A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE'

Terça-feira, 10/12/2013

Programa Mais Educação na Escola

Tags: 11ªcre, .

O Programa Mais Educação tem se tornado um forte aliado na construção de uma Escola Pública de qualidade. A E. M. Holanda, da Ilha do Governador, conta com o projeto que proporciona oficinas de dança, futebol, tecnologia, matemática e letramento. CONFIRA!

 

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, ampliando a jornada escolar nas escolas públicas.

 

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. 


 

Monitor Leonardo na Oficina de Tecnologia.

 

 

A E. M. Holanda conta com cinco oficinas. Veja abaixo as oficinas e os dias de funcionamento:

  • Dança: A monitora é Camila (Segunda, quarta e quinta-feira)
     
  • Futsal: O monitor é Flaviano (Terça, quinta e sexta-feira)
     
  • Tecnologia: O monitor é Leonardo (Segunda,quarta e sexta-feira)
     
  • Matemática: A monitora é Alaíde (Segunda, quarta e sexta-feira)
     
  • Letramento: A monitora é Cristina (Segunda, quarta e sexta-feira)

 

 

Monitor Flaviano na Oficina de Futebol.

 

 

As oficinas iniciam no horário de contraturno, às 15 horas, e terminam às 16:50h, já que a Unidade Escolar funciona em turno único. São 150 alunos atendidos pelo programa (5 turmas de 30 alunos cada uma).

 

 

Monitora Cristina na Oficina de Letramento.

 


De acordo com a Diretora Regina Helena: "As crianças ficam 50 minutos em cada oficina e quem coordena os monitores e suas oficinas é o Educador Comunitário, que é a nossa professora da Sala de Leitura Nilda Gonçalves da Costa. As crianças gostam muito de participar das oficinas e a aprendizagem delas a cada dia melhora mais."

 

Monitora Alaíde na Oficina de Matemática.

 

E completa: "As crianças é que se inscrevem para participar das oficinas, levam autorização para os responsáveis assinar, visto que é fora do horário de aula. A preferência na escolha dos alunos é que ele seja do Bolsa Família e tenha baixo rendimento."

 

Monitora Camila na Oficina de Dança.

 

Parabéns aos monitores e a toda equipe da E. M. Holanda, sempre destaque na 11ª CRE por sua dedicação e excelência em educação! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/12/2013

Exposição de trabalhos dos alunos do PEJA - Expo PEJA

Tags: 11ªcre, peja.

 

No dia 5 de dezembro, de 9h às 18h, no prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, acontecerá o Expo PEJA. A Exposição de Trabalhos de alunos do PEJA será uma amostra dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Venha conferir!

 

Os estudantes do PEJA participam de atividades que ampliam e diversificam seus conhecimentos, rompendo diversas barreiras impostas por condições socioeconômicas precárias e/ou pelo horário de trabalho, tais como palestras e excursões.

 

Uma das unidades escolares que oferecem PEJA é o CIEP João Mangabeira, localizado na Av. Ilha das Enxadas, s/n°, na Ilha do Governador. O objetivo é atender jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental, conforme explica a coordenadora do PEJA Ariadne Bevilaqua:

 

"Os professores buscam atrair os alunos, proporcionando-lhes atividades diversificadas, de modo a construir um trabalho pedagógico que possa atender às expectativas, maturidade e objetivos das diferentes faixas etárias atendidas."

 

 

 

"Atravessar os portões da escola lhes permite não só explorar os espaços educativos que a cidade oferece, mas também ampliar sua capacidade de interação interpessoal."

 

 

"Buscamos também diminuir a evasão escolar, procurando sempre apresentar tarefas e propostas de trabalho que cativem os alunos de modo que gostem dos estudos e da escola, e se esmerem em prosseguir ampliando sua escolaridade, visão de mundo e oportunidades sociais e profissionais."

 

Alunos do CIEP João Mangabeira, da 11ª CRE, na foto realizando excursões e atividades em sala de aula.

 

"Nossa proposta pedagógica, além de atentar para o conteúdo, também abrange as diversas formas de manifestação cultural nas diferentes áreas do conhecimento. Pensamos que essa diversidade e a busca constante de novas experiências fazem com que o PEJA do CIEP João Mangabeira esteja voltado para a formação de cidadãs e cidadãos críticos, independentes e multiplicadores de saberes e fazeres!"

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre a Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal do Rio de Janeiro

 

"Convidamos todos para uma visita atenta e descontraída à Exposição de trabalhos de alunos do PEJA - Expo PEJA, que acontecerá no dia 5 de Dezembro, de 9h até as 18h no prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde estaremos expondo os trabalhos desenvolvidos com nossos alunos ao longo do ano letivo de 2013."

Ariadne Bevilaqua

Coordenadora do PEJA do CIEP João Mangabeira

 

Parabéns aos professores e a toda equipe envolvida nos trabalhos realizados com os alunos do PEJA, que irão ser expostos no Expo PEJA!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/11/2013

Concurso Cultural A Inovação Tecnológica em Israel

Tags: 11ªcre, concurso, wizo, israel.

 

 Os alunos do Ginásio Carioca da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro participaram do Concurso Cultural "A Inovação Tecnológica em Israel", cujos autores das melhores produções textuais foram premiados com diversos prêmios. Confira!

 

A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais e do Portal Rioeduca e em parceria com a Organização Feminina Wizo, promoveram o Concurso Cultural.

 

"A WIZO Mundial é um movimento dedicado ao progresso da situação da mulher, bem-estar de todos os setores da sociedade Israeli e encorajamento da educação judaica em Israel e na Diáspora. A sigla WIZO significa 'Women’s International Zionist Organization', que podemos traduzir como Organização Sionista Internacional das Mulheres."

 

WIZO Brasil

 

A premiação ocorreu no dia 12 de novembro, no Clube Israelita Brasileiro em Copacabana

 

O Concurso foi voltado para os alunos do 7°, 8° e 9° ano, atual Ginásio Carioca. O propósito fundamental foi premiar a melhor produção textual realizada sobre o tema “A Inovação Tecnológica em Israel”, participaram 13 escolas municipais com mais de 33 produções textuais!

 

Premiação

Como destaque da 11ª CRE teve a aluna Mayris Malheiros do 9° ano que foi considerada Hors Concurs e os alunos Beatriz Gomes e Alen Sivori que ficaram respectivamente em 2° lugar e 3° lugar.

 

Aluna Mayris Malheiros que foi destaque sendo considerada Hors Concurs, sua orientadora foi a professora Elizete Barbosa

 

Professor Orientador Zaldir Davilla acompanhando a aluna Beatriz Gomes que ficou em 2° lugar.

 

 

Professora Elizete Barbosa parabenizando o aluno Alen Sivori, que ficou em 3° lugar.

 

Os alunos premiados receberam: 1º lugar: 1 Laptop; 2º lugar: 1 IPod; e o 3º lugar: 1 Câmera Digital. Sendo que todos os alunos participantes do concurso concorreram ao sorteio de um computador.

Já o Professor Orientador do trabalho vencedor recebeu R$ 1.000,00 (mil reais).

 

Foto feliz dos professores orientadores do GEC Anísio Teixeira com os alunos participantes

 

Confira mais fotos durante toda a cerimônia!

 

Parabéns aos professores e alunos que participaram com afinco do concurso e saíram vitoriosos! Um parabéns especial à 11ª CRE e ao GEC Anísio Teixeira sempre destaque nas premiações!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/11/2013

Uma forma gostosa de aprender!

Tags: 11ªcre, higiene, matemática, culinária.

Toda quinta-feira dos meses de Outubro e Novembro, a turma do 1° ano da professora Simone Freitas realiza receitas com a estágiaria Auxiliadora Sousa. Noções de Higiene no manuseio de alimentos e medidas matemáticas são sempre utilizadas. CONFIRA!

 

O CIEP Dr. João Ramos de Souza, da 11ª CRE, realiza o projeto intitulado Culinária em sala de aula, que tem como objetivo geral desenvolver a consciência dos alunos sobre a importância da higiene no manuseio dos alimentos. As aulas são desenvolvidas na turma de 1° ano da professora Simone Freitas.

 

A estagiária Auxiliadora Leite de Sousa, do 8° período de pedagogia na Universidade Estácio de Sá, juntamente com a professora regente da turma, Simone Freitas, conversam e ensinam formas de higiene antes do preparo dos alimentos.

 

 

Turminha já com avental, touca, mãos lavadas e higienizadas para manuseio dos alimentos.

 

Confira a forma certa de lavar as mãos:

 

 

Salada de frutas:

 

Depois de higienizadas, as crianças acompanham a explicação sobre os alimentos e a forma correta de cortá-los para uma sala de frutas.

 

A estagiária Auxiliadora, que cursa a disciplina Residência na Universidade, na foto com os alunos.

 

No final do preparo, a alegria é garantida, tanto para os alunos que acompanharam o processo de criação da salada de frutas, como para os professores e funcionários da Unidade Escolar que se candidatam à vaga de voluntário na aprovação da receita.

 

Final feliz: todos com seu copo de salada de frutas.

 

Já foram realizadas as receitas: Salada de Fruta, Beijinho, Sucos, Vitaminas e Sanduiche Natural!

 

Doce Beijinho:

 

Professora Simone Freitas, de blusa preta, junto com a estagiária Auxiliadora, fazendo o doce Beijinho.

 

A Receita culinária é uma excelente estratégia para trabalhar com as turmas de 1º ao 3º ano, pois através dela podemos trabalhar as medidas de capacidade de uma maneira saborosa e com a participação da turma!

 

Inove e mostre para a turma que, em uma receita culinária, é possível entrar em contato com diferentes medidas (litro, grama e unidade) e instrumentos (xícara e colher), rótulos. Além, é claro, de ensinar hábitos saudáveis de higiene.

 

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos do CIEP Dr. João Ramos de Souza

 

Parabéns à professora Simone Freitas, à estagiária Auxiliadora Sousa e a toda equipe do CIEP Dr. João Ramos de Souza por propiciar momentos de aprendizagem aliados à diversão!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share