A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 55 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Quarta-feira, 12/10/2016

Ocupa Escola: A Cultura do Hip Hop invadindo a Rodrigo Otávio

Tags: 11ªcre, ocupa, escola, grafite.

 

 

No dia 29 de Setembro os alunos da Escola Municipal Rodrigo Otávio, localizada na Ilha do Governador, tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente a cultura do Hip Hop, através do projeto Ocupa Escola. Dj, breakdance, graffiti e rap fizeram parte da experiência. CONFIRA!

 

O projeto Ocupa Escola, que é realizado em onze escolas municipais, incluindo a E. M. Rodrigo Otávio, acabou lotando a quadra da escola com diversos artistas do movimento Hip Hop da Ilha do governador, fazendo a alegria dos alunos.

 

DJ e alunos aprendendo sobre Afrika Bambaataa, o pai do Hip Hop

 

Cerca de 280 alunos do 6º ao 9º ano participaram do evento e puderam ver de perto como é feito o grafitti, além de terem oficinas de breakdance, DJ e de Rap. O projeto se estendeu até a noite com as turmas do PEJA e culminou com uma disputa de MCs convidados.

O diretor Adjunto Michel Serpa ressalta a importância de eventos como este, pois vê neles uma oportunidade para os alunos conhecerem mais sobre esta cultura. Mas sem dúvida, o melhor disso tudo foi o aprendizado que todos tiramos. Nossa Escola é viva e isso nos enche de orgulho! afirma Michel.

 

Batalha de MCs

 

O projeto visa tornar mais acessível a estudantes, comunidades e o público em geral a produção artística da cidade, sendo desenvolvido pela Casa da Arte de Educar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a partir de uma proposta do Núcleo de Arte e Educação do movimento Reage Artista.

A infraestrutura construída das escolas é utilzada para formação de uma Rede Complementar de Cultura, beneficiando as artes e impactando na formação dos alunos, através de ocupações artísticas constantes e agregadoras.

 

Grafitti na parede da quadra

 

Os grafites procuraram retratar as características da escola, que são a sustentabilidade, educação de qualidade e o respeito pelas diferenças. 

COMO FUNCIONA

Em cada escola, uma equipe de 3 articuladores culturais locais vai produzir uma Ocupação Artística gratuita a cada 15 dias. São 2 programações por mês: uma focada no público escolar, durante a semana, com 3h de duração e outra no final de semana, aberta à comunidade, com 5 horas de duração.

As programações serão construídas de modo participativo, envolvendo alunos e comunidade. As escolas também vão se tornar espaços para grupos artísticos locais realizarem uma Residência Artística e ministrarem oficinas aos alunos.

 

Parabés a todos os envolvidos da E. M. Rodrigo Otávio por manter viva a escola, com projetos e eventos como este!

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E. M. Rodrigo Otávio

Telefone: 3367-7528 ou 3383-8867

E-mail: emotavio@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 28/09/2016

Paralimpíada 2016: Bocha Adaptada na Rotary

Tags: 11ªcre, paralimpíada, bocha, rotary.

 

 

 

A Paralimpíada terminou, mas com certeza ficou na memória de todos que participaram, principalmente dos alunos e corpo docente da Escola Especial Municipal Rotary Club!

 

No dia 13 de setembro, quinze alunos da E. E. M. Rotary Club da 11ª CRE, localizada na Ilha do Governador, foram assistir a modalidade Bocha na Arena Carioca, que fica no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Alunos, familiares e professores no Parque Olímpico da Barra

 

A maioria dos alunos com necessidades especiais foram acompanhados de seus responsáveis, juntamente com professores e funcionários da escola. A alegria era tão grande que fotografaram tudo!

Tiveram inclusive, o prazer de tirar foto com Yane Marques que é uma pentatleta brasileira, bicampeã em Jogos Pan-americanos e única detentora de medalha olímpica do pentatlo moderno na América Latina!

 

Mascote Paralímpico Tom. Destaque para a atleta olímpica Yane Marques, de verde, junto com os alunos.

 

Gente como a gente: Atletas nos campos de bocha

 

A escola recebeu doação de ingressos e junto com a parceria da Auto Viação Reginas conseguiram ir de ônibus, ao Parque Olímpico. A professora Silvia Salles da sala de leitura relata que os alunos foram assistir a bocha, pois já participam de um projeto de "Bocha Adaptada" na escola.

 

Alunos na aula de educação física, praticando Bocha Adaptada

 

As professoras de educação física Luciana Bernardo e Cristina Madeira que iniciaram a modalidade bocha adaptada para felicidade de todos os alunos.

Responsáveis e alunos: "O coração não conhece limites"

 

A participação na Paralimpíada 2016 proporcionou aos alunos um aprendizado único. A professora Silvia Salles diz que: "foi muito importante, pois eles (alunos) puderam observar o esporte que praticam na escola, onde os atletas estão em igual situação. Puderam ver os materiais utilizados por eles, que por nós são adaptados."

 

Parabéns equipe da Escola Rotary! O espírito olímpico está em todos nós!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.E.M. Rotary Club

Telefone: 2463-0156 ou 3393-4215

E-mail: emrotaryc@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/08/2016

Encontro Regional dos Alunos do PEJA da 11ªCRE

Tags: 11ªcre, peja, jovens, adultos.

 

 

 

 

O Encontro Regional de alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos da 11ªCRE, aconteceu no CIEP João Mangabeira, e contou com apresentações, exposições de trabalhos, troca de experiências e reflexão sobre o tema Direitos Humanos. CONFIRA!

 

 

O Encontro Regional de Alunos teve como inspiração a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi trabalhada com os alunos de diferentes formas.

 

Slide da apresentação do Encontro e das Escolas participantes

 

Os alunos deram um verdadeiro show de participação. Foi uma linda noite, rica em conhecimento e troca de experiências, relata a Diretora Flavia Oliveira do CIEP João Mangabeira.

Parte dos murais apresentados, com o objetivo de interagir entre a leitura e compreensão da Declaração e imagens relaciondas aos seus artigos

 

Os alunos do CIEP João Mangabeira trabalharam artigo por artigo da Declaração e os representaram através de desenhos e recorte e colagem.

 

Já nas rampas de acesso ao auditório, alunos e professores encenavam procurando interagir e problematizar o assunto com o público.

 

Na primeira foto, alunos da E.M. Rodrigo Otávio realizaram uma apresentação teatral, problematizando os Direitos Humanos no cotidiano

 

Logo após o Diretor Adjunto do CIEP Dr. João Mangabeira, Leandro Alves, coordenou os envolventes trabalhos que contaram com leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, apresentação teatral, declamações e muita emoção por parte de todos.

 

Na foto em destaque, os alunos da E.M. Capitão de Fragata Didier declamaram poesias

 

O encontro encerrou num clima descontraído e com a certeza de uma noite muito educativa para todos.

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: CIEP João Mangabeira

Telefone: 3975-3715

E-mail: ciepjoaom@rioeduca.net

 

 

Parabéns as escolas envolvidas e aos alunos pelos belos trabalhos realizados e apresentados neste encontro!

 

 

Contato para publicações:

Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/08/2016

Projeto Olimpíada Rio 2016

Tags: 11ªcre, olimpíada, rio2016, jogos.

 

 

 

No ano em que os jogos Olímpicos serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, a E. M. Conjunto Praia da Bandeira não poderia ficar de fora e deixar de realizar atividades que levassem os professores, alunos e responsáveis a refletirem sobre os impactos deste mega evento em nossa cidade.

 

Pensando nisso, o Projeto Olimpíada Rio 2016, idealizado por Roberta Monserrat desde o ano passado e planejado em conjunto com o professor Alexandre Rodrigues, ambos de educação física,  proporcionou um maior conhecimento sobre as diversas culturas, os países participantes e os aspectos que envolvem a realização de um evento desse porte.

 

Feira Olímpica sendo realizada com a participação de toda comunidade escolar

 

Os objetivos foram levar todos os alunos a refletirem sobre os jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro; conhecer as características de alguns países participantes; as modalidades Olímpicas que não fazem parte da rotina dos alunos; trabalhar o tema Olímpiada com todas as disciplinas da escola, abordando aspectos diferentes e dando o enfoque da disciplina do professor; realizar uma Feira Olímpica aberta à comunidade para expor os trabalhos desenvolvidos.

 

Mesa temática do Rio de Janeiro. Na foto alunos da turma 1803 e a professora Carine

 

Cada turma ficou responsável por um país, tendo como orientador um professor representante. Os aspectos trabalhados foram: as origens dos Jogos Olímpicos (Grécia), Economia, Histórico dos jogos, principais modalidades e características dos participantes, como região, língua, turismo, culinária, etc.

 

Alunos da turma 1703 com a mão na massa, fazendo pizzas para todos. Orientados pelas professoras Rosane e Andréia

 

Sala temática Japão e China, alunos das turmas 1201 e 1901, com as professoras Sílvia e Ana Cristina

 

A turma 6001 - Projeto Autonomia Carioca, realizou trabalhos junto com a professora Adeniris, sobre a Inglaterra. Na sala tinha também uma coroa e capa para o visitante tirar foto de recordação.

 

Alunos da turma 6001. Destaque para a professora Adeniris com a capa e a coroa.

 

Um dos destaques foi o trabalho de reaproveitamento de materiais na confecção de maquetes e miniaturas, como é o caso da turma 1902 que junto com a professora Ana Claúdia e o representante do segmento responsável Rogerio Costa, confeccionaram o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel com papelão, para expor na sala temática.

 

Torre Eiffel e Arco do Triunfo confeccionados com papelão e color jet.

 

Professoras Shirlei e Carine responsáveis pelo trabalho desenvolvido sobre a Angola

 

Diversidade nos trabalhos: Grécia, Austrália, México, Espanha e Argentina

 

A turma 1401 junto com a professora Juliana, trataram sobre diversos aspectos da África do Sul, inclusive a culinária com o doce Melktert, uma torta de leite sul africana.

 

Turma 1401 na sala temática África do Sul. Destaque para a premiação dos professores participantes.

 

Além dos trabalhos expostos houve apresentações de dança, taekwondo, telão com vídeos esportivos, cartazes com explicações dos símbolos olímpicos (Mascotes, pira olímpica, arcos), distribuição de lembranças (medalhas e louro da vitória estilizados), premiação no pódium para os alunos destaques do Bimestre além do jornal "O Bandeirão" com notícias olímpicas e reportagens.

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: E.M. Conjunto Praia da Bandeira

Telefone: 2465-0158

E-mail: empraia@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira por propiciar aos alunos este momento de festa e aprendizado, que com certeza ficará marcado na lembrança de todos!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share