A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 55 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Quarta-feira, 23/09/2015

Rio de Janeiro: Histórias Concisas de uma Cidade de 450 Anos

Tags: 11ªcre, livro, história, rj.

 

 

 

No dia 17 de setembro, a prefeitura lançou o livro “Rio de Janeiro: histórias concisas de uma cidade de 450 anos”, no qual os professores Diego Knack e Maria Izabel Patrício, da 11ª CRE, contribuíram como autores. Confira!

 

 

O evento ocorreu no Clube da Aeronáutica, na Praça XV. Quarenta mil exemplares serão distribuídos para todos os professores do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino com o objetivo de colocar em primeiro plano a cidade e seu cotidiano através dos tempos. O lançamento faz parte de uma série de ações em comemoração aos 450 da cidade.

 

 

Em destaque: professora Maria Izabel e professor Diego Knack com a  secretária municipal de educação Helena Bomeny.

 

A seleção começou no ano passado para artigos de professores da rede que iriam compor este livro. Foram mais de cem artigos, dos quais foram escolhidos dez.

O exemplar com 224 páginas traz 19 artigos elaborados por dez professores da rede municipal e nove acadêmicos de universidades do Estado do Rio de Janeiro com temas variados, como o Rio no período imperial, a influência da cultura negra e indígena e, também, a relação da cidade com o samba, a arquitetura, o urbanismo e o meio ambiente - como informa o site da prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Professor Diego Knack e professora Maria Izabel. Destaque para a orelha do livro.

 

Confira o nome dos artigos dos professores autores:

 

TRÊS EDIFÍCIOS E UMA DITADURA: Histórias ocultas da rua México

DIEGO KNACK
Professor da Escola Municipal Anísio Teixeira

 

A CULTURA POPULAR BRASILEIRA NA VOZ DE CLARA NUNES
MARIA IZABEL DA FONSECA ROCHA PATRÍCIO
Professora da Escola Municipal Rodrigo Otávio

 

 

 "Achei a iniciativa muito louvável porque valoriza o trabalho do professor. Colocar o docente na posição de produtor de conhecimento histórico é algo fundamental para uma educação de qualidade. O marco dos 450 anos foi um ponto de partida para uma reflexão histórica de maior fôlego sobre a cidade, concretizada na obra.

No mais, do ponto de vista pessoal, foi com grande orgulho que vi meu texto na orelha do livro, e fiquei imaginando se estarei vivo na comemoração dos 500 anos!"

Diego Knack

 

Gerente da GED Stella Reis, professora Maria Izabel, professor Diego Knack, coordenadora da 11ª CRE Tania Bendas e diretora do GEC Anísio Teixeira Celi Conceição.

 

 

O professor Diego Knack participará da Mesa Redonda "O Rio dentro/fora da margem: ditadura, remoção de favelas, 400 anos" no dia 23 de outubro na Jornada Histórias Concisas do Rio de Janeiro.

 

O evento faz parte do Programa de Educação Continuada para Professores da Rede Municipal de Ensino que promove a formação para professores regentes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Clique no link abaixo, e faça sua inscrição para a Jornada:

 

INSCRIÇÃO: Jornada Histórias Concisas do Rio de Janeiro

 

 

Quer saber mais sobre a atividade?

Telefone: 3975-5762 ou 3367-7528

E-mail: emanisio@rioeduca.net ou emotavio@rioeduca.net

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/08/2015

Mês do Autocuidado: Cuidar de Si, Cuidar do Outro e Cuidar do Ambiente

Tags: 11ªcre, saúde, paternidade.

 

 

 

A Escola Municipal Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna, da 11ª CRE, realiza diversas atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde em comemoração ao mês do autocuidado. Confira!

 

 

A E. M. Capitão de Fragata está realizando atividades relacionadas ao Programa Saúde nas Escolas, que envolve as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. De 8 a 29 de agosto, ocorreu o mês do autocuidado na escola, com ações voltadas para os alunos, responsáveis, professores e toda a comunidade escolar.

A agente comunitária Eliane Soares, a técnica de saúde bucal Maria Lúcia e a dentista Luciana Tavares realizaram a aplicação de flúor nos alunos.

 

 

 

Aplicação de flúor e pesagem.

 

Os alunos das turmas 1601, 1602 e 1603 assistiram ao vídeo Tv Escola/Geração Saúde 2 com a professora Isaubene da Sala de Leitura, que trata sobre orientações de saúde e comportamento, mostrando a rotina, transformações e dramas de adolescentes que vivem em João Pessoa, na Paraíba.

 

Alunos do 6º ano assistindo ao vídeo.

 

O tema de 2015 é Ecologia do cuidar: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do ambiente. Um dos objetivos do projeto é fortalecer os vínculos entre as unidades escolares e de saúde e, também, reforçar que o planejamento deve incluir outras iniciativas, como a valorização da paternidade, o aleitamento materno, a campanha de vacinação contra a poliomielite e de atualização da caderneta de vacinas, conforme informação do Diário Oficial.

O Programa Saúde nas Escolas contribui para a formação integral dos estudantes e da comunidade escolar por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Outras atividades, como a valorização da paternidade, foram realizadas também pela professora Isaubele da sala de leitura.

 

Mural do dia dos pais.

 

Quer saber mais sobre a atividade? Ligue pra escola:

Telefone: 2465-0392 ou 2465-0386

E-mail: emdidier@rioeduca.net

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/08/2015

VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Tags: 11ªcre, jpei, jornada.

 

 

Entre os dias 20 e 23 de julho, ocorreu a VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil. Diversidade, ludicidade e o ser brincante foram temas de debate e aprendizagem. Confira!

 

A Jornada da Educação Infantil na 11ª CRE foi realizada em dois polos: EDI Tenente Pedro de Lima Mendes e EDI neusa Brizola.

 

Ambos os polos contaram com mediadores, professores e auxiliares de educação infantil, que dinamizaram as atividades. O material de estudo foi organizado pela gêrencia de educação infantil da SME.

 

 

Qualidades de um educador.

 

Foram trabalhados o pedagógico pelos olhos das crianças, a ludicidade, o ser brincante e a diversidade, esta última baseada no livro infantil  "O Cabelo de Lelê".

 

 

Somos todos Lelê.

 

Para a professora Rosane Regina, do CIEP Dr. João Ramos de Souza, as dinâmicas e as apresentações dos trabalhos foram interessantes, pois todos puderam se caracterizar de criança, brincar de pular corda, passar anel, roda, confeccionaram telas para tirar fotos e cada um pôde levar uma música que marcou sua vidatendo a oportunidade de relembrar momentos bons da infância.

 

 

#digaXnaJPEI

 

Entre um turno e outro, as professoras faziam alongamento para relaxar, e ganhavam pirulitos para adoçar o início da tarde.

 

Rumo ao segundo turno da jornada.

 

"Desde o ano passado, a JPEI vem sendo elaborada num novo formato. Muitas dinâmicas, temas relevantes, rodas de conversas nas quais os protagonistas, em sua grande maioria, estão dentro de sala de aula, filmes que nos fazem repensar nossas práticas e muitas trocas. Foram quatro dias de muito aprendizado e emoção. Foi excelente!", complementa a a professora Alexandra Paixão, pertencente ao polo EDI Tenente Pedro de Lima Mendes.

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Ligue para os polos:

Unidades EscolaresEDI Tenente Pedro de Lima Mendes e EDI Neusa Maria G. Brizola

Telefone: 2463-8957 e 3393-4160

E-mail: emtmendes@rioeduca.net

 

Parabéns aos mediadores e professores por terem participado e compartilhado experiências exitosas em prol de uma educação de qualidade!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/07/2015

Desfile Olímpico na Ilha do Governador

Tags: 11ªcre, desfile, olímpico.

 

 

Em 23 de junho, o aterro do Cocotá, na Ilha do Governador, foi palco para 40 escolas da rede municipal, pertencentes à 11ª CRE, comemorarem o Dia Olímpico. Confira!

 

O Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho no Brasil e nos países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo, conforme informação do site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

Momentos do desfile. Foto destaque do jornal local "Ilha Notícias".

 

O tema do desfile foram países da América Central e Norte. O evento contou com a exibição da bandeira e símbolos olímpicos, como o mascote Vinícius e a representação dos Deuses gregos, remetendo à Grécia Antiga.

Desfilaram aproximadamente 800 alunos e mais de 200 professores da rede municipal. O desfile contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário de governo Pedro Paulo, da Secretária Municipal de Educação Helena Bomeny, do subprefeito da Ilha do Governador Nelsinho Miraldi, da bateria da União da Ilha com o intérprete Ito Melodia e de outras autoridades.

 

A apresentadora oficial do desfile professora Maria Izabel, o prefeito Eduardo Paes junto com o subsecretário  Pedro Paulo conversando com a comunidade e a Bateria da União da Ilha.

 

Natação dos Estados Unidos da América

 

A natação dos Estados Unidos foi destaque do EDI José de Souza Ramos.

 

Produtos jamaicanos e o velocista Usain Bolt 

 

Escola Municipal Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna.

 

Equipe de remo do Canadá 

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes e o destaque com o remo do Canadá.

 

Roberto Bolãnos "Alegrando o céu" - México

 

Linda homenagem da Escola Municipal Cândido Portinari.

 

Modalidade Judô - Escola Municipal Dunshee de Abranches

 

O judô em destaque na Escola Municipal Dunshee de Abranches.

 

Belezas da flora e fauna da Costa Rica

 

Escola Municipal Abeilard Feijó levando a fauna e a flora da Costa Rica.

 

Indíos norte-americanos

 

Escola Municipal Magdalena Tagliaferro com os indígenas norte-americanos.

 

O desfile do Dia Olímpico foi destaque nos jornais e sites do bairro, como mostra a foto abaixo:

 

O desfile foi destaque de capa do jornal "Ilha Notícias".

 

Parabéns a todos os envolvidos pela belíssima exposição de trabalhos realizados nas unidades escolares, promovendo e divulgando a cultura e interação entre os povos!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share