A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE'

Quarta-feira, 11/05/2016

Conselho de Classe: Momento de reflexão e revisão da prática educativa

Tags: 11ªcre, coc, conselho, classe.

 

 

 

Entre os dias 25 e 27 de Abril ocorreu o Conselho de Classe nas unidades escolares, momento importante e garantido no Calendário Escolar.  Confira o que aconteceu em algumas escolas!

 

O Conselho de Classe tem caráter deliberativo, sendo instância de reflexão, decisão, ação e revisão da prática educativa e umas de suas finalidades é analisar dados referentes ao desenvolvimento do aluno no processo de aprendizagem; do relacionamento entre os próprios alunos e de outros assuntos específicos da turma, além de sugerir medidas pedagógicas a serem adotadas, visando superar as dificuldades detectadas.

No CIEP João Mangabeira o Conselho de Classe (COC) foi dividido em momentos de reflexão, dinâmica, relato e debate sobre as turmas e, é claro, o café da manhã que não pode faltar para animar desde cedo os professores!

 

CIEP João Mangabeira: O que não te desafia, não te transforma

 

Já no EDI Tenente Pedro de Lima Mendes os professores, além de debater e refletir sobre o desenvolvimento dos alunos e as práticas educativas, definiram o nome do projeto que irão realizar durante o ano letivo. O título sugerido pela professora Marcia Vic e aprovado por todas foi "Rio: Berço do Samba e das lindas canções! Palco do esporte, sede das emoções!" 

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes reunido escolhendo o nome do projeto

 

Os professores da Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira se reuniram e decidiram medidas pedagógicas a serem adotadas para o bom andamento do processo de ensino aprendizagem, visando superar dificuldades detectadas. Além de receberem todos medicação de tarja preta! Mas claro que de muito amor, confeccionado pela equipe de gestão da escola.

 

"Advertência: O uso deste medicamento pode causar um ambiente de trabalho mais feliz"

 

E.M. Conjunto Praia da Bandeira: Professores medicados com muito amor

 

Quer saber as legislações que regem o Conselho de Classe nas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro? Confira abaixo: 

 

Documentos importantes sobre o Conselho de Classe:

1 - Fixa Normas para a realização dos Conselhos de Classe no Âmbito da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

2 - Estabelece diretrizes para a avaliação escolar na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências.

 

 

Quer saber mais ainda sobre Conselho de Classe?

Gerência de Educação da 11ª CRE

E-mail: gedcre11@rioeduca.net

Telefone: 3383-8144

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 11/02/2014

Contos de Fadas invadem a Belmiro Medeiros!

Tags: 11ªcre, belmiro medeiros, contos de fadas.

A fantasia e a imaginação tomaram conta dos corredores da E. M. Belmiro Medeiros! Durante os meses de Julho e Agosto a professora da Sala de Leitura Edilma Trajano, junto com os demais professores, realizou diversos trabalhos com os alunos no projeto Contos de Fadas. Confira!

 

A iniciativa dos professores e da coordenação se deu pela percepção de que muitos dos alunos da E. M. Belmiro Medeiros, localizada na Ilha do Governador, 11ª CRE, não conheciam os contos de fadas clássicos.

 

"A sala de leitura se preparou para explorar juntamente com os alunos e professores todo o material que tínhamos sobre o assunto. Entramos nesse universo cheios de histórias cativantes e encantadoras, histórias que certamente contribuíram para a formação dos nossos alunos leitores", explicou Edilma Trajano.

 

 

Contos de Fadas

 

Trabalhando os sentimentos: as fadas nos falam de humildade, solidariedade, autoestima, amor, amizade e generosidade.

 

Turma 1.201 trabalhando sobre as Fadas.

 

"Nada como um conto clássico para soltar a sua imaginação. O conto é uma narrativa em prosa de curta extensão mas que causa muita emoção. Toda menina quer ser Princesa lá no fundo do coração. E os meninos querem ser super-heróis de muita ação."

Smart Kids

 

Branca de Neve

 

Livro confeccionado pelos alunos da turma 1.201, da professora Denize.

 

 

Desenhos e textos escritos pelos alunos das turmas 1.301 e 1.501 na Sala de Leitura.

 

Edilma explicou que começaram a incentivar os alunos ao gosto pela leitura partindo de histórias simples e cativantes, como os contos de fadas. Na Sala de Leitura procurou trabalhar os clássicos universais, fábulas, filmes atuais sobre o tema, divulgou no blog pesquisa sobre a origem desses contos e sua aparição na sociedade, além das possibilidades de adaptações para os dias atuais.

 

Casa de doces da História de João e Maria  

 

A confecção da casa de doces foi desenvolvida pelas turmas 1.101, 1.201 e alunos da classe especial.

 

Alunos da classe especial produzindo doces para confecção da casa de doces.

 

A professora conta que os alunos encontraram em seus trabalhos semelhanças com situações do seu universo individual, bem como de sua vida em sociedade, os conflitos, os finais felizes, os medos e os sonhos. Também trabalharam os sentimentos e as possibilidades de mudar as histórias e seus finais, explorando ao máximo as possibilidades.

 

Teatro

 

A professora de Espanhol Jussara apresentou com os alunos do 9º ano a peça "Gato de Botas" em espanhol! Toda escola pode assistir e foi um grande sucesso!

 

 

Alunos dramatizando a peça "El gato con botas" em espanhol

 

 

Confecção dos cartazes

 

Todas as turmas do 2º segmento editaram textos e desenhos sobre os contos com a professora de Artes Martha Tedesco, tais como: "O Flautista", "Branca de Neve", "O Gato de Botas", "A bela adormecida", "A Bela e a Fera", entre outros.

 

Cartazes confeccionados pelos alunos do 2º segmento da professora de Artes Martha Tedesco.

 

 

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos da professora Edilma Trajano

Conheça a E. M. Belmiro Medeiros da 11ª CRE.

 

 

Parabéns aos professores e a toda equipe da E. M. Belmiro Medeiros por propiciar aos alunos um mundo de descoberta e encantamento que leva ao conhecimento por meio do prazer!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/01/2014

Coral de Professores da 11ª CRE

Tags: 11ªcre, coral, rodrigo otávio, coral de professores.

A equipe da E. M. Rodrigo Otávio, unidade pertencente à 11ª CRE, realiza toda quarta-feira, de 17:30h às 18:30h, no auditório da escola, o Coral de Professores, que atualmente está ensaiando músicas de Luiz Gonzaga. Venha fazer parte!

 

 

A equipe do coral, atualmente composta pelos professores da escola, está em expansão. A proposta é que todos os professores e funcionários pertencentes à 11ª CRE façam parte, como idealiza a professora de Música e também coordenadora regente do coral de alunos Orquestra de Vozes Meninos do Rio Márcia Guapyassu: 

 

"Há alguns anos, tínhamos um coral que era formado por professores do PEJA. Começamos ensaiando músicas de Vinicius de Moraes, apresentamos um Sarau no Café Literário da escola e agora estamos ensaiando músicas de Luiz Gonzaga. A intenção é que se torne um coral com a participação de todos da 11ª CRE!"

 

Para a professora de Educação Física Maria Izabel, o coral é um forte aliado para a sua saúde vocal. Operada das cordas vocais, ela encontrou nessa prática a chance de se reeducar e de estimular seu aparelho fonador.

 

Em clima de festa junina, o coral está ensaiando as seguintes músicas do Luiz Gonzaga: "O xote das meninas", "Assum preto" e "Pagode Russo".

 

 

Equipe da E.M. Rodrigo Otávio ensaiando a temática Festa Junina.

 

Antes de iniciar os ensaios, a equipe passa por 3 (três) etapas:

. Alongamento;

.Técnicas vocais;

.Timbramento das vozes, ou seja, separação dos professores pelos tipos de voz.

 

 

Equipe realizando alongamento.

 

A 2ª e a 3ª etapa são as técnicas vocais e o timbramento que se caracterizam por: exercícios de relaxamento, respiração e o bom uso da caixa de ressonância, assim como o fortalecimento do diafragma.

 

Técnicas vocais e timbramento das vozes.

 

 

"A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria."

 (Ludwig Van Beethoven)

 

O grupo do coral, intitulado "As vozes do Encantamento", se encontram uma vez por semana para encantar e cantar a todos que se dispõem a cantar e ouvir. Neste embalo já formaram um belo repertório de canções de Vinicius de Moraes e agora estão ensaiando músicas de Luiz Gonzaga para a Festa Junina, conforme afirma a professora de Português Karla Antunes.

 

Ao indagar "O que foi alterado, em suas vidas, com a entrada da música (coral)?", fui surpreendida com as palavras: prazer, felicidade, desestresse e confraternização!

 

"Sem música a vida não faria sentido."

(Nietzsche)

 

Representante Rioeduca Laura Davilla, 5ª da esquerda para a direita, em visita à E.M. Rodrigo Otávio.

 

Parabéns à equipe da E.M. Rodrigo Otávio por proporcionar qualidade de vida, prazer e diversão à sua equipe!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE

Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/01/2014

Nasceu Sampa, Terra de Bamba

Tags: 11ªcre, escola de bamba, samba-enredo, e.m. rotary.

A E. M. Rotary é nota 10! A unidade escolar, da Ilha do Governador, 11ª CRE, venceu o concurso de Sambas-enredos para o desfile no Carnaval Carioca da Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP, que desfilará em 2014 na Sapucaí! Confira!

 

A agremiação Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP tem como componentes os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. E todo ano abre o concurso para o samba-enredo do próximo ano.

 

Neste ano, o vencedor vem da Ilha do Governador, da novíssima 11ª CRE!

 

A professora Inara Telles trabalhou sobre a história de São Paulo, tema do concurso Escola de Bamba do ano de 2014, com os alunos da turma 1.502. E os incentivou a participarem o tempo todo. Mas não foi fácil: "Ríamos juntos do nosso próprio ritmo. Então Elias (aluno) disse que o pai, Cadinho da Silva, era compositor de samba-enredo, e tudo começou", afirmou a professora Inara.

 

E explicou: "Nosso texto, mudou para versos, acrescentou-se novas rimas, refrão... ali na sala de aula todos juntos falando do nascimento de São Paulo".

 

Os alunos ganharam da comunidade duas horas de estúdio para gravação do samba-enredo.

 

 

Alunos da turma 1.502, da professora Inara Telles, ensaiando com direito à gravação em estúdio.

 

 

"Quem não gosta do samba, bom sujeito não é.
Ou é ruim da cabeça ou doente do pé".

Dorival Caymmi

 

 

Samba-enredo criado pela turma 1.502:

 

 

Para a professora Inara Telles, a confecção do samba-enredo pelos alunos, no decorrer das aulas, foi um ganho muito positivo, visto que os alunos puderam trabalhar com o lúdico. Interagiram e interviram em seu meio social de forma prazerosa, significativa e contextualizada. Foi uma parceria escola X comunidade que beneficiou a todos!

 

O grande dia foi em 24 de setembro: sete sambas foram selecionados para a final. Os alunos puderam concorrer com brilhantismo e carisma. Destaque para os alunos: Elias de Oliveira, Melissa Batista, Maiara Salviano e Mariana Hellen, os cantores oficiais do samba!

 

Veja eles cantando!

 

Final no Cacique de Ramos.

 

 

A disputa foi acirrada, eram muitos talentos, mas a E. M. Rotary foi a felizarda. As crianças vibraram e os professores se abraçaram em comemoração!

 

 

Celebração na final que ocorreu no Cacique de Ramos.

 

Parabéns à equipe da E. M. Rotary e aos pais da comunidade da Ilha do Governador pelo excelente trabalho em conjunto desenvolvido com os alunos! Enredo, ritmo e melodia nota 10!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share