A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE'

Terça-feira, 07/01/2014

Hoje a aula é na rua! APARU do Jequiá

Tags: 11ªcre, aparu do jequiá, ciep dr. joão ramos.

No dia 6 de agosto, os alunos do 2º e 4º ano do CIEP Dr. João Ramos de Souza, da 11ª CRE, participaram de uma aula passeio no entorno da APARU (Área de Proteção Ambiental e Reestruturação Urbana) do Jequiá. Muitas foram as descobertas. Confira!

 

O Jequiá na Ilha do Governador é uma região ambientalmente tão rica que se impôs a necessidade de ser preservada. Dentro da reserva fica a colônia de pescadores Almirante Gomes Pereira, conhecida como colônia Z-10, em local cedido pela Marinha em 1920, que a regulamentou em 1938, estabelecendo condições para a permanência dos moradores.

 

Conforme informação do Núcleo de Educação Ambiental, a área possui 147 hectares. Nela, além do manguezal, também está protegida uma área remanescente de floresta ambrófila, densa e com áreas arqueológicas.

 

Mapa da Ilha do Governador. Em destaque, os limites do APARU do Jequiá.

 

 

O motivo da visitação à APARU do Jequiá pelos professores se deu pela exposição de bichos peçonhentos vivos, que o Instituto Vital Brazil iria realizar neste dia no Núcleo de Educação Ambiental do Jequiá. Além disso, pela biodiversidade em seu entorno. Afinal, o Projeto Político Pedagógico do CIEP tem como tema o meio ambiente e a sustentabilidade.

 

Professora Lenora junto com os alunos: conhecendo a biodiversidade no entorno do Manguezal e conversando com pescadores.

 

Conheça mais sobre "Os Monstros do Manguezal" da premiada professora Lenora Correa.

 

Através do interesse dos alunos, os professores Michel Serpa, Lenora Correa e Laura Fantti guiaram o trajeto na Colônia Z-10. Bairro que em muito se parece com o país Haiti, vinculado ao fato de que os fuzileiros da Marinha do Brasil realizam o treinamento nas ruas do bairro. 

 

Missão Haiti

 

Treinamento dos Fuzileiros da Marinha do Brasil - Missão Haiti.

 

Os fuzileiros navais, muito receptivos, explicaram o objetivo da Missão do Brasil no Haiti, além de mostrarem os equipamentos, o Jipe, tirarem fotos e abraçarem os alunos. Foi uma festa!

 

 

Animais Peçonhentos

 

O Instituto Vital Brazil é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil. Atende a todo o setor público, com a produção de soros e medicamentos de uso humano. Realiza exposições itinerantes com animais peçonhentos vivos, como cobras, escorpiões e aranhas, levados aos eventos em aquários feitos em acrílico e com alças.

 

O entusiasmo dos alunos foi grande ao descobrir sobre picadas e primeiros-socorros junto com os biólogos do instituto que passaram as principais informações sobre os animais peçonhentos. Também conheceram a aluna Yasmin Oliveira, que foi vítima em 2012 de uma grande lacraia.

 

Professor Michel Serpa com alunos do 2º e 4º ano. Em destaque, a aluna Yasmin ao lado de uma lacraia.

 

A interação dos alunos do 2º e 4º ano na aula passeio foi tão produtiva que os agentes ambientais João Gabriel e Jaqueline (ambos de camisa verde) elogiaram as turmas convidando-as para realizar futuramente trilhas no Manguezal!

 

Interação entre os alunos de diferentes faixas etárias e demais servidores. Vibração pura!

 

Parabéns à toda equipe envolvida nessa produtiva aula passeio: agentes ambientais, professores, militares, alunos e demais servidores!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/12/2013

Cuidando e Reciclando: Lixo em Luxo

Tags: 11ªcre, eventos.

 

Em 2013, muitas atividades escolares ocorreram na 11ª CRE. E o EDI José de Souza Ramos se destacou com um projeto de cuidado com o meio ambiente aliado à reciclagem. O encerramento do ano letivo foi muito mais divertido assim. CONFIRA!

 

O Projeto Político Pedagógico, este ano no EDI, foi sobre os cuidados, atenção, carinho e responsabilidade que as pessoas têm que ter com o meio ambiente. Todos os profissionais da educação falaram sobre este assunto com os alunos de forma prazerosa, utilizando diferentes linguagens e muito material reaproveitado!

 

De acordo com a Diretora da unidade, Carminha Cutrimno Natal não podia ser diferente!

 

"Nosso EDI foi decorado a partir de materiais reaproveitados. Libertamos nossa criatividade e transformamos o lixo em luxo. Até lacinhos de cachorrinhos entraram na decoração!"

 

Árvore de Natal sendo decorada pelos alunos do EDI José de Souza Ramos.

 

"O concurso de guirlandas deu um tom a mais nesse projeto. Cada turma confeccionou uma guirlanda para sua porta com material reaproveitado."

 

 

"Alcançamos nosso objetivo no que se refere à conscientização de preservação de nosso ambiente e com certeza despertamos o Espírito do Natal em toda nossa comunidade escolar."

 

"Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."

Carlos Drummond de Andrade

 

 

Registros dos murais confeccionadas pelos alunos com auxílio dos professores.

 

A Culminância do Projeto foi aliado ao encerramento do ano letivo com dois dias de festas e apresentações aos responsáveis e a toda comunidade escolar! Com direito a Papai Noel, Coral e teatro explicando o real significado desta data tão comemorada no mundo inteiro!

 

Registro da festa de encerramento do ano letivo. Em destaque, alunos apresentando a peça de teatro.

 

Letra da música cantada em coral pela turma:

 

Papai Noel me trouxe um lindo presentinho
Era uma caixinha amarrada com fitinha
Fui ver o que tinha dentro
Era rapadura!
Dei uma mordida e quebrei a dentadura!
Ó papai, ó papai, ó papai noel, não me faça, não me faça mais esse papel
Senão, senão vou ficar de mal até, até o outro natal, tchau!

 

Parabéns à equipe do EDI José de Souza Ramos por ensinar aos alunos desde cedo a importância da reciclagem e ainda por cima se basear no PPP (Projeto Político Pedagógico) para realizar as atividades escolares!

 

 

Fique por dentro!

Conforme informação da gerente do Portal Rioeduca.net, Lilian Ferreira, "a partir de março de 2014, a METODOLOGIA DE PROJETOS RIOEDUCA norteará a habilitação para postagens; ou seja, todos os projetos de escolas deverão seguir os critérios estabelecidos pela metodologia."

 

"O objetivo desta mudança é uniformizar as postagens e fazer transparecer a maneira como esses projetos já ocorrem em sua prática."

 

"Ou seja, todos preocupados em atender os interesses do aluno, da comunidade escolar e da sociedade. Projetos sustentados pelo PPP de cada escola, proporcionando ao educando não só a oportunidade de novas maneiras de aprendizagem, bem como incentivando o protagonismo infantil e juvenil, bem como, a Educação para valores cognitivos e não-cognitivos."

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net  

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/12/2013

Arte no Plural: Imaginação, Criação, Transformação

Tags: 11ªcre.

A E.M. Abeilard Feijó, da 11ª CRE, desenvolveu um projeto inspirado nas obras do artista Romero Britto para revitalização do espaço escolar. Com pincéis e tinta na mão, aconteceu a transformação. Confira!

 

A Escola Municipal Abeilard Feijó, voltada para alunos da pré-escola ao 5° ano, desenvolveu durante este ano o projeto Arte no Plural: Imaginação, Criação, Transformação

 

Ambiente sem cores do antigo pátio da unidade escolar. As professoras demarcando o desenho das obras.

 

O projeto teve envolvimento dos alunos na pintura das obras que as professoras demarcaram.

 

"Romero Britto nasceu no Recife, Brasil em 1963. Autodidata desde a mais tenra idade, ele pintou em superfícies, tais como os jornais. Em 1983, viajou para Paris, onde foi introduzido à obra de Matisse e de Picasso. Ele unia influências do cubismo com pop, para criar uma cidade vibrante, estilo icônico que o New York Times descreve: 'emana calor, otimismo e amor'"

(Biografia Romero Britto -Site oficial)

 

Conforme informação da coordenadora Daniela Macedo: "no projeto, trabalhamos as riquezas que o assunto (arte) oferece e construímos uma proposta didático-pedagógica em que nossos alunos desenvolveram competências e habilidades, explorando o pensamento artístico, a sensibilidade, a imaginação, o desejo de criar, de 'fazer arte', de participar e construir conhecimento a partir do que lhe é apresentado, dando vez e voz ao arteiro em potencial que cada um traz em seu interior."

 

Alunos pintando cada área demarcada com o desenho das obras do artista.

 

E completa: "o aluno-artista, como agente transformador, cria e recria, reaproveita, transforma. Pensando assim, resolvemos modificar, com Arte, um espaço da nossa escola, tornando o nosso ambiente mais colorido e agradável."

 

Pátio completamente revitalizado com aspecto vibrante e colorido. Em destaque o artista Romero Britto.

 

E podemos esperar mais surpresas por aí! A equipe da E. M. Abeilard Feijó afirma que: "durante o próximo ano, desejamos trabalhar mais a fundo o nosso projeto e continuar colorindo, com Arte, nossa escola e a vida de nossos alunos." 

 

Parabéns à equipe e aos alunos da E. M. Abeilard Feijó pelo dinamismo e criatividade que tornaram possível esta maravilhosa revitalização, em homenagem ao brilhante artista brasileiro que é Romero Britto!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net  

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/12/2013

¡Feliz Navidad!

Tags: 11ªcre, gec.

Há sete meses, em 16 de maio, foi ao ar a primeira postagem da 11ª CRE, mostrando o projeto Poliglotas, com aulas de Árabe, Inglês e Espanhol. Agora, no dia 5 de dezembro, foi a formatura da turma que cursa Espanhol, com direito a certificado e apresentação musical dos alunos. CONFIRA!

 

A primeira postagem exibida pela representante Rioeduca da recente 11ª CRE foi em 16 de maio, do Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira, localizado no Jardim Guanabara. Tratava sobre o projeto Poliglotas realizado pelos professores das eletivas de língua estrangeira.

 

Confira: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3396.

 

 

E no dia 5 de dezembro, foi a formatura da turma de Espanhol com as professoras Roseana Guimarães e Tatiane Almeida.

 

Conforme informação da professora Roseane Guimarães: "os alunos puderam mostrar o desenvolvimento da oralidade através do lúdico que foi a música Dices, de Selena Gomez e a recitação de poemas." 

 

Alunas de Espanhol cantando "Dices", de Selena Gomez.

 

As professoras explicaram que a cada semestre é realizado um módulo do curso. O Espanhol Básico I foi concluído no meio do ano e, agora em dezembro, no final, foi concluído com sucesso o módulo Espanhol Básico II, que trabalha: Las profesiones, Numerales, Presente de Indicativo Irregulares, Características Físicas y Personales.

 

Os alunos concluintes da eletiva de Espanhol também recitaram poemas.

 

Recitação do Poema "Mi Niñito Jesús",  do autor Juan Manuel Zepeda.

 

Sueña con angelitos
jugando en el cielo
que nada perturbe tu sueño
que reine la paz
que se escuche el silencio.

Con encantos y arrullos
en brazos de María
mi Jesús se ha dormido bendito sea.

Juan Manuel Zepeda

 

 

As professoras procuraram trabalhar inserindo sempre os conteúdos através de dinâmicas e jogos, fazendo com que houvesse maior participação de cada aluno.

 

Lembrancinhas e o certificado de conclusão do Básico 2.

 

Entrega dos certificados pela professora Tatiane (blusa rosa) e professora Roseana (blusa verde).

 

"Depois de um ano letivo de curso, é gratificante ver o interesse e, acima de tudo, o quanto cada aluno cresceu no aprendizado do Espanhol", afirmou a professora Roseana Guimarães.

 

Parabéns à equipe do GEC Anísio Teixeira, com carinho especial para as professoras Roseana e Tatiane, pela forma lúdica, criativa e construtiva de ensinar esta língua tão querida pelo mundo! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: 
http://portais.rioeduca.rio.gov.br/11

Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net  

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share