessoas.

 

Alunos confeccionando mural da turma sobre diversidade

 

A Escola Municipal Belmiro Medeiros realizou um lindo vídeo intitulado FELICIDOWN, ensinando a amar e mostrar que ser diferente é legal! Agradeceu também por fazerem parte da  escola e tornar a vida de todos especiais.

 

Vídeo criado pela Escola Municipal Belmiro Medeiros em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Já a professora Fernanda Collares homenageou o aluno de educação infantil da Creche Municipal Doutor Antônio Monteiro, portador da Síndrome, escrevendo o seguinte texto com as fotos abaixo:

 

"Crianças são como borboletas ao vento...

algumas voam rápidas...

outras voam mais pausadamente...

mas todas voam do seu melhor jeito.

Cada uma é diferente,

cada uma é linda

e cada uma é especial."

Parceria Fernanda e Maria Goretti Daher. Parabéns Goretti e CM Dr. Antonio Monteiro!!

 

Aluno da professora Maria Goretti, da Creche Municipal Doutor Antônio Monteiro

 

 

Parabéns a todos os envolvidos! Conscientizando sobre a síndrome e combatendo o preconceito com as pessoas portadoras.

 

Quer saber mais sobre?

Gerência de Educação - GED 11ªCRE

Telefone: (021) 3383-8144

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/03/2017

Brincar sem Muros: Aqui Mosquito não se cria!

Tags: 11ªcre, brincar.

 

Na semana de 20 a 24 de Fevereiro, o EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, realizou o Brincar Sem Muros, tendo como temática a Campanha "Aqui Mosquito não se Cria" e a festa mais popular do Rio de Janeiro, o Carnaval. CONFIRA!

 

O Brincar Sem Muros acontece em toda última terça-feira do mês (além do Dia Internacional), nas unidades de educação infantil. A Gerência de Educação Infantil da SMEEL envia mensalmente um tema pesquisado com muito carinho para que oriente as ações envolvidas na terça-feira em questão. O Dia Internacional do Brincar foi instituido em 1999 no dia 28 de maio. 

 

Turma EI - 42 

 

No Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Tenente Pedro de Lima Mendes, a turma EI-42 da professora Sandrea, além de confeccionar a Bandeira Xô Mosquito, elegeu o mestre-sala e a porta-bandeira para apresentarem a bandeira ao Bloco de Carnaval da escola.

Os alunos e seus responsáveis confeccionaram diversas máscaras de Carnaval, muitas delas em formato de Mosquito, o grande vilão do bloco de carnaval.

 

Confeccção de Máscaras para utilizar no baile de Carnaval

 

A turma EI-41, da professora Jacqueline, confeccionou uma máscara gigante.

 

Máscara gigante sendo confeccionada pela turma EI - 41

 

O bloco tirou nota 10 no quesito alegria e diversão, contando com porta bandeira e o mestra sala do bloco "Xô Mosquito"!

 

Bloco Xô Mosquito: Fantasias nota 10!

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

Email: emtmendes@rioeduca.net

Telefone: (021) 3393-0052

 

Contato para publicações: 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/12/2016

Já é Natal no EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

Tags: 11ªcre, natal, projeto.

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, localizado na Ilha do Governador, já está em clima de Natal! Neste mês de Dezembro a escola abraçou essa temática e o aprendizado está muito mais significativo. CONFIRA!

 

Na roda de conversa com a turminha do EI 13, com a professora Alexandra, a reflexão: "Por que na maioria das vezes Papai Noel é branco?"

As respostas são variadas: "Porque ninguém quis.", "Papai Noel não é negro.", "Isso é errado. Pode ser da minha cor moreno.", "Papai do Céu fica triste. Ele gosta de toda cor." 

 

Turma  EI 13: Por que na maioria das vezes Papai Noel é sempre branco?

 

Já a turma EI-24 da professora Sandrea utilizou a técnica da dobradura, entre outras, para confeccionar uma belíssima guirlanda.  

 

Turma EI 24 confeccionou uma guirlanda para enfeite.

 

As turmas EI-24 da Professora Sandrea e EI-17 da Professora Débora encantaram a todos com uma apresentação teatral sobre o nascimento de Jesus, em um presépio, um importante símbolo de Natal. 

 

 

O Colégio Antares, parceiro do EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, durante o mês de novembro, realizou uma gincana com o intuito de arrecadar brinquedos e roupas. Terminada a gincana, a turma vencedora deveria fazer a doação para uma escola pública, então, o EDI foi contemplado. 

 

 

Confraternização entre duas escolas: Doação de brinquedos e roupas no Natal

 

A visita começou com brincadeiras propostas pelo Professor de Educação Física do Colégio Antares e com a confecção de uma bela árvore de natal sugerida pela Professora de Artes que também acompanhou o Colégio.

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

E-mail: emtmendes@rioeduca.net

Telefone: 2463-8957 ou 3393-0052

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/11/2016

Aula Passeio Pelo Rio Antigo

Tags: 11ªcre, história, aula, passeio.

 

 

A professora Fabiola de Pontes, da E. M. Jornalista Orlando Dantas, localizada na Ilha do Governador, realizou uma aula passeio com seus alunos do Projeto Acelera 6, no Centro do Rio de Janeiro. CONFIRA!

 

O plano era conhecer alguns dos patrimônios históricos que muitas vezes passam despercebidos dos cariocas e turistas. Então, a aula passeio (ou estudo de campo) se tornou uma opção. Ela é conhecida por ser um método pedagógico desenvolvida por Célestin Freinet, onde o aluno sai da sala de aula e realiza passeio com a intenção de aprender na prática.

A aula da professora regente Fabiola de Pontes, formada em História, iniciou pela travessia da Baia de Guanabara, através das barcas do Cocotá e descida na rica Estação da Praça Quinze, que guarda construções históricas desde o período Colonial. 

Visitaram o Paço Imperial, sede de vice reis, do governo de D.João VI, D.Pedro I e Pedro II, onde foi anunciada a Lei Áurea.

 

 

Os alunos puderam conhecer o Chafariz do Mestre Valentim (que abastecia as tripulações que aportavam e a vizinhança), o convento do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que sediou a sagração de D.Pedro I, D. Pedro II e o Casamento da Princesa Isabel.

 

 Em 1818 Jean Baptiste Debret retratou o Paço, as igrejas da Rua Direita, os prédios, o Chafariz da Pirâmide e o antigo cais.

 

Também conheceram o Arco dos Teles (uma das entradas para ruelas com um casario antigo) que hoje é ponto da Boemia Carioca).

 

 

No final da aula visitaram a exposição do Piet Mondrian no Centro Cultural Banco do Brasil. A mostra é um panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. Conforme informação do site do CCBB.

Logo após, seguiram até o Boulevard Olímpico, um dos grandes legados da Olimpíada e Paralimpíada.

 

 

Parabéns, professora Fabiola, por propiciar aos alunos esta aula construtiva e prazerosa, eternizando a história do nosso Rio através do conhecimento.

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E. M. Jornalista Orlando Dantas

Telefone:  3368-8362 ou 2463-7615

 

 

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share