A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE'

Terça-feira, 12/11/2013

Conversando e aprendendo sobre a Consciência Negra

Tags: 11ªcre, consciência, negra.

Durante o mês de Novembro, a sala de leitura da E. M. Belmiro Medeiros realizou contações de histórias sobre o Brasil Colonial e a Escravidão. A importância do povo africano na formação da cultura nacional foi destaque com a professora Edilma Trajano. CONFIRA!

 

A professora da Sala de Leitura Edilma Trajano trabalhou o tema Consciência Negra com as turmas da Classe especial e o primeiro segmento (1°, 2° e 3° ano). Foram trabalhadas as histórias: "Escrava Esperança", "Menina Bonita do Laço de Fita" e "Bruna e a Galinha de Angola".

 

A professora, antes de iniciar a contação de histórias, explicou o surgimento da data comemorativa e contextualizou para os alunos compreenderem a sua importância, como explica Edilma: "Eu fiz uma contação de histórias sobre os escravos, falei da escravidão, do fim da escravidão, dos quilombos, de Zumbi e por fim da herança cultural deixada pelos negros!"

 

Turma do 2° ano trabalhando sobre a história da Escrava Esperança.

 

"Em 1770, muito antes da Princesa Isabel, uma escrava chamada Esperança Garcia destacou-se pela sua coragem ao redigir uma petição dirigida ao governador da Capitania do Maranhão, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, os maus-tratos sofridos nas mãos de Antônio Vieira de Couto, inspetor de Nazaré, localidade que hoje é o Município de Nazaré do Piauí (PI). Na mais antiga petição escrita por um escravo no Brasil, ela denuncia os maus-tratos sofridos a partir do confisco das fazendas dos jesuítas pela Coroa Portuguesa. Pediu ainda que fosse devolvida à Fazenda Algodões e que sua filha fosse batizada."

(http://www.senado.gov.br)

 

Mural final com a história da Escrava Esperança.

 

"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."

(Bob Marley)

 

Turma especial realizando um trabalho sobre o livro "Menina Bonita do Laço de Fita". Destaque para o Cantinho da Literatura Afro-Brasileira, com livros dessa temática.

 

Turma da Classe especial trabalhando sobre o livro "Bruna e a Galinha de Angola".

 

Sobre o trabalho desenvolvido, a professora finalizou: "Em todos os trabalhos procurei incentivar a produção espontânea dos alunos e sua criatividade nos desenhos. Também confeccionamos juntos os murais para que assim pudessem se sentir valorizados vendo seus trabalhos expostos pela escola."

 

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos da professora Edilma Trajano.

Conheça a E. M. Belmiro Medeiros da 11ª CRE.

 

Parabéns à professora Edilma Trajano e toda equipe da E. M. Belmiro Medeiros por propiciar momentos de sabedoria e reflexão a seus alunos! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/11/2013

22° Concurso Funcionário Público Padrão

Tags: 11ªcre, concurso, funcionário padrão.


Foi realizado no dia 30 de Outubro o 22° Concurso Funcionário Público Padrão Estadual e Municipal 2013, no Club Municipal na Tijuca. Foram indicados 25 funcionários. Entre os três primeiros colocados estão candidatas da 11ª CRE. CONFIRA!

 

O evento ocorre anualmente em Outubro, mês do funcionário público. Homenageados e convidados descreveram a alegria e a valorização do servidor como destaques no 22° Concurso Funcionário Público Padrão Estadual e Municipal 2013.

 

A 11ª CRE teve 2 premiações: 1º lugar, a merendeira residente "tia" Nilda, como é mais conhecida e muito querida da E. M. Leonel Azevedo. O grupo da escola empolgou a todos com a comemoração da vitória, vestidas de merendeiras com colher de pau na mão; 3º lugar, Helena Salomão Guimarães, Diretora Adjunta da E. M. Holanda.

.

 

A merendeira Nilda da Costa Carvalho Teixeira da E. M. Leonel Azevedo em 1° Lugar.

 

Estiveram presentes também os deputados estaduais Domingos Brazão e Zaqueu Teixeira, associações coirmãs de servidores públicos e o presidente do Club Municipal Luiz Paredes Dias.

 

"Deixo claro que existem muitos funcionários padrões, mas o que faltam a eles é uma pessoa que os reconheça e se dê ao trabalho de indicá-los"

Helena Guimarães

 

Helena Salomão Guimarães, Diretora Adjunta da E.M. Holanda premiada em 3° Lugar

 

O Rioeduca perguntou: Qual é a sensação de ter o seu trabalho reconhecido neste 22° Concurso Funcionário Público Padrão?

 

Helena Guimarães: "A sensação de que tudo valeu a pena e que as pessoas que estão a nossa volta são importantes para se chegar a esse lindo momento da minha vida profissional. Agradeço à Regina, minha diretora, que mesmo contra a minha vontade, me indicou e escreveu um lindo texto sobre a minha pessoa, e aos colegas de trabalho que concordaram com essa escolha, foi uma eleição. Não esperava ser premiada nos primeiros lugares e, mesmo que eu não fosse, já valeria a pena estar lá representando a minha escola, o meu grupo. Deixo claro que existem muitos funcionários padrões, mas o que faltam a eles é uma pessoa que os reconheça e se dê ao trabalho de indicá-los, como aconteceu comigo. A sensação é ótima não dá para explicar."

 

Conforme informação do Club Municipal, outros 24 servidores e os três primeiros lugares foram premiados com eletrodomésticos, utilidades do lar, eletrônicos e estadias em colônias de férias. Além de prêmios, ganharam quantias em dinheiro. 

 

 

Parabéns a todos os candidatos que participaram concorrendo no concurso! Lembramos que há diversos funcionários padrões nas Unidades Escolares e a indicação já é um reconhecimento! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook:
http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/10/2013

Mostra Regional de Ciências

Tags: 11ªcre, mostra de ciências, revista ciência hoje das crianças.

No dia 10 de Outubro, na Ilha do Governador, foi realizada a 1ª Mostra Regional do Projeto Ciência Hoje da 11ª CRE. Alunos das unidades participantes fizeram experiências e explicaram diversos experimentos científicos. CONFIRA!

 

A Mostra Regional do Projeto Ciência Hoje é um evento anual e, neste ano, ocorreu na E. M. Padre José de Anchieta. Os alunos das escolas municipais participantes realizaram experimentos inspirados na Revista Ciência Hoje Crianças.

 

As escolas envolvidas no projeto receberam edições mensais das revistas para os alunos de turmas de 4º e 5º ano.

 

As escolas participantes da 11ª CRE foram: E. M. Abeilard Feijó, E. M. Alberto de Oliveira, E. M. Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna, E. M. Costa Rica, E. M. Gurgel do Amaral, E. M. Holanda e E. M. Padre José de Anchieta.

 

Momentos da Feira de Ciências. Destaque para o banner da Mostra Regional - Projeto Ciência Hoje.


Para a Assistente da Gerência de Educação e Articuladora da SUBTE na 11ª CRE Maria de Lourdes, foi "com alegria, interesse e responsabilidade que os alunos das escolas participantes do Projeto deram verdadeiras aulas de Ciências."

 

"A ciência conhece um único comando: contribuir com a ciência".

Bertold Brecht

 

Muitos trabalhos expostos na Mostra Regional. Destaque para os troféus.

 

A Mostra Final, que irá expor os trabalhos de maior destaque na Regional, será no dia 31 de outubro, de 8h30min até às 12h30min, na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

 

As escolas que representarão a 11ª CRE na Mostra Final são: E. M. Padre José de Anchieta, E. M. Abeilard Feijó e E. M. Holanda.

 

Alunos da E. M. Holanda, uma das selecionadas para a Mostra Final, explicando sobre o Sistema Solar, Raios e DNA.

 

VEJA COMO FOI A MOSTRA MUNICIPAL EM 2012

 

 

Parabéns aos participantes da 1ª Mostra Regional - Projeto Ciências Hoje da 11ª CRE! Todos os trabalhos foram de excelente qualidade. É assim que nascem os grandes cientistas do amanhã! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 15/10/2013

Dia das Crianças com Concurso de Dança!

Tags: 11ªcre, dia das crianças, didier barbosa vianna, concurso, dança.

No dia 10 de Outubro, a E. M. Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna comemorou o Dia das Crianças de forma inusitada. Um concurso de dança entre os alunos de todas as faixas etárias e anos com direito à medalhas de Ouro para os vencedores. CONFIRA!

 

"A música é celeste, de natureza divina

e de tal beleza que encanta a alma

e a eleva acima da sua condição."

Aristóteles

 

Alunas do 1º ano arrumadas para concorrer no concurso de danças.

 

A E. M. Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna, da 11ª CRE, é considerada de pequeno porte, com dez salas de aula e com turmas desde a Educação Infantil até o 6º ano. Os alunos participaram do show de talentos realizando passos e dançando músicas desde funk e rock até pop internacional!

 

Jurados do turno da tarde: Aline, Estella, Wagner e a professora Cristiane.

 

Todos foram observados pelos juízes que deram o parecer final. Somente os mais desenvoltos ganhariam medalhas de ouro.

 

Diferentes turmas dançando no Show de Talentos.

 

Foram duas turmas ganhadoras, a do turno da manhã e a do turno da tarde. Ambas ganharam medalhas de Ouro!

 

Exemplos de coreografias e músicas é o que não falta para essa garotada! Só no Rio de Janeiro são realizados dois importantes festivais de música: o FECEM e o Rock in Rio.

 

FECEM - 11ª CRE

 

O Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM) caracteriza-se como um projeto artístico-cultural, com foco na produção musical dos alunos, promovendo a divulgação do universo musical brasileiro. O festival, que acontece há 25 anos, privilegia o espírito de participação, a colaboração e o senso crítico, importantes eixos na construção da cidadania plena dos estudantes. 

 

Fotos dos alunos da 11º CRE cantando e dançando no palco do FECEM.

 

O FECEM é um evento bastante esperado pelos professores e alunos, pois é nele que talentos são revelados.

 

 

Rock in Rio

 

Um festival de música famoso mundialmente é o Rock in Rio. Desde sua criação, é reconhecidamente o maior festival musical do mundo latino.

 

 

Parabéns aos envolvidos por proporcionar aos estudantes oportunidades de demonstrarem seus talentos musicais, pois trabalhar também a Inteligência Corporal Cinestésica é de suma importância!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini

E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share